PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Precisamos muito subir a Montanha. E descer também.

Precisamos muito subir a Montanha. E descer também.



18 de fevereiro de 2023


Sábado da 6ª Semana do Tempo Comum



EVANGELHO


Mc 9,2-13


Naquele tempo, 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar.

4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”.

6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”

8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos.

10Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. 11Os três discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que antes deve vir Elias?” 12Jesus respondeu: “De fato, antes vem Elias, para pôr tudo em ordem. Mas, como dizem as Escrituras, que o Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado?

13Eu, porém, vos digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele”.


MEDITAÇÃO


E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles (Mc 9,8)


Pedro, diante da maravilha da transfiguração de Jesus na montanha, teve uma ideia. Acampar ali mesmo. Fazer três tendas. Uma para Jesus, outra para Moisés e outra para Elias. Será que a ideia de Pedro foi boa?


Jesus foi para a montanha, com três dos seus discípulos. Lá, transfigurou-se diante deles. Apareceu com roupas brancas brilhantes, luminoso. Moisés e Elias, personagens do Antigo Testamento conversavam com ele. Que coisa linda! Que visão deslumbrante! Foi aí que Pedro teve a ideia de acamparem por ali. E logo uma nuvem desceu e os encobriu. E da nuvem, veio uma voz: “Este é o meu filho amado. Escutem o que ele diz”. Tudo desapareceu. E eles só viram Jesus com eles.


Montanha tem um significado muito especial. Para o povo semita, montanha é o lugar do encontro com Deus. Basta lembrar o Monte Sinai, onde Moisés recebeu a Lei, das mãos do próprio Deus. Ou o Monte Carmelo, onde Deus acolheu o sacrifício oferecido por Elias, desmascarando a idolatria no meio do seu povo. Jesus muitas vezes passa a noite em oração... na montanha. O monte é o lugar do encontro com Deus. Então, a experiência dos três discípulos na montanha, com Jesus, é uma experiência de oração.


Precisamos sempre subir a montanha. Lá, em oração, fazemos experiência do encontro com Deus. Na oração, Deus nos revela o seu filho único. “Este é o meu filho amado”. O Pai, que nos revela o filho, nos convida a escutá-lo. A principal oração dos membros do povo de Deus era o Shemá. Shemá Israel. “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor”. Recitava-se essa passagem do livro do Deuteronômio muitas vezes ao dia. O discípulo precisa ouvir, escutar, acolher o filho único. Na experiência da montanha, ou seja da oração, encontramos Jesus vivo, ressuscitado, glorioso, triunfante sobre o pecado, o mal e a morte. Essa profunda experiência espiritual está descrita nas roupas brancas brilhantes de Jesus. É uma antevisão de sua ressurreição. Mas, também na oração entramos em contato com o Pai. Somos envolvidos por sua presença divina. É o que está representado na nuvem. Ao revelar o filho, reconheçamos quem é o Pai: ‘aquele que não poupou o seu filho único, mas o entregou por todos nós’, no dizer da Carta aos Romanos.


Uma tentação é, diante da maravilhosa experiência do encontro com Deus na montanha, querer ficar por ali mesmo, acampar. Mas, Jesus desce com eles a montanha. A experiência da oração é um momento de reabastecimento das baterias, de animação, de respiro da alma. É luz para iluminar a escuridão da vida. É esperança e força para se enfrentar os dramas de cada dia. É preciso descer a montanha. Voltar à normalidade da vida, reforçados em esperança e confiança em Deus.



Guardando a mensagem


A montanha é uma representação da experiência da oração. Na oração, o Pai nos revela o seu filho único. E nos indica que o escutemos. Escutar Jesus é acolher sua pessoa e seus ensinamentos. Na experiência de encontro com o Senhor, conhecemos também o Pai que não poupou o seu filho único, mas o entregou em nosso favor. Num segundo momento, se desce da montanha para a planície da vida ordinária, para os empenhos de todo dia e para os compromissos que nos cabem no mundo. A tentação é fixar-se nos louvores, nos aleluias e esquivar-se de enfrentar os dramas de cada dia, com as luzes e as forças que o Senhor nos oferece na oração.


E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles (Mc 9,8)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

precisamos muito da oração, do encontro profundo com Deus. No meio das dificuldades e dos problemas dessa vida, a oração nos põe em contato profundo contigo, com o Pai. Nisso, somos conduzidos pelo Santo Espírito. Continua descendo a montanha conosco. Precisamos muito que a nossa ação, os compromissos do dia-a-dia sejam iluminados pela luz de tua presença de ressuscitado. Ajuda-nos, Senhor a vencer a tentação de uma religião desligada da vida, de pretender vitória sem luta, glória sem cruz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Afinal, a ideia de Pedro de fazer três tendas no alto da montanha, foi uma boa ideia ou não foi? Hoje, fale com alguém sobre isso.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


17 comentários:

  1. Glória a Vós Senhor!
    Quanta honra para Pedro, Tiago e João serem chamados para presenciar a transfiguração de Jesus, tiveram também a graça de ver Elias e Moisés conversamos com Jesus, agora com certeza o mais impressionante foi a nuvem e a voz de DEUS dizendo, “Este é o Meu Filho amado. Escutai o que Ele diz!” amados todos os dias temos a oportunidade de escutar esta mesma voz, basta nós entrarmos em sintonia, abrirmos nossos corações e unirmos aos profetas dos nossos tempos nas orações, nas nossas entregas confiantes, na busca constante da Sabedoria, quando suplicamos a misericórdia, traduzindo na nossa intimidade com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo, assim também não podemos agir como Pedro querendo permanecer só contemplando as graças do alto do monte, precisamos descer e continuar evangelizando como seguidores e missionários de Cristo, transmitindo esperanças, anunciando que ainda é tempo de conversão e que o Reino está próximo,.

    ResponderExcluir
  2. É verdade nada somos sem esse contato com Deus É na oração que encontramos força ânimo coragem para enfrentarmos o dia Recolhe-te no teu quarto e fala com Deus Ele te escuta e virá em teu socorro

    ResponderExcluir
  3. Quero agradecer ao padre João Carlos que, com suas meditações, nos ajuda diariamente a subir e a descer a montanha em nossa busca por Deus e por uma vida coerente com seus mandamentos.

    ResponderExcluir
  4. Excente reflexão, parabéns, bom ver que seus fundamentos bíblicos relembram e estão conectadas com sua atuação e aprendizagens da época como padre em Caetés.

    ResponderExcluir
  5. Justina 18/02 /23 9:18olá padre João estou usando o celular muito pouco mais todos os dias as 18:00 estou com o terço na mão acmpanhando o terça Mariano!!

    ResponderExcluir
  6. Peço ainda intercessões pela minha vida e na minha caminhada com o Senhor, tenho tido grandes conflitos e até mesmo familiar, peço a Deus que me guarde e que afaste que desfaça toda e qualquer maldição. 🙏🏻

    ResponderExcluir
  7. Cada dia ouvir a Palavra de Deus é uma benção. O jeito simples de evangelização do Sr. Padre João Carlos é muito bom e fácil de entender. Obrigada por tudo. Gosto de ouvir

    ResponderExcluir
  8. Amém 🙏 bença

    ResponderExcluir
  9. Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Terezinha Guilhermina de Jesus, todos os dias rezo o terço Mariano sou do apostolado da oração,peso sempre pelas as família paz amor fé caridade, Jesus misericordioso tende piedade de nós guardai este vosso povo que oram

    ResponderExcluir
  11. Um abençoado final de semana a todos. Obrigada Padre João Carlos, que Deus o abençoe sempre e nós abençoe amém

    ResponderExcluir
  12. Gratidão padre João Carlos! Seus ensinamentos de maneira clara e serena, somados às bençãos diariamente, são de grande valor para os meus dias.

    ResponderExcluir
  13. Deus tido poderoso me ajude a subir a montanha e te glorificar tidos os dias

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus como é bom sempre está em oração contigo.obrigada padre João Carlos por nós ensina que linda homilia

    ResponderExcluir
  15. Orai e vigiai... Perseverança e fé... Sua benção Padre. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS