PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NÃO DEIXEMOS NINGUÉM À MARGEM

NÃO DEIXEMOS NINGUÉM À MARGEM




27 de maio de 2021

EVANGELHO


Mc 10,46-52

Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”.
48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” 50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

MEDITAÇÃO


Ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho (Mc 10, 52)


Jesus está indo para Jerusalém. Peregrina com os discípulos e com a multidão. Sobe para a sua páscoa, sua paixão, morte e ressurreição. Este é o seu caminho. Na saída de Jericó, encontra o cego Bartimeu, sentado à beira do caminho.

No começo da comunidade, os discípulos ficaram conhecidos como o grupo do caminho. O caminho definia a sua condição de seguidores de Jesus. Assim, quando contavam essa história do cego aos novos convertidos, estavam indicando a nova condição deles como seguidores de Jesus, no caminho.

O cego pode estar nos representando. De fato, há gente que não está caminhando com Jesus. Está à margem, está por fora, ouve apenas o barulho da multidão que passa. A felicidade está em se estar a caminho, com Jesus, em viver e caminhar com ele. Quem está à margem, pode ser comparado com o cego. Não caminha com Jesus. Mendiga, esmola de quem passa um pouco de alegria, de atenção, de sentido para sua vida.

A evangelização consiste em anunciarmos, enquanto caminhamos, que Jesus de Nazaré está passando por ali. Somos testemunhas de que ele é a luz que ilumina nossas vidas. Assim, convidamos quem está à margem para caminhar conosco, quem está na escuridão a encontrar a luz. Foi assim que o cego tomou conhecimento da passagem de Jesus e começou a buscá-lo, pedindo que tivesse compaixão dele. Gritava: "Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!" Mesmo encontrando reações, gente que o quer calado, ele continua clamando e cada vez mais alto. Esse é o primeiro movimento da evangelização: o anúncio que suscita o desejo do encontro com o Senhor.

O encontro com o Senhor provoca sempre renovação, mudança de vida, superação da condição de cego-sentado-mendicante à beira do caminho. Na cena, o Mestre para e manda chamá-lo. “Coragem, ele está te chamando!”. Ele largou a capa, deu um salto e foi até ele. Depois de um breve diálogo com o Senhor, ele está curado, está vendo. Esse detalhe de “largar a capa” pode significar que se desvencilhou de qualquer falsa segurança ou amarra, renunciou a alguma coisa que parecia protegê-lo para abraçar a vida nova que Jesus lhe oferece.

Então, a evangelização é o anúncio que fazemos, nós que estamos no caminho do Senhor. Comunicamos que ele está passando por ali, que está próximo. Esse aviso desperta em quem está à beira do caminho o desejo de encontrar-se com ele. O encontro com Jesus é renovador, restaurador, transformador. O cego enxerga, o leproso é reintegrado purificado, o doente goza saúde.

A evangelização leva ao encontro com o Senhor. No encontro, a pessoa é renovada. E se integra no seu caminho, torna-se discípulo. Foi o que aconteceu com Bartimeu. “Ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho”. Integrou-se no seu caminho. Tornou-se um discípulo, um seguidor de Jesus de Nazaré.

Guardando a mensagem

Na história de Bartimeu, o cego de Jericó, temos uma bela página a nos indicar que somos seguidores de Jesus. E a nos convidar a integrar no caminho de Cristo, quem encontramos à beira do caminho. De pessoas que esmolam sentido para a vida, como que sentados à margem da estrada, se tornarão discípulos que caminham na luz do Senhor, cheios de alegria e glorificando a Deus.

Ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho (Mc 10, 52)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Somos teus discípulos. Um dia, fomos cegos. Fomos levados ao teu encontro por nossas famílias, que é a primeira comunidade cristã. E naquele dia, na fé dos nossos pais e padrinhos, tu iluminaste a nossa vida. É possível que alguns de nós já não vivam iluminado pela luz da fé e, em sua cegueira, estejam como mendigos à beira do caminho. Senhor, lembra-te deles. Ajuda-nos a levá-los a ti. Acolhe-os ,Senhor, comunica-lhes a tua luz, para que como discípulos, no teu caminho, glorifiquem o nosso Deus e Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Como você sabe, a Meditação que você recebe, diariamente, refere-se ao evangelho da Missa de cada dia. Assim, podendo, participe conosco da Santa Missa que celebro hoje, às 11 horas, com tramissão pelas redes sociais. Toda quinta-feira, celebramos a Missa, sempre neste horário, dedicando especial atenção aos ouvintes e associados.

De toda forma, postaremos a homilia da Missa de hoje no youtube e no facebook. Será uma boa ocasião para você repassar o conteúdo da Meditação de hoje. 

Recomendo que adquira o ingresso para o meu Show do dia 05 de junho, um evento online, celebrando os 25 anos de nossa Associação Missionária Amanhecer, a AMA. Você ainda deve ter o link que lhe enviei para isto. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Amém! Bom dia Padre João 🌹
    Seguir os passos de Jesus nao é facil, mas é o unico caminho certo a seguir!
    Peço suas orações por mim, pois hoje vou ao médico pra que ele examine a situação das hérnias e conseguir um encaminhamento pra um Hospital pra que faça a cirurgia! Está nas mãos de Deus e de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos! Vou com minha irmã Carmen! Obrigada por renovar com as suas palavras a minha fé e esperança!

    ResponderExcluir
  2. Gratidão Padre,por cada reflexão 🙏🏾.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos.paz e amor...
    Ele recuperou a vista e foi seguindo
    Jesus pelo caminho ( Mc 10, 52.
    Peçamos a Deus a graça de servir bem aos irmãos. A fé nos ajuda a enxergar a graça de Deus.
    À Padre João Carlos e a todos da AMA uma quinta-feira cheia das melhores bênçãos de Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos hoje o dia não está iluminado, mais eu te desejo um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho,e uma maravilhosa celebração.🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Os primeiros cristão,eles eram conhecidos como os do caminho, foram peregrinos, para anunciar a nova vida, acreditaram na possibilidade de um mundo melhor.
    Eram radicais até morte, corajosamente viviam a palavra,os ensinos do Cristo,a vida nova, eles fazia conhecer
    através deles.
    Estamos sujeitos a mudanças apenas as peças que seja atingidas pelas transformações, podem ser grandes e importantes até mais drástica uma pessoa que estava morta e que agora está viva.
    Em nosso encontro com o nosso salvador,nossa vida passa pela transformação,pois agora os valores são outros e pensar nas coisas que são do alto.
    🙌😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  5. Ó Deus, que enriqueceis a VOSSA Igreja com os bens do Céu, eu LHE agradeço por tantas obras e maravilhas que foram feitas por VOSSO amor. No entanto, me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude ter os dons da ciência e da sabedoria. Me ajude ter bons pensamentos. Me ajude pronunciar boas palavras. Me ajude obedecê-Lo santamente. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude rezar com fé e confiança. Me ajude segui-Lo. Me ajude curando os doentes do corpo e da alma. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Misericórdia de Jesus. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  7. Cada mensagem mais linda que outra, queria muito receber no meu celular todos os dias um amigo quem repassa para mim,,,,parabéns padri belas mensagens tras muita alegria é paz.

    ResponderExcluir
  8. Quê bacana O Mestre capacitou-os disse em outras palavras:-Você é capaz,tens fé?Sim,Senhor!Vai és ai a solução dos teus problemas!-Unidos pelas ações infinita bondade só Mostrou-se preparando ao projeto da libertação,-A Vida é Dom de Deus,portanto justifica que a resposta:luz do saber, porque Jesus Cristo disse pra quela pessoa tua fé te salvará,coragem?A pessoa até atendeu prontamente aos olhos dela, jogou-se pela iniciativa Santa; palavras belas de Deus,voltou a Viver,superar as cegueira na concepção Cristã aplicada pôr Jesus Cristo são vertentes:Será priguisa,meda,gula,desobediência, incerteza,crueldade,desamor, irresponsabilidade...Nesse contexto social não aceitável persuadir exceção,todos somos responsáveis pôr nós próprio,basta querer e aplicar o que é de responsabilidade de cada um !¡

    ResponderExcluir
  9. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM! Obrigado meu Senhor e meu Deus agora e para sempre AMÉM JESUS CRISTO!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá a sua benção padre João. Esse Evangelho toca muito em mim .Jesus filho de Davi tem de piedade de nós

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos agradeço muito por ter esse evangelho muito importante na vida de umo cego que teve fé e gritou por jesus filho dê David jesus é misericordioso ,padre que o divino espírito santo lhe ilumine sempre amém 🙏🙏🙏 eu Nilza Maria de jardim paulista pe, Brasil peço

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS