PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ERA UM VEZ UM MUDO

ERA UM VEZ UM MUDO



06 de julho de 2021,
Dia de Santa Maria Goretti

EVANGELHO


Mt 9,32-38

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.
35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

MEDITAÇÃO


Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar (Mt 9, 33)

Você é um cidadão. Você é uma cidadã. Coisa muito boa, parabéns. Mas, é um cidadão que participa ou que apenas assiste o que está acontecendo? Olha que aqui vai uma grande diferença, não é verdade? Há cidadãos que acompanham o movimento da sociedade, formam sua opinião, discutem, dão palpite... de alguma forma, participam. E há cidadãos que estão por fora, estão à margem, não se sentem em condições de dar sua opinião. Estão mudos, silenciosos. Não participam. Você conhece pessoas assim?

Por que será que há pessoas assim, mudas, num país democrático e numa Igreja de comunidades? Talvez o país não seja tão democrático assim. E a Igreja não esteja assim tão comunitária. O fato é este e é grave: há pessoas deixadas à margem, sem efetiva participação, que não têm opinião para dar ou que apenas repetem a visão dos grupos econômicos detentores dos grandes veículos de comunicação.

Esse problema, com certeza, havia no tempo de Jesus. Gente calada, silenciada por uma educação autoritária ou por uma situação política repressora. Gente acostumada a viver à margem, desconsiderada, só contada para os impostos, mas sem nenhuma participação e envolvimento na vida do país. No evangelho de hoje, está dito que Jesus, vendo o seu povo, compadeceu-se dele, vendo, naquela gente cansada e abatida, ovelhas sem pastor. E por onde ele andasse – povoados, cidades, sinagogas – ensinava, pregava o evangelho do Reino e curava todo tipo de doença e enfermidade. As curas eram uma forma de concretização do efeito da pregação. A Palavra de Deus resgata a dignidade da pessoa, acorda a sua condição de filho de Deus, devolve sua condição de protagonista de sua própria história. Boa parte das doenças se alimenta do abatimento das pessoas, de sua permanente humilhação, de sua falta de horizonte. Jesus, com a força divina, anunciava o amor de Deus, libertando, curando, expulsando o mal da vida das pessoas.

E é aí que entra a história do homem mudo que apresentaram a Jesus. Como eles entendiam, estava mudo porque estava possuído por um demônio. Justo. Povo calado, silencioso, sem opinião sobre nada de importante só pode mesmo estar possuído por uma força maligna que o impede de se sentir e de se expressar como filho de Deus, como cidadão participante e informado, capaz de dizer sua palavra sobre o mundo. Quando o demônio foi expulso, ele começou a falar.

É isso que ocorre com a pregação do Evangelho, o amor de Deus comunicado pela presença de Jesus... os que estão à margem são chamados para o centro; aos que não estão enxergando, os cegos, é dada a luz da fé; os que estão possuídos pelo mal, pela doença, experimentam o poder libertador de Deus. O mudo começa a falar... o cidadão passivo começa a participar.

Guardando a mensagem

Apresentaram um mudo a Jesus. Quase sempre a doença era explicada pela dominação de um mau espírito. Jesus expulsou o demônio e o mudo começou a falar. Em nossa sociedade, há um grande número de cidadãos mudos, silenciosos, à margem dos processos sociais. A verdadeira evangelização liberta essas pessoas de sua mudez, fazendo delas cidadãos participantes na sociedade e na Igreja.

Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar (Mt 9, 33)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Ficamos felizes quando percebemos que a pregação da Palavra de Deus está gerando cristãos conscientes, responsáveis e participativos na vida da Igreja.  Ficamos felizes quando percebemos que cidadãos antes passivos, desconsiderados, começam a ter sua opinião, a se sentir envolvidos e participantes nos processos. É assim que tu continuas curando os mudos, libertando-os das correntes da dominação do mal. Sendo hoje o dia de Santa Maria Goretti, a menina de 12 anos que sofreu um assédio sexual e foi morta pelo agressor por reagir bravamente, nós te pedimos, Senhor, em favor de todas as vítimas de assédio e por todos os adolescentes, eles e elas, para que sejamos capazes de ajudá-los a viver santamente a sua sexualidade. Que os que foram emudecidos pelo abuso ou pelo assédio sexual, não se calem, denunciem, libertem-se. É assim que tu continuas curando os mudos, libertando-os das correntes da dominação do mal. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Talvez hoje se apresente uma situação em que você precise emitir sua opinião. Faça um esforço para participar. Participando, a gente contribui, esclarece, aprende, forma opinião. A evangelização cura as pessoas de sua mudez.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

10 comentários:

  1. Anônimo6/7/21 08:02

    Bom dia Padre João Carlos. Que a graça e a paz de Deus estejam com você neste novo dia. Senhor Jesus, ficamos felizes quando percebemos que a pregação da palavra de Deus está gerando cristãos conscientes, participativos na vida da Igreja.
    Peçamos a Deus pelo Papa Francisco, que ele se recupere da cirurgia que fez... Deus lhe dê saúde e serenidade na sua vida. Deus Abençoe padre João Carlos e todos da AMA. Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Padre João Carlos que dia lindo porque sou livre para te desejar que seu dia seja iluminado como esse céu está iluminado e um dia abençoado para o
    senhor que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Quando Jesus lhe liberta, vc fica livre do pecado,o pecado não os dominará,mas debaixo da graça.
    Você não precisa viver mais cheio de culpa, mais para fazer o que é certo,tem a liberdade para tornar o mundo em um lugar melhor.
    Tenham cuidado para que ninguém os escravize nas tradições humanas deste mundo,e não em Cristo.
    Seja livre de limitações,
    se o filho os libertar,vc de fato serão livres.🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Pe. João Carlos! Que Deus possa nos tirar do silêncio, da alienação e do conformismo. Deus nos seja luz eterna! 🙏🙌

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Palavra e que Jesus nos ilumine com operários para a messe. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Padre João Carlos sua benção. Que Deus derrame chuvas de bençãos em sua vida. Obrigado pelas palavras

    ResponderExcluir
  6. Quando e existe a presença do saber não há omissão,nos fatos cristãos t é diferente,em plenitude dá sabedoria Divina não há opressão,mas nunca se oprimiu tanto diante de tantas mudanças dependendo da situação ainda vivemos igualzinho há época de Cristo,o medo nos aterroriza e,insegurança social são fatores que ponhe nossa fé a prova.E como sentir tanta pervecidade?Em meio aos multidões faminta por verdade que as liberte,mas expulsar esses vícios sócias será um avanço?A humanidade viverá unida,teremos certeza que não haverá mais sofrimento,isso vêm acontecendo com muitos pontos cruciais,mas há outros quê ainda não foram aceito pelo pecado do silêncio.Quem de nos ainda não foi vítima do desse mal?Cala para evitar desgastante dificuldade financeira ou prejudica alguém que amamos,hoje já temos muita liberdade porém ainda não está no plano Espíritual feito pôr Jesus pois nada mais digno que a voz de Deus anunciando a justiça esse dia os anjos do céus glorificará.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde padre João Carlos a sua benção estamos sempre em oração. Que Jesus nos der força nessa caminhada de Evangelização. Obrigada padre pelas palavras.

    ResponderExcluir
  8. Não devemos aceitar a coisas de forma agressiva pois Jesus nos ensina a nos libertar de todo mal. As pessoas que se calam por problemas agressivos se o francês e deixam ser influenciadas pela força do mal. Com todos os problemas violentos de assédio sexual, ou até mesmo outros tipos de violências devemos denunciar as autoridades.O maligno nos perturba quando falamos. A fé do Pai dar forças para que possamos gritar e falar sobre as nossas liberdades. Jesus está no nossos caminhos é só ter fé e acreditar no que ele nos ensinou de melhor para sermos felizes. Não percamos a fé em Deus,ele é a nossa força e a nossa fortaleza ,ele é o nosso pastor está sempre conosco hoje é sempre.

    ResponderExcluir
  9. Obs: Não é francês e sim o fracasso.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado pelo evangelho e suas reflexões maravilhosa estomos rezando pelo papa pela sua recuperação jesus lhe cubra de bençãos padre João Carlos e muita paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS