PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: COMO ANDA A SUA VIDA DE ORAÇÃO?

COMO ANDA A SUA VIDA DE ORAÇÃO?



15 de junho de 2022

Quarta-feira da 11ª Semana do Tempo Comum 

EVANGELHO


Mt 6,1-6.16-18

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

MEDITAÇÃO


Quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e ora ao teu Pai que está oculto (Mt 6, 6)

Estamos ouvindo o Sermão da Montanha. Nele, Jesus faz uma reedição da Lei, orientando os seus seguidores sobre como se conduzir em diversas situações da vida. No ensinamento de hoje, ele toca em três temas: a esmola, a oração e o jejum. ‘Quando der esmola, não toque a trombeta diante de si, não dê publicidade à sua caridade. Quando jejuar, não desfigure o rosto, ninguém precisa saber de sua penitência. Quando for rezar, não exiba sua piedade em favor de sua boa imagem’. A orientação é afastar-se do jeito dos fariseus e realizar essas práticas religiosas com um novo espírito.

Vamos prestar bem atenção à preocupação de Jesus com relação à oração. Um grande defeito da oração dos fariseus era a ostentação. Disse Jesus, com toda clareza: “Quando vocês forem rezar, não façam como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens”. Os fariseus rezavam em público, mostrando-se praticantes fieis da religião. Eles eram realmente admiráveis pelo exato cumprimento externo das normas religiosas. E o povo os tinha em muita conta. Mas, esse modo de praticar a fé, no fundo, os estimulava a buscar prestígio e poder diante do povo. A ostentação destrói a prática religiosa.

Na ostentação, procura-se o reconhecimento por parte dos outros, o elogio dos homens. A ação que seria de louvor a Deus transforma-se em louvor a si mesmo. Na ostentação, manifesta-se a vaidade. Pela vaidade, a honra que é devida a Deus eu a canalizo para a minha pessoa. Jesus via isso também nos trajes dos fariseus e seus mestres, com a desculpa de homenagear as palavras da Lei. A ostentação é também uma forma de humilhar os pobres e as pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades. Além do mais, a ostentação é irmã do fingimento, da hipocrisia. É o culto da aparência, onde a verdade não conta, só o que fica bem na foto.

Pelo contrário, ensinou Jesus, “quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. A oração é um ato de intimidade entre Pai e filho. “Entra no teu quarto e fecha a porta”. Quarto é uma maneira simbólica de falar da própria intimidade. Esse é o primeiro templo, o nosso interior. A oração é como estar de portas fechadas, você e o seu Pai, conversando no seu quarto. É no espaço interior, longe de olhares curiosos ou das manifestações públicas de santidade, que você e Deus conversam, trocam confidências, acertam as coisas.




Guardando a mensagem

Os fariseus gostavam da oração da praça. Uma oração marcada pela ostentação, pelo jogo da aparência, pela falsidade das intenções. A oração servia para engrandecer sua imagem de homens devotos e cumpridores das obrigações religiosas. Era, afinal, uma louvação a si mesmos. Jesus aconselhou a oração do quarto. Uma oração marcada pela simplicidade, pela intimidade. Um diálogo amoroso e filial com Deus, no templo da própria interioridade.

Quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e ora ao teu Pai que está oculto (Mt 6, 6)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
O teu ensinamento de hoje é uma grande lição para nossa vida de oração. Diante de Deus, não vale a aparência. Vale a verdade. No relacionamento com ele, conta pouco a formalidade. Vale especialmente a simplicidade, a confiança e a intimidade de filho ou filha no encontro com o seu Pai. O teu ensinamento, Senhor, não desprestigia os nossos templos. Mas, fica claro, que antes do templo de pedra, a oração se faz verdadeira no meu templo interior. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Consagre, hoje, um tempinho maior para sua oração pessoal. Recolha-se em qualquer lugar (pode ser mesmo no coletivo) e comunique-se com o seu Deus e Pai, no quarto do seu ser, na sua intimidade.

Comunicando

Como você sabe, todos os dias, nós enviamos a Meditação em formato de áudio e também de texto. Acompanhando o áudio, vai sempre uma breve apresentação da Meditação e o link para o texto. O texto do Evangelho e da Meditação é publicado diariamente no meu blog padrejoaocarlos.com. Quando lemos o texto, além de ouvi-lo, melhora muito a compreensão da mensagem.  Além do mais, no final do texto, tem como você postar seus comentários. 

Muito obrigado pela atenção. Até amanhã, se Deus quiser!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. A oração é uma arma poderosa contra a ação do Inimigo.
    Há personagens da bíblia que foram destaque no divino ato de orar, como o grande e valioso Elias.
    Há anos não vou à Igreja, mas oro até para desconhecido, todos os dias. Oro no banheiro, quando estou dirigindo, oro sozinho e com a família, conjuntamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Edesio Orar é super necessário para como ma Pala

      Excluir
    2. Edesio é necessário também de irmos a Igreja para nos alimentarmos da Palavra vamos também alimentarmos do, grande Sacramento da EUCARISTIA

      Excluir
    3. Obrigado pelas palavras e necessário se alimentarmos da palavra e ter fé ,e ser menos amargurada e se fortalece a cada dia

      Excluir
    4. Padre João Carlos bom dia, sou a Francisca França Cruz é muito bom acordar todos os dias e ouvir a sua reflexão da palavra pois ela nos orienta e nos fortalece na fé, todos os dias ao recebê-lo envio para a comunidade Santa Paulina a qual faço parte aqui no bairro cidade satélite em Boa Vista Roraima. Bom dia padre e que Deus te ilumine sempre 🙏🙏🙏

      Excluir
  2. Obrigada por palavras sábias inspiração do Senhor. Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Padre maravllha de palavra e riqueza qu temos todos dia .estou passando para minha irmãs para que veja cintas ESA bênçãos que o Senhor nos manda todos os dias obrigado Deus abençoe senhor hoje e sempre

      Excluir
  3. Deus o abençoe Pe.! Oro todos os dias da minha vida. 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre Carlos
    Obrigada por nos oferecer esse trabalho de evangelizacao.Tem me,ajudado bastante e tbm compartilho.peço suas orações por mim e minha familia

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Paz e bem. Deus abençoe sempre a todos com saúde e paz....

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Padre João Carlos pela leitura e explicação belíssima do Santo Evangelho todos os dia e, a lembrança do Santo do Dia. Eu rezo dirigindo, andando, no trabalho e também fazendo as minhas tarefas do lar, e aonde mais tiver oportunidade. Sinto-me feliz e sei que meu dia será abençoado por Deus!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos
    Obrigada pelas lindas e boas meditações, que recebo com muito carinho e incentivo às nossas orações.Deus seja louvado, que Deus abençoe sempre o senhor, Amém, abraço

    ResponderExcluir
  8. Obrigada meu querido Padre João Carlos pelas suas reflexõesdiariamente da Palavra
    Eu tenho problemas dde saúde

    ResponderExcluir
  9. Obrigada meu querido Padre João Carlos pelas suas reflexões diárias
    Tenho problemas diversos de saúde e então suas Reflexões me ajudam muito para revigorar minha FÉ
    Obrigado pelo be¹
    Tenho diversos pro l,

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos obrigada pela sua orações

    ResponderExcluir
  11. Rosângela Soares15/6/22 11:16

    Bom dia Padre João Carlos
    Receber o Evangelho do dia é como receber um alimento diário só que nesse caso é um alimento para nossa alma , para fortalecer o nosso espírito, a nossa fé.
    Muito obrigada por enviar todos os dias a meditação do Evangelho e que Deus e Nossa Senhora o abençoe com muita saúde e sabedoria.

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigada Pe João Carlos pela clareza como o Sr evangeliza me ajuda muito nas minhas ações do cotidiano, também compartilho com os meus contatos. Saúde e muitas bençãos.

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos obrigada pela palavra que jesus te ilumine.

    ResponderExcluir
  14. Senhor Deus, eu LHE agradeço por rezar diariamente. Entretanto, me conceda a graça de seguir o caminho do profetismo, do discipulado, do jejum, da oração, da caridade e da obediência. Me conceda a graça de pedir com fé, confiança, perseverança e humildade. Me conceda a graça de ficar cheio do Espírito Santo. Me conceda a graça de praticar a justiça, da melhor forma possível. Me conceda a graça de evitar o pecado, a hipocrisia, a vontade de aparecer e de se amostrar. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada, Pe. João Carlos por nos proporcionar momentos tão ricos de meditação. Vivemos um momento em que a superexposição e a ostentação têm se tornado regra num mundo de aparências.
    Que Deus o abençoe 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS