PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SÃO PEDRO, SÃO PAULO E OS PASTORES DA IGREJA

SÃO PEDRO, SÃO PAULO E OS PASTORES DA IGREJA



04 de julho de 2021

Solenidade de São Pedro e São Paulo

EVANGELHO


Mt 16,13-19

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

MEDITAÇÃO


Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja e o poder do inferno nunca poderá vencê-la (Mt 16, 18)

Neste domingo, estamos celebrando a solenidade de São Pedro e São Paulo. No Brasil, deixamos para celebrar no domingo essa solenidade, para lhe dar a devida importância. Pedro e Paulo são duas colunas da Igreja. Em Pedro, vemos as comunidades cristãs nascidas da grande tradição do antigo povo de Deus. Em Paulo, vemos as comunidades nascidas da pregação do evangelho entre os pagãos, por todo o mundo. Festejá-los é festejar a graça de sermos a Igreja de Cristo, rebanho apascentado por pastores designados pelo Senhor.

Olhando para a figura dos dois apóstolos festejados hoje, três coisas chamam logo a nossa atenção: a sua fragilidade, a confiança que Deus depositou neles e a sua fidelidade.

Em São Pedro e São Paulo, vemos a fragilidade humana. Pedro é um galileu, um homem da periferia do mundo judaico, um pescador. Achava que Deus não permitiria que Jesus passasse pela paixão. Na prisão de Jesus, ele negou que o conhecesse. Paulo era fariseu, membro do grupo que mais se opôs ao trabalho de Jesus. Foi testemunha do apedrejamento de Estêvão. Perseguidor das comunidades, invadia residências e prendia cristãos. Olhando a fraqueza de Pedro e Paulo, reconhecemos a nossa mesma fragilidade humana. Nós também temos os nossos defeitos. Cometemos erros. 

Vendo, por um lado, a sua fraqueza, por outro, vemos a escolha de Deus, o seu chamado. Pedro, inspirado por Deus, reconheceu que Jesus era o Messias, o filho do Deus vivo. Sobre esta pedra - Pedro proclamando a fé - Jesus edificou a sua Igreja. Deu-lhe as chaves do Reino, isto é, a autoridade. E mesmo depois da negação, Jesus só quis saber se Pedro o amava, de verdade. E o confirmou na missão: “Apascenta as minhas ovelhas”. A Paulo, Deus revelou o seu filho, como está escrito na carta aos Gálatas (Gl 1, 16) e o designou para pregá-lo entre os pagãos. No clarão da estrada de Damasco, o perseguidor, alcançado pela misericórdia de Deus, torna-se incansável pregador do evangelho.

Dando-nos conta da fraqueza dos dois apóstolos, vemos ainda mais o amor de Deus que os escolhe e os envia em missão. Por isso, hoje, estamos celebrando suas vidas de missionários, sua dedicação à missão, sua fidelidade até o martírio. Pedro é a referência das comunidades que vão surgindo no mundo judeu e nas comunidades que vão nascendo no mundo todo. É um ponto de unidade, uma voz ouvida para dirimir as dúvidas, um laço de união de todas as lideranças da Igreja. O próprio Paulo vai a Jerusalém para conhece-lo, para prestar contas de seu trabalho, para reconhece-lo como líder. Pedro sofre com a comunidade de Jerusalém perseguida, ele mesmo é preso. Na prisão, experimenta a proteção de Deus e o carinho das preces da comunidade. Em Roma, com o seu martírio, selará o seu serviço de amor a Cristo e sua Igreja. Paulo viaja o mundo todo, pregando, convertendo, organizando as comunidades, em meio a perseguições e sofrimentos. Na segunda carta a Timóteo, escreve que combateu o bom combate, guardou a fé e está pronto para ser derramado em sacrifício. Foi martirizado também em Roma, no cento do império.

Guardando a mensagem

Celebrando os apóstolos Pedro e Paulo, estamos festejando a graça der sermos a Igreja do Senhor, liderada pelos pastores que, em seu nome, anunciam a fé, celebram o culto divino e nos presidem na caridade. Em Pedro e Paulo, percebendo a sua fragilidade, nos damos conta da graça do ministério e o seu esforço de fidelidade. Cristo continua governando sua Igreja, por meio dos sucessores dos apóstolos, os bispos, e do sucessor do apóstolo Pedro, o Papa. Estes pastores que hoje apascentam o rebanho de Deus também precisam de nosso apoio e de nossas orações. Na fé, reconhecemos que eles foram escolhidos por Deus e são assistidos em seu ministério pelo Santo Espírito de Deus. Neles, vemos também, com gratidão, a entrega de suas vidas a este serviço e o seu esforço de fidelidade. Bendizemos a Deus por eles e renovamos nossa adesão ao seu ministério.

Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja e o poder do inferno nunca poderá vencê-la (Mt 16, 18)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nós te bendizemos pelos teus apóstolos Pedro e Paulo. Neles, celebramos a vocação de todos os que pastoreiam o rebanho de Deus em nossos dias: os nossos bispos à frente de suas igrejas particulares, as dioceses, ajudados pelos presbíteros e diáconos; o colégio apostólico, expressão da comunhão e corresponsabilidade dos bispos em relação ao governo de toda a Igreja de Deus; o bispo de Roma, que preside o colégio apostólico e é o centro de unidade de toda a Igreja, o Papa. Nós te pedimos em favor deles: continua a assisti-los com o teu Santo Espírito. Nós te pedimos, também, por todo o povo de Deus, para que cresça na vivência do evangelho e seja uma luz nesse mundo perturbado pelo materialismo, pela exclusão social, pela descrença, pela doença. Que sejamos testemunhas da fraternidade, da justiça, da liberdade, expressões do amor de Deus. Protege, Senhor, nossos pastores, como o fizestes na libertação de Pedro da prisão, em que se encontrava por ordem de Herodes; como o fizestes libertando Paulo da boca do leão, como ele nos contou na segunda carta a Timóteo. Abençoa o nosso Papa Francisco, com saúde, sabedoria e fortaleza em todas as suas iniciativas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze, hoje, pelo seu bispo diocesano, pela conferência episcopal do Brasil (a CNBB) e pelo Papa Francisco. Nossos pastores cuidam de nós e de toda a Igreja, em nome do Senhor. Amemos, defendamos e sustentemos nossos pastores com nosso afeto e nossa oração, como expressão de nosso amor a Cristo e à sua Igreja.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos paz e bem e um abençoado domingo.
    Que Jesus continue a abençoar sua vida lhe dando saúde e discernimento na evangelização de suas comunidades.

    ResponderExcluir
  2. Que palavras Santas,sobre Pedro começou a missão seguir firme os objetivos Cristão receber essa responsabilidade de Jesus Cristo dá esperança para seguirmos sua missão cumprida com amor dando esperança ao reino de Deus através de pessoas disponíveis,dispostas ligando a Terra ao Divino!Que mistério glorioso,o que lugares no céu ligarei no céu o sobre vossas responsabilidades construirei minha igreja,então o poder de Deus está aqui nas nossas ações Santas, Pedro foi um exemplo dele,pois não podia citar todos ao mesmo tempo.Que honremos com esse compromisso.

    ResponderExcluir
  3. 🙏🙏🙏🙏🙏amém

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/7/21 08:16

    Bom dia Padre João Carlos. Paz e amor no seu coração...
    Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja e o poder do inferno nunca poderá vence-la (MT 16,18) São Pedro, São Paulo e os Pastores da Igreja.
    Senhor, abençoa o nosso Papa Francisco,
    com saúde, sabedoria e Fortaleza em todas as suas iniciativas.
    Padre João Carlos, Deus lhe dê um domingo tranquilo de amor e paz. Fique com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos que dia lindo olha para o céu desejo que seja o seu abençoado e iluminando que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    São Pedro e são Paulo, primeiros líderes no surgimento da Igreja Cristã.
    O dia de são Paulo e São Pedro, objetivo manter viva na memória dos Cristãos as origens da Igreja e por isso, são celebrados no mesmo dia,pois
    estavam unidos no mesmo propósito.
    Está data ainda e considerada o dia do papa, porque São Paulo foi o primeiro papa da Igreja.
    Ele foi o que mais permaneceu "37anos" esse título.
    Tu és pedra, sobre essas pedra edificarei a minha Igreja, assim dias escrituras.
    Hoje rezemos por nossos líder da Igreja católica.
    Jorge Mario Bergoglio
    O papa Francisco
    Antônio Fernando Saburido
    Dom Fernando
    Arcebispo de Recife e Olinda.
    🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  6. Obs.assim diz as escrituras 👍

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos uma boa tarde , olha como hoje é o dia do Papa lendo a notícia sobre sua interação estarei colocando na minha oração das 6 pedindo o Deus que abençoe todos os médicos que vão fazer está cirurgia e para que tudo corra bem O Maria concebida cem pecado rogai por nós que recorremos a vós

    ResponderExcluir
  8. Que Pedro e Paulo são os pilares da igreja cristã,que possamos através do Pai sermos fiéis,fraternos ,amorosos e justos com os nossos irmãos em Cristo

    ResponderExcluir
  9. Bom Domingo Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor em Jesus e na Igreja. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  10. Deus, Pastor eterno, eu LHE agradeço pela Solenidade de São Pedro e São Paulo. Todavia, me ensine vencer o sofrimento. Me ensine rezar pelo papa e pela igreja. Me ensine obedecer os santos anjos. Me ensine seguir o caminho da salvação e da libertação. Me ensine combater o bom combate. Me ensine guardar a fé. Me ensine esperar com amor, a VOSSA manifestação gloriosa. Me ensine ser um bom companheiro de caminhada. Me ensine evangelizar da melhor forma possível. Me ensine glorificá-Lo com humildade e alegria. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos sua bênção louvado seja a Deus eu rezo para os padres e também pelo papa jesus abençoe amém 🙏🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre que Jesus te proteja .rezo pelo papa Francisco que Deus ilumine

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS