PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Você também vai subir o calvário com ele?

Você também vai subir o calvário com ele?




04 de agosto de 2022

Dia de São João Maria Vianney

Dia do Padre

EVANGELHO


Mt 16,13-23

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.
18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. 20Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. 21Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. 22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!” 23Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”

MEDITAÇÃO


Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço (Mt 16, 23)

Jesus estava explicando aos discípulos que ele devia ir a Jerusalém e sofrer muito. Notou isso? “Sofrer muito”. Seria rejeitado pelos líderes do seu povo que o entregariam à morte, mas ressuscitaria ao terceiro dia. Essa era uma passagem difícil do caminho de Jesus: a rejeição e a morte. E ele não queria fugir desse momento. Estava resolvido a enfrentar esse sofrimento, com a doação de sua vida e com total confiança no Pai.

Se dependesse de Pedro, a história de Jesus teria sido outra. Ele dispensaria o capítulo da paixão e da morte. Jesus realizaria toda a sua missão sem sofrimento, sem precisar passar pelo vexame da cruz. O que Pedro queria é o que nós queremos. Não queremos assumir os sofrimentos, as provações que vêm junto com nossa opção por Jesus Cristo e por seu evangelho. Seguir Jesus, tudo bem. Sofrer como ele, não. Triunfo, sim; cruz, não. Fugimos de qualquer sofrimento.

Pedro chamou Jesus à parte e o repreendeu. “Não diga uma coisa dessas. Tire esse negócio de se dar mal em Jerusalém da cabeça. Deus não vai permitir uma desgraça dessa. Isso não vai lhe acontecer”. A reação de Jesus espantou os discípulos: “Vade retro, satanas! Sai daqui, afaste-se! Você não está pensando segundo o que Deus quer, mas segundo a vontade do homem”. Foi um choque para Pedro e para os seus colegas. Um pouco antes, Pedro tinha sido elogiado porque tinha reconhecido que Jesus era o Messias, o filho do Deus vivo. E agora, Jesus o estava tratando como satanás, o tentador. É isso mesmo! Quem aconselha a desistir ou a não enfrentar as dificuldades, com medo do sofrimento, está agindo como o tentador, o diabo. Quem proclama que Jesus é o Messias e nega-se a subir com ele ao calvário está caindo na tentação.

Todo o evangelho é um convite a nos tornarmos seguidores de Jesus. Seguidor é o que pega a mesma estrada de Jesus, quem faz o seu caminho. No caminho de Jesus tem a cruz, a rejeição do seu povo, a traição dos amigos, a inveja dos chefes, a violência dos dominadores. Discípulo é quem o segue. E quem o segue, por causa de sua fé, por causa do Reino que Jesus pregou, vai passar também por alguma dificuldade, por algum sofrimento por causa de sua fé e do seu amor a Cristo. Por isso, Jesus disse: “quem quiser me seguir, tome sua cruz e me siga”.


Guardando a mensagem

Ninguém quer sofrer. Todo mundo foge do sofrimento. Vivemos a ‘civilização do analgésico’. O evangelho nos faz um convite: seguir Jesus. Jesus nos alerta sobre o sofrimento que existe no seu caminho. Quem o quiser seguir, precisa renunciar a ser o centro de sua vida, para realizar a vontade de Deus. Claro, a vontade de Deus não é que a gente sofra. E não é de qualquer sofrimento que Jesus está falando. Trata-se do sofrimento que é inerente à nossa escolha, à nossa opção de viver como seguidores de Jesus. Quem o quiser seguir, tem que estar pronto para participar também da travessia difícil do sofrimento que vem por causa da fé e do evangelho que se abraça. São as renúncias a se fazer, o peso da fidelidade e da perseverança nas horas difíceis, a incompreensão, a discriminação, até a perseguição... Seguir com Jesus não é estar com ele só no triunfo, é estar com ele também na paixão.

Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço (Mt 16, 23)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o mundo de facilidades que temos hoje, comparando com outros tempos, podem nos tentar a desistir de nossas opções, quando as dificuldades aparecem. Não procuramos sofrimentos, mas pagamos sempre um preço por nossas escolhas. Sermos teus seguidores tem também seu preço. Tu, Senhor Jesus, fizeste a escolha de comunicar a vida de Deus aos pecadores e a realizaste com absoluta fidelidade. A cruz que te impuseram, tu a abraçaste com amor. Deste a tua vida por nós. Ensina-nos a trilhar o teu caminho, como o fez São João Maria Vianney que estamos festejando hoje. Ele enfrentou enormes dificuldades para ser padre e para realizar o seu serviço pastoral, mas tudo venceu com oração, perseverança e espírito de sacrifício. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Pode ser que hoje apareça uma oportunidade para você aconselhar alguém num momento de dificuldade. Aconselhe a fazer como Jesus, a não desistir dos seus sonhos e dos sonhos de Deus.

Comunicando

Como todas as quintas-feiras, hoje, celebro a Santa Missa às 11 horas. Sendo hoje o Dia do Padre, peço que anote, neste formulário que estou lhe enviando, o nome do padre de sua comunidade, para rezarmos por ele, na Santa Missa. Agradeço também sua oração em meu favor.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

36 comentários:

  1. Anônimo4/8/22 00:16

    Bom dia Padre João Carlos ! Sou Aparecida pó de Porto Calvo - AL. Parabéns pelo seu dia que a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo e o Amor de Maria esteja contigo, abençoando, protegendo, iluminando, guindando e te guardando sempre Amém. Peço orações pela minha Dona Manoela, pelos meus filhos Dijalma Júnior, Dijailson Santos, Djalvan Santos, por todos meus familiares e pelo nosso Pároco Padre Fernando, Padre Guido, todos os Padres de Alagoas e do mundo inteiro Amém.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/8/22 03:31

    Bom dia padre João Carlos o senhor não imagina como tem alegrado os meus dias depois de ouvir a meditação diária da palavra de Deus já não consigo ficar sem ouvir. Muito obrigada que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/8/22 04:58

    A sua benção SrPe João Carlos . Parabéns pelo seu dia. Que Deus derrame sobre si chuvas de santidade. Peço oração para Pe Ricardo Nzuzi, Pe Hembe, Pe José Adriano, Pe Domingos Dissimilo, Pe Valentino. Parabéns para todos os Padres, Que a Santíssima Trindade vos ilumine vos dê muita saúde paz amor dedicação e que aumente infinitamente a vossa santidade. Que nasçam muitos e Santos Sacerdotes. Cláudia Lima

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/8/22 04:58

    Pelo Padre Cleiton, SDB, Paroquia Nossa Senhora de Fatima, San Martin.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4/8/22 05:26

    Bom dia padre João Carlos, rezo pelo senhor,, e meu pároco Padre João Batista e meu vigário Padre André somos de Messejana, Ceará.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4/8/22 05:43

    Bom dia, quero colocar em oração Pe.Henrique, meu Pároco pedir por ele e todos os Sacerdotes que Deus conduza em sua missão por intercessão São João Maria Vianney .

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4/8/22 06:23

    Padre Elias

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos.
    Peço que o Espírito Santo que te conduza e te leve a perseverar no amor do coração de Jesus.
    Feliz dia do Padre.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4/8/22 07:01

    Bom dia! Quero pedir por nosso querido e amado Padre Diego Reis de Eunápolis BA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4/8/22 13:52

      Quero pedir pelo padre da minha paróquia, padre Aldery

      Excluir
    2. Anônimo6/8/22 21:23

      Sou Ruth Avanço Mantoan do Embu das Artes Parque Pirajussara nosso Pároco e padre José Bonifácio que Deus derrame uma chuva de Bençãos sobre ele..

      Excluir
  10. Jacinta Maria, primeiro parabénizo pelo o dia padre que o Espírito Santo cada vez ilumine senhor. Agradeço demais esas palavra e esclarecimento da palavra de Deus em nossos vidas 🙏🤝👏👏👏👏😘🧘‍♂️parabéns 🙌

    ResponderExcluir
  11. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Peço oração por Padre da minha paróquia Padre Miguel e oro também pelo o senhor Padre João Carlos que Deus o abençoe 🙌 e te guarde sempre 🙏🏼

    ResponderExcluir
  12. José Lúcio de Araújo4/8/22 07:17

    Que tenhamos Força Espiritual para enfrentar as dificuldades na nossa travessia chamada Vida.
    E parabéns, Padre João Carlos pelo seu dia.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo4/8/22 07:36

    Primeiro quero parabenizar a todos os padres e especial a nosso Pároco, Padre Cleyton Coutinho da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de San Martin e a todos da família salesiana, que o Espírito Santo os conduza sempre e D. Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora interceda por todos vcs, aprendo com todos vcs e sempre estarão em minhas orações🙏🙏❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  14. Anônimo4/8/22 07:36

