PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A missão é avisar que o Reino de Deus está próximo da gente

A missão é avisar que o Reino de Deus está próximo da gente



   18 de junho de 2023.  

11º Domingo do Tempo Comum


     Evangelho.     


Mt 9,36-10,8

Naquele tempo, 36vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37"A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” 10,1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu Irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”



     Meditação     


Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios (Mt 10, 8)

O evangelho deste 11º Domingo do Tempo Comum nos põe no clima do Ano Vocacional que estamos celebrando com o tema "Vocação: graça e missão". 

Jesus percebe a situação de sofrimento e abandono do seu povo. E procura organizar o seu grande grupo de discípulos, nomeando doze líderes. Chamou doze, porque estava simbolicamente reorganizando todo o rebanho de Deus, o povo das doze tribos, que fora liderado por doze patriarcas. E Jesus enviou os doze em missão. É urgente que o rebanho conte com bons pastores, com boas lideranças. Pastores que cuidem das ovelhas estropiadas, que recuperem as desfalecidas, que lavem as sujas, que as defendam dos lobos.

A missão é anunciar a proximidade do Reino, que é o que Jesus já estava fazendo. “Em seu caminho, anunciem: o Reino dos céus está próximo”. Na realização desta missão, Jesus deu aos doze quatro tarefas: Curar os doentes; Ressuscitar os mortos; Purificar os leprosos; e Expulsar os demônios. Você sabe, quatro é um número de totalidade. Quatro é tudo, pois quatro são os pontos cardeais. A missão de anunciar a chegada do Reino de Deus mostra-se nestas quatro ações.

Vamos dar uma olhada nessas tarefas. 

A primeira foi curar os doentes. Jesus tinha um carinho especial pelos doentes. Basta lembrar a cena da sogra de Pedro ou do paralítico descido em sua maca diante dele. Cuidar dos doentes é uma forma de anunciar o Reino de Deus. Deus está perto de quem está sofrendo. Deus é a força de quem está debilitado. Estamos diante do tema da SAÚDE. Assistir os doentes e sofredores, rezar por eles, rezar com eles, acompanhá-los em seu tratamento são formas de mostrar o amor de Deus, a proximidade do Reino. Curar os enfermos.

A segunda tarefa foi ressuscitar os mortos. Jesus ressuscitou a filha de Jairo, o filho da viúva de Naim, o seu amigo Lázaro. Em todos esses episódios, vemos como Jesus deu atenção às famílias enlutadas, como ele ajudou as pessoas a crerem em Deus e na ressurreição que ele nos promete. Estamos diante do tema da VIDA. Na parábola do bom samaritano, o homem estava caído, semimorto, à beira da estrada. Acudir quem está caído, quem está em situação de morte é ressuscitar os mortos. Hoje, temos muita gente que está em situação de morte: pela droga, pela exploração do trabalho, pela fome... Trabalhar pela recuperação dos dependentes químicos, salvar do suicídio quem perdeu o sentido da vida, por exemplo, são também formas de anunciar a proximidade do Reino. Ressuscitar os mortos.

A terceira tarefa foi purificar os leprosos. Os leprosos, no evangelho, têm a ver com a impureza em relação à Lei. Pela impureza, a pessoa estava apartada de Deus e de sua comunidade. A lepra é uma imagem do pecado. Estamos diante do tema da RECONCILIAÇÃO. Purificar os leprosos é ajudar a pessoa a se aproximar de Deus e alcançar o perdão dos seus pecados. Fomos reconciliados com Deus, por Jesus Cristo que morreu por nós. Trabalhar pela conversão, aproximar as pessoas do Sacramento da Confissão são formas de anunciar que o Reino está vizinho, próximo. Purificar os leprosos.

A quarta tarefa foi expulsar os demônios. Jesus venceu as tentações. E libertou muitas pessoas possuídas pelo mal. Estamos diante do problema da LIBERDADE. Muita gente está possuída, escravizada pelo preconceito, pelo sentimento de inferioridade, pela ignorância, por ideologias totalitárias, pela inveja, pela dependência cultural... são numerosas as formas de dominação do mal sobre as pessoas! Contribuir para a superação desses males, ajudar as pessoas a se libertarem dessas forças de opressão são formas de realizar o anúncio do Reino de Deus. Expulsar os demônios.


Guardando a mensagem

Jesus, diante do seu povo sofrido e humilhado, enche-se de compaixão. Vê que aquele é um rebanho sem pastor. Realizando sua missão de reorganizar o povo de Deus disperso, nomeia doze lideranças para o seu movimento. Ele envia os doze em missão. Eles devem, como Jesus, anunciar a proximidade do Reino de Deus. Para servir o seu povo cansado e abatido, Jesus providencia pastores que cuidem das ovelhas estropiadas (os enfermos), que recuperem as desfalecidas (os mortos), que lavem as sujas (os leprosos), que as defendam dos lobos (os demônios). A missão dos doze é a missão de todo o povo de Deus. A minha, a sua também.

Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios (Mt 10, 8)

Rezando a palavra

Seguindo o tom vocacional do evangelho de hoje, rezemos a Oração deste Ano Vocacional de 2023: 

Senhor Jesus,
enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo,
que fazeis os corações arderem e os
pés se colocarem a caminho,
ajudai-nos a discernir a graça do vosso
chamado e a urgência da missão.

Continuai a encantar famílias, crianças,
adolescentes, jovens e adultos,
para que sejam capazes de sonhar e se entregar,
com generosidade e vigor,
a serviço do Reino,
em vossa Igreja e no mundo.

Despertai as novas gerações para a
vocação aos Ministérios Leigos,
ao Matrimônio, à Vida Consagrada
e aos Ministérios Ordenados.

Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária,
ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação
e a responder com alegria.
Amém!

Vivendo a palavra

Na Santa Missa deste domingo, além de rezar pelas vocações, reze pelos seus parentes e amigos que vivem fora do país ou longe de sua comunidade. Hoje, começa a Semana do Migrante, com o lema "Para o Migrante, Pátria é a terra que lhe dá o Pão". 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Amém glória a vós senhor Jesus desse a us dois vai anociar que oreino de Deus está próximo curai us doente recitem us morto lindo evangelho gratidão senhor por tudo minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Deus obrigada por estas palavras. Padre João Carlos Deus te abençoe por nos ensina a caminhar com o nosso Senhor Jesus Cristo bendito seja hoje e sempre.amem.

      Excluir
    2. Amém Padre . Gratidão a Deus por tudo

      Excluir
  2. Bom dia padre ,Deus nós abençoe, quero primeiro agradecer pela vida minha e dois meus filhos e toda a minha família, senhor cura e protege e tenha piedade e misericórdia de todos nós ,amém

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pe João Carlos, cada dia fico muito encantado com as suas medicações que muito me auxiliam na preparação das homilias. Deus seja louvado e amado sempre!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos que fazem parte dessa corrente de oração. Que o espiro santo nos abençoe nesse dia tão especial que nossa mãe Maria passa à frente.
    Peço hoje cura para todos que tão no leito de Ospital na fila de espera de cirlugia pessoas que tão presos durmindo nas ruas nas drogas os alcólicas que Deus proteja e abençoe cada um amém

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos fico grata pela sua meditação peço oração por minha família e por todos do mundo inteiro

    ResponderExcluir
  6. AMEM OBRIGADO SENHOR POR ESTA TODO OS NA TUA PRESENCA LENO TEU EVANGELHO AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  7. Bom dia ! Hoje por lau, pro Júnior! Por pai que festa de seus 92 anos ! Por Dona Iolanda que com 102 anos tem ainda muita vontade de viver mais, por meus filhos pela união deles ! Por todos os familiares e por te padre que continue essa missão linda🙏

    ResponderExcluir
  8. Obrigado meu Jesus... Vamos anuciar a palavra começando por nossa familia.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe João Carlos, peço a sua benção, que em suas orações, peça a Deus pela minha saúde e de toda minha família, paz , união, felicidade, obrigada pela meditações que recebo todos os dias. Que Deus abençoe o senhor sempre em sua caminhada religiosa. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe João Carlos peço sua benção,e agradeço a Deus pela vida do senhor todos os dias e pelas famílias da minha comunidade,pela paz do mundo e principalmente pela minha vida e família. Deus abençoe o senhor e a todos também.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Que possamos todos ajudar aqueles que ainda estão longe de Deus, especialmente meu sobrinho e minha ex aluna. Que Deus lhes mostre Sua luz e Seu caminho. Gratidão pela força que nos tem dado para cuidar do meu netinho, Bento, q sofre de um problema neurológico. Peço orações por ele. Muita gratidão por tudo. Saúde para mim e minha família amém

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos a sua benção. É o que vemos hoje tantas pessoas humilhadas. Você chega nós hospitais e de pedir misericórdia. Mais o meu Deus é grandioso nele eu confio ele está sempre conosco nós em corajando diante de tantas humilhações.

    ResponderExcluir
  13. Glória a Vós Senhor!
    Jesus se compadece por que enxergava que as multidões já estavam cansadas e abatidas, perdidas e talvez sem esperanças, mas Ele os reanima dizendo que: "A messe é grande e os trabalhadores são poucos" por isso quem pensa em agradar o Senhor O retribuindo pelo sacrifício da nossa salvação, não pode desanimar em caminhar juntos, servindo, perseverando, enfim evangelizando, porque ainda existem muitas ovelhas a serem resgatadas do rebanho do Senhor, sendo assim nos passa todas as dicas e os os dons necessários e nos suporta com o Espírito Santo para continuarmos como soldados de Cristo, nos mostra até o caminho a seguir, onde ir e o que fazer, basta apenas deixarnos ser usados como discípulos do Senhor indiferente das nossas imperfeições, devemos ser canal de graça para anunciar a Boa Nova a esperança a todos os que o próprio DEUS nos apresenta ou ainda irá nos apresentar,.

    ResponderExcluir
  14. Deus de amor e paz, me conceda a graça para rezar da melhor forma possível. Me conceda a graça para seguir o caminho do discipulado, da ressurreição, da evangelização, da compaixão, da cura, da obediência, da aliança, da santificação, da purificação, da salvação e da reconciliação. Me conceda a graça para glorificá-Lo. Me conceda a graça para vencer o sofrimento e o pecado. Me conceda a graça para expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço em nome de Jesus. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Amém, gratidão senhor meu Deus, por mais um dia. Na vossa presença que tenhamos uma noite abençoada por voz Amém.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado padre João pelo os seus ensinamentos ,sua bênção e pesso oração por mim e mainha família ,sobre o Evangelho Deus nos encina quando alguém nos fere rezemos por ele antigamente quando não entendia a palavra pensava que era pra dar o outro lado da face pra bater agora não ja sei destinguir que quando alguem nos fere não podes pagar com a mesma moeda tenho apreendido muito com o sinhô Pe João Carlos que Deus possa está sempre lhe conduzindo por onde o sinhô for

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS