PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A SALVAÇÃO VEIO PARA TODOS

A SALVAÇÃO VEIO PARA TODOS



04 de agosto de 2021
Dia de São João Maria Vianney

EVANGELHO


Mt 15,21-28

Naquele tempo, 21Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” 23Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”. 24Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-los aos cachorrinhos”. 27A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” 28Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.

MEDITAÇÃO


É verdade, Senhor, mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos! (Mt 15, 27)

Não foi uma coisa fácil as primeiras comunidades cristãs se abrirem para os pagãos. Jesus era judeu. Maria era judia. Os apóstolos, todos judeus. Aquela gente tinha consciência clara de ser o povo de Deus, o povo com quem Deus vivia em uma sagrada aliança. O Senhor Deus mesmo o tinha escolhido como seu povo, libertando-o da dominação dos pagãos no Egito e em Canaã. A orientação sempre foi tomar distância dessas nações idólatras. Então, os pagãos estavam fora do horizonte dos judeus piedosos do tempo de Jesus. Certo, os que queriam viver a fé no Deus vivo podiam se aproximar das comunidades judaicas como prosélitos, mas não com os mesmos direitos. Todo homem judeu estava circuncidado, sinal de sua aliança com Deus. E todo judeu marcava bem sua condição de membro do povo da aliança pelo cumprimento do sábado, da páscoa, das peregrinações e festas anuais e por tudo o que a Lei de Moisés prescrevia.

Na verdade, essa ideia de separação e exclusão dos outros povos cresceu muito com o exílio da Babilônia. Foi quase uma forma de sobrevivência de uma comunidade muito machucada e humilhada pelos grandes impérios que se sucederam. O ambiente em que Jesus nasceu e cresceu era esse. Aliás, tinha um novo complicador: a dominação dos pagãos romanos. Mas, nem sempre se pensou assim em Israel. Quando o povo começou a se formar, Abraão foi chamado por Deus para ser uma bênção para todas as nações da terra. E mesmo nos momentos mais dramáticos da história deles, havia quem pensasse diferente. Vários profetas, como Isaías do tempo do exílio, sonharam com um mundo em que todas as nações conheceriam o Deus verdadeiro e se encontrariam numa grande peregrinação à cidade santa de Jerusalém.

Depois que Jesus voltou para o Pai, as comunidades cristãs foram se espalhando e, aos poucos, foram integrando também pagãos convertidos. Foi uma mudança muito grande, assimilada com dificuldade pelos cristãos que vinham da prática da Lei de Moisés. Chegou-se a uma tensão tão grande, que precisou haver uma reunião em Jerusalém com Paulo, Pedro e todos os apóstolos e lideranças para resolver isso. Afinal, a comunidade se abriu ao Espírito Santo e foi vendo com clareza, que chegara o tempo em que Deus queria que todos conhecessem, amassem e seguissem a Cristo, fossem judeus ou não. E pra seguir Jesus não era preciso ter os mesmos costumes que os judeus (como por exemplo a circuncisão, o sábado, etc.). O cristianismo era um novo momento do povo de Deus, aberto a todas as nações e povos do mundo.

Assim, quando os evangelistas e suas comunidades contaram a história de Jesus, se lembraram desse passo tão sério que foi deixar de discriminar os pagãos para integrá-los na comunidade, como irmãos. Foi assim que o evangelista contou que Jesus estava visitando um território pagão e veio uma mulher daquela região pedir-lhe para libertar a filha da dominação do demônio. A resposta de Jesus foi como o seu povo pensava, a resposta de uma comunidade que ainda não tinha acolhido os pagãos como irmãos: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. Os filhos, claros, são os judeus. Os cachorros são os pagãos. Essa era a mentalidade. A resposta da mulher representa bem toda a humildade e o espírito penitente com que os pagãos se aproximaram da fé em Jesus Cristo: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. Diante dessa condição necessitada, penitente e humilde dos pagãos, as comunidades abriram os braços para acolhê-los. A resposta de Jesus é o retrato disso: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” A salvação em Cristo veio para todos.

Guardando a mensagem

O episódio da mulher pagã que foi pedir a Jesus para libertar sua filha do demônio representa bem as pessoas de outros povos e religiões que procuraram a comunidade cristã para participar também da salvação em Cristo. Os seguidores de Jesus tiveram muita dificuldade para integrar os pagãos na comunidade, porque viviam dentro de uma mentalidade de discriminação dos não-judeus. Contando essa história, os evangelistas mostravam como Jesus, dentro daquele contexto de exclusão dos pagãos, rompeu com esse esquema e alargou a sua missão também para os pagãos. Hoje, padecemos também de uma mentalidade que separa claramente o religioso do profano, as coisas de Deus das coisas do mundo. Jesus veio para salvar o mundo. E nos mandou anunciar a salvação a todos. A comunidade cristã tem a vocação de ser uma comunidade em diálogo com o mundo, com as outras religiões, com todos. A Igreja é o fermento na massa, o fermento de Deus no mundo.

É verdade, Senhor, mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos! (Mt 15, 27)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu és o salvador da humanidade. Venceste o pecado e o mal que mandavam no mundo. É assim que lemos no evangelho tantas histórias em que libertaste pessoas do teu povo da dominação do demônio, até mesmo dentro da sinagoga. Nessa história da mulher pagã que foi te pedir para tu libertares sua filha, vemos como tua ação redentora abriu-se também para as pessoas pagãs. Tu te colocaste como missionário do Pai a serviço do bem de todos, sem discriminação. Tua atitude ajudou as primeiras comunidades cristãs a compreenderem que a salvação chegara para todos. Senhor, ajuda-nos a vencer também a estreiteza de nossos pensamentos que nos fecham em nossos templos e não nos permitem ver a missão na sua abrangência no mundo, como bênção que deve chegar a todos, transformando toda a realidade com a tua graça. Sendo hoje o Dia de São João Maria Vianey, padroeiro dos padres, nós te pedimos, Senhor, que os nossos diáconos e padres, a seu exemplo e por sua proteção, realizem bem o seu ministério de profetas, sacerdotes e pastores no meio do teu povo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Será que você poderia comentar a passagem de hoje com alguém? Seria um bom exercício de compreensão do evangelho e de compromisso com a missão. O texto de hoje é Mateus 15,21-28.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Que nos tornemos fortes na fé, para vencermos, com a paz de Cristo, todas as dificuldades que possa aparecer.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que a nissa fé em Deus seja maior que as nossas tempestades, que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal

    ResponderExcluir
  3. Aprecio muito ouvir o Podcast antes de sair para o trabalho, mais nos últimos dias a meditação está sendo postada mais tarde no Podcast. Entendo que o Padre tenha muitas atividades, porém está fazendo a maior falta. E não falo só por mim não. É muito prático o áudio para uma sintonia com Deus logo ao acordar. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos, minha benção e da minha mãe, que esse dia seja abençoado com muita fé,muita sabedoria, saúde, livrando de todo mal para o senhor e para todos os padres e diáconos, seja bendito seu santo nome hoje e sempre amém, Peço em suas preces saúde para minha mãe vê família, obrigada por tudo. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Que DEUS abençoe a nossa quarta-feira 🙌

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4/8/21 08:50

    Bom dia Padre João Carlos. Deus o abençoe poderosamente e lhe dê a paz e muita saúde neste novo dia.
    A SALVAÇÃO VEIO PARA TODOS
    SENHOR, tu és o salvador da humanidade... Sendo hoje e dia de São João Maria Vianey, e o padroeiro dos padres, nós te pedimos, Senhor, que os nossos diáconos e padres, a seu exemplo e por sua proteção, realizem bem o seu ministério de profetas, sacerdotes e pastores no meio do teu povo.
    Abençoa, Senhor, o nosso intrépido e zeloso Padre João Carlos , para que ele possa continuar com sua missão evangélica com amor e sabedoria pelo bem da humanidade...
    Um dia abençoado à padre João Carlos e todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos, parabéns pelo dia do Padre e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Caridade. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  8. Que Deus abençoe todos os padres pelo seu dia. Que as bênçãos do Senhor recaia sobre todos aqueles que tomam conta do seu rebanho,orientando para o caminho do Senhor.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha uma tarde abençoada e iluminada que papai do céu te abençoe e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo no mesmo nível do amor qy temos a nós mesmos.
    Não pode haver um privilégio de um em prejuízo do outro.
    É impossível amar a Deus sem amar o próximo.🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  10. Bendito seja o povo que têm um Deus em suas vidas,pois a misericórdia é infinita os pecados são leves os demônios não atormenta Senhor deixa que eu fique perto de ti, porque os cães comem as medalhas que cai no chão então sendo assim posso fazer a mesma coisa?Tirem essa impostora dai, pois está tirando a tranquidade de Jesus!Não de forma nenhuma nunca conheci alguém com tamanha fé!E ele os liberta contrariando as pessoas que as julgava,vencer a maldade que sobrecarga demais as mentes brilhante é tarefa feita durante todo evangelho,aqui uma pagã, entre muitas outras mulheres que se libertaram do pecado que sega a Vida,o relevante aqui é mude de rota,pois até aqui não deu certo pôr causa do seus pecados.E assim hoje temos a mesma esperança dada para todos os que eram despresados,mas foram reconstituído socialmente através das atitudes perfeitamente Santas pronunciadas nessa linha cristã.

    ResponderExcluir
  11. Ó Deus, Pai de misericórdia, eu LHE agradeço pela vida de todos os padres. Contudo, me ajude ouvi-Lo com atenção e amor. Me ajude obedecê-Lo com fidelidade. Me ajude evitar o pecado da descrença, da murmuração e da perversão. Me ajude orar com fé, confiança e perseverança. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude adorá-Lo com humildade. Me ajude expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre e parabens pelo dia dos padres que Deus abençoe a todos que são maravilhosos e nós ajudar muito precisa mente padre João Carlos que nós mostra as reflexões maravilhosa de Deus pai celestial amém paz e bem Nilza Maria de jardim paulista

    ResponderExcluir
  13. Parabéns padre João Carlos pelo dia dos padres que Jesus e Maria Santíssima abençoe a todos e livre detodos maul

    ResponderExcluir
  14. Parabéns padre João Carlos, pelo seu sim a Deus e nos fazendo enxergar de maneira simples e profunda a palavra tão salvífica que nos transforma, nos uni a cada dia mais com Cristo e nossos irmãos. Que Deus derrame copiosas bênçãos e te ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada por suas palavras Pe João Carlos. Que abençoe sempre o seu pastoreio, guiando as ovelhas de Deus que somos todos nós.

    ResponderExcluir
  16. Rougo a Deus, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, que conceda saúde e vida longa ao padre João Carlos. Precisamos de pastores como o senhor padre João Carlos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como anda a sua fé?

  15 de setembro de 2024.   24º Domingo do Tempo Comum   Evangelho   Mc 8,27-35 Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os po...

POSTAGENS MAIS VISTAS