PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: De que adianta ganhar o mundo todo...

De que adianta ganhar o mundo todo...





17 de fevereiro de 2023


Sexta-feira da 6ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Mc 8,34–9,1


Naquele tempo, 34chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la.

36Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? 37E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? 38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos”.

9,1Disse-lhes Jesus: “Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder”.


MEDITAÇÃO


De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? (Mc 8, 36)


O chamado de Jesus é para que o sigamos. “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. Começa-se por renunciar a si mesmo, já não ser mais o centro e a medida de tudo. Trata-se de você acolher Jesus como guia de sua existência, escolhendo o seu caminho. Caminhar com ele, nos caminhos dele. Não andar atrás de outro que não seja Jesus, nem ficar dando voltas em torno de si mesmo. Renunciar a ser o centro de sua própria vida. E carregar a própria cruz: o peso de suas responsabilidades, as dificuldades e os problemas que lhe tocam. Não fugir dos problemas próprios da existência. E não deixar que eles nos desviem do caminho do Mestre. Somos seguidores dele. Ele nos leva ao Pai. É para lá que a gente está indo. Com ele.


O que no final vai mesmo valer a pena? No fim do caminho, estaremos frente à frente com Deus ou teremos nos desviado tanto dele durante a vida, que poderemos estar irremediavelmente distantes, perdidos. É uma possibilidade, porque Deus nos criou dotados de liberdade.


É que a gente corre tanto, desgasta-se na luta pela sobrevivência, procurando dar conta das responsabilidades inerentes à existência humana (ou dos fardos que arrumamos por nossa conta pra carregar)... Corremos tanto que podemos até esquecer para onde nós estamos indo. Deus não nos chamou à vida apenas para passar de fase: ser criança, jovem, adulto, velho... velho não, idoso. E terminar o nosso tempo bem velhinhos. Deus tem um projeto maior, mais nobre: chegarmos à plenitude e à felicidade de filhos, herdeiros de sua glória. Essa é a meta.


Como é triste vermos uma pessoa viver agarrada exclusivamente às coisas desta terra, coisas que passam, que ninguém leva quando morre. É claro, a gente tem que lutar, tem que se empenhar pra ter as coisas, para melhorar a própria qualidade de vida. Mas, aqui não é tudo, nem isso é o mais importante. Deus é que é o nosso endereço, a nossa meta. Estamos aqui vivendo, por iniciativa dele. Saímos dele. Voltamos a ele. O caminho que nos leva a ele é Jesus. É em Deus, a nossa completa realização.





Guardando a mensagem


Jesus nos convida ao seu seguimento. Ele sabe para onde nos levar. Ele nos leva para nossa completa felicidade, nos leva ao Pai. Toda a nossa vida é uma grande caminhada. Seguindo Jesus, acertamos o caminho. Jesus colocou duas condições para quem aceita o convite para segui-lo: renunciar a si mesmo e carregar a própria cruz. Foi o caminho que ele também tomou: esvaziou-se a si mesmo, na sua encarnação; e carregou com fidelidade a cruz da paixão, cruz do nosso pecado. Foi assim que ele venceu. Ele é o caminho. Vale a pena a vida que trilhar esse caminho.


De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? (Mt 16, 26)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

o risco é nós sermos seguidores de nós mesmos. Esse sentimento de autonomia é uma coisa positiva, claro. Mas, Senhor, quando leva a pessoa a excluir Deus de sua existência, aí a pessoa fica dando voltas sobre si mesma, sem rumo, nem direção. Sem Deus, que é nossa meta última, nós acabamos endeusando os bens dessa terra ou pessoas que nos pareçam maravilhosas. No fim, os bens passam e as pessoas decepcionam. Senhor, como cristãos, escolhemos um caminho pra seguir. Renunciando a nós mesmos e carregando o peso dessa vida, nós seguimos contigo. Tu és o caminho, a verdade e a vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, escreva uma breve oração, inspirando-se no que Jesus nos disse: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”.

Comunicando

Talvez você não tenha visto este Especial que preparamos para a televisão na entrada do ano. Está no meu Canal do Youtube. Estou lhe deixando o link.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Amém! O egoísmo é a raiz dos nossos pecados... Sua benção Padre. Salviano, Minas Gerais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada padre João Carlos pela reflexão clara objetiva Das Dores Benicio _Piripiri Piauí

      Excluir
  2. Glória a Vós Senhor!
    Irmãos, esta é uma ordem muito clara, renuncie a si mesmo tome sua cruz, cada dia, e siga me.
    Este renuncie significa deixar tudo, tudo é tudo, deixar toda a vontade da carne que nos leva a pecar, que nos prejudica e principalmente aquilo que sabemos que desagrada o coração de DEUS, e pegar a nossa cruz, está se referindo às tribulações, as dificuldades, os desafios diários e aproveitá los sem murmurar, sem desanimar, pois precisamos entender que são todos para crescimento e aperfeiçoamento da nossa fé, tendo em vista não existir outra forma de demonstrar nossa obediência e fidelidade ao Pai a não ser a aceitarmos as mudanças que nos leva a conversação de vida trilhando o caminho da Santidade. Também devemos vivenciar e colocar em prática a Palavra de DEUS, sermos anunciantes da Boa nova, porquê quem quiser salvar sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por causa do Senhor e do Evangelho a salvará.
    De fato de que adiantaria ao homem ganhar o mundo inteiro sendo injusto, corrupto, desleal, etc,. mas perder a sua vida, perder a morada eterna ?
    Portanto irmãos provado está, não existe outro Caminho a não ser perseverar, sermos fiéis em seguir Jesus nos exemplos de Amor, nos esforçando sem desistir até alcançarmos a coroa no Reino do Céu,.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre, Deus abençoe sua vida, peço peço minha família , Deus abençoe e proteja a todos com muita graças, peço por e meus filhos , Lucas e Gabriel que Jesus nos proteja de todo o mal ,e muito livramento e também bem pelo meu irmão Francisco Antônio Aragão Carlos, que ele fique curado em nome de Jesus, amém

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, em suas orações peça a Deus, para nós acompanhar em nossas viagens, saúde e paz em minha família, que Deus abençoe sempre o senhor,na sua caminhada de fé. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre peço oração pelo meus filhos liberte os de todo mal e para meu cunhado que está muito doente pela saúde de minha irmã saúde ! Meu trabalho e dele que trago o pão de cada dia !!🙏

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Deus por mais esse dia. Me direcione para caminhos que me levem ao Senhor e afasta mim tudo aquilo que me leva pra longe de tua presença. Amém.

    ResponderExcluir
  7. Terezinha Arôxa 17/02/2023
    Bom dia padre! Paz! Dedico toda honra e toda glória ao nosso Amado Pai, ao Amado Jesus e ao Divino Espírito Santo. Que possamos na graça, ser guardados no rebanho do nosso Jesus. Que ele possa nos ajudar nos dando as armas para enfrentarmos o mundo e passarmos por tudo com dignidade. Que ele alivie as dores dos que padecem, socorra os aflitos e desesperados. Os cansados, os que clamam por justiça. Que dê descanso aos que padecem com dores nos hospitais e não deixe que ninguém desista da vida, que ninguém se perca. Livra - nos de todo mal e entregue ao nosso Amado Pai nossos pedidos, mas que seja feita a Sua vontade!
    Amém!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, graças e paz para todos!
    Em um dia onde me encontrava muito angustiada, uma amiga muito especial me enviou a meditação com o Pé. João Carlos, ao ouvir a palavra de Deus vinda através da fala do padre João Carlos, me senti diferente, algo em mim se transformou para muito MELHOR, com vontade de voltar a VIVER e principalmente vivenciar mais a palavra do nosso pai . Gratidão , esse é o sentimento maior do meu ❤️ e paz. Deus te conceda sempre continuar realizando essa obra de Deus, é tão importante e salvador. Minha benção ao Senhor!

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos, bom dia!
    Suas mensagens são bálsamos em minha vida Obrigada. São sábias e bem elaboradas, e acessível à nós leigos. É uma benção!

    Obrigada, que o senhor Jesus continue muito presente em sua vida.
    Gosto demais encaminho a muitos do meu zap, e recebo muitos elogios para o Pe.João Carlos.

    ResponderExcluir
  10. Que Deus me ajude a carregar a minha cruz! 🙏

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos bom dia. Suas mensagens são bálsamos em minha vida. Obrigada são sábias, claras. Objetivas acessível à nós leigos.
    Que o Senhor Jesus continue muito presente em sua vida. Gosto demais e acompanho diariamente e envio pra meu grupo do Zap gosto e digo " não podemos perder o Céu pois o PAI nos espera lá Denise

    ResponderExcluir
  12. Bom dia com saúde e proteção divina pra todos vocês.
    Gostei do evangelho de hoje, na minha opinião é melhor perder a vida e ganhar a vida eterna junto a Deus no céu.

    ResponderExcluir
  13. Mais uma vez obrigada pela meditação diária, Padre João Carlos. Peço sua benção para mim e toda minha família e ao mundo todo para q parem as guerras e as pessoas vivam uma paz q só acontece com a presença de Deus amém

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde .Aos Irmãos Em Cristo Jesus Que Acompanham Esse Maguinifico Programa .

    ResponderExcluir
  15. ✨🕯️boa tarde! Padre João Carlos, bença 📿

    ResponderExcluir
  16. Padre ajude a mim e minha filha que vai ser operada e todos os familiares

    ResponderExcluir
  17. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço pelo dom da saúde. Contudo, me ajude fugir do pecado. Me ajude seguir o caminho do discipulado, da oração, da fé e da evangelização. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude viver o evangelho. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Pesso oracao para o mundo en teiro pela paz mudial

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS