PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SUPERANDO A DISCRIMINAÇÃO

SUPERANDO A DISCRIMINAÇÃO

 

03 de agosto de 2022

Quarta-feira da 18ª Semana do Tempo Comum

EVANGELHO


Mt 15,21-28

Naquele tempo, 21Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” 23Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”. 24Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-los aos cachorrinhos”. 27A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” 28Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.

MEDITAÇÃO


É verdade, Senhor, mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos! (Mt 15, 27)

Não foi uma coisa fácil as primeiras comunidades cristãs se abrirem para os pagãos. Jesus era judeu. Maria era judia. Os apóstolos, todos judeus. Aquela gente tinha consciência clara de ser o povo de Deus, o povo com quem Deus vivia em uma sagrada aliança. O Senhor Deus mesmo o tinha escolhido como seu povo, libertando-o da dominação dos pagãos no Egito e em Canaã. A orientação sempre foi tomar distância dessas nações idólatras. Então, os pagãos estavam fora do horizonte dos judeus piedosos do tempo de Jesus. Certo, os que queriam viver a fé no Deus vivo podiam se aproximar das comunidades judaicas como prosélitos, mas não com os mesmos direitos. Todo homem judeu estava circuncidado, sinal de sua aliança com Deus. E todo judeu marcava bem sua condição de membro do povo da aliança pelo cumprimento do sábado, da páscoa, das peregrinações e festas anuais e por tudo o que a Lei de Moisés prescrevia.

Na verdade, essa ideia de separação e exclusão dos outros povos cresceu muito com o exílio da Babilônia. Foi quase uma forma de sobrevivência de uma comunidade muito machucada e humilhada pelos grandes impérios que se sucederam. O ambiente em que Jesus nasceu e cresceu era esse. Aliás, tinha um novo complicador: a dominação dos pagãos romanos. Mas, nem sempre se pensou assim em Israel. Quando o povo começou a se formar, Abraão foi chamado por Deus para ser uma bênção para todas as nações da terra. E mesmo nos momentos mais dramáticos da história deles, havia quem pensasse diferente. Vários profetas, como Isaías do tempo do exílio, sonharam com um mundo em que todas as nações conheceriam o Deus verdadeiro e se encontrariam numa grande peregrinação à cidade santa de Jerusalém.

Depois que Jesus voltou para o Pai, as comunidades cristãs foram se espalhando e, aos poucos, foram integrando também pagãos convertidos. Foi uma mudança muito grande, assimilada com dificuldade pelos cristãos que vinham da prática da Lei de Moisés. Chegou-se a uma tensão tão grande, que precisou haver uma reunião em Jerusalém com Paulo, Pedro e todos os apóstolos e lideranças para resolver isso. Afinal, a comunidade se abriu ao Espírito Santo e foi vendo com clareza, que chegara o tempo em que Deus queria que todos conhecessem, amassem e seguissem a Cristo, fossem judeus ou não. E pra seguir Jesus não era preciso ter os mesmos costumes que os judeus (como por exemplo a circuncisão, o sábado, etc.). O cristianismo era um novo momento do povo de Deus, aberto a todas as nações e povos do mundo.

Assim, quando os evangelistas e suas comunidades contaram a história de Jesus, lembraram-se desse passo tão sério que foi superação da discriminação dos pagãos para integrá-los na comunidade, como irmãos. Foi assim que o evangelista contou que Jesus estava visitando um território pagão e veio uma mulher daquela região pedir-lhe para libertar a filha da dominação do demônio. A resposta de Jesus foi como o seu povo pensava, a resposta de uma comunidade que ainda não tinha acolhido os pagãos como irmãos: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. Os filhos, claros, são os judeus. Os cachorros são os pagãos. Essa era a mentalidade. A resposta da mulher representa bem toda a humildade e o espírito penitente com que os pagãos se aproximaram da fé em Jesus Cristo: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. Diante dessa condição necessitada, penitente e humilde dos pagãos, as comunidades abriram os braços para acolhê-los. A resposta de Jesus é o retrato disso: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” A salvação em Cristo veio para todos.


Guardando a mensagem

O episódio da mulher pagã que foi pedir a Jesus para libertar sua filha do demônio representa bem as pessoas de outros povos e religiões que procuraram a comunidade cristã para participar também da salvação em Cristo. Os seguidores de Jesus tiveram muita dificuldade para integrar os pagãos na comunidade, porque viviam dentro de uma mentalidade de discriminação dos não-judeus. Contando essa história, os evangelistas mostravam como Jesus, dentro daquele contexto de exclusão dos pagãos, rompeu com esse esquema e alargou a sua missão também para os pagãos. O preconceito pode nos manter afastados de muitas pessoas e grupos que vivem outras tradições culturais e religiosas diferentes da nossa. Jesus veio para todos. A comunidade cristã tem a vocação de ser uma comunidade em diálogo com o mundo, com as outras religiões, com todos. A Igreja é o fermento na massa, o fermento de Deus no mundo.

É verdade, Senhor, mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos! (Mt 15, 27)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu és o salvador da humanidade. Venceste o pecado e o mal que mandavam no mundo. É assim que lemos no evangelho tantas histórias em que libertaste pessoas do teu povo da dominação do demônio, até mesmo dentro da sinagoga. Nessa história da mulher pagã que foi te pedir para tu libertares sua filha, vemos como tua ação redentora abriu-se também para as pessoas pagãs. Tu te colocaste como missionário do Pai a serviço do bem de todos, sem discriminação. Tua atitude ajudou as primeiras comunidades cristãs a compreenderem que a salvação chegara para todos. Senhor, ajuda-nos a vencer também a estreiteza de nossos pensamentos que nos fecham em nossos templos e não nos permitem ver a missão na sua abrangência no mundo, como bênção que deve chegar a todos, transformando toda a realidade com a tua graça.   Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Será que você poderia comentar a passagem de hoje com alguém? Seria um bom exercício de compreensão do evangelho e de compromisso com a missão. O texto de hoje é Mateus 15,21-28.

Comunicando

Fazendo as contas, neste ano estou completando 30 anos de atividade musical, com mais de 3.000 shows realizados. Aproveito para convidar vocês para os meus próximos shows:

10 de agosto – São Lourenço da Mata, PE
13 de agosto – Autases, AM
21 de agosto – Glória do Goitá, PE
27 de agosto - Live musical para os associados.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Bom Dia Padre João Carlos sua bênção como é gratificante receber todos os dias a homilia do evangelho do dia pois quanto mais conhecemos mais amamos 🙏🏻🙏🏻
    Parabéns Padre pelos 30 anos de louvores a Deus que Deus o abençoe sempre com as bênçãos e as graças do céu, que a Mãe Maria Santíssima te cubra com seu manto sagrado 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🌹❤

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/8/22 06:35

    Parabéns Padre João Carlos, que Deus continue lhe abençoando na sua brilhante jornada de Evagelizacao
    Yhelda Felicio

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu 30 anos de Sacerdócio,paz e bem bom dia 🌻🌷🌷

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/8/22 06:47

    Bom dia sua benção padre João Carlos que Deus continue abençoando sempre sua vocação,o senhor é uma benção na nossa vida.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/8/22 06:47

    Sou a Lyris de Alfenas MG

    ResponderExcluir
  6. José Lúcio de Araújo3/8/22 07:03

    Brilhante meditação, Padre João Carlos, sobre essa passagem do evangelho até então com certa dificuldade de entendimento. Parabéns e benção!

    ResponderExcluir
  7. Amém bom dia padre sua benção. Parabéns padre que Deus o abençoe e te ilumine sempre 🙏🏼 🙌

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3/8/22 07:40

    Primeiro,peço sua bênção, padre
    Sou muito grata por sua catequese a partir da liturgia diária. Aprendo muito e repasso para meus contatos.
    Que Deus proteja sua vida e missão .

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3/8/22 08:10

    Bom dia padre João Carlos que Deus continue abençoando você que Deus te ilumine.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3/8/22 08:33

    Bom dia padre Carlos,minha benção,eu entendo que não devemos descriminar nenhum sobrevivente deste mundo...devemos ajudar uns aos outros com muito carinho e amor.Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  11. Anônimo3/8/22 11:05

    Bom dia, sou Márcia de Belém do Pará, sua explicação sobre o evangelho diário é simplesmente perfeita, tomo posso de suas palavras, entram como um bálsamo em minha vida, sinto Jesus conversando comigo, muito obrigada Padre por sua evangelização,Deus lhe abençoe sempre🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Anônimo3/8/22 13:34

    Parabéns SrPe João Carlos pelos seus 30 anos de actividade musical. Que o Espírito Santo continue lhe iluminando, p que continue compondo mais letras e que a sua carreira musical continue sendo um sucesso. 🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
  13. Anônimo3/8/22 14:58

    Parabéns feliz aniversário Padre eu recebo todos os dias eodo

    ResponderExcluir
  14. Anônimo3/8/22 15:01

    Parabéns feliz aniversário Padre eu recebo todos os dias e compartilho com meu grupo suas meditação e sabedoria pra mim Deus te ilumine sempre assim firme e forte segura nas mãos de Deus pai filho Espírito santo amém 🙏 sou luzinete Maria ximenis dadioces de Palmares Sirinhaém

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde e sua benção padre!
    Que sejamos firmes e perseverantes na fé, para que possamos alcançar a Deus. E que a nossa fé seja maior que nossos medos.
    Muito obrigada pela reflexão de hoje.

    Louvado seja Deus pelo seu SIM para ser um servo de Deus. Que Deus o abençoe e ilumine sempre 🙏

    ResponderExcluir
  16. Anônimo4/8/22 08:02

    Não concordo que religiões excluem pessoas, mas religiosos, sim! Jesus não suportava religiosos, os chamava de raça de víboras, por que usava suas religiões em benefício próprio!
    Também a passagem citada em nenhum momento exclui, pelo contrário ela acolhe! Jesus, realmente, ensinou aos judeus que Ele veio para todos!
    Que Jesus abençoe a todos e ponha abaixo todas as religiões! Só Jesus desceu do seu trono de glória, cumpriu sua missão na terra. O único queorreu e ressuscitou dos mortos e um dia virá para buscar os que o confessam como seu único senhor e salvador!
    Os pagãos da atualidade, são os que colocam sua religião acima de Jesus!
    Para eles Jesus é apenas um fantoche!
    Jesus é Deus!
    A Ele toda honra e toda glória!
    Basta!
    Jesus é o suficiente! ( Romanos 10:9)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS