PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A HISTÓRIA DE ZAQUEU

A HISTÓRIA DE ZAQUEU

 




16 de novembro de 2021


EVANGELHO


Lc 19,1-10

Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. 9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

MEDITAÇÃO


Zaqueu desceu depressa e recebeu Jesus com alegria (Lc 19, 4).

A história de Zaqueu é a história de alguém que vivia longe de Deus e o encontrou. Ou melhor, foi encontrado. É a nossa história.

O encontro de Jesus com Zaqueu foi muito curioso. Jesus é o missionário do Pai que vem ao nosso encontro. Ele chegou à cidade de Zaqueu, Jericó, acompanhado de muita gente. A multidão é a comunidade, o povo que o admira, nós que o seguimos. Dá pra perceber que ele está chegando, pelo barulho que a gente faz, pelo "converseiro" que toma conta das ruas. É a comunidade de Jesus, o povo que o acompanha.

Zaqueu é como nós. Alguém cheio de vontade de ver Jesus. Ele queria vê-lo. E certamente não era só por curiosidade. Pois ele, que era baixinho, só via a multidão, só via o povo, nada de Jesus. Teve uma ideia. Correu à frente. Não é comum se ver uma pessoa importante correndo na rua pra ver alguém. E mais ainda, subir numa árvore, como ele o fez. Coisa de criança, vocês não acham? Mas, como disse Jesus, quem não for como criança não entra no Reino de Deus.

E vocês sabem por que eu disse que ele era uma pessoa importante. Ele era chefe dos cobradores de impostos, era muito rico. É o que diz o evangelho de Lucas. Era chefe dos cobradores de impostos, diretamente ligado ao poder romano. Mas, correu como uma criança, querendo ver Jesus. Há muito queria vê-lo. Era essa a oportunidade. Lá de cima da figueira, Zaqueu teve uma surpresa.

Ele queria ver Jesus, e foi Jesus quem o viu, quem o encontrou. Olhou para o alto da árvore e foi dizendo: 'Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Quem poderia esperar essa iniciativa de Jesus? Nem Zaqueu. Logo ele, um homem muito pequeno, como disse São Lucas. Um homem cheio de defeitos, pequeno demais para ser digno de receber Jesus em casa. É claro que eu não estou falando de sua altura física. Estou falando de sua condição de pecador.

E quando Zaqueu abriu a porta da casa pra Jesus entrar... ah, não era mais aquele homem mesquinho, desonesto, aproveitador. Era um homem novo, renascido pela graça que o conquistou e pela sua conversão. Eu fico até imaginando: ele certamente tinha tomado banho, vestido uma roupa branca, reunido a família e os amigos. Foi como no dia do batismo da gente, o dia em que a gente renasceu na alegria da comunhão com Deus. E o que Jesus falou ali foi surpreendente: “Hoje, a salvação entrou nesta casa!”



Guardando a mensagem

Zaqueu sou eu. Zaqueu é você. É a pessoa apequenada pelo pecado. Sem merecimento algum de nossa parte, sendo nós distantes pecadores, Jesus veio ao nosso encontro, com provas de um imenso amor de predileção; amor surpreendente e restaurador. Zaqueu, diante de Jesus que entrou na sua casa, emocionado com esse imerecido gesto de atenção, reconheceu e confessou seus erros e anunciou sua decisão de abraçar uma nova vida. Tinha sido egoísta e explorador até ali. Seria agora solidário e irmão dos pobres. Tinha defraudado muita gente. Compensaria generosamente a quem prejudicou. E o que Jesus lhe disse, como uma sentença de perdão, diz a você também agora: “Hoje, a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão”.

Zaqueu desceu depressa e recebeu Jesus com alegria (Lc 19, 4)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Como disseste na casa de Zaqueu, vieste buscar e salvar o que estava perdido. É maravilhosa esta história de conversão de Zaqueu. Por ela, ficamos sabendo que na raiz de nossa conversão, há um amor de predileção que nos alcança de uma maneira surpreendente ainda quando estamos ou estávamos distantes de Deus e da fé. Obrigado, Senhor, por seres o bom pastor que não descansa, procurando até encontrar a sua ovelhinha perdida. Nós te bendizemos, Senhor, porque, como bom pastor, dás a vida em resgate de tuas ovelhas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Alguém perto de você precisa de sua oração em favor de sua conversão. E Jesus espera que você, em seu nome, ajude essa pessoa a abrir as portas de sua vida para recebê-lo.

E já que estamos falando de evangelização, deixe-me apresentar-lhe a AMA, a Associação Missionária Amanhecer. Esta obra, que faz comigo um volumoso trabalho de evangelização nos meios de comunicação, está completando 25 anos de serviço na Igreja. Gostaria muito que você conhecesse esta nossa obra. E considerasse a possibilidade de fazer parte dela. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏obrigada por minha , conversão e convertei os jovens

    ResponderExcluir
  2. Amém! Louvado seja Deus! Obrigada Padre João! Que eu não fique apenas nas lágrimas ao ler sua meditação!Conversão verdadeira e testemunhada é o que mais preciso! Bom dia! 🌹

    ResponderExcluir
  3. Tereza
    Obrigada por minha pequena fé, e que ela possa aumentar a cada dia! Peço conversão da minha família a Igreja Católica

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos. Servir a Deus é o que fortalece a nossa fé...
    À HISTÓRIA DE ZAQUEU
    JESUS quer entrar em nossa casa. A salvação que entrou na casa de Zaqueu, também entra hoje na nossa casa, na nossa vida, na nossa família. Nós te bendizemos, Senhor Jesus, porque como bom pastor, dás a vida em resgate de tuas ovelhas.
    Senhor, dai-me a graça da conversão sincera e da perseverança no caminho da vida...
    Uma abençoada terça-feira à todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. a salvação entrou na minha casa e na minha família.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada padre João Carlos gosto muito dessa obra de evangelização e acompanho sempre.
    Sou de Curitiba, Paraná.

    ResponderExcluir
  7. Justina Maria. Luis gomes16.11.8:53 obrigad a padre João por tudo Deus lhi conceda muitos anos de vida com essa bela Missão, acompanhei a Missa de Domingo pela Radio amanhecer ouvir sua voz Linda cantando já até conheço sua voz!

    ResponderExcluir
  8. Padre como filhos de Abraão queremos ouvir o chamado do Nosso Senhor em nossos corações todos os dias
    Amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que o seu dia seja abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    A graça que salva, Jesus é a graça de Deus, trazendo salvação a todos os homens,ela é a base da salvação.
    A graça nos salva da morte,nos livra do
    Pecado,e condição de servos de Deus,assumido a nossa fraqueza.
    Você já foi salvo pelo cordeiro de Deus,se vc foi vai abencoar outras pessoas seu testemunho é um instrumento forte.
    🙏🙋😍🌹💕
    Um bom dia pela graça de Deus para todos

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos Bom dia.Deus lhe recompense pelo seu trabalho de evangelização tão útil para todos nós Sou apaixonada pela Palavra de Deus.Diariamente remeto para muitos amigos que também adoram.Muito obrigada

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Conversão e que possamos ver e transmitir em todas as coisas que façamos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  12. A conversão é uma condição de escolha ser renovado pela força do Espírito Santo, despejar do homem velho renascer em Cristo,Zaqueu fez justamente isso,se deu conta que em Jesus existia justamente esse motivo,então despojar-se daqueilo que era fundamental para se apaixonar de uma Vida justa.

    ResponderExcluir
  13. Ó Deus, governai com amor a VOSSA Igreja, eu LHE agradeço pela vida de Santa Gertrudes. Contudo, me ensine viver uma vida com alegria, honrada, com coragem, virtuosa, com entusiasmo e generosidade. Me ensine vencer o sofrimento e a provação. Me ensine fugir do fingimento, do pecado e da impiedade. Me ensine obedecer a santa legislação. Me ensine seguir o caminho da conversão e da salvação, sendo um exemplo para todos. Me ensine ter o santo temor. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  14. A palavra de Deus, é nossa salvação

    ResponderExcluir
  15. Jesus quero que seja sempre o Centro de minha vida e da vida dos meus filhos e netos! Graças a Deus hoje fiz meu cadastro! Estou feliz ! Deus seja louvado

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Se pedirdes em meu nome....

  03 de maio de 2023   Festa de São Felipe e São Tiago, apóstolos.    Evangelho   Jo 14,6-14 Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o C...

POSTAGENS MAIS VISTAS