PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Nós e o Espírito Santo somos testemunhas de Jesus.

Nós e o Espírito Santo somos testemunhas de Jesus.



15 de maio de 2023

  Segunda-feira da 6ª. Semana da Páscoa. 



      Evangelho.     


c

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.



      Meditação.     

Ele dará testemunho de mim (Jo 15, 26)

Ontem, celebramos o 6º Domingo da Páscoa. E a grande palavra que ecoou na liturgia de ontem foi AMOR. Como o Pai amou Jesus, ele nos amou. Como Jesus nos amou, temos que nos amar uns aos outros. E nos perguntamos: Como foi que Jesus nos amou? Ele deu sua vida por nós. E nos deu o seu Espírito. No domingo da ressurreição, ele soprou sobre os apóstolos, comunicando-lhes o seu Espírito. No Pentecostes, derramou o seu Espírito sobre toda a comunidade. No seu amor por nós, ele deu a vida e nos deu o seu Espírito.

Nesta cena do evangelho de hoje, na mesa da última ceia, Jesus está preparando os discípulos para acolher e entender a missão do Espírito Santo. Ele é o outro Defensor. Ele vem do Pai, como Jesus. E vem enviado pelo Pai e pelo Filho, na sua volta ao seio do Pai. E por que ele é chamado de Defensor? Porque atualizará o legado de Jesus que nos reconciliou com Deus, nos livrando do jugo do pecado; porque fortalecerá e defenderá os seguidores de Jesus nas provações, nas perseguições. Jesus o chamou de o Espírito da Verdade. Espírito da verdade porque ele revela aos discípulos quem é Jesus e os ajuda a compreender o significado de suas palavras. Ele é o animador número um da missão de Jesus que os discípulos vão continuar.

Jesus disse aos discípulos: “Ele dará testemunho de mim. E vocês também darão testemunho”. TESTEMUNHO é a palavra-chave do evangelho de hoje. Dar testemunho de Jesus é dizer claramente, e com conhecimento, quem é ele. É atestar, diante do mundo, o seu papel redentor. Dar testemunho é ficar firme e fiel na hora da provação e da perseguição. Nós e o Espírito Santo somos as testemunhas de Jesus. Nós sozinhos não damos conta. Precisamos da presença e da atuação do Santo Espírito para nos fazer entender quem é Jesus, para compreender suas palavras, para atualizar sua presença no mundo, para nos sustentar na missão de anunciadores da salvação em Cristo. Nós e o Espírito Santo somos as testemunhas de Jesus no mundo de hoje.

Desde o começo, a comunidade compreendeu esse papel fundamental do Santo Espírito, como parceiro da missão. Quando os apóstolos e os anciãos tiveram que tomar uma decisão sobre a entrada dos pagãos na comunidade, eles rezaram e deliberaram. Depois, escreveram o seguinte na carta que foi enviada: ‘Pareceu bem a nós e ao Espírito Santo tomar a seguinte decisão’. Viu? O Espírito Santo e os seguidores de Jesus são parceiros no testemunho do Mestre.


Vamos guardar a mensagem

Jesus mandou o Espírito Santo, da parte do Pai, para garantir a continuidade de sua missão. Ele dá testemunho de Jesus. Nós também somos testemunhas de Jesus. A testemunha tem conhecimento de causa, por isso atesta publicamente, garante alguma coisa a partir de sua experiência. Nós conhecemos Jesus e o anunciamos. O Espírito Santo é quem garante que o nosso testemunho seja verdadeiro e fiel nas provações. Ele é o parceiro da Igreja na sua grande missão, a evangelização. Nosso testemunho sobre Jesus, nós o damos todo dia, por onde andamos, com o que falamos, com o modo como nos conduzimos na vida. Quem nos inspira e nos sustenta no testemunho é o Espírito Santo.

Ele dará testemunho de mim (Jo 15, 26)

Vamos rezar a palavra

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo nosso Senhor. Amém.


Novena de Nossa Senhora Auxiliadora

Começa hoje a Novena de Nossa Senhora Auxiliadora. O tema de hoje é "Com Maria, aprendemos a oração". 

A oração por excelência de Maria é o Magnificat ("A minha alma glorifica o Senhor"). Este é o cântico dos tempos messiânicos no qual confluem a exultação do antigo e do novo Israel. 

Saudemos a Virgem Auxiliadora, neste primeiro dia de sua novena:

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres. E bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. 
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém. 

Comunicando

Hoje, nossa Associação Missionária Amanhecer (AMA) celebra um Dia Missionário. Todos precisamos assumir, cada vez mais, a nossa condição de testemunhas de Jesus. Uma atividade missionária da AMA neste mês de maio é a Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão, na área metropolitana do Recife. A peregrinação acontece no dia 24 de maio. Mesmo de longe, você pode participar, acompanhando as transmissões pelo Youtube. Para mais informações, entre em contato conosco pelo Whatsapp 81 3224-9284. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Padre João Carlos que Deus continue iluminando seus caminhos e vida. Obrigada pela sua palavra evangelizadora.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Padre João Carlos, a sua benção. Que o Espírito Santo de Deus continue te iluminando e fortalecendo para essa sua linda missão evangelizadora. Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Nossa Senhora Auxiliadora Rogai por nós 🙏🏼que tenhamos uma semana de paz, saúde 🙌📿

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por tão edificante ensino da Palavra de Deus!!!Q Deus o abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  5. Que o espírito santo nos abençoe nesse dia e nessa semana que tá começando.
    Que a paz 🕊️ esteja na nossas casas peço livramento e muito amor ao próximo, amém
    Minha intenção hoje peso alegria, paz,amor, união, alegria em minha casa e com toda minha família amém

    ResponderExcluir
  6. Glória a Vós Senhor!
    Este Defensor que Jesus anuncia, traduzindo é o Paráclito, ou melhor dizendo o Espírito Santo de DEUS.
    Render- se a DEUS é se render a Santíssima Trindade, ao Santo Espírito da Verdade, significa entregar- se totalmente a DEUS, é se deixar ser guiado, ser conduzido pelo Espírito Santo, por este motivo Ele também é chamado de Paráclito, porque é o Advogado Divino, é o Intercessor, é o Consolador e o Defensor da justiça, Ele faz e refaz em nós toda a ação de DEUS necessária para nossa salvação, só precisamos abrir nossos corações e darmos a permissão para que Ele entre e nos transforme como um vaso de argila nas mãos do oleiro, no mais Ele age como um vento impetuoso na direção e na intensidade que o Pai quiser. Assim quem entender e testemunhar esse mistério salvífico não terá a fé abalada jamais,.

    ResponderExcluir
  7. Somente pedir ao espírito santo q lhe conduza pe. E abençoe essa missão a vc e toda a equipe.🙌🙌

    ResponderExcluir
  8. Sua benção padre João Carlos vou acompanhar a novena sim de nossa senhora auxiliadora

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Pe João Carlos por repartir conosco esse Dom tão Maravilhosoooo de comunicar o evangelho de uma maneira tão ESPECIAL que fica ecoando durante dias em nosso coração.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas orações e ensinamentos, que o Espírito Santo nos iluminem hoje e sempre! Sua benção 🤲🙇🙌🙌

    ResponderExcluir
  11. Uma semana abençoada a todos nós e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Muita gratidão pela melhora da minha mãezinha. Que Deus continue nos protegendo e dando saúde a todos amém

    ResponderExcluir
  12. Amém glória a vós senhor nós o espírito santo somos tetimunho de Jesus gratidão por tudo meu Jesus obrigada padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós minha benção padre João Carlos minha gratidão

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos Deus abençoe você com saúde e proteção divina. ❤️‍🔥 divina.
    Eu sou testemunha viva de Jesus Cristo de Nazaré. Amém ❤️‍🔥 ❤️‍🔥.
    Sua benção, lindo esse evangelho de hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  14. Alegria pra mim receber nessa meditação da palavra do senhor todos os dias.

    ResponderExcluir
  15. Nossa comunidade nossa senhora auxiliadora em Aquidauana ms da um abraço em todos vcs

    ResponderExcluir
  16. Padre João Carlos obrigada pela palavra cada dia aprendo com você. Que Deus ti ilumine cada vez mais.

    ResponderExcluir
  17. Pai misericordioso, eu LHE agradeço pela vida de Santo Isidoro. No entanto, me conceda a graça para ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça para seguir o caminho do Espírito Santo, da verdade, da oração, da evangelização, da fé, da fidelidade e da hospitalidade. Me conceda a graça para viver o meu batismo. Me conceda a graça para testemunhar o RESSUSCITADO. Me conceda a graça para vencer o sofrimento. Me conceda a graça para fugir do pecado. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Gloria a Deus

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigada pela palavra cada dia eu vou aprendendo com você que Deus te ilumine todos os dias

    ResponderExcluir
  20. 84 99693-9584 gostaria de receber diariamente

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS