PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Imaculado Coração de Maria, rogai por nós!

Imaculado Coração de Maria, rogai por nós!

 




   17 de junho de 2023.   

Imaculado Coração de Maria


     Evangelho.    


Lc 2,41-51

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.
44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.
47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.

     Meditação   


Olha que teu pai e eu estávamos angustiados, à tua procura! (Lc 2, 48) 

Em sintonia com o dia de hoje, dedicado ao Imaculado Coração de Maria, lemos, na liturgia da Igreja, o texto que nos relata a perda e o encontro do adolescente Jesus no Templo.

Quando eu estive em Jerusalém, no muro das lamentações, vi uma cena que me fez entender o que aconteceu com Jesus no Templo, aos 12 anos. Vi garotos de 12 anos participando de pequenas procissões, conduzindo festivamente rolos da Lei. Só para lembrar: os livros do Antigo Testamento foram escritos em pergaminhos. Livro é uma coisa moderna. Bom, os meninos levavam rolos da Lei em procissão, todos vestidos de branco, acompanhados de músicos e instrumentos. Depois, eles liam em público, pela primeira vez, uma passagem da Torá. A Torá corresponde aos primeiros cinco livros da Bíblia. Nessa idade, os meninos passam por uma cerimônia pela qual são integrados como membros adultos na comunidade do povo de Deus. A cerimônia se chama Bar Mitzvá. Doze anos é a idade da maturidade. Passam, a partir de então, a ter aliança com Deus e ter obrigações como adultos no conhecimento, no estudo e na prática dos mandamentos da Lei de Deus.

Jesus vai com os pais para a peregrinação da Páscoa, em Jerusalém. Está com 12 anos. Doze anos é a idade de sua integração como adulto no povo da Aliança. Qualquer menino ficava fora de si, de tanta alegria, num momento como esse. Ficava de maior, no sentido da lei judaica. Assim, Jesus, encantado com tudo aquilo, vai ficando por ali, nas rodas de debate que os mestres da Lei promoviam em vários pontos do Templo. Segundo o texto, escutava, fazia perguntas, dava respostas inteligentes. Encantava a todos, com sua sabedoria e seu interesse. Claro, está empolgado, sente-se por dentro dos costumes judaicos... por um momento, os laços familiares se enfraquecem... sua consciência de que é o filho de Deus está crescendo, suas descobertas mais amplas do mundo judeu, sua compreensão das coisas de Deus se aguçando...

Quando seus pais chegam, angustiados, sua mãe reclama. “Meu filho, porque agiste assim conosco?”. E ele, sentindo-se agora adulto, responde que eles deviam saber que ele devia estar na casa do Pai dele. Uma forma surpreendente de se referir a Deus: “o meu Pai”. É a sua consciência de filho que está emergindo naquele clima de festa e de aprofundamento do judaísmo. É verdade que ele voltou para casa, com os pais, em completa obediência. Mas, que sua cabeça tinha mudado muito, isso lá tinha.


Guardando a mensagem

A passagem para a vida adulta não é fácil para o adolescente, nem para os pais. É tempo de rebeldia, de afirmação da própria autonomia. No tempo de Jesus, talvez essa fase da adolescência nem existisse. Aos 12 anos, o menino já se tornava adulto, integrado plenamente no mundo religioso, por uma cerimônia familiar no Templo. Maria e José, mesmo conhecendo as origens do seu filho, se surpreenderam com o seu nível de autonomia e de consciência. Maria, sábia educadora, como seu esposo, no dizer da palavra, “conservava todas essas coisas no coração”. Quanto os pais podem aprender com os seus filhos! A pessoa humana é sempre um mistério surpreendente. Mas, isso não fez de Jesus um jovenzinho rebelde, mal-educado e desrespeitoso com os seus pais. Nada disso. Voltou pra casa, na companhia deles, em completa obediência e comunhão.

Olha que teu pai e eu estávamos angustiados, à tua procura! (Lc 2, 48)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
é surpreendente essa tua ida a Jerusalém naquela Páscoa em que ficaste no Templo, depois que teus pais e parentes voltaram para Nazaré. Tu te sentiste em casa, no meio daqueles mestres que explicavam a lei de Deus ao povo. Como todos os meninos daquela tua idade de 12 anos, passaste formalmente a ter parte na aliança com Deus e a responder pela Lei de Deus como uma pessoa adulta, emancipada. Impressiona a tua consciência de filho de Deus, o teu amor à Casa do teu Pai. Essa consciência de filho e esse teu amor pela Casa do Pai, também nós precisamos ter. Senhor, queremos hoje te pedir, de maneira especial, pelos adolescentes de nossas famílias. Que eles também, com o teu mesmo zelo e o teu mesmo entusiasmo, se encantem pelas coisas de Deus e experimentem a grande alegria de serem filhos de Deus e membros do seu povo. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje é dia dos mistérios gozosos no Terço de Nossa Senhora. Se não puder rezar o terço todo, recite pelo menos o quinto mistério, onde contemplamos a perda e o encontro do adolescente Jesus no Templo. Na Rádio Amanhecer, rezamos o terço, todos os dias, às 18 horas. É só baixar o aplicativo no seu celular: Rádio Amanhecer.

Imaculado Coração de Maria, rogai por nós!

Um bom final de semana e até amanhã, se Deus quiser. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

32 comentários:

  1. AMÉM 🙇 🙏 SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA ROGAI POR NÓS. AMÉM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Jesus esteja sempre no meio de vós.

      Excluir
    2. Rogai por todos do mundo inteiro e por minha família 🙏🙌

      Excluir
    3. Amém! Mãe Santíssima, Rogai por nós 🙏🙏🙏

      Excluir
    4. Amém

      Excluir
    5. Amém

      Excluir
  2. Amém glória a vós senhor 🙏 apreda o encantro de Jesus sagrado coração de Jesus de Maria tem piedade de todos nós a encanta jesus nas horas deficil dá nossa vida gratidão por tudo senhor Jesus mienvina eu em cantra o verdadeiro sentindo da vida gratidão por tudo senhor Jesus Cristo minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós boa noite

    ResponderExcluir
  3. Imaculado coração de Maria rogai por nós. Interceda por nós e pelo mundo inteiro.Amem

    ResponderExcluir
  4. Que o espiro santo nos abençoe nesse dia padre João Carlos que nossa mãe Maria passa à frente amém

    ResponderExcluir
  5. Deus é maior Jesus criança tornou-se adulto mas sempre foi obediente a seus pais . Obrigada Jesus por nos ensinar a sermos obediente a Deus e a nossos pais amem

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Deus e nossa Senhora nós abençoe hoje e sempre

    ResponderExcluir
  7. Que o sagrado coraçõe de Jesus e Maria interceda por mim , e toda minh a família.

    ResponderExcluir
  8. AMEM MEU SAGRADO CORACAO DE JESUS EU TENHO CONFIANÇA EM VOZ FELIZ TUDO QUE RESPEITAM O SENHOR AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  9. Sagrado Coração de Jesus e Maria abençoe a vida de todos os meus netos.
    Amém!

    ResponderExcluir
  10. Amém ,gratidão meu sagrado coração, por tantas graças alcançadas. A minha eterna gratidão.

    ResponderExcluir
  11. Sagrado Coração de Jesus e Maria eu confio em Vós!

    ResponderExcluir
  12. Sagrado Coração de Maria, rogai por nós.Bom dia Pe João Carlos, peço minha benção, reze por minha saúde e de minha família, Obrigada pelas meditações, eu acompanho todos os dias. Que Deus abençoe todos nós 🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Peço ao sagrado coração de Jesus, que possa transformar a minha filha tomai ela em seu colo, fazei dela um instrumento de sua vontade que possa restaurar lá, livrando de espiritismo e magia que me instristece muito livrai-nos de todos os males amém.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre , Deus nós abençoe a todos e obrigada porvtudo , minha casa ,meus filhos e todo wue tenho e obrigada por vc wye amo muito , proteja a familua a hoje em especial minha irmã, piedade e misericórdia para todos, amém

    ResponderExcluir
  15. Glória a Vós Senhor!
    Desde pequeno Jesus já demonstrava diferenças das outras crianças, pois Ele O Escolhido estava a todo momento determinado em viver na obediência e transmitir os ensinamentos de DEUS Pai, com certeza podemos imaginar que quando foi esquecido aos 12 anos de idade, estava entre os outros homens com tantas perguntas e respostas, mas todas explicações voltadas aos Planos e Projetos do Reino, pois este é o objetivo que DEUS espera de seu apostolado, dos profetas e de todo seu discipulado, hoje de nós, aproveitar o nosso tempo precioso Evangelizando e permitindo sermos evangelizados, falando das coisas que agradam o Senhor e consequentemente ao próximo, assim sempre estaremos ajudando mesmo que só em palavras.
    Outro ensinamento precioso que nos é passado com o modelo da Sagrada família é o valor da obediência, em honrar pai e mãe, assim obedientes e em família cresceremos na educação Cristã, a exemplo da Virgem Maria a também Escolhida, a predileta do Senhor aquela que em tudo que não entendia sem murmurar guardava no seu imaculado coração.
    Assim também irmãos e irmãs seguindo os exemplos da Virgem Maria e de São José, seremos homens e mulheres cheios de virtudes, dotados de toda sabedoria e graça necessária para sermos misericordiosos, fiéis, tementes a DEUS e perseverantes na fé,.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Pé. João Carlos, Glória a Deus e paz na terra em nome do Sagrado Coração de Jesus e do Coração Imaculada de Maria neste dia tão especial. Tenho uma irmã em coma induzido peço sua unidade para mim e para toda a minha família para aceitarmos somente a Vontade do Coração de Jesus e o Sagrado Imaculada Coração de Maria que será a Vontade de Deus. Amém, Amém,Amém.🙏🙏🙏🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  17. Imaculado Coração de Maria rogai por nós!

    ResponderExcluir
  18. Imaculado Coração de Maria rogai pó nós!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Quero agradecer muito por tudo q temos conseguido para melhorar o tratamento do meu netinho. Imaculado coração de Maria intercede sempre pela minha saúde e de toda minha família. Sagrado coração de Jesus eu te agradeço por tudo. Protejei sempre a mim, meus filhos, nora e genros e meus netinhos e toda minha família, em especial minha cunhada q tá com síndrome do pânico amém

    ResponderExcluir
  20. Rezo o rosário todos os dias. Hoje peço pelos jovens do mundo inteiro que descubra esse tesouro Jesus como centro de suas vidas.

    ResponderExcluir
  21. Sagrado Coração de Maria rogai por nós santa mãe de Deus

    ResponderExcluir
  22. Deus da partilha e da providência, eu LHE agradeço pela Solenidade do Imaculado Coração de Maria. No entanto, me ajude seguir o caminho da bênção, da páscoa, da alegria, da salvação, da inteligência, da obediência, da justiça e da sabedoria. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude ter bons pensamentos. Me ajude vencer a angústia. Me ajude viver a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Saúde de Cleide Messias

    ResponderExcluir
  24. Saúde de Thiago Silva e pai.Wedras e mãe Fernanda

    ResponderExcluir
  25. Nossa Senhora roguei por nós

    ResponderExcluir
  26. Amém, Nossa Senhora rogai por nós

    ResponderExcluir
  27. Anônimo4/7/23 02:58

    Obrigada SENHOR Padre

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS