PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NOSSOS ANTEPASSADOS, NOSSAS RAÍZES

NOSSOS ANTEPASSADOS, NOSSAS RAÍZES



17 de dezembro de 2020.

EVANGELHO


Mt 1,1-17

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi.

Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.

12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia, catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.

MEDITAÇÃO 

Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão (Mt 1,1).


Com essas palavras – Livro da origem de Jesus Cristo – se inicia, em Mateus, a árvore genealógica dos antepassados de Jesus, do lado paterno, desde Abraão até o seu pai José.

Esta longa lista dos antepassados de Jesus, presente no evangelho de Mateus, como também no de Lucas, nos lembra que fazemos parte de uma longa história. Cada geração dá sua contribuição e passa adiante as suas causas e as suas conquistas. Uma geração não gera apenas outra geração. Não é apenas a vida biológica que se transfere. Transmite-se uma cultura, uma história. No caso do povo de Deus, passava-se em herança a longa experiência de um povo em aliança com Deus. Transmitia-se a fé no Deus vivo que caminha com o seu povo, sustentando suas lutas por terra, liberdade, cidadania.

Nesse mesmo tom, o evangelista João proclama que o Verbo se fez carne. O filho de Deus entrou em nossa história, se encarnou. Ele está unido, como numa corrente, aos seus antepassados. Como ser humano, é herdeiro da riqueza da história, da cultura e da fé do povo de Israel. Nasce judeu, em uma família de judeus. É circuncