PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O AMOR EXIGE RENÚNCIA

O AMOR EXIGE RENÚNCIA


25 de maio de 2021

EVANGELHO


Mc 10,28-31

Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.

MEDITAÇÃO


Nós deixamos tudo e te seguimos (Mc 10, 28)

O jovem rico foi um mau exemplo de seguidor de Jesus. Ele não renunciou a nada. Um sujeito que amava mais o seu dinheiro do que o Reino de Deus. Tinha mais confiança nos seus bens do que na palavra do Senhor. Preferiu a segurança do seu status à aventura do seguimento de Jesus. Um mau exemplo.

Pedro e seus companheiros representam um bom exemplo de seguidores de Jesus. Eles deixaram tudo. Eles colocaram o Reino de Deus em primeiro lugar. Deixaram sua organização de pesca, seus barcos, sua profissão, suas famílias, a segurança de suas casas e puseram-se a caminho com Jesus. Colocaram sua confiança em Deus e aceitaram o desafio do seguimento. Um bom exemplo.

É, o amor exige renúncia. E pelo tamanho da renúncia se diz o quanto se ama. A jovem esposa acompanha o marido que foi transferido para um estado muito distante. Fica longe de tudo o que ela conhece e ama, seus pais, seus lugares preferidos, sua terra. Renuncia muito, porque ama muito. O pai, por causa dos filhos, de bom grado não frequenta mais as rodas de amigos no bar da esquina. Renuncia a boa conversa, regada a uma boa cerveja, para estar com os filhos, para brincar com eles, para sair com eles. Renuncia muito, porque ama muito. Aquela senhora já não está podendo mais ir a uma festa, fazer as viagens que fazia. Fica tomando conta da mãezinha idosa. Renuncia muito, porque ama muito.

O jovem rico amava pouco. Não deixou nada. Não abriu mão do seu dinheiro. Foi-se embora, entristecido. Fracassou o aprendiz de seguidor de Jesus. Pelo tamanho da renúncia se sabe o tamanho do amor. O jovem Francisco de Assis também era rico, de família importante, estudado, culto. Sentiu no coração um amor imenso por Jesus crucificado e pelos pobres que encarnavam o seu sofrimento. Renunciou seu prestígio, suas riquezas, seu título de nobreza. Fez-se um seguidor do Mestre pelos caminhos da pobreza e da oração. Pelo tamanho da renúncia se sabe o tamanho do amor.

Pedro e seus companheiros que deixaram tudo fizeram uma pergunta a Jesus: “O que nós vamos ganhar com isso?” A resposta de Jesus foi maravilhosa: ‘Nessa vida, cem vez mais do que deixaram. E na outra, a vida eterna’. Deus não se deixa vencer em generosidade. Você oferece 10, ele devolve 100. Eu mesmo deixei de constituir família, pensei que ia ficar sozinho. Nada, ele me tantas mães, tantos pais, tantos filhos, que já estou perdendo a conta.

E você, tem sido generoso/a com Deus? Tem confiado mais nele do que nos seus trocados? Tem renunciado alguma coisa para não faltar à missa, para fazer seu momento diário de oração, para observar os seus mandamentos? Pelo tamanho de sua renúncia se sabe o tamanho do seu amor por ele.

Guardando a mensagem

Jesus chamou um jovem para segui-lo, deixando tudo. No apego aos seus bens e à segurança de suas posses, ele não foi capaz de renunciar tudo e seguir Jesus. Pedro e seus companheiros também receberam o mesmo convite. Deixaram tudo e seguiram Jesus. Vão ficar sem nada? Jesus garantiu: cem vezes mais aqui na terra, com perseguições e a vida eterna, no mundo futuro. Pelo tamanho da renúncia, se sabe o tamanho do nosso amor a Jesus.

Nós deixamos tudo e te seguimos (Mc 10, 28)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Sempre nos vem à lembrança a pergunta que fizeste a Pedro: ‘Simão, tu me amas?’ Pedro, mesmo tendo fraquejado nos dias de tua paixão, te tinha um grande amor. E sofreu muito por não ter sido fiel cem por cento, como deveria. Certamente, isso lhe deu mais condições de compreender os seus irmãos e irmãs, em suas fragilidades e deslizes. E porque te amava tanto – deixou tudo para te seguir - , deste a ele a responsabilidade de cuidar do teu rebanho. Senhor, que o nosso amor por ti se comprove nas provações, nas dificuldades e nas horas em que seguir-te signifique renunciar alguma coisa ou muitas coisas. Seja o teu nome bendito, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você conhece alguém que deixou muita coisa para seguir Jesus. Reze por ele ou por ela. Você conhece alguém que não conseguiu renunciar a muita coisa para seguir Jesus. Reze por ele ou ela também.

Quero agradecer, de coração, a quem participou conosco da Novena de Nossa Senhora Auxiliadora. No encerramento, ontem, o destaque foi a romaria virtual, a consagração da família e a bênção da casa. 

O Momento Musical Mariano de ontem à noite, também pelo youtube, foi uma bênção. E agradeço as muitas manifestações de satisfação que me enviaram. Agora, é aguardar o Show do dia 05 de junho, quando celebraremos os 25 anos de trabalho missionário de nossa Associação Missionária Amanhecer, a AMA. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

7 comentários:

  1. Isso é intimidade com a escolha deixar uma vida estável,segurança, famílias,amigos,casa e muito mais se jogar credo nas forças infinita do bem comum,dai então qualquer situação é compartilhar contigo desse jeito né?Sim,seremos seu povo e surgirá novos ciclo família,com igualdade,sem privilégios é retrou as pegadas sócias deixado pôr Jesus Cristo,quase ninguém as práticas,ele conquistou os das margens social não aceitava favoritismo,bania todas a fôrmas de desumanização,compreendia a condição humana sem jugo a tal ponto quê os corações insensíveis eram incapaz de aceitar aquelas atitudes,então para ser da pegada Dele requer abdicã!Quem conhece alguém tão especial igual a Jesus Cristo?Ou será que ele é mito? Conquista tão bom é viver a pedágogia aplicada na íntegra o Cristianismo precisa servir mais,ser mais sem Rótulo e com práticas vivas de um Deus do saber.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos. Paz e amor.
    O amor exige renúncia. Pelo tamanho da renúncia, se sabe o tamanho do nosso amor a Jesus. Senhor Jesus, que o nosso amor por ti se comprove nas provações, nas dificuldades e nas horas em que seguir-te signifique renunciar
    Alguma coisa ou muitas coisas...
    Nós deixamos tudo e te seguimos ( Mc 10, 28 )
    Um bom dia abençoado à Padre João Carlos e a todos da AMA .
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho
    Padre João Carlos o senhor é um bom filho e um bom pai e um pessoa iluminada e muito amado
    Meu bom pastor 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    A bondade de Deus é mais importante e ela deve sempre estar em primeiro lugar.
    Deus cuida das suas necessidades, nada deve ser mais importante do que Deus e o seu Reino.
    Seguimos Jesus essa é a vontade de Deus, negue-se a si mesmo,tome a sua cruz e imitar Jesus.
    Ele quer que você o siga,e seja
    guiado pelos seus ensinamentos,
    e seremos mais feliz ao lado dele.🙌😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e parabéns pelo show Sempre muito Bonito. Estaremos em Oração para o Amor na Caridade e que Jesus nos ilumine com seu Amor Infinito. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos, muita LUZ de DEUS na vida do sr. e de todos que fazem com que esta palavra de DEUS chegue até nós. Obrigada por todos os dias nos explicar a meditação, com tantos detalhes para compreendermos bem e por em prática, Nossa Senhora o guarde e proteja, com muita saúde.

    ResponderExcluir
  6. Senhor,nos6 confiamos em vós, porque sabemos que as tuas palavras são verdadeiras e nos salva de todo o pecado que tanto atormentam as pessoas que não são fiéis aos ensinamentos do Pai todo poderoso,que nos deu a vida por seus filhos amados.Temos que acreditar nos ensinamentos do Senhor Jesus para que fortalecidos em tuas palavras seremos purificados e vivermos na vida eterna com vos.

    ResponderExcluir
  7. Senhor Deus dos exércitos, eu LHE agradeço por ser cristão. Todavia, me conceda a graça de guardar a VOSSA lei e de cumprir os VOSSOS preceitos. Me conceda a graça de agradecê-Lo da melhor forma possível. Me conceda a graça de ser justo e de praticar a beneficência. Me conceda a graça de evitar o mal e a injustiça. Me conceda a graça de honrá-Lo com o coração generoso e o semblante sereno. Me conceda a graça de consagrar o meu dízimo com alegria e generosidade. Me conceda a graça de deixar tudo para segui-Lo. Me conceda a graça de vencer as perseguições. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS