PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A TENTAÇÃO DO PODER

A TENTAÇÃO DO PODER




26 de maio de 2021

EVANGELHO


Mc 10,32-45

Naquele tempo, 32os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com. medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará”. 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre. queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” 37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!” 38Jesus então lhes disse: ‘Vos não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”. 41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.”

MEDITAÇÃO


Entre vocês não deve ser assim (Mc 10, 42)

Olha o papelão que fizeram Tiago e João, apóstolos de Jesus. Caladinhos, falaram com Jesus para quando ele tomasse posse no seu reino, um deles se sentar à sua direita e o outro à sua esquerda. Serem comandantes, ao lado de Jesus. Eh, já estão contaminados pelo vírus do poder. Quando os colegas souberem disso, sei não, vai dar confusão.

Você pode até pensar: esse negócio de poder não tem nada a ver comigo. É um assunto para quem ocupa altos cargos na Igreja ou para os políticos de Brasília. É aí que você se engana. Todo mundo tem uma relação com o poder. Mesmo que não esteja em uma função de comando, está numa relação com quem comanda. E aí se mostra qual é a sua concepção de poder: o poder-prestígio ou o poder-serviço. O poder no mundo chega a ser um ídolo. Uns se fazem de deuses e outros de seus adoradores. Para cada mandão, há um séquito de pessoas subservientes, bajuladoras, infantilizadas e avessas ao diálogo e ao espírito comunitário.

Apesar do exemplo de Jesus, os seus colaboradores mais próximos, os apóstolos, estão também tentados pela sede de poder. E já começam a disputar cargos, posição, prestígio. Aqueles dois claramente pretendem uma posição privilegiada (um à direita e outro à esquerda) ao lado de Jesus e, claro, acima dos outros. E essa pretensão logo espalha um mal-estar na comunidade dos apóstolos. O poder como prestígio, irmão gêmeo do enriquecimento duvidoso, semeia logo a discórdia, a desunião, a inveja e a competição doentia. É que ele agride gravemente o espírito comunitário. Essa tentação do poder-prestígio é um perigo para um cristão, pois o faz renunciar ao que aprendeu no Evangelho: o amor solidário, o respeito pela dignidade do outro, o espírito de serviço.

Os discípulos têm diante de si o exemplo de Jesus e o modelo da própria sociedade. O mau exemplo vem dos fariseus, da turma do Templo, do próprio ambiente religioso. E nisso, é claro, imitam-se as disputas de poder da classe dominante, da corte de Herodes, do Sinédrio. Jesus, no jejum do deserto, tinha enfrentado essa tentação. O diabo tinha oferecido o poder sobre todos os reinos do mundo, se o adorasse. Jesus reagiu. Submeter-se só à vontade de Deus. Nada de aliança com o mal. O poder-prestígio é sustentado por alianças perigosas e concessões à falcatrua, à propina, à troca de favores.

O exemplo de Jesus é bem outro. Ele dá exemplo com sua vida, suas escolhas e deixou esse precioso ensinamento: eu não vim para ser servido, mas para servir. O exercício do poder em Jesus não afastava as pessoas e nem o isolava dos outros. Como Mestre no seu grupo de discípulos, puxava o diálogo, responsabilizava cada um e, para admiração de todos, lavou os seus pés como um empregado fazia. Servir - essa palavra deve marcar a vida de um cristão em cargos de liderança ou em postos de comando. Servir. Não ser servido. Colocar-se a serviço dos outros, do bem, da justiça, diferentemente do poder-prestígio que se serve dos outros, que busca o seu benefício pessoal, que quer ser o maior.

Guardando a mensagem

A tentação do poder-prestígio estava presente também no grupo dos discípulos de Jesus. Jesus exerceu o poder-serviço. E o ensinou claramente. Não veio para ser servido, mas para servir. E disse mais: Vejam como o poder é exercido na sociedade, percebam a opressão dos grandes. Entre vocês, não deve ser assim. Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos.

Entre vocês não deve ser assim (Mc 10, 42)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Somos a tua Igreja e nossa presença na sociedade precisa ser pautada pelo espírito de serviço. Animados por teu evangelho, queremos fomentar a fraternidade em nosso ambiente de trabalho, de convivência, em nossas famílias, pois, servir é a marca do cristão. Ajuda-nos, Senhor, a não ceder, na Igreja, à tentação do poder-prestígio do mundo. Antes, levemos para a sociedade nossa experiência de poder-serviço vivido na família e na comunidade cristã. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Vale, hoje, um exame de consciência sobre que tipo de liderança você exerce ou apoia: mais parecida com Jesus ou mais parecida com o espírito do mundo?

Dois convites para você. Amanhã, a Santa Missa das 11 horas (com transmissão pelo youtube e pelo facebook). E no dia 05 de junho, o Show online  dos 25 anos da AMA. Adquira o ingresso o quanto antes. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. O servidor reflete no ato da escolha quais atitudes devemos fazer porém no decorrer desse percurso pode deixar-se essa rota,pois há sempre um lek ampla de possibilidade e estás bem como todos são atraentes.E como resistir? Jesus Cristo mostrou que a resistência do homem está no pensar então sempre Ele saia do cenário com objetivo de "PENSAR*,orar criar forças no SILÊNCIO,mas seus amigos então não compreendia tais atitudes e queriam a qualquer preço obter as vantagens-Ei, deixa eu ficar contigo?Meninos, são as ações de cada um que discidirá qual será seus futuros!Não é competência minha,faço sempre o vós ensinei viver... Amizade sem interesse é o quê o mestre Jesus Cristo viveu, então como estão meus sentimentos para com meus amigos hoje?

    ResponderExcluir
  2. 🙏🙏🙏🙏Que o Espírito Santo nos ilumine, para servirmos nossos semelhantes e as obras de Deus

    ResponderExcluir
  3. Senhor, ajuda-nos a servir assim como Tu. Eu vim para servir e não ser servido.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos sua benção e que Jesus e Nossa Senhora Auxiliadora continuem abençoado sua vida. Peço sabedoria para servir com honestidade, a começa na minha casa, dá exemplo nas pequenas coisas, eu preciso estar atento para às coisas de Deus, colocar Deus em primeiro lugar. Obrigado Padre João Carlos pelas orações e meditações que tão bem me faz, só não aprende quem não quer com suas reflexões Maravilhosas tão cheia de sabedoria. Saúde e Paz para o Sr e sua equipe maravilhosa.🤲🙌🙌🙋

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pela reflexão de hoje,Pe João Carlos: "quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos".

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que nós possamos swrvir uns ãos outroscomo Jesus os fez .

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma excelente quarta feira iluminada e abençoada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Tem pessoas que transformam o sucesso em glória,deslumbrei, quer desfrutar do poder,ou prestígio.
    Devemos procurar olhar nossa passagem pela vida de obra e legado,compreenda que sua
    transcendência maior não será de ordem material,mas sim de valores e conduta.
    Estabelecer propósitos que o torne maior do que sua existência e viver de fato uma vida exuberante e plena de significado.
    🙌😍🌹💕

    ResponderExcluir
  8. Amém!Bom dia Padre João e a todos da AMA!🌹Que nosso desejo seja verdadeiramente este: Servir com um único interesse: O de Imitar o Mestre JESUS! Obrigada Padre João! Deus ilumine e abençoe imensamente a sua vida!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos.Que sua quarta-feira seja muito iluminada e abençoada. Que Deus te proteja sempre e que o Senhor continue essa pessoa maravilhosa e cheia de sabedoria. Saúde e paz ao senhor e toda sua equipe.
    Acompanho suas meditações que me ajudam muito. Dia 06/06 faço 80 anos e sinto muito por estar longe de minha filha e netos que amo muito.
    Ore por nós.Deus o abençoe e guarde sempre. Amém!!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe João Carlos. Sua benção. Servir sempre, seguindo os mandamentos e ensinamentos do nosso Senhor Jesus cristo. Glorificado seja o Nosso Deus de Misericórdia.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Humildade e que Jesus nos ilumine Sempre. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  12. Jesus exemplo vivo para todos aqueles que te ama. Ele veio para servir e não para ser servido. Vamos fazer tudo de melhor para os nossos irmãos desesperado,sofrido, pela falta de amor,carinho,respeito,educação, para que possam ter uma vida digna.portanto quero dar de mim o melhor para aqueles que precisam,pois é importante a paz e a felicidade em torno dos nossos irmãos carentes.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela reflexão de hoje: o Filho do Homem veio para servir, não para ser servido!Vamos seguir o exemplo!

    ResponderExcluir
  14. Que exemplo Jesus nos deixou Jesus aumente a minha fé te peço misericórdia para todos nós. Senhor quantas pessoas agonizando neste momento eu clamo a tua piedade. A paz de Cristo Jesus padre João Carlos a sua benção

    ResponderExcluir
  15. Pai Santo, que nunca deixa uma única prece sem ser atendida, eu LHE agradeço por todos os milagres e prodígios que foram feitos na vida do VOSSO povo. Entretanto, me ensine seguir a luz do VOSSO amor. Me ensine ter o santo temor. Me ensine fugir da idolatria. Me ensine ser, um bom filho, da VOSSA IGREJA. Me ensine ter fé e esperança. Me ensine viver o meu profetismo batismal. Me ensine servi-Lo com humildade. Me ensine orar com amor e fé. Me ensine seguir o caminho da justiça. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine vencer o medo, o sofrimento, a opressão e a tirania. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre por suas reflexões maravilhosa sobre jesus e seus discípulos , estou com saudades da novena eu hoje estou agradeçondo a nossa senhora Auxiliadora de ter tomado a 02 dose da vacina da convide 19 estou louca para ir a igreja Deus te proteja padre e lhe ilumine amém Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de receber estas lindas meditações?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS