17 de fevereiro de 2023
Sexta-feira da 6ª Semana do Tempo Comum
EVANGELHO
Mc 8,34-9,1
Naquele tempo, 34chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la.
36Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? 37E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? 38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos”.
9,1Disse-lhes Jesus: “Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder”.
MEDITAÇÃO
De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? (Mc 8, 36)
O chamado de Jesus é para que o sigamos. “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. Começa-se por renunciar a si mesmo, já não ser mais o centro e a medida de tudo. Trata-se de você acolher Jesus como guia de sua existência, escolhendo o seu caminho. Caminhar com ele, nos caminhos dele. Não andar atrás de outro que não seja Jesus, nem ficar dando voltas em torno de si mesmo. Renunciar a ser o centro de sua própria vida. E carregar a própria cruz: o peso de suas responsabilidades, as dificuldades e os problemas que lhe tocam. Não fugir dos problemas próprios da existência. E não deixar que eles nos desviem do caminho do Mestre. Somos seguidores dele. Ele nos leva ao Pai. É para lá que a gente está indo. Com ele.
O que no final vai mesmo valer a pena? No fim do caminho, estaremos frente à frente com Deus ou teremos nos desviado tanto dele durante a vida, que poderemos estar irremediavelmente distantes, perdidos. É uma possibilidade, porque Deus nos criou dotados de liberdade.
É que a gente corre tanto, desgasta-se na luta pela sobrevivência, procurando dar conta das responsabilidades inerentes à existência humana (ou dos fardos que arrumamos por nossa conta pra carregar)... Corremos tanto que podemos até esquecer para onde nós estamos indo. Deus não nos chamou à vida apenas para passar de fase: ser criança, jovem, adulto, velho... velho não, idoso. E terminar o nosso tempo bem velhinhos. Deus tem um projeto maior, mais nobre: chegarmos à plenitude e à felicidade de filhos, herdeiros de sua glória. Essa é a meta.
Como é triste vermos uma pessoa viver agarrada exclusivamente às coisas desta terra, coisas que passam, que ninguém leva quando morre. É claro, a gente tem que lutar, tem que se empenhar pra ter as coisas, para melhorar a própria qualidade de vida. Mas, aqui não é tudo, nem isso é o mais importante. Deus é que é o nosso endereço, a nossa meta. Estamos aqui vivendo, por iniciativa dele. Saímos dele. Voltamos a ele. O caminho que nos leva a ele é Jesus. É em Deus, a nossa completa realização.
Guardando a mensagem
Jesus nos convida ao seu seguimento. Ele sabe para onde nos levar. Ele nos leva para nossa completa felicidade, nos leva ao Pai. Toda a nossa vida é uma grande caminhada. Seguindo Jesus, acertamos o caminho. Jesus colocou duas condições para quem aceita o convite para segui-lo: renunciar a si mesmo e carregar a própria cruz. Foi o caminho que ele também tomou: esvaziou-se a si mesmo, na sua encarnação; e carregou com fidelidade a cruz da paixão, cruz do nosso pecado. Foi assim que ele venceu. Ele é o caminho. Vale a pena a vida que trilhar esse caminho.
De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? (Mt 16, 26)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
o risco é nós sermos seguidores de nós mesmos. Esse sentimento de autonomia é uma coisa positiva, claro. Mas, Senhor, quando leva a pessoa a excluir Deus de sua existência, aí a pessoa fica dando voltas sobre si mesma, sem rumo, nem direção. Sem Deus, que é nossa meta última, nós acabamos endeusando os bens dessa terra ou pessoas que nos pareçam maravilhosas. No fim, os bens passam e as pessoas decepcionam. Senhor, como cristãos, escolhemos um caminho pra seguir. Renunciando a nós mesmos e carregando o peso dessa vida, nós seguimos contigo. Tu és o caminho, a verdade e a vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No seu caderno espiritual, escreva uma breve oração, inspirando-se no que Jesus nos disse: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”.
Comunicando
Talvez você não tenha visto este Especial que preparamos para a televisão na entrada do ano. Está no meu Canal do Youtube. Estou lhe deixando o link.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Amém! O egoísmo é a raiz dos nossos pecados... Sua benção Padre. Salviano, Minas Gerais.
ResponderExcluirMuito obrigada padre João Carlos pela reflexão clara objetiva Das Dores Benicio _Piripiri Piauí
ExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirIrmãos, esta é uma ordem muito clara, renuncie a si mesmo tome sua cruz, cada dia, e siga me.
Este renuncie significa deixar tudo, tudo é tudo, deixar toda a vontade da carne que nos leva a pecar, que nos prejudica e principalmente aquilo que sabemos que desagrada o coração de DEUS, e pegar a nossa cruz, está se referindo às tribulações, as dificuldades, os desafios diários e aproveitá los sem murmurar, sem desanimar, pois precisamos entender que são todos para crescimento e aperfeiçoamento da nossa fé, tendo em vista não existir outra forma de demonstrar nossa obediência e fidelidade ao Pai a não ser a aceitarmos as mudanças que nos leva a conversação de vida trilhando o caminho da Santidade. Também devemos vivenciar e colocar em prática a Palavra de DEUS, sermos anunciantes da Boa nova, porquê quem quiser salvar sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por causa do Senhor e do Evangelho a salvará.
De fato de que adiantaria ao homem ganhar o mundo inteiro sendo injusto, corrupto, desleal, etc,. mas perder a sua vida, perder a morada eterna ?
Portanto irmãos provado está, não existe outro Caminho a não ser perseverar, sermos fiéis em seguir Jesus nos exemplos de Amor, nos esforçando sem desistir até alcançarmos a coroa no Reino do Céu,.
Bom dia padre, Deus abençoe sua vida, peço peço minha família , Deus abençoe e proteja a todos com muita graças, peço por e meus filhos , Lucas e Gabriel que Jesus nos proteja de todo o mal ,e muito livramento e também bem pelo meu irmão Francisco Antônio Aragão Carlos, que ele fique curado em nome de Jesus, amém
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, minha benção, em suas orações peça a Deus, para nós acompanhar em nossas viagens, saúde e paz em minha família, que Deus abençoe sempre o senhor,na sua caminhada de fé. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirBom dia padre peço oração pelo meus filhos liberte os de todo mal e para meu cunhado que está muito doente pela saúde de minha irmã saúde ! Meu trabalho e dele que trago o pão de cada dia !!🙏
ResponderExcluirObrigada Deus por mais esse dia. Me direcione para caminhos que me levem ao Senhor e afasta mim tudo aquilo que me leva pra longe de tua presença. Amém.
ResponderExcluirTerezinha Arôxa 17/02/2023
ResponderExcluirBom dia padre! Paz! Dedico toda honra e toda glória ao nosso Amado Pai, ao Amado Jesus e ao Divino Espírito Santo. Que possamos na graça, ser guardados no rebanho do nosso Jesus. Que ele possa nos ajudar nos dando as armas para enfrentarmos o mundo e passarmos por tudo com dignidade. Que ele alivie as dores dos que padecem, socorra os aflitos e desesperados. Os cansados, os que clamam por justiça. Que dê descanso aos que padecem com dores nos hospitais e não deixe que ninguém desista da vida, que ninguém se perca. Livra - nos de todo mal e entregue ao nosso Amado Pai nossos pedidos, mas que seja feita a Sua vontade!
Amém!
Bom dia, graças e paz para todos!
ResponderExcluirEm um dia onde me encontrava muito angustiada, uma amiga muito especial me enviou a meditação com o Pé. João Carlos, ao ouvir a palavra de Deus vinda através da fala do padre João Carlos, me senti diferente, algo em mim se transformou para muito MELHOR, com vontade de voltar a VIVER e principalmente vivenciar mais a palavra do nosso pai . Gratidão , esse é o sentimento maior do meu ❤️ e paz. Deus te conceda sempre continuar realizando essa obra de Deus, é tão importante e salvador. Minha benção ao Senhor!
Padre João Carlos, bom dia!
ResponderExcluirSuas mensagens são bálsamos em minha vida Obrigada. São sábias e bem elaboradas, e acessível à nós leigos. É uma benção!
Obrigada, que o senhor Jesus continue muito presente em sua vida.
Gosto demais encaminho a muitos do meu zap, e recebo muitos elogios para o Pe.João Carlos.
Que Deus me ajude a carregar a minha cruz! 🙏
ResponderExcluirPadre João Carlos bom dia. Suas mensagens são bálsamos em minha vida. Obrigada são sábias, claras. Objetivas acessível à nós leigos.
ResponderExcluirQue o Senhor Jesus continue muito presente em sua vida. Gosto demais e acompanho diariamente e envio pra meu grupo do Zap gosto e digo " não podemos perder o Céu pois o PAI nos espera lá Denise
Bom dia com saúde e proteção divina pra todos vocês.
ResponderExcluirGostei do evangelho de hoje, na minha opinião é melhor perder a vida e ganhar a vida eterna junto a Deus no céu.
Mais uma vez obrigada pela meditação diária, Padre João Carlos. Peço sua benção para mim e toda minha família e ao mundo todo para q parem as guerras e as pessoas vivam uma paz q só acontece com a presença de Deus amém
ResponderExcluirBoa tarde .Aos Irmãos Em Cristo Jesus Que Acompanham Esse Maguinifico Programa .
ResponderExcluir✨🕯️boa tarde! Padre João Carlos, bença 📿
ResponderExcluirAmem
ResponderExcluirPadre ajude a mim e minha filha que vai ser operada e todos os familiares
ResponderExcluirSenhor nosso Deus, eu LHE agradeço pelo dom da saúde. Contudo, me ajude fugir do pecado. Me ajude seguir o caminho do discipulado, da oração, da fé e da evangelização. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude viver o evangelho. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.
ResponderExcluirPesso oracao para o mundo en teiro pela paz mudial
ResponderExcluir