    Abreu e Lima, Pe. Manoel

    ResponderExcluir
  15. Anônimo4/8/22 07:37

    Maria de Lourdes 👆👆🙏

    ResponderExcluir
  16. Maria Aparecida gomes4/8/22 07:39

    Padre Valdeci Schuenk

    ResponderExcluir
  17. Elaine Menas Ferreira Silvestre4/8/22 07:55

    Infinitas bençãos sejam derramadas na vida dos padres! Oremos por nossos padres! Intenções na missa para o Pe. Betinho - Paróquia Santo Antônio da Estiva - Miguel Pereira/RJ -
    Pe. Jesus Hortal - SP

    ResponderExcluir
  18. Anônimo4/8/22 08:44

    Bom dia padre... Deus o abençoe sempre com Sabedoria e discernimento.
    Peço Oração pelo nosso Padre Sílvio Roberto que está com câncer... que Jesus tenha misericórdia. E pelo Padre Berti que assumiu o seu lugar para que possa ter humildade de acolher suas ovelhas. Amém
    Sou de São José do Rio Preto Sp

    ResponderExcluir
  19. Anônimo4/8/22 08:46

    Luciene. Peço oração ao nosso pároco, Elias Coimbra, paróquia nossa senhora Aparecida.Boa Vista do Ramos _ AM

    ResponderExcluir
  20. Anônimo4/8/22 09:00

    Bom dia
    Que o Senhor dê sabedoria e proteja Padre Janailton e Padre Vagner da Cidade de Toritama-Pe e também o Senhor Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  21. Anônimo4/8/22 09:16

    Rezemos pelos Pe. Paulo Augusto e Pe. Helder Salvador

    ResponderExcluir
  22. Pe Wilian Gomes memória pe Vitor Hugo frei alcynei
    Pela paroquia santa Bárbara e Santa Cecília
    A comunidade do Caos a glória
    Pelas minha cura espiritual

    ResponderExcluir
  23. Anônimo4/8/22 10:00

    Sua benção Padre rezo pelo sr por todos os padres.e pelo meu pároco José Renato paróquia Sagrado Coração de Jesus Ribeirão Preto SP

    ResponderExcluir
  24. Anônimo4/8/22 10:24

    O nosso paroco é CARLOS MAGNO E Pe ADRIANO paroquia São Pedro em Minas Novas/MG

    ResponderExcluir
  25. Anônimo4/8/22 10:25

    Antonio Evangelista de Minas Novas/MG

    ResponderExcluir
  26. Anônimo4/8/22 10:26

    Rezemos pelo o nosso pároco padre Anastácio

    ResponderExcluir
  27. Anônimo4/8/22 10:35

    Parabéns Pe João Carlos, que Deus continue te abençoando!
    Parabéns aos meus padres Pe Renato, Pe Luiz Claudio, Pe Dalti ( Paróquia Santo Antônio Paquequer- Teresópolis)

    ResponderExcluir
  28. Anônimo4/8/22 11:19

    Peço oração pelo padre Paulo Henrique Manhe

    ResponderExcluir
  29. Anônimo4/8/22 11:20

    Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Limeira-SP

    ResponderExcluir
  30. Peço oração pelo Pe. Momento ( Paróquia de Nossa Senhora da Piedade) e pelo Pe. Nilson ( trabalha na Amazônia )

    ResponderExcluir
  31. Anônimo4/8/22 12:01

    Parabéns padre João Carlos que Deus lhe abençoe e ilumine sempre para que possa nós ajudar a. seguir nos caminhos de Jesus gratidão a ti grande abraço

    ResponderExcluir
  32. Anônimo4/8/22 13:45

    Padres Dênis, Pasquale, Clédson ,Valdinar

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pelo seu dia Pé. João Carlos e a todos os padres do Brasil e do mundo. Que vós abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  34. Padre João Carlos parabéns por nós transmitir a palavra de Deus🙌🏻🙌🏻🙌🏻 Parabéns pelo o seu dia 🙌🏻🙌🏻🙌🏻 que Deus proteja todos os Padres🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻 Padre João Carlos
    Padre Gustavo da Minha Paróquia Padre Arlindo Paróquia de Porto de Galinhas
    Padre Marcelo Rossi
    Padre Fábio de Melo Padre Antônio Maria em Aparecida SP
    Padre Alexsandro Padre Ezequiel, obrigado Homens de Deus 🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS