PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR: A FIGUEIRA SEM FIGOS

20210527

A FIGUEIRA SEM FIGOS


  28 de maio de 2021

EVANGELHO


Mc 11,11-26

Tendo sido aclamado pela multidão, 11Jesus entrou, no Templo, em Jerusalém, e observou tudo. Mas, como já era tarde, saiu para Betânia com os doze.
12No dia seguinte, quando saíam de Betânia, Jesus teve fome. 13De longe, ele viu uma figueira coberta de folhas e foi até lá ver se encontrava algum fruto. Quando chegou perto, encontrou somente folhas, pois não era tempo de figos. 14Então Jesus disse à figueira: “Que ninguém mais coma de teus frutos”. E os discípulos escutaram o que ele disse.
15Chegaram a Jerusalém. Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os que vendiam e os que compravam no Templo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos vendedores de pombas. 16Ele não deixava ninguém carregar nada através do Templo. 17E ensinava o povo, dizendo: “Não está escrito: ‘Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? No entanto, vós fizestes dela uma toca de ladrões”. 18Os sumos sacerdotes e os mestres da Lei ouviram isso e começaram a procurar urna maneira de o matar. Mas tinham medo de Jesus, porque a multidão estava maravilhada com o ensinamento dele. 19Ao entardecer, Jesus e os discípulos saíram da cidade.
20Na manhã seguinte, quando passavam, Jesus e os discípulos viram que a figueira tinha secado até a raiz. 21Pedro lembrou-se e disse a Jesus: “Olha, Mestre: a figueira que amaldiçoaste secou”. 22Jesus lhes disse: “Tende fé em Deus. 23Em verdade vos digo, se alguém disser a esta montanha: ‘Levanta-te e atira-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas acreditar que isso vai acontecer, assim acontecerá. 24Por isso vos digo, tudo o que pedirdes na oração, acreditai que já o recebestes, e assim será. 25Quando estiverdes rezando, perdoai tudo o que tiverdes contra alguém, 26para que vosso Pai que está nos céus também perdoe os vossos pecados”.

MEDITAÇÃO


De longe, ele viu uma figueira coberta de folhas e foi lá ver se encontrava algum fruto (Mc 11, 13)

Você já viu uma figueira? Muita gente nunca viu uma figueira, uma planta que dá figo. É um arbusto muito comum na terra de Jesus. E aparece muito na Bíblia. Adão e Eva cobriram sua nudez, costurando folhas de figueira. Zaqueu subiu numa figueira brava pra ver Jesus passar. Muitas vezes, a figueira representa o povo de Deus. No frio, a figueira perde todas as suas folhas, mas lá pelo mês de março, ela renasce e se prepara para dar figos, uma fruta gostosa, muito apreciada pelo povo da Bíblia.

No evangelho de hoje, Marcos capítulo 11, há um episódio em que Jesus estava indo ao Templo e encontrou, no caminho, um lindo pé de figueira, bonito mesmo, cheio de folhagens verdes. Ele estava com fome. Avistou de longe aquele arbusto bonitão e lhe veio aquela vontade de comer figo, chega lhe deu água na boca. Chegou perto, procurou, procurou, e nada. A figueira só tinha beleza, frutos não tinha. Jesus ficou bravo. Os discípulos escutaram ele dizer: “Também ninguém mais vai comer do teu fruto”.

Para entender bem essa passagem, é bom ver o contexto. Um dia antes, Jesus tinha entrado no Templo de Jerusalém e observado o que estava acontecendo por lá. Parece que ele não gostou do que viu. Ele foi dormir em Betânia, um lugar fora da cidade. E no dia seguinte, voltando para o Templo, ele encontrou essa figueira da história. Quando ele chegou no Templo (ai, ai, ai), o negócio foi sério. Expulsou os vendedores e os compradores do negócio de animais e do câmbio de moedas. A confusão foi grande. Denunciou ao povo, em alta voz, que tinham transformado a casa de oração em toca de ladrões. Os sumos-sacerdotes juraram acabar com ele.

Na manhã seguinte, eles passaram pela mesma estrada e ficaram espantados com o que viram. A figueira tinha secado. Pedro foi o primeiro a informar, surpreso: “Mestre, a figueira que amaldiçoaste secou”.

Tenho certeza que, conhecendo esses pormenores do contexto, você já entendeu quem é essa figueira e porque ela secou. Dentro do contexto do evangelho de hoje, a figueira é o Templo. O Templo é essa monumental instituição, bela aos olhos dos peregrinos, que atrai tanta gente nas peregrinações, com tantos sacrifícios de animais oferecidos em culto a Deus... uma figueira coberta de belas folhas. Mas cadê os frutos? Nada. Jesus repreendeu a figueira. E ela secou. Jesus repreendeu o Templo. E qual foi a sua sorte? Bom, 40 anos depois, foi destruído pelos romanos. Figueira sem fruto, reprovada na avaliação divina.

Mas, qual é a atualidade dessa cena evangélica, se o Templo de Jerusalém não existe mais? Bom, você pensou em alguma coisa, eu também, mas deixa pra lá. O Templo pode ser sua comunidade, pode ser a nossa obra, pode ser a sua pessoa também. Pode cobrir-se de folhas, enfeitar-se muito, mostrar-se como árvore frondosa, mas os frutos é que contam. Se não os tiver, nada feito.

Guardando a mensagem

A figueira coberta de folhas, no contexto do evangelho de hoje, é, em primeiro lugar, o Templo de Jerusalém. Jesus e os peregrinos o viam majestoso, com um afluxo invejável de peregrinos, movimentando muito dinheiro no negócio dos animais para o sacrifício, mas os frutos que dele se podiam esperar não existiam. A figueira pode ser também a própria Igreja, a sua família, a minha vida. Importante são os frutos. Que frutos Jesus espera encontrar em nossas vidas e em nossas instituições? Vamos a uma pequena lista: Conversão, comunhão com Deus, observância dos mandamentos, vivência da fraternidade, compromisso com a justiça e com a verdade, honestidade, fidelidade, solidariedade, participação na missão, atenção aos pobres e sofredores. Mas, a lista pode ser bem maior.

De longe, ele viu uma figueira coberta de folhas e foi lá ver se encontrava algum fruto (Mc 11, 13)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Deus fez uma aliança com o povo antigo. Mas, ele se mostrou infiel em muitas ocasiões, rompendo a aliança. Como prometido, foste enviado e fizeste conosco a nova e eterna aliança, renovando os pactos já firmados no antigo testamento. Infelizmente, também podemos ser infiéis e romper a aliança firmada no teu sangue. Afastando-nos de ti e do teu evangelho, não damos frutos, como o ramo separado da videira. Dá-nos, Senhor, que com a assistência do teu Santo Espírito, frutifiquemos em obras de conversão, de amor solidário e na edificação de pessoas renovadas neste mundo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre.

Vivendo a palavra

No seu diário espiritual (já está na hora de você ter o seu), desenhe uma figueira, um arbusto não muito grande ou cole uma figura, para lhe representar. Depois, faça uma lista dos frutos que Deus espera de você.

No Mutirão de Oração que toda a Igreja está fazendo pelo fim da pandemia, o Santuário que está liderando a oração do rosário é o de Nossa Senhora Negra de Altotting, na Alemanha. A intenção de hoje é pelo Papa, os bispos, presbíteros e diáconos.

Dia 05 de junho, estaremos juntos no Show online, festejando os 25 anos da AMA. Para comprar o seu ingresso, siga o link que lhe enviei segunda-feira.  

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

35 comentários:

  1. Amém Padre João!Bom dia 🌹 Hoje é o dia Dela: Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos! Por sua maravilhosa intercessão, eu peço que apesar de tantos anos ocupando o terreno neste mundo , eu possa alcançar a conversão que tanto preciso! Que o Divino Semeador não desista de encontrar ao menos um fruto nesta árvore seca que sou eu! E permita que empregados como o senhor Padre João, possam colocar adubo ao redor da raiz para que eu e milhares de "fiqueiras" dêem frutos bons e saborosos pra Jesus!Evangelizar, falar do Amor de Deus, agir guiado pelo Seu Santo Espírito, é o maior fruto que um cristão pode dar!Deus o abençoe imensamente e a toda sua família! Obrigada Padre João por este nosso 3o. Acampamento Tempo de Paz! Os frutos já estão à mesa!E muitos outros estão brotando ! É só confiar e colher!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Lúcio24/10/20 07:16

      Realmente, os adubos que Padre João colocam nas raízes das nossa figueiras são férteis e de um grande potencial de crescimento espiritual.

      Excluir
    2. Deus pai todo poderoso criador do céu e da terra, eis aqui tua serva. Amém

      Excluir
    3. Obrigada por Senhor padre João Carlos por existir na minha vida.

      Excluir
  2. Que figueira estamos sendo nos lugares onde passamos?As folhas estão produzindo bom oxigênio?Temos que cuidar bem delas,pois no ponto de vista humano observar nossas ações é importante, porém comprender que devemos melhorar a luz do Evangelho é algo Espíritual que nem sempre estamos dispostos a Deus 🙏, gostamos de satisfação pessoal,isso pôr sua vez intriga os prencipios Cristãos.Ser do bem desafia os critérios da zona de conforto!O edeal é sermos mais fortes e evitando assim, sermos árvore improdutivas;que na perspectiva humana será melhor pra todos e a luz do Espírito Santo agradece.

    ResponderExcluir
  3. Senhor, dai-me coragem e sabedoria para aproveitar estes ensinamentos e crescer na fé, no amor e santidade. As oportunidades são muitas. Quero ser mais atenciosa ao teu chamado e ensinamenros. Obriga da meu Deus eu te amo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua bença a palavra de Deus e muito e portante pra gente lê com muita Fé todas a manhã eu tenho a palavra

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas, que Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  6. Senhor me molda,me transforma,me oriente, diante de minha de santidade.Eu preciso me converter,viver pra te,ser tua discípula.

    ResponderExcluir
  7. Abençoado dia para o sr. padre João Carlos e sua família, com a proteção de Nossa Senhora de Fátima, que com seus ensinamentos sobre a palavra de DEUS eu possa focar mais no chamado que todos os dias ELE me faz, obrigada por poder contar com este evangelho tão bem explicado, que o sr. nos envia.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Que dia abençoado foi o
    de onde, estou a esperar ansiosa o de hoje.🙌😇🌟🌟👏🌹
    Meu salvador, quero me contentar em viver uma vida simples como vós,disposta a perdoar a quem me ofendi,ter um coração pacífico.
    Agradecer a Deus mesmo diante dos problemas.
    Sejam sempre o meu foco buscar incansável o meu rei,ti desejar e esperar.
    Transforma o meu coração em glória cada vez mais.
    Acolhe me Jesus vós é uma força dentro de mim 🙌😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Bom Sábado Padre João Carlos e vamos em frente nas Orações e no Acampamento e em todas as nossas ações, que façamos com Amor (adubo em figueiras). Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  10. Amei. Primeira vez aqui!!! Indicaçao do Padre Márcio Marcelo da Paroquia Nossa Senhora de Fátima de Limeira.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos. Que Jesus te ilumine e te proporcione muita fé , esperança, e confiança no SENHOR Deus do universo para que o teu lindo trabalho Missionário vá em frente com muito Amor e dedicação.
    Jesus, não basta ouvir a tua palavra. É preciso ouvi-la e praticá-la. SENHOR, que os teus ensinamentos me ajude a crescer na FÉ, na minha vida espiritual, no amor aos irmãos sofredores e marginalizados. O Pai habita em todas as coisas criadas, chamando todas as criaturas para o caminho da justiça, da virtude do amor.Deus está dentro de cada um de nós.
    Padre João Carlos, desejo que Deus te dê um sábado abençoado por DEUS com muita saúde e muita paz...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  12. Senhor ajude-nos a produzir frutos praticando ações de amor de paz de caridade; difundido assim o teu Reino 🙏

    ResponderExcluir
  13. Em nossa caminhada durante a vida , há acontecimentos variados e também trágicos.
    Mais não significam ser mais pecadores que os outros.
    Vejo como convite para nos fazer pensar ,nós levar até Jesus ,nós libertando das trevas,da escuridão e nós trazendo para a luz.
    É preciso que se pense na urgência da conversão ,vida nova ,nova história ,um novo recomeço tendo Jesus Cristo como nosso Salvador.

    ResponderExcluir
  14. A palavra de Deus e muito importante na vida das pessoas, para ser obedieente e consguirmos tudo que desejsem os ensinamentos de Deus, quem somos nós? Não devemos deixar de obedecer.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde,Pe.João Carlos!Hoje vou fazer um testemunho.No dia de Nossa Senhora Aparecida.Entraram na nossa casa 3 bandidos.Eu moro com minha irmã, meu sobrinho de 18 anos e minha neta de 8 anos. Eles amarraram minha irmã e bateram muito nela.Eu levei 2 pontos na testa, minha 5 pontos na cabeça (eles bateram de revólver) e meu sobrinho 4 pontos.Meu sobrinho foi pra cima deles quando viu a mãe dele sendo espancada.Minha irmã conseguiu sair do quarto e foi para a rua pedi socorro.Foi um livramento.Nossa Senhora Aparecida e Mãe Rainha com Jesus nos livrou🙏🏽🙏🏽🙏🏻

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João Carlos A palavra de Deus é muito importante na minha vida.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João Carlos ontem foi maravilhoso o acampamento primeira vez que eu participei amei de coração vimos prepapr o nosso terreno para nossas figueiras Jesus e Maria Santíssima lhe abençoar nesses ensinamento maravilhoso paz e bem

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Senhor Padre João Carlos obrigado pelas palavras sabia do evangelho peço a Deus que me dá força sabedoria para melhor aprender os ensinamentos da palavras de vida para eu cresce na fé na santidade e no amor de Deus

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Senhor Padre João Carlos obrigado pelas palavras sabia do evangelho peço a Deus que me dá força sabedoria para melhor aprender os ensinamentos da palavras de vida para eu cresce na fé na santidade e no amor de Deus

    ResponderExcluir
  20. No contexto Espíritual, feito nesse sentido Jesus Cristo pede entrelinhas para que não seja pela aparência que sobrevivam as pessoas e sim pela iniciativa Santa:obras,pois são tantas pessoas que gostam de árvores floridas, sombra e água fresca.Quem seria capaz de cuidar de plantas feia sem ropagem,mas dá frutos quê felicita o projeto cristão!Hoje,qualquer tipo de violência é uma infração social,sendo o mais indicado seja Cuidar,com técnica aprimoradas que salvem cada espécie,pois no ecossistema mexer em uma cadei de qualquer vida é crime,então que tal adotarmos uma *árvore improdutivo*? Jesus Cristo nos pede para olharmos os Sinai do tempo,então se seguir construiremos o Reino do Espírito Santo,aqui! Vamos Cuidar mais, suportar,amar,ter paciência pois cada um têm seu tempo,e os quê erram foi uma tentativa de Aprendizad.Adotemos uma pessoa sem frutas e o mundo será melhor.

    ResponderExcluir
  21. 🙏🙏🙏🙏Que Jesus nos proteja, é que sejamos bons filhos

    ResponderExcluir
  22. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que nós possamos servir mais os nossos irmãos.

    ResponderExcluir
  23. Senhor, Deus Altíssimo, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Contudo, me conceda a graça de ser misericordioso e bom. Me conceda a graça de ser fiel a aliança. Me conceda a graça de produzir bons frutos. Me conceda a graça de rezar santamente na VOSSA igreja. Me conceda a graça de ensinar com sabedoria e humildade. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de pedir com fé e confiança, sem nunca duvidar da providência divina. Me conceda a graça de perdoar com sinceridade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  24. Obrigado Senhor Jesus Cristo, por tudo que tenho e sou. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS!!!

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Padre João Carlos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor e que Jesus nos ilumine Sempre para que sua Força seja sustento pra nossos Frutos, Sempre com Amor 🙏

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Padre João Carlos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor e que Jesus nos ilumine Sempre para que sua Força seja sustento pra nossos Frutos, Sempre com Amor 🙏

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde padre João Carlos a sua benção que Jesus nos ilumine

    ResponderExcluir
  28. Um bom final de tarde padre João Carlos e um começo de noite abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu
    caminho🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Não devemos nos torna uma figueira sem frutos,nos torna uma aparência enganosa.
    Uma promessa vazia, hipócrita e finge ser algo que não é.
    Devemos vigia nossa conduta, figueira que produzir bons frutos.🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  29. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado por essa mensagem maravilhosas muito lindo cada vez fico muito feliz em ler as mensagens enviadas por um padre maravilhoso o senhor padre João Carlos agradeço de coração jesus e nossa senhora Auxiliadora lhe abençoe e toda sua família também todos da sua equipe paz e bem Nilza Maria de jardim paulista,pe

    ResponderExcluir
  30. Senhor Jesus,quero ser igual a vós e sermos fiéis aos seus ensinamentos nos orientando com fidelidade,confiança,esperança,para que possamos transformar as nossas ações em um mundo melhor., livrando de todos os pecados,e traições, podendo cumprir com as palavras do nosso pai eterno. Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.