PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ESTÁ CHEGANDO O GRANDE DIA

ESTÁ CHEGANDO O GRANDE DIA



14 de novembro de 2021

33º Domingo do Tempo Comum

Dia Mundial do Pobre


EVANGELHO


Mc 13,24-32

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 24“Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais, 25as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas.
26Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. 27Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus, de uma extremidade à outra da terra.
28Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. 29Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo, às portas.
30Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isto aconteça. 31O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. 32Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai”.

MEDITAÇÃO


Fiquem sabendo que o Filho do Homem está próximo, está às portas (Mc 13, 29)

A pandemia adiou o casamento do meu sobrinho Lucas. Mas, agora que o tempo está clareando, ele e sua noiva Izabela remarcaram o casório para fevereiro do ano que vem. A celebração do matrimônio é um dia sonhado, esperado e preparado em todos os pormenores pelos dois e suas famílias. O dia do seu casamento é um dia muito especial que está chegando.

No capítulo 13 de São Marcos, estão reunidas muitas palavras de Jesus sobre um dia muito especial que vai chegar: o dia de sua volta-uma volta gloriosa, à moda de uma grande avaliação da humanidade. Com as imagens do livro do Apocalipse, podemos pensar num grande casamento. Jesus é o noivo. A noiva é a Igreja. Estas núpcias do cordeiro são aguardadas ao longo da história, com grande ansiedade pelo povo fiel. Para esse encontro, a noiva Igreja vem se preparando desde que o seu senhor voltou ao seio do Pai, na ascensão.

Sempre pensamos na volta de Jesus, como um evento que nos apavora. Há uma certa razão nisso, se nos fixarmos demais nas imagens utilizadas por Jesus neste capítulo 13 de São Marcos. Jesus fala de guerras, de perseguições, de tragédias naturais, de destruição da cidade santa de Jerusalém. E por que ele fala tudo isso? Para nos avisar que antes que ele volte, vamos passar por muita coisa; para nos animar a resistir, a perseverar na fé, no meio das provações e dificuldades. E para nos prevenir sobre a necessidade de nos preparar para esse momento máximo da história: a sua volta gloriosa ou, no dizer do Apocalipse de São João, as núpcias do cordeiro, o seu casamento místico com a comunidade dos redimidos.

Esse tempo de espera da volta gloriosa do Senhor é tempo de preparação. Pensemos na proximidade do casamento de Lucas e Izabela: eles têm muito o que organizar, convidar, contratar, preparar... Em nossas atitudes de hoje, mostra-se o grau de compromisso que temos com o casamento místico que se avizinha. Nas próximas semanas, vamos ouvir bastante essa palavra: vigilância! Vigilância é mantermo-nos despertos, operosos, propositivos, comprometidos com Jesus e seu Evangelho. Assim, estamos nos preparando para o grande momento de nossa vida: o encontro com o Senhor que vem para celebrar as bodas eternas.

Guardando a mensagem

Neste domingo, nos examinemos se estamos nos preparando bem para o encontro com o Senhor que vem. As núpcias do cordeiro estão chegando. É o grande casamento místico do Senhor com sua Igreja, pela qual entregou sua vida. Não é mais hora de vivermos distraídos, relaxados, despreocupados... a hora está chegando. No meio das dificuldades, resistamos. No corre-corre da vida, mantenhamos o foco. O dia mais feliz de nossas vidas está chegando. O Senhor vem!

Fiquem sabendo que o Filho do Homem está próximo, está às portas (Mc 13, 29)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
falaste para ficarmos atentos aos sinais dos tempos. Como os brotos e folhinhas verdes da figueira indicam que o verão está chegando, assim também poderemos reconhecer os sinais de tua iminente chegada em situações e acontecimentos da história. Ajuda-nos, Senhor, com teu Santo Espírito, a ler os teus sinais em nossa história. Sendo hoje o dia mundial do pobre, logo nos lembramos deste grande sinal a nos indicar tua presença e teu senhorio: a solidariedade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Na Missa deste domingo, após a consagração, preste bem atenção à oração que a assembleia faz em resposta às palavras do padre: “Eis o mistério da fé!”. Veja se encontra nessa oração uma ligação com o evangelho de hoje.

O Recife vai sediar o 18º Congresso Eucarístico Nacional, no ano que vem (2022), com o tema "Pão em todas as mesas". Hoje, numa tarde memorável em praça pública, a Arquidiocese abre o ano de preparação do Congresso. A Missa, presidida pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani Tempesta, começa às 16 horas e será transmitida pela TV Evangelizar. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

10 comentários:

  1. Quem está preparado pra chegada do Espírito Santo,deixar tudo receber a presença concreta de Deus, vencer toda tristeza,desamor.Os ramos Cristã irá surgir alguma novidade sobre a vida diária será acrescentando,que estejamos juntos nessa nova etapa que todos perpassamos pôr portas estreitas para alcançar a verdadeira vida justa.

    ResponderExcluir
  2. Padre João Carlos que seu domingo seja abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho e ainda mais que sua tarde seja maravilhosa estarei participando em casa da santa missa.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹

    A volta de jesus,o grande dia do
    senhor.
    Está preparado é quem compreende o que está para acontecer e o resultado.
    Vamos ficar longe da malignidade no mundo, para não está como nos dias de Noé, buscar em oração proteção.
    🙏🙋😍🌹💕
    Um ótimo domingo para todos

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. esperamos ansiosos pela chegada de jesus .

    ResponderExcluir
  4. Verão o Filho do Homem vir sobre as nuvens.
    O Senhor vem!🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Glória de Jesus e que possamos estar preparados Sempre. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  6. Deus criador, eu LHE agradeço por todos os anjos. Entretanto, me ajude vencer a angústia e a tribulação. Me ajude ser inscrito no livro da vida. Me ajude alcançar a vida eterna. Me ajude ser sábio. Me ajude ensinar os caminhos da virtude, do discipulado, da perfeição, da santificação e do perdão. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude ser um eleito do SALVADOR. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  7. 🙏🙏🙏👏👏👏Amém.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo lhe proteja sempre amém 🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  9. Senhor me ajuda a livrar-me do pecado que entrou na minha vida ! Sou sua filha,preciso vencer e ser feliz , vivendo conforme tua vontade e ensinamentos!Não aguento mais viver nessa situação !

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Pe João Carlos pelas mensagens que recebo! Me ajudam muito! Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS