16 de dezembro de 2020
EVANGELHO
Lc 7,19-23
Naquele tempo, João convocou dois de seus discípulos, 19e mandou-os perguntar ao Senhor: “És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” 20Eles foram ter com Jesus, e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?’” 21Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista. 22Então, Jesus lhes respondeu: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a boa nova é anunciada aos pobres. 23E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim!”
MEDITAÇÃO
És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro? (Lc 7, 20)
Ficamos sempre esperando um outro... um outro partido amoroso, um outro emprego, um outro ano. O que temos não nos parece bom o suficiente. Nós nos negamos a reconhecer que o que temos seja o melhor, que nessa condição atual esteja a nossa felicidade, que este, aqui conosco, seja quem Deus enviou. É assim que desprezamos quem já está conosco, quem está perto de nós. E ficamos aguardando um que ainda venha. E que venha de longe, de fora e de cima, possivelmente, para lhe darmos crédito.
Foi o que aconteceu no tempo de Jesus. Não o reconheceram como Messias. Ele não preencheu as expectativas daquela gente. O próprio João Batista ficou em dúvida. Mandou alguns discípulos indagar se era ele mesmo ou se deviam esperar outro.
João anunciou um Messias diferente. Na linha do profeta Malaquias, João falou de um Messias que vinha com o fogo do julgamento. Iria recolher o trigo no celeiro, mas iria tocar fogo na palha. Seu machado já estava posto à raiz das árvores. Quem não desse fruto, seria cortado. Um Messias implacável como o fogo do fundidor, separando o ouro das impurezas com o calor do seu julgamento. E Jesus não estava batendo com esse modelo de Messias. Pelo contrário, ele mostrou-se manso e humilde de coração, próximo do povo, convivendo com os pecadores. Não um juiz implacável, mas um pastor que vai atrás da ovelha perdida. Não um lenhador de machado na mão, mas um agricultor semeando a sua semente. Não um fundidor assoprando o seu forno com o fole para derreter o minério, mas um pai abrindo as portas de casa para receber o filho que volta. Um Messias surpreendentemente diferente.
João Batista ficou confuso. Ele já apresentara Jesus ao povo, como Messias. Mas, a coisa não estava batendo. Mandou saber. Em resposta, Jesus mandou os emissários observarem e relatarem o que estavam vendo e ouvindo. A ação de Jesus, como Messias, no meio do povo, estava na linha do profeta Isaías. Em Isaías capítulo 35, o profeta falou da vinda do Messias. “Ele vem para salvar vocês”, disse ele ao povo humilhado no tempo do Exílio: “Então, os olhos dos cegos se abrirão, os ouvidos dos surdos se descerrarão, o coxo saltará como um cervo e a língua dos mudos se desatará. Os que o Senhor salvou, voltarão para casa”. Para essa tradição profética, o tempo do Messias é o tempo do retorno à casa, o tempo da libertação dos humilhados.
Guardando a mensagem
Os emissários de João Batista podiam concluir: Jesus é o Messias que Deus mandou. Porque, como narrou o profeta Isaías, os pobres estão sendo evangelizados: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam. São as obras de Cristo, isto é, do Messias. Obras de restauração, de libertação do seu povo. Os cegos, os paralíticos, os leprosos, os surdos, os mortos representam o povo machucado pelo sofrimento, mas também depauperado pelo pecado. Os pobres são evangelizados. As curas são apenas exemplificação da restauração que o Messias veio realizar. “Eis que faço novas todas as coisas”, diz o livro santo.
João Batista pode ficar sossegado em sua prisão, Jesus é o Messias prometido por Deus. A novidade é que ele está restaurando a aliança de uma forma que ninguém tinha imaginado: próximo do povo, cuidando das feridas de quem foi assaltado e espancado, contando histórias de reconciliação e vida nova, festejando a conversão dos pecadores, pastoreando o seu rebanho e arriscando sua vida em defesa de suas ovelhas.
És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro? (Lc 7, 20)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Este tempo de advento, preparando-nos para o teu natal e para tua segunda vinda, é uma grande convocação para a conversão. É como se vivêssemos no tempo de João Batista, um tempo de preparação para a tua chegada. Dá-nos, Senhor, acolher os apelos deste tempo abençoado e voltarmo-nos para ti de todo coração. Concede que brote de nossos corações abrasados por tua palavra gestos de acolhida de tua pessoa e do teu evangelho, bem como ações de partilha e solidariedade com os irmãos mais pobres e sofredores. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Comece valorizando as pessoas que estão ao seu redor, a começar pelos de sua casa. O natal que estamos preparando é a grande lição de um Deus que veio cuidar da gente e se mostrou pequeno e próximo. Valorizando quem convive conosco, já estamos treinando para acolher Jesus, o Emanuel.
A novena de natal começou ontem. São nove dias, como os nove meses da gestação de uma criança. Estamos rezando a novena toda tarde, às 14:00, pelo Youtube e pelo Facebook. Não podendo nos acompanhar nesse horário, encontre um tempinho para ver o vídeo que fica gravado depois da novena.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
MÚSICA
MEU BOM DEUS
(Pe. João Carlos)
Senhor, meu Deus, aqui estou
Aqui estou cansado e só
Estou buscando o teu amor,
Teu ombro amigo
Preciso tanto de tua paz,
Do teu abrigo.
Senhor, meu Deus, aqui estou
Longe de ti, tentei viver
Só encontrei desilusão
No meu caminho
Que vou fazer sem teu perdão
Sem teu carinho?
Meu Bom Deus,
O teu amor me trouxe aqui.
Meu Bom Deus,
Não sou ninguém
Longe de ti. (Bis)
Senhor, meu Deus, aqui estou,
O teu amor me transformou.
Pedi somente a tua graça,
Arrependido,
Mas me quiseste em tua casa
Como filho.
Senhor, meu Deus, aqui estou
Ainda há quem não te encontrou
Não retornou de tanto beco
Sem saída
Só o teu amor renova tudo
Em nossa vida.
Tempo de esperar?Em momentos em que os preparativos pra um encontro pessoal requer bastante intimidade com o visitante ou devemos esperar sem espectativas?Quem virá nós visitar em plena a uma pademia?O Espírito Santo?Sim,ele nunca está ausente de nossas vidas.Naquele tempo não tão diferente da atualidade aceitar que através dos pensamentos positivos agradávens as coisas vão acontecer, pois a fé de João Batista já provava que viria outro melho que ele.Que humildade naquela época todos já pensavam ele é o Salvador.Ao contrário João preparando a chegada daquele que seria melhor que ele.Beleza o Natal têm o mesmo significado sempre e Jesus Cristo está conosco sempre e nascerá mentes brilhantes tanto quanto ele basta sermos sensíveis aos sinais do Natal.
ResponderExcluirSua benção padre, rezo pela minha saúde que está um pouco abalada, mas creio que serei agraciada com a cura .
ResponderExcluirBom dia padre a sua benção!sou grata à Deus por tudo não ando bem de saúde mais estou caminhando com a graça de Deus.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos a sua benção
ResponderExcluirSalve Maria Bom Dia Padre João Carlos..Que a Paz do Senhor Esteja em nossos Corações... Á sua Bênção... Só agradecer por suas lindas Palavras....Quero receber Neste Natal Paz e Saúde para todos Nós Amém 🙏
ResponderExcluirA PAZ de JESUS esteja com todos vocês daí. Gratidão e nossas orações sempre, Nossa Senhora de Fátima os protejam sob seu MANTO DIVINO. BOM DIA!!!
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para Jesus e que sejamos Mansos e Humildes e tenhamos Amor em nossas pequenas ações. Salve Maria, Mãe do Amor.🙏
ResponderExcluirAmém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que o menino Jesus nos abençoe e livre nos de todo mal.
ResponderExcluirBom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.
ResponderExcluirMeu bom Deus toca o meu coração para que a minha fé, no Senhor, almente mais, amém.
A paz de Cristo e o amor de Maria !rezar o santo terčo é maravilhoso, com o padre João Carlos, é divino. Orei o segundo mistério ontem e o terceiro a Jaqueline Cesamiro de Florianópolis, vc rezou fantástico, seu deslize foi o nervosismo de estar diante nossa senhora nesse momento pois creia que ela escutou nossas intenções no terço. Amém irmã em Cristo !!! Sua benção padre João Carlos e um abračo ao Wilson e Litha e todos da rádio tempo de paz. estou em contagem/MG
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos. Tenha as mãos de Deus para te sustentar, o sorriso de Deus em abundância para te iluminar e as palavras de Deus para te guiar...
ResponderExcluirQue possamos reconhecer o valor das pessoas que estão perto de nós principalmente os mais pobres e sofredores. Desejo que Deus acima de tudo e de todos abençoe poderosamente Padre João Carlos e todos da AMA. Fiquem com Deus.
Ester de Campinas São Paulo.
Sua benção padre, esperamos ansiosos e preparados a vinda de Jesus, nosso bom Deus!!🙏🙏
ResponderExcluirBoa noite Padre João Carlos, peço oração pela minha Saúde, ando com dores na cervical. Padre, estou me preparando para receber Jesus Cristo, peço paciência para acolher todos com muito amor, principalmente minha família. Que Deus te abençoe e te proteja Padre João Carlos, para caminhar firme com toda sua equipe.🙌🙌🙇🌻🌻🌻🌻
ResponderExcluirDeus de bondade infinita, eu LHE agradeço por tudo que foi criado. Contudo, me ensine adorá-Lo, glorificá-Lo e servi-Lo com amor. Me ensine fugir das idolatrias. Me ensine seguir o caminho da conversão, da justiça e da salvação. Me ensine dizer que somente no Senhor residem a justiça e a força. Me ensine servir os doentes. Me ensine anunciar a boa nova aos pobres. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.
ResponderExcluirBoa noite padre João Carlos sua bênção muito linda essas músicas o senhor é um anjo de Deus eu estou sempre em oração estou fazendo a novena de natal também faço com a tv aparecida depois da missa
ResponderExcluirEstou querendo o quite de 100,00 reail rua 35 número 166 jardim paulista cidade do paulista pé,
ResponderExcluirBoa noite padre João Carlos tenha um final de noite abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
ResponderExcluirReconhecer o valor de quem está perto de nós,e investir naquele que acrescentam valor a nossa vida.
Lembre-se de quem está ao seu lado.
Valorize os seus.
Não espere perder para valorizar.👏👍🌹💕