PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ENFRENTAR AS DIFICULDADES COM PERSEVERANÇA

ENFRENTAR AS DIFICULDADES COM PERSEVERANÇA

 





05 de agosto de 2021



EVANGELHO


Mt 16,13-23

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.
18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. 20Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. 21Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. 22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!” 23Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”

MEDITAÇÃO


Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço (Mt 16, 23)

Jesus estava explicando aos discípulos que ele devia ir a Jerusalém e sofrer muito. Notou isso? “Sofrer muito”. Seria rejeitado pelos líderes do seu povo que o entregariam à morte, mas ressuscitaria ao terceiro dia. Essa era uma passagem difícil do caminho de Jesus: a rejeição e a morte. E ele não queria fugir desse momento. Estava resolvido a enfrentar esse sofrimento, com a doação de sua vida e com total confiança no Pai.

Se dependesse de Pedro, a história de Jesus teria sido outra. Ele dispensaria o capítulo da paixão e da morte. Jesus realizaria toda a sua missão sem sofrimento, sem precisar passar pelo vexame da cruz. O que Pedro queria é o que nós queremos. Não queremos assumir os sofrimentos, as provações que vêm junto com nossa opção por Jesus Cristo e por seu evangelho. Seguir Jesus, tudo bem. Sofrer como ele, não. Triunfo, sim; cruz, não. Na primeira crise, o casamento deságua em divórcio. Numa avaliação mais rigorosa de um professor, abandona-se a faculdade. No meio de uma crise existencial, o reverendo abandona o ministério. Basta uma cara feia do coordenador de minha pastoral que eu desisto, não estou aqui para sofrer. Fugimos de qualquer sofrimento.

Pedro chamou Jesus à parte e o repreendeu. “Não diga uma coisa dessas. Tire esse negócio de se dar mal em Jerusalém da cabeça. Deus não vai permitir uma desgraça dessa. Isso não vai lhe acontecer”. A reação de Jesus espantou os discípulos: “Vade retro, satanas! Sai daqui, afaste-se! Você não está pensando segundo o que Deus quer, mas segundo a vontade do homem”. Foi um choque para Pedro e para os seus colegas. Um pouco antes, Pedro tinha sido elogiado porque tinha reconhecido que Jesus era o Messias, o filho do Deus vivo. E agora, Jesus o estava tratando como satanás, o tentador. É isso mesmo! Quem aconselha a desistir ou a não enfrentar as dificuldades, com medo do sofrimento, está agindo como o tentador, o diabo. Quem proclama que Jesus é o Messias e nega-se a subir com ele ao calvário está caindo na tentação.

Todo o evangelho é um convite a nos tornarmos seguidores de Jesus. Seguidor é o que pega a mesma estrada de Jesus, quem faz o seu caminho. No caminho de Jesus tem a cruz, a rejeição do seu povo, a traição dos amigos, a inveja dos chefes, a violência dos dominadores. Discípulo é quem o segue. E quem o segue, por causa de sua fé, por causa do Reino que Jesus pregou, vai passar também por alguma dificuldade, por algum sofrimento por causa de sua fé e do seu amor a Cristo. Por isso, Jesus disse: “quem quiser me seguir, tome sua cruz e me siga”.

Guardando a mensagem

Ninguém quer sofrer. Todo mundo foge do sofrimento. Vivemos a ‘civilização do analgésico’. O evangelho nos faz um convite: seguir Jesus. Jesus nos alerta sobre o sofrimento que existe no seu caminho. Quem o quiser seguir, precisa renunciar a ser o centro de sua vida, para realizar a vontade de Deus. Claro, a vontade de Deus não é que a gente sofra. E não é de qualquer sofrimento que Jesus está falando. Trata-se do sofrimento que é inerente à nossa escolha, à nossa opção de viver como seguidores de Jesus. Quem o quiser seguir, tem que estar pronto para participar também da travessia difícil do sofrimento que vem por causa da fé e do evangelho que se abraça. São as renúncias a se fazer, o peso da fidelidade e da perseverança nas horas difíceis, a incompreensão, a discriminação, até a perseguição... Seguir com Jesus não é estar com ele só no triunfo, é estar com ele também na paixão.

Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço (Mt 16, 23)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
O mundo de facilidades que temos hoje, comparando com outros tempos, podem nos tentar a desistir de nossas opções, quando as dificuldades aparecem. Não procuramos sofrimentos, mas pagamos sempre um preço por nossas escolhas. Sermos teus seguidores tem também seu preço. Tu, Senhor Jesus, fizeste a escolha de comunicar a vida de Deus aos pecadores e a realizaste com absoluta fidelidade. A cruz que te impuseram, tu a abraçaste com amor. Deste a tua vida por nós. Ensina-nos a trilhar o teu caminho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Pode ser que hoje apareça uma oportunidade para você aconselhar alguém num momento de dificuldade. Aconselhe a fazer como Jesus, a não desistir dos seus sonhos e dos sonhos de Deus.

É uma pena que nem todos os que acompanham a Meditação diária me escutem também pelo Rádio, mesmo com muitas emissoras transmitindo nossos programas. Mas, agora, você vai poder me escutar no seu celular, na hora em que desejar. Música, oração, evangelização, é a RÁDIO AMANHECER, cujo aplicativo você pode baixar no seu celular. Para você que recebe a Meditação pessoalmente, estou lhe enviando o link pra você baixar o aplicativo. Garanto que você vai gostar.  

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Diariamente acompanho a tua reflexao que muito me ajuda na homilia.Aprendo muito com tuas reflexões. Deus te conserve sempre assim.Pe.Valdemar Carminati.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero receber diariamente o evangélio e fazer doações, como faço?

      Excluir
    2. Bom dia padre João Carlos quero receber as moditações.

      Excluir
  3. Quero receber diariamente o evangélio e fazer doações, como faço?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/8/21 09:39

    Bom dia Padre João Carlos. Que Deus na sua infinita bondade, lhe abençoe e lhe traga paz e serenidade na sua vida e para seu coração...
    Agradeço palavra linda Medicação e reflexão...
    Enfrentar as dificuldades com perseverança.
    Jesus, a cruz que te impuseram, tu a abraçaste com amor. Deste a tua vida por nós. Senhor, ensina-nos a trilhar o teu caminho. Senhor, seja bendito o teu Santo Nome hoje e sempre. Uma quinta-feira abençoada à padre João Carlos e todos da AMA. Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada, Pe. João Carlos pelas mensagens diárias que recebo! Elas me ajudam a compreender as dificuldades que surgem e a ser mais paciente com as pessoas.Sou muito grata!

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus Misericordioso. Salve Maria 🙏


    ResponderExcluir
  7. Boa tarde padre João Carlos uma tarde abençoada e seus passos iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Seguir os passos de Jesus, mesmo que sua vida não seja perfeita, ouça sua voz interior, mesmo quem não acredite em vc dê o melhor faça acontecer, assumindo suas decisões seu caminho.
    Dentro de nós habita o Espírito santo.
    Quem tem conhecimento aumenta sua força,Deus nos criou para termos pleno domínio sobre nossas decisões dê o melhor. 🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  8. Será que já nos libertamas da maldade que machucou Cristo?Se essa cena do evangelho estivesse decorrendo nesse exato momento,qual seria minha reação?Ao presenciarmos um justo sofrendo dá vontade de gritar ou chorar?Silêncio,Pedro seja firme sejamos controlados pelas ações do Mestre,porque Jesus?Na vida aqui nesse planeta dos igninorantes quem silencia é rei, Deus tudo vê;-diga isso não,Jesus;-Sim,não adianta aqui é lugar de Deus,mas o diabo 😈 quer a cena,deixa ele!Porque Cristo chamou as atividades de Pedro de diabólica,sendo um dos seus?É,fato quem nunca vestiu a roupa do sujo nas horas de fraqueza têm profundo silêncio está com elo profundo com Deus,porém tiramos ela e jogamos água da luz do saber prescritos pôr Deus na pessoa de deu filho.Vencer esse diabo é tarefa de todos Cristão, tentado consciência de que ninguém está imune as esse praga.Ser muito humilde,vencer ele é tarefa nossa,basta querer.Sendo assim Jesus nos ensinou as trajetórias que passaríamos constantemente até chegar ao ponto ideal para Deus.

    ResponderExcluir
  9. Vamos ser sempre fiel a Jesus,mesmo que exista pedras nos nossos caminhos ,temos que saber superar,aceitando a vontade do Pai.

    ResponderExcluir
  10. Senhor Deus, eu LHE agradeço por ser filho da Igreja Católica. Todavia, me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de fugir do pecado. Me conceda a graça de adorá-Lo da melhor forma possível. Me conceda a graça de ser obediente. Me conceda a graça de rezar com fé e confiança. Me conceda a graça de seguir o caminho da santidade e do discipulado. Me conceda a graça de ter bons e santos pensamentos. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado por tudo que nos ajudem muito aumenta a nossa fé esse anjo de Deus que é padre João Carlos nossa senhora Auxiliadora lhe cubra de bençãos amém Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Para mim não pode haver festa maior.

18 de abril de 2024   Quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa.      Evangelho    Jo 6,44-51 Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém po...

POSTAGENS MAIS VISTAS