PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OS TRÊS ERROS DE TOMÉ

OS TRÊS ERROS DE TOMÉ


03 de julho de 2021 
Dia de São Tomé, apóstolo.

EVANGELHO


Jo 20,24-29

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.
26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

MEDITAÇÃO


Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus" (Jo 20, 28).

Hoje é dia do apóstolo Tomé. Ele era um discípulo de Jesus, sempre muito fiel, mas negou-se a crer na ressurreição de Jesus. Mas, claro, Deus sempre escreve certo em linhas tortas. Assim, o santo Papa Gregório Magno, escreveu “O discípulo, que, duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas chagas do mesmo, curou com isso a ferida da nossa incredulidade”.

Em Tomé, está a nossa fraqueza, a nossa descrença. Mas, também a graça da fé em Cristo Jesus ressuscitado. Vendo por esse lado e aprendendo com a sua história, podemos considerar que Tomé cometeu três erros.

O primeiro foi o seguinte: Ele faltou à celebração. No domingo da ressurreição, à tardinha, os discípulos estavam reunidos... esta era a hora em que a comunidade se reunia nos primeiros tempos do cristianismo, ao entardecer do domingo. Nessa celebração do domingo de páscoa, o próprio Jesus ressuscitado se apresentou no meio deles. Tomé não estava nesta reunião. Não sei onde andava, mas faltou a esse momento tão importante. Jesus fez a saudação do shalom: A paz esteja com vocês! Mostrou-lhes as mãos e o lado, para eles terem certeza que era ele mesmo, o que fora crucificado. E a comunidade ficou, claro, exultante de alegria. Jesus lhes comunicou o Espírito Santo, soprando sobre eles. E lhes enviou em missão, a mesma missão de reconciliação que ele recebera do Pai. Tomé perdeu esse momento tão importante da vida da comunidade.

Por falar em faltar à celebração, hoje tem muito Tomé ausentando-se da celebração do domingo, mesmo em tempos de Missa pelas redes sociais. Cada um tem sua desculpa, nem sempre válida. Faltando, acabam perdendo experiências que elevam qualitativamente a vida cristã naquela comunidade. Perdem o encontro com o Senhor ressuscitado que se revela presente no meio de sua Igreja, comunicando-lhe a sua paz, enchendo os seus corações da alegria de Deus e dando-lhes o seu Santo Espírito para confirmar a todos na missão. Se você, como Tomé, faltar à celebração, você está perdendo muita coisa e vai ficando de fora da caminhada da graça em sua comunidade. Esse foi o primeiro erro de Tomé: faltou à celebração.

Faltar já é uma coisa ruim, agora, duvidar... ah, esse foi o seu segundo erro: Tomé duvidou do testemunho da comunidade. Todo mundo lhe disse o que tinha acontecido. Jesus ressuscitado em pessoa esteve lá, mostrou as marcas de sua crucifixão, soprou sobre eles, os enviou em missão. ‘Não acredito’. Mas, como assim não acredita? ‘Isso é invenção, é fantasia, é conversa de vocês’. Não, Tomé, nós vimos o Senhor. ‘Viram nada! Se eu não vir a marca dos pregos na sua mão e não por a mão no seu lado aberto pela lança, eu não acredito’. ‘Não diga uma coisa dessas, Tomé!’. Duvidou do testemunho da comunidade.

Quando o cristão se ausenta das celebrações da Igreja, começa a se distanciar da fé. Vai incorporando o espírito do mundo: começa a duvidar, a achar defeito na sua religião, a por sob suspeita os ministros da Igreja e por aí vai. Perde a graça comunicada pelo Ressuscitado em cada celebração e vai perdendo o amor pelo seu Senhor e por sua comunidade. É bom não faltar. Mas, se faltar, tenha cuidado para não se distanciar da Igreja. Não deixe que o individualismo do mundo lhe diga que você se resolve diretamente com Deus. A comunidade é quem tem o testemunho sobre Jesus. Não deixe a dúvida entrar no seu coração.

O terceiro erro de Tomé mereceu uma boa reprimenda de Jesus. Precisou ver para crer. Ele só acreditou porque viu. No domingo seguinte ao da ressurreição, eles estavam reunidos de novo, à tardinha. Jesus de novo se apresentou no meio deles e fez a saudação de paz. Chamou logo Tomé e o mandou por o dedo nas marcas das chagas de suas mãos e no seu lado. E lhe disse: “Não seja incrédulo, seja fiel”. Tomé, graças a Deus, mostrou-se humilde e cheio de fé. Exclamou: “Meu Senhor e meu Deus”. Estava reconhecendo que Jesus era o Senhor, o servo glorificado. E que ele era Deus, como o Pai. “Meu Senhor e meu Deus”.

Guardando a mensagem

Tomé cometeu três erros: Faltou à celebração, duvidou do testemunho da comunidade e precisou ver para crer. Por sorte, teve um acerto de contas misericordioso com Jesus: “Meu Senhor e meu Deus!”. Tomé - é você que falta à celebração, que está deixando o mundo encher o seu coração de dúvidas e suspeitas contra a fé. Você também tem a chance de reencontrar Jesus na comunidade e de crer nele de todo o coração. Que hoje seja o dia de sua experiência pessoal com Cristo! Que hoje seja o seu dia de Tomé que tocou nas chagas do Senhor.

Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus" (Jo 20, 28).

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Ainda está ressoando a tua palavra dita à comunidade, naquela tarde de domingo: “Bem-aventurados os que crerem sem terem visto!”. Nós realmente não te conhecemos presencialmente, nunca te vimos, mas cremos em ti. Cremos que tu vives e estás conosco. Tens razão, não podemos nos guiar só pela lógica da comprovação, só aceitar o que for cientificamente provado ou querer entender tudo de Deus, como se tudo coubesse em nossa cabeça ou em nossa lógica humana. Só pela fé, podemos encontrar-te, Senhor, acolher a tua Palavra, celebrar a tua Eucaristia. Obrigado, Senhor, pela fé que habita os nossos corações. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Na sua família, talvez haja alguém como Tomé. Hoje, é o dia de você contar-lhe a história deste apóstolo.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Já fui como Santo Tomé, hoje sei oq Deus tem pra mim..

    ResponderExcluir
  2. Devemos ser diferente de Thomé

    ResponderExcluir
  3. Com humildade e fé Jesus entra entra em cada coração " Meu Senhor e meu Deus." É o que precisamos para alimentar o nosso espírito.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos paz e bem e um abençoado final de semana.
    Eu creio senhor mas aumentai a minha fé.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! muitas vezes somos igual São Tomé,mas que possamos olhar para o Cristo ressuscitado e falar: meu Senhor e meu Deus, mostrar humildade e fé em meio a qualquer situação.

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que nós sejamos diferentes de São Tomé não precisamos ver para crê. DEUS nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  7. Abençoado fim de semana padre João Carlos, DEUS abençoe o sr. e sua família, ainda rendendo graças a DEUS pela sua presença em São Paulo na Rede Vida. Muito obrigada, nos sentimos felizes e abençoados com o sr. por aqui, Gratidão mesmo, e pela meditação que todos os dias recebemos para renovar minha FÉ e de minha família. DEUS o abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3/7/21 08:37

    Bom dia Padre João Carlos. Paz e amor no seu coração. Jesus te dê um dia de paz...
    Os três erros de TOMÉ
    Só pela fé, podemos encontrar-te, Senhor, acolher a tua palavra, celebrar a tua Eucaristia. Obrigado, Senhor, pela fé que habita em nossos corações.
    Padre João Carlos, lhe desejo um final de semana muito feliz e abençoadopor Deus... Fique com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Sempre peço na hora da Consagração :Meu Sehor e meu Deus, eu creio, mas aumentai a minha fé! As vezes ainda sou Tomé...🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Palavra e que possamos ser Bem-Aventurados em Jesus em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Um ótimo final de semana padre João Carlos que seja abençoado e iluminando que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos gratidão a ti pó nos conduzir mostrando como é importante para um cristão não falta a santa missa aos domingos com sua evangelização.
    Vou com grande alegria a santa missa lá estou com Jesus.🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Igreja, povo de Deus que continua anunciando a mensagem de Jesus, transmitindo fielmente a sua palavra e
    vivendo-a com coerência.
    Todos nós encontramos jesus,o evangelho,a fé cristã por isso
    "Somos bem-aventurados.🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  12. José Lúcio3/7/21 12:22

    Abençoa, Senhor minha mãe Leonila no dia do seu aniversário, onde a Fé incondicional, posto a prova por Tomé, sempre foi a marca da sua vida.

    ResponderExcluir
  13. Observandor é o Cristão que se curva diante das suas melhores momentos é vê em suas atitudes traços Toméico,que vêm faz-se refletir sobre qual é minha atitude sobre crer no invisível sentir Deus na nossa presença mesmo que tenhamos fé as vezes sintomas que Tomé não é diferente de que somos com uma diferença sabemos que essas atitudes hoje podem ser vistas de forma mais clara,pois não consiguir ter fé no abstrato é uma questão de tempo,pois Deus já está presente em nossas vidas, só pelo milagre da vida.

    ResponderExcluir
  14. Homem incrédulo como Tomé, só acreditava no que acontecia com Deus se ele visse,mas sempre fatava as reuniões que acontecia com Deus é os Apóstolos. Nunca devemos duvidar da palavra do Senhor porque tudo que ele nos ensinou é perfeito. A fé encontra o Senhor através da ressurreição .A fé habita em nossos corações e nos faz crescer através da força Divina

    ResponderExcluir
  15. Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, eu LHE agradeço por todos os apóstolos e profetas da VOSSA IGREJA. Contudo, me conceda a graça de ser concidadão dos santos. Me conceda a graça de ser um bom filho e um bom discípulo. Me conceda a graça de fazer parte do VOSSO templo Santo. Me conceda a graça de ser VOSSA morada. Me conceda a graça de ter fé e confiança no meu SALVADOR. Me conceda a graça de ter a verdadeira paz. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus lhe proteja muito que o tenha uma excelente fim de semana que nós jesus não sejamos como Tomé meu senhor e meu deus mim abençoe amém 🙏🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Padre João Carlos obrigado pelas orações e meditações, que Jesus continue iluminando o Sr. Eu creio meu Jesus mais aumentai minha FÉ.🤲

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS