PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VOCÊ E O CEGO DE JERICÓ

VOCÊ E O CEGO DE JERICÓ



15 de novembro de 2021


EVANGELHO


Lc 18,35-43

35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

MEDITAÇÃO


O cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus (Lc 18, 43)

No evangelho de Lucas, um pouco antes do texto de hoje, Jesus instruía os discípulos sobre a proximidade de sua paixão, em Jerusalém. Mas, diz o evangelista, eles não entenderam nada. É como se estivessem cegos. Chegando à entrada de Jericó, encontraram um cego mendigando, sentado à beira da estrada. Esse cego pode muito bem representar os discípulos que estão caminhando com Jesus, mas sem entender, sem enxergar. Em grande parte, é o nosso caso.

Podemos pensar, então, que esse texto é um roteiro sobre o caminho que cada discípulo ou discípula percorre para aproximar-se e seguir Jesus. É o caminho da catequese, da formação cristã. Por isso, está organizado em sete passos, sendo sete a conta da obra da criação, da obra perfeita.

Primeiro passo – Um cego está sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. É a condição de quem não caminha com Jesus. Está à margem, mendigando algum sentido para a vida. Foi onde começamos.

Segundo passo – Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. A primeira coisa que nos desperta é a movimentação da comunidade, da Igreja. Uma multidão barulhenta que passa, que sinaliza alguma coisa. Isso desperta curiosidade. Alguém à margem quer saber o que está acontecendo.

Terceiro passo – Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. A comunidade cristã anuncia claramente a presença de Jesus que passa por nossas vidas. Ele, Deus verdadeiro, veio nos encontrar. Estamos alegres porque Jesus caminha conosco. É a evangelização.

Quarto passo – Então, o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim”. E as pessoas mandaram-no calar a boca. É a hora em que se começa buscar Jesus, sem o ter ainda encontrado. É um pedido de socorro, a busca de uma solução para um problema, por exemplo. Essa busca é intensa (por isso, o cego ‘grita’) e muita gente se incomoda. Não falta quem o mande ficar quieto.

Quinto passo – Mas ele grita mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim”. Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. É a experiência de perseverar na busca do Senhor. Jesus quer vê-lo. Aqui entra a ajuda de alguém que vai aproximá-lo do Senhor. Alguém será a ponte que vai levá-lo a Jesus.

Sexto passo – Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: ‘O que queres que eu faça por ti? O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. É o encontro pessoal com Cristo, um encontro transformador. Muita gente um dia já enxergou. Mas, agora está cego. Mas, nesse encontro da fé, vai voltar a ver. E você sabe, não estou falando da cegueira física.

Sétimo passo – No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Olha só o que, de verdade, é enxergar: é seguir Jesus. Ele queria ver de novo, mas termina a história como discípulo, segue Jesus. Isso é enxergar, é conhecer, é crer.


Guardando a mensagem

Na história do cego de Jericó, Lucas capítulo 18, temos os sete passos que percorremos para a comunhão com o Senhor e com a sua Igreja. De pessoas que esmolavam sentido para a vida, como que sentados à margem da estrada, chegamos a pessoas que caminham com Jesus, cheios de alegria e glorificando a Deus. A isso, nos ajuda a comunidade que desperta nossa atenção, nos anuncia Jesus e nos aproxima dele. Essa mudança se dá no nosso encontro pessoal com o Senhor que nos faz ver claramente e nos torna seus discípulos. Você, em que passo está? Acolhendo o anúncio da comunidade ou ainda sentado à beira da estrada? Indo ao encontro do Senhor ou já engrossando a grande caminhada dos discípulos com ele?

O cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus (Lc 18, 43)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Somos teus discípulos. Um dia, fomos cegos. Fomos levados ao teu encontro por nossas famílias. A família é a primeira comunidade cristã. E naquele dia, na fé dos nossos pais e padrinhos, tu iluminaste a nossa vida. Para representar isso, nos deram uma vela acesa e nos recomendaram que conservássemos sempre essa luz. Alguns de nós, infelizmente, voltaram à escuridão, mas agora querem ver de novo. Acolhe-os Senhor, comunica-lhes a tua luz, para que como discípulos, no teu caminho, glorifiquem o nosso Deus e Pai. Nós também te pedimos, Senhor, neste feriado da proclamação da República, pelo nosso país: que esta grande nação trilhe os caminhos da justiça e da fraternidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Só para ajudar a se reconhecer no caminho com Jesus... Abra, hoje, sua Bíblia e veja o que aconteceu quando Jesus e os discípulos entraram em Jericó, depois que encontraram o cego. Está em Lucas capítulo 19, 1-10. Você vai gostar de saber.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏que encontrem Jesus

    ResponderExcluir
  2. Nós precisamos desses padres,q.se dedicam dia e noite pela pregação do Evangelho.sao eles, os soldados da.ffente de batalha, na construção urgente da comunidade do povo de Deus.Os padres sofrem mt p/ q com a ajuda deles, possamos usufruir da.riqueza da sta.Igreja de Deus.Nao percamos de vista o Senhor Jesus, e clamemos: socorre-nos, Senhor, pq em vós nos refugiados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso compartilhar?

      Excluir
    2. Quero seguir esse padre e receber a palavra rodos dias

      Excluir
  3. Qual seria as atividades provacadouras das seguintes segueiras:desânimo,egoísmo,fofoca...que atitudes podemos ter para vencer esses frágios pecados humanos?Em Deus,só na presença da luz seremos capazes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Magistério da Igreja ensina que a melhor forma de combater um defeito ou vício e colocar em pratica a ação contraria: contra a fofoca, o silêncio; contra o egoísmos, a partilha; contra o desânimo, fazer algo para alguém.

      Excluir
  4. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras muito bem explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Conversão e que possamos ver e transmitir em todas as coisas que façamos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos que o senhor tenha um começo de semana e um feriado abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos,o senhor foi quem me levou ficar mais próxima de Jesus,com firme convicções.
    Deus colocou o senhor no meu caminho meu anjo sem asas 😇.
    🙏🙋😍🌹💕.
    Um ótimo feriado e começo de semana abençoado para todos.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos. Que o Pai, o Filho e o Espírito Santo lhe abençoe infinitamente e lhe dê saúde e paz neste dia.
    VOCÊ É O CEGO DE JERICÓ
    Que possamos enxergar a vida com o olhar da graça do nosso Deus e Pai.
    Abençoa, Senhor, o nosso BRASIL E TODOS OS BRASILEIROS QUE ESTÃO PRECISANDO DE SAÚDE E PAZ...
    À Padre João Carlos e toda equipe da AMA desejo uma semana linda e abençoada.
    Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Senhor Jesus nos ajude a enxergar melhor o nosso propósito com Jesus,para que sejamos empre livre do pecado. Que as bênçãos de Deus nos proteja para sempre.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde padre muito bom o seu comentário sobre o Evangelho de hoje Deus lhe abençoe sempre ,vamos rezar mesmo por to as pessoas que estão com depressão é uma doença que não deixa a gente fazer nada.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde padre muito bom o seu comentário sobre o Evangelho ,vamos mesmo rezar por todas as pessoas que estão com depressão pois é uma doença que vai nos matando aos poucos.

    ResponderExcluir
  10. Senhor Deus dos exércitos, eu LHE agradeço por todas as curas que foram feitas na vida do VOSSO povo. No entanto, me conceda a graça de evitar a iniquidade, a impiedade, o mal, a idolatria, a abominação, enfim, todo tipo de pecado. Me conceda a graça de observar a sagrada aliança, os bons costumes e a VOSSA lei. Me conceda a graça de fazer caridade. Me conceda a graça de rezar santamente. Me conceda a graça de segui-Lo com fé e confiança. Me conceda a graça de glorificá-Lo e louvá-Lo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Muito Obrigada padre João Carlos por esta Santa Palavra de DEUS que o sr. nos explica tão bem. Nossas preces pelo sr. e por toda sua família. sua bênção.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS