PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O Espírito Santo ajudou a comunidade a fazer um verdadeiro salto de qualidade.

O Espírito Santo ajudou a comunidade a fazer um verdadeiro salto de qualidade.

 



16 de maio de 2023

  Terça-feira da 6ª Semana da Páscoa. 



      Evangelho.     


Jo 16,5-11

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.

        Meditação.      


É bom para vocês que eu parta. Se eu não for, não virá o Defensor até vocês (Jo 16, 7).

Jesus estava dizendo aos discípulos que era mais vantajoso para eles que ele partisse, que fosse para o Pai. Só ele indo, viria o Espírito Santo. Por que será que Jesus disse isso? Porque ele precisava ir? Qual a vantagem da vinda do Espírito?

Bem, os discípulos tiveram a experiência maravilhosa de conviver com Jesus, de ouvi-lo, de ver suas atitudes e suas obras prodigiosas. Tudo bem. Mas, não chegavam a compreendê-lo profundamente, não entendiam o significado de sua mensagem e o alcance de suas palavras. Eles também não conseguiam captar o sentido de sua morte e de sua ressurreição. A morte de Jesus como um malfeitor foi uma tremenda decepção para eles. Eles também não chegavam a perceber como a pregação e a prática de Jesus eram uma novidade que punha em crise a sua prática religiosa judaica e gerava uma nova expressão religiosa.

Jesus ressuscitado voltou ao Pai e nos enviou o Espírito Santo. A presença do Santo Espírito fez a diferença na vida dos discípulos e do seu trabalho missionário. O Espírito Santo acompanhou a comunidade em um verdadeiro salto de qualidade. O seu ponto de partida e a sua referência foram a herança de Jesus, isto é, suas palavras, seus ensinamentos, sua morte e ressurreição. Ele ajudou a comunidade a compreender mais profundamente quem era Jesus e o significado de suas palavras; inspirou os discípulos a interpretarem o verdadeiro alcance redentor da morte de Jesus; e, com eles, construiu a nova comunidade do Novo Testamento.

Claro que foi bom que Jesus voltasse ao Pai. Sem o Espírito Santo, Jesus seria apenas um personagem da história, talvez um modelo de vida, um santo homem ou mesmo um deus que esteve conosco e se foi. Pela atuação do Santo Espírito, Jesus continua presente no meio dos seus. É viva a sua palavra. É permanente o seu sacrifício. Na força do Espírito, é Jesus quem lidera a sua Igreja e preside a história humana, conduzindo-a para um final feliz. É o Espírito Santo que atualiza a palavra e a presença de Jesus no meio de sua comunidade e no mundo. Pelo Espírito, os discípulos ficam sabendo quem é Jesus e o que significam suas palavras.

Sem o Espírito Santo, a comunidade dos discípulos teria permanecido trancada no cenáculo. E o cristianismo seria um culto quase secreto, sem repercussão no mundo externo. O Espírito Santo levou a Igreja a abrir as portas, sair às praças e atravessar os oceanos. A boa notícia é para todos e deve chegar a todos. O evangelho é fermento para a vida do mundo. Sua mensagem deve repercutir em todos os ambientes, em todas as atividades humanas, gerando fraternidade, solidariedade, justiça, paz, respeito à vida, tolerância, perdão. É o Espírito Santo quem dá vigor e atualidade à pregação do evangelho.


Guardando a mensagem

Jesus nos enviou, da parte do Pai, o Espírito Santo, o outro Defensor. A sua vinda deu garantia de continuidade à sua missão. Os discípulos puderam compreender quem é Jesus e o significado de seus ensinamentos. Assimilaram a sua morte e ressurreição como mistério de redenção, de sacrifício em favor dos pecadores. Com o Espírito, os seguidores de Jesus construíram uma nova expressão religiosa, onde se vive, se celebra e se anuncia a nova humanidade que começou na sua páscoa. O Espírito Santo é quem atualiza a palavra e a presença de Jesus e continuamente empurra a Igreja para as periferias do mundo.

É bom para vocês que eu parta. Se eu não for, não virá o Defensor até vocês (Jo 16, 7).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o Espírito Santo nos faz compreender a tua morte e a tua ressurreição. Se por um lado, a cruz foi obra do ódio do mundo contra Deus, por outro lado ela manifestou o amor de Deus pelo mundo. Que o teu Santo Espírito continue nos iluminando, nos inspirando, nos movendo para sermos tuas testemunhas nesse nosso mundo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Novena de Nossa Senhora Auxiliadora

Estamos no segundo dia da novena. O tema de hoje é "Com Maria, sejamos discípulos da Palavra". 

O Papa Bento XVI escreveu: Maria vive da Palavra de Deus, é inundada pela Palavra de Deus. E este estar imersa na Palavra de Deus, este ser totalmente familiar com a palavra de Deus, dá-lhe também a luz interior da sabedoria. Vemos isso no seu hino "Magnificat" (A minha alma engrandece o Senhor).

Saudemos a Virgem Auxiliadora: 

Ó Maria, Virgem poderosa, Tu, grande e ilustre defensora da Igreja, Tu, Auxílio maravilhoso dos cristãos, Tu, terrível como exército ordenado em batalha, Tu, que só destruíste toda heresia em todo o mundo: nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições, defende-nos do inimigo; e na hora da morte, acolhe a nossa alma no paraíso. Assim seja.

Comunicando

24 de maio é o Dia de N. Sra. Auxiliadora. Nós, da AMA, estamos organizando mais uma edição da Peregrinação ao Santuário de N. Senhora Auxiliadora, em Jaboatão, PE, na Colônia dos Padres. Mesmo de longe, você pode nos acompanhar pelo rádio ou pelas redes sociais. Já estamos recolhendo as Cartinhas dirigidas a N. Senhora que serão queimadas no dia da peregrinação. Mande sua Carta por email, pelo whatsapp ou mesmo pelo Correio. Precisando, fale conosco pelo 81 3224. -9284. 24 de maio, na casa da mãe! 

Pe. João Carlos Ribeiro,SDB 

29 comentários:

  1. Amém glória a vós senhor desse jesus ao seus desseplos Ágora prato Pará a queli que mienvior nem um dia vocês pergunta pra ande eu vou gratidão senhor por todas essas palavras de vida obrigada padre João Carlos por tudo que enviaste para nós minha benção padre João Carlos minha gratidão boa noite fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. Padre ,João Carlos. Louvado seja Deus pela Sacerdócio de todos vocês. Sou apaixonada pela Virgem Maria por isso peço que leva para seu filho Jesus todos as minha necessidades que são numerosas!!
    E muito obrigado pelas orações e carinho por nòs suas ovelhas.Deus continue lhe abençoando. Sua benção.

    ResponderExcluir
  3. Maria mãe do universo atendei as nossas súplicas, olhai pela minha família e a todo mundo em sofrimento por falta de amor. Daí força e coragem aos missionários a expandirem a vossa palavra. Amém

    ResponderExcluir
  4. Mãe Maria cuide da minha saúde, da minha família como tens cuidado e amado. Não deixeis que nada impeça de alcançar a minha prosperidade. Vinde Espírito Santo e ilumine a minha Vida. Amém

    ResponderExcluir
  5. meu nome é ornillda bença padre João Carlos sua benção sempre pesso oração pra meu filho Pará de bebê e de fumar orei por mim e minha família pela minha filha e meu genro que forme.uma família.na paz pesso oração pra meu neto.que.a mãe levou pra são Paulo eque ele fique bem lá e pesso oração paraque eu saia dessas dividas para que eu fique em paz não sei se o senhor lê esse pedido que li fasso eu já tiver a alegria de li vê na engreja de nossa senhora do Carmo tire até foto e vou mandar ajudar da anmavou depositar se Deus quiser 🙏🖐️ gostaria muito que visse esse meu perdidos amém 🤚

    ResponderExcluir
  6. Estou me sentindo bem em receber este evangelho, peço luz para mim e minha família, e orações por minha vida financeira, que estou precisando melhorar a minhas finanças, amém

    ResponderExcluir
  7. Lúcia de Fátima16/5/23 06:14

    Amém 🌹Sua benção Padre João! Peço suas orações! Estou numa fase muito difícil mas confiante na Providência Divina que nunca falha e nunca faltará!

    ResponderExcluir
  8. Que o Espírito Santo hoje nos abençoe nesse dia maravilhoso que a paz abite em nossas casas hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Que nós permitamos Cristo caminhar conosco.........

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre , Deus nós abençoe, primeiro agradecer pelo dom da minha vida e dos meus filhos e familiares , que nis proteja e afaste todo o mal de perto de nós, amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos sua bênção. Linda a Reflexão.

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    Só a partir do véu do Templo ser rasgado de alto a baixo que nos foi permitido conhecer o Paráclito, o Espírito da Verdade, o Espírito Santo, Emanuel, DEUS Conosco, o nosso Defensor.
    Só assim fomos libertos do pecado original e conhecemos a justiça Divina, ou seja, por Jesus ser enviado como o Cordeiro sem manchas Aquele que tira o pecado do mundo, teve que suportar todo julgamento, sofrimento possível até a morte em cruz carregando o peso dos nossos pecados para nos salvar, mas vencendo a morte, julgou e venceu também o inimigo, só depois Seu Santo Espírito ressuscitou ao terceiro dia e está sentado a direita de DEUS Pai todo Poderoso de onde há de julgar os vivos e os mortos, basta a nós acreditar neste mistério com nossa fé,.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos. Estou tão feliz em receber a sua homilia todo o dia.Adoro tomar o café da manhã ouvindo sua mensagrns que tanto me ajuda. O meu dia fica muito feliz e abençoado.Comecei a receber agora na quaresna espero que fique oara sempre. Estou tamvem fazendo a noveba que começou agora dia 15. Que JESUS continue abençoando e protegendo sempre a sua vida com muita saúde e sabedoria que não lhe falta. Um abençoado dua ao senhor e toda sua equioe. .Abraço carinhoso. Fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  14. Esqueci se fakar . Sou se Nepimuceno MG

    ResponderExcluir
  15. Prade João carlos peço anossa senhora santíssima, que mim de saude .e a todos de minha familia, e peco que cosiguimos resolver nossa a situação em ralação a nossa casa , que estar na justiça... que nos abecoe com ganho de causa. E a paz e harmonia reine na mi ha familia. AMÉM

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Pe João Carlos, peço sua benção, que o Divino Espírito Santo e Nossa Senhora Auxiliadora, mim ajude a tomar minha decisão e mim oriente minha vida e minha saúde, e conceda a paz, saúde, união a minha família, que nos proteja sempre, para o senhor Pe João Carlos, muita saúde e muita sabedoria na nossa religião. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Padre João Carlos, bom dia, Deus o abençoe. Estou enviando o meu pedido de oração junto à Maria Auxiliadora para ser queimado no dia do encerramento de sua festa. Peço proteção e equilíbrio na área da saúde e na área financeira.Amem!

    ResponderExcluir
  18. Virgem Santíssima Nossa Senhora Auxiliadora cujo nome está Consagrado no íntimo do meu coração ❤️ eu vos peço querida Mãe que me proteja de todo mal junto com a minha família. Intercedei por mim oh! Rainha do Céu e da terra! para a cura da minha vista em nome de Jesus nosso Salvador. Nossa Senhora Auxiliadora Auxiliai nas minhas necessidades. AMEM

    ResponderExcluir
  19. Amém 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻 obrigado Jesus 🕊️🕊️🕊️🕊️🕊️🕊️🕊️

    ResponderExcluir
  20. Bom dia. Que linda reflexão da palavra do senhor.

    ResponderExcluir
  21. Que bom poder ouvir a palavra de Deus,reflitemos a que nos diz o texto,muito obrigada Jesus,Sr Padre que Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  22. Pai Celeste, eu LHE agradeço pela vida do Beato Vital. Entretanto, me ensine fugir do pecado. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, do discipulado, do louvor, da evangelização, da caridade, da verdade, da fé, da oração, da justiça, da salvação, da alegria e da hospitalidade. Me ensine ter bons pensamentos. Me ensine viver o meu batismo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Só agora pude ler mas como sempre muito esclarecedora. Obrigada pela melhora da minha mãezinha e pela minha família peço saúde sempre amém.

    ResponderExcluir
  24. Primeiro agradecer por ter o senhor como uma bênção que ao tempo em que catequiza, estimula, orienta nos dá fé e esperança. Que Deus o retribua com bençãos e muita saúde. Eu o conheci há alguns anos, o senhor celebrou e divulgou um trabalho na Capela, hoje Igreja, de Santo Antônio na Av do Forte. Conversamos, eu era Professora do Mazzarello, o Sr benzeu a chave do meu carro a ocasião. Mesmo dando aulas online, o escutava baixinho. Estou aposentada, tive um AVC, sinto até vergonha de pedir algo quando vejo que há tantos que têm suas aflições.Eu sinceramente estou com muitas preocupações e problemas. Mas peço por meus filhos , netas e a mãe delas, pelo marido(ex) , que vive uma vida sem Deus e por todos os que precisam da intervenção divina. Salve Maria!

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de receber todas os dias no meu watts

    ResponderExcluir
  26. É bom ouvir a palavra de Deus tem ajudado muito obrigada Padre Joao Carlos pela meditação

    ResponderExcluir
  27. Padre João Carlos gostaria de receber suas meditação porque recebo de uma amiga e repasso pra outras pessoas tem dia que ela passa e outrodia ela não passa.meu contato 35988646366

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS