PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: É JESUS QUE ACALMA O MAR

É JESUS QUE ACALMA O MAR





05 de janeiro de 2022

EVANGELHO


Mc 6,45-52

Depois de saciar os cinco mil homens, 45Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 46Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar.
47Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 48Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles.
49Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 50Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!” 51Então subiu com eles na barca, e o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 52porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido.

MEDITAÇÃO


Jesus logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo! (Mc 6, 50)

O evangelho de hoje conta que Jesus foi ao encontro dos discípulos, andando sobre o mar. E quando entrou na barca, o vento se acalmou. E que os discípulos estavam apavorados e assustados. E por quê? Disse o evangelho: porque eles não tinham compreendido nada a respeito dos pães. Vamos ver se a gente entende isso.

Você se lembra da cena dos pães, de ontem, não lembra? Jesus encontrou-se com um povo numeroso e encheu-se de compaixão. Ensinou muitas coisas e, no fim do dia, repartiu cinco pães e dois peixes com todo mundo. Foi uma refeição farta, pelas sobras que se recolheram. Quando tudo terminou, Jesus obrigou os discípulos a tomarem a barca e irem a uma cidade do outro lado do mar, o grande lago da Galileia. Depois que despediu o povo, Jesus foi rezar no monte.

A travessia na barca foi se complicando. Escureceu, o vento foi ficando forte e contrário. Já perto de amanhecer o dia, eles cansados de remar, viram um vulto andando sobre o mar, vindo na direção deles. Foi um medo só. Pensaram que fosse um fantasma. Jesus de lá gritou: “Tenham coragem. Sou eu. Tenham medo não”. Jesus se aproximou, subiu na barca e ficou com eles. O vento cessou e a viagem foi tranquila. Os discípulos estavam pasmos, espantados.

O que aconteceu com os discípulos, podemos resumir, foram duas coisas. Primeiro, eles não estavam conseguindo atravessar o lago, por causa da escuridão e do vento contrário. E segundo, eles não reconheceram Jesus que foi ajudá-los, por causa do medo de que estavam possuídos.

Eles remavam noite adentro e não conseguiam avançar. Essa travessia na barca é uma representação da missão que Jesus lhes confiou. Representa também as dificuldades que experimentamos hoje no cumprimento de nossa missão. As dificuldades vinham de fora (a ventania) e deles mesmos (a escuridão). Eles podiam ter pensado: ‘Gente, ontem, nós vimos aquele povo na mesma situação, ovelhas sem pastor, enfrentando a ventania da dispersão, da doença, da fome. E nós vimos: Deus mandou um pastor para cuidar do seu rebanho, Jesus ensinou e alimentou aquele povo todo. Ele não nos abandona. Deus está conosco’. Mas, eles não tinham aprendido a lição dos pães.

Aí Jesus, com pena deles, foi em seu socorro, andando sobre o mar. Eles conheciam as Escrituras. Sabiam que só Deus é quem anda sobre o mar. Já tinham ouvido isso no livro de Jó: “Só ele estende os céus e anda sobre as ondas do mar” (Jó 9,8). Mas, ao verem Jesus que vinha sobre as águas eles quase morreram de medo. Não tinham aprendido a lição da multiplicação dos pães. Em Jesus, age o próprio Deus, na sua grandeza, no seu poder. Jesus disse “Sou eu”, uma palavra que se repete na Bíblia como uma apresentação do próprio Deus.

Guardando a mensagem

Contando a história da travessia do lago, naquela noite de ventos fortes, o evangelista São Marcos comentou que os discípulos não tinham compreendido o que acontecera com os pães, estavam com o coração endurecido. E não entenderam, pelo menos, duas coisas. Primeiro, que Deus não abandona seus filhos. Foi o que Jesus tinha explicado e mostrado na prática: Deus, no seu amor de pai, não dá as costas ao povo necessitado, nem desampara seus filhos nas travessias difíceis. E a segunda coisa que eles não entenderam: Jesus é Deus que vem em nosso auxílio. De fato, mesmo depois da morte de Jesus, não foi fácil eles se convencerem da sua ressurreição. E quando não se crê no poder de Deus que nos liberta do mal e da morte, vive-se com medo.

Jesus logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo! (Mc 6, 50)


Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu acalmaste os discípulos, dizendo: “Sou eu. Não tenham medo”. Disseste SOU EU. O Pai tinha falado assim, no Monte Sinai, a Moisés: ‘Diga ao Faraó que EU SOU mandou dizer que liberte o meu povo'. EU SOU é Deus. No meio daquele vendaval, naquela noite escura, os discípulos fizeram uma experiência maravilhosa: a tua revelação como Deus. Tu, Senhor Jesus, és o Deus que domina o mar, que acalma a tempestade. Em nossas travessias difíceis, enche-nos de confiança. Em nossas noites escuras, reveste-nos da fé. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

É possível que, hoje, se apresente uma oportunidade para você dizer uma palavra de fé que ajude a acalmar alguma tempestade. Se aparecer essa oportunidade, dê seu testemunho sobre Jesus: anuncie que é ele quem acalma o mar.

Como todas as quintas-feiras, hoje, temos a Santa Missa, às 11 horas, transmitida pelo rádio e pelas redes sociais. No formulário que estou lhe enviando, coloque o seu pedido de oração para esta nossa primeira celebração no ano novo. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



26 comentários:

  1. Bom dia Padre! Jesus aumente a minha Fé, seja Sempre o Centro da minha vida e da vida dos meus filhos e netos! Obrigada Deus pelo teu infinito AMOR por todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre!
    Peço oração que Jesus continue fortalecendo a
    minha fé e pelas bênçãos sobre a minha família.Obrigada meu Deus por não desistir de mim.

    ResponderExcluir
  3. Após essas orientações do Evangelho de hoje... Obrigado Pé João Carlos...senti minha FE..cresceu muito em min... precisamos acreditar mais e mais e Deus.... Jesus mostra a seus discípulos claramente.... não tenham medo...SOU EU...quero viver assim sempre.... Jesus está comigo... Amém.

    ResponderExcluir
  4. Bença Padre João Carlos, peço oração para a minha família, pois os gigantes estão querendo se levantar mais uma vez e eu vencerei juntamente com a minha família e com a palavra de Deus. Porque Davi derrotou Golias e bem assim eu e minha família venceremos.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia Pe:João Carlos,ontem eu tive a oportunidade de mostrar à um amigo as maravilhas de Deus em minha vida e não perdi a oportunidade. Ontem também foi a missa de 2 anos da paróquia ao qual faço parte;paróquia Santa Paula Frassinetti em Bom Jardim-Fortaleza-Se.Na ocasião foi-nos apresentado o novo vigário paroquial José Carlos,que Deus abençoe sua missão.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre!
    Peço orações pela cura e restauração da saúde do meu filho João Emanoel Pereira Lacerda e pela saude minha e de toda minha família.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por essas passagens bíblicas, fortaleceram a minha fé, sei que posso confiar em Jesus Cristo .
    Peço oração de cura e libertação da minha família

    ResponderExcluir
  8. Quem tem fé enfrenta todas as turbulências que a vida apresenta porque sabe que Jesus está por perto.
    Senhor, creio mas aumentai minha fé.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, estás palavras vieram para fortalecer ainda mais a minha Fé q está abalada. Peço oração pela vida do pai dos meus filhos que está em um caminho escuro, pela minha saúde, dos meus filhos e de todo minha vida 😍

    ResponderExcluir
  10. Padre, peço oração pela a minha fé e pela a vida do meu esposo

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Padre Joao Carlos pela interpremaravilhosa que o senhor faz do Evangelho. Que o Espírito Santo ilude sempre tuas palavras e a tua escrita para os converter e aumentar cada vez mais a nossa fé em He’s s.a ele a honra a ele a glória a ele todo louvor.

    ResponderExcluir
  12. Desculpa o corretor - interpretação maravilhosa…. Ilumine …. Para nós …

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos que seu dia seja abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre eu ontem estava pensando como Deus é bom para mim e nunca abandona
    e hoje o evangelho do dia de hoje é o que eu estava pensando
    olhando para trás passei por momentos tão difíceis e chorado mais voltei a sorri, vejo que Deus sempre esteve comigo sempre esteve no meu lado.
    Tempestade sempre pode forma nas nossas vidas, Ele me faz vencer .
    Ele me mostra que me ama nunca me abandonou por ser uma filha imperfeita
    e pequena diante de seu amor imenso.
    🙏🙋😍🌹💕
    Bom dia sempre confie busque a Deus

    ResponderExcluir
  14. Anônimo5/1/22 08:19

    Bom dia padre,seus ensinamentos são maravilhosos e nos faz refletir sobre nossas atitudes de fé. Peço oraçào por mim e minha família.🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Senhor eu não sou digna de que entreis em minha casa, mas dizei uma palavra e eu serei salva.
    Senhor aumenta a minha fé.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo5/1/22 08:36

    Bom dia Padre João Carlos, na doce presença do SENHOR JESUS .
    É JESUS QUE ACALMA O MAR.
    Tu, Senhor Jesus, que domina o mar, que acalma a tempestade. Em nossas travessias difíceis, enche-nos de confiança. Em nossas noites escuras,reveste-nos da fé...
    Uma excelente e abençoada quarta-feira com saúde e paz para Padre João Carlos e toda equipe da AMA...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  17. Que tenhamos paz em nossos corações e animação para atuarmos em prol de um mundo com igualdade e justiça social, em profunda harmonia com a Natureza.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre João Carlos Caucaia Ceará peço oração pela minha família pela saúde senhor mas aumenta minha fé senhor 🙏

    ResponderExcluir
  19. Jesus , te entrego a alma do meu filho Lucas. Conceda a ele o descanso eterno e a vida no paraíso.
    Te entrego o casamento de Marcelo é Carla. Conc3da-lhes a graça do amor verdadeiro e a fé. Que construam uma famia cristã. Obrigada por me amar

    ResponderExcluir
  20. Bom dia padre sou de Ribeirão PE , que bom ouvir sua meditação obg moro só e Deus está comigo nas minhas travessias paz e bem

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Pé João Carlos, sua benção. Hoje sobre sua meditação que a gente não deve ter medo quando confiamos no Senhor. Eu venho pedir oração para os momentos que estou vivendo. Choros sem motivos aparentes, problemas em minhas pernas tromboflebite ( formação de trombos nas pernas ) alopecia nós cabelos e outros. Padre preciso de forças tô muito assim meio largada. Me ajuda

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Sr. Padre agradeço pelo alimento espiritual, na verdade fortificou-me.
    Peço a graça do emprego para minha filha Cleide e seu noivo Francisco.

    ResponderExcluir
  23. Ó Deus, luz de todas as nações, eu LHE agradeço pela vida de São João Neumann. Entretanto, me conceda a graça de amar todas as pessoas. Me conceda a graça de ter o Espírito Santo. Me conceda a graça de testemunhar o SALVADOR. Me conceda a graça de proclamar o Evangelho com fé, amor e confiança. Me conceda a graça de amar com perfeição. Me conceda a graça de viver o meu discipulado. Me conceda a graça de rezar santamente. Me conceda a graça de viver com coragem. Me conceda a graça de fugir do medo e do pecado. Me conceda a graça de ter um coração manso e humilde. Isso eu LHE peço por Cristo nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  24. Senhor Deus,aliviai o sofrimento de LUIZ Antônio Liborio Piedade que irá submeter a uma cirurgia cardiaca no dia 11 de janeiro para através da fé,esperança, tudo ocorra bem .Peço que ilumine este meu irmão para que ele seja vitorioso com as orações que pedimos ao pai, e saia desta depressão o mais rápido possível.Sejamos gratos pela corrente de oração para o nosso irmão

    ResponderExcluir
  25. Obrigada senhor pelo ar que respiramos, eu e minha família.

    ResponderExcluir
  26. Obrigada Senhor meu Deus por mais um dia,intercede por minha saúde ,filhos e toda minha familia.Amem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS