PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A MENINA, A MULHER E A COMUNIDADE

A MENINA, A MULHER E A COMUNIDADE





05 de julho de 2021

EVANGELHO


Mt 9,18-26

18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.
19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante.
23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.


MEDITAÇÃO


Coragem, filha! A tua fé te salvou! (Mt 9, 22)

O Chefe da Sinagoga chegou informando que sua filha acabara de morrer. E implorou que Jesus fosse à sua casa, trazer a menina de volta à vida. Jesus já seguia pra lá quando uma mulher que sofria de fluxo de sangue tocou na barra do seu manto e ficou curada. Na casa da menina falecida, Jesus dispensou o povo e os músicos que estavam no velório. E levantou a menina pela mão e ela voltou a viver.

São duas histórias entrelaçadas, a da filha do chefe da Sinagoga e a da mulher que sofria de hemorragia. Nos evangelhos de Marcos e Lucas, essa história tem mais detalhes. Fica-se sabendo, por exemplo, o nome do chefe da Sinagoga, Jairo e a idade da menina, 12 anos. As duas histórias estão juntas por alguma razão. As duas mulheres têm um impedimento grave para gerar a vida, para ter filhos. Na menina, aos 12 anos, idade da primeira menstruação, o organismo estaria se preparando para a futura maternidade. Morrendo, morrem as possibilidades de futuro, corta-se pela raiz a possibilidade de ser mãe. No tempo de Jesus, as mulheres se casavam muito cedo. E a mulher, sofrendo de perda de sangue há 12 anos, também não podia ser mãe, possivelmente por ter a sua menstruação desordenada. Afinal, as duas não podiam gerar vida, ser mãe.

E não poder ser mãe era realmente um problema? Ainda é um problema muito grande. Muitos casais hoje vivem em grande sofrimento, porque a esposa não consegue engravidar, não é verdade? Nem sempre a causa está na mulher. No tempo de Jesus, a coisa era ainda mais grave. A mulher não sendo mãe era completamente desconsiderada. A viúva sem filhos não tinha nem direito aos bens deixados pelo marido. E família sem filhos, como a de Abraão, não tinha futuro. Para nos darmos conta do drama, basta nos lembrar das mulheres estéreis da Bíblia, como Sara (a esposa de Abraão) no Antigo Testamento e de Izabel (a esposa de Zacarias) no Novo Testamento. As duas viviam tristes por não poderem dar filhos aos seus maridos, por não garantirem o futuro de suas famílias. Deus interveio na vida dessas duas mulheres estéreis, garantindo–lhes a fertilidade.

Então, eram duas mulheres: a menina de 12 anos e a mulher que perdia sangue há 12 anos. Elas estão impedidas de gerar filhos, descendentes. Por elas, não vai passar o futuro. Será que essas duas mulheres poderiam estar representando o povo de Deus? Bom, o número 12 é o número do povo de Deus, o povo das 12 tribos. Jesus escolheu 12 apóstolos, em seu trabalho de restauração do povo eleito. E a mulher muitas vezes aparece como representante da comunidade. É só pensar na mulher vestida de sol, coroada de 12 estrelas, em dores de parto, na visão que teve o apóstolo João. Então, essas duas histórias entrelaçadas podem estar representando a condição em que se encontrava o povo de Deus, a comunidade de Israel. Uma comunidade estéril, sem frutos como a figueira sem figos; sem filhos, como a história das duas mulheres Sara e Isabel.

Aí é que entra Jesus. Ele, o redentor, veio exatamente para isso: para restaurar o povo de Deus como comunidade fértil, capaz de gerar filhos para Deus. Por sua paixão, morte e ressurreição, comunicou vida nova à sua comunidade, o povo dos 12 apóstolos. Na primeira pregação de Pedro, anunciando Jesus morto e ressuscitado, no Pentecostes, foram gerados filhos sem conta para Deus... mais de três mil convertidos e batizados. Um útero fértil, o do povo de Deus restaurado.

Guardando a mensagem

A menina morreu na idade em que o seu corpo começava a se preparar para a maternidade. A mulher estava perdendo sangue, perdendo vida, sem condições de gerar filhos. A menina e a mulher representam bem o povo de Israel em sua condição de esterilidade e incapacidade de gerar descendência e futuro. Foi por meio de Jesus, que as duas mulheres reencontraram a vida. Pelo ministério de Jesus, particularmente por sua morte e ressurreição, o povo de Deus foi restaurado, ganhando a capacidade de gerar filhos, assegurar descendência e futuro como família de Deus.

Coragem, filha! A tua fé te salvou! (Mt 9, 22)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Na história da mulher do fluxo de sangue que tocou a barra de teu manto, tu lhe disseste “Coragem, minha filha, tua fé te salvou”. A fé é a primeira condição para acolhermos a vida nova que tu nos trazes. A fé é a condição para o batismo. Na fé, renascemos nas águas batismais, como novas criaturas. Dá-nos, Senhor, a graça de viver na fé, como filhos e filhas de Deus, renascidos pela água e pelo Espírito Santo. Senhor, há famílias e comunidades, hoje, que estão na condição das duas mulheres do evangelho. Não estão conseguindo gerar filhos na fé da Igreja, estão com dificuldade para evangelizar seus filhos. Dá, Senhor, que toda a Igreja continue sendo fértil em comunicar a fé e a vida de Deus às nossas gerações. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Faça, hoje, um momento de oração: pelas mulheres casadas que não estão conseguindo engravidar, para que o Senhor as abençoe com a maternidade; pelas Congregações Religiosas, para que sejam férteis na geração de novos filhos e filhas consagrados ao Senhor; por toda a Igreja que é nossa mãe, para que ela continue gerando muitos filhos para Deus pela pregação do evangelho e pelo batismo.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A cada cura feito é uma reentregacção social,pois ainda hoje existe um modelo padrão seguido por todos quando não está dentro desses parâmetros fica triste,sem ânimo.Jesus sempre foi um símbolo de reentregacção ajudando muito cada um segundo suas necessidades fundamentais,isso permitiu que cada um coprrndesse que nada é impossível aos olhos de Deus.Sua misericórdia infinita sempre socorre os mais duros momento de aflições.Ele os acalma sabiamente com palavras Santas pronunciadas na presença do Espírito Santo,salvou duas situações adiversas,porém e existia muitas discressa,mas ele mostrou o verdadeiro sentido da vida.E nos os seguimos com nossa fé.

    ResponderExcluir
  3. 🙏🙏🙏🙏Que os filhos de hoje, acreditem e espelham em Jesus

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.que Deus derame bênção sobre todas as mulheres que não conseguem gerar filhos.que ele nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/7/21 08:24

    Bom dia Padre João Carlos. Paz e amor no seu coração...
    A menina, a mulher e a comunidade
    Coragem, filha! a tua fé te salvou ( MT 9 , 22 ) Da-nos, Senhor, a graça de viver na fé, como filhos e filhas de Deus, renascido pela água e pelo Espírito Santo.
    Padre João Carlos, desejo o melhor de
    Deus para sua vida. Tenha uma semana muito feliz e abençoada por Deus com muita saúde e serenidade... Fique com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas orações e meditações que Jesus e Nossa Senhora Auxiliadora continuem iluminando o Sr, e tenha uma semana abençoada. Suas reflexões são maravilhosas Padre João Carlos o Sr é LUZ em Nossas vida.🤲🙏🙋

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoado e iluminando que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Viver a fé no dia a dia,servos de Deus, precisamos permanecer no amor de Deus.
    A fé não é mágica nem sentimento,mas adesão, para vivela, conhecer Aquele em
    quem estamos depósitamos nossa confiança,pela oração e conhecimento
    das coisas de Deus.
    Maior nossa sede de busca pelas coisa do alto,progrediremos na fé.
    🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Eucaristia que nos Cura. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  9. Deus Pai poderoso fazei com que todas as mulheres possam receber o dom de Deus que é a fertilização ,através do Pai o dom de ser mãe consagradas pelo Senhor através do batismo.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus lhe abençoe muita paz e felicidade para as mulheres que queremos ter o dom da maternidade jesus abençoe e recebam esse dom Deus com muita fé e alegria paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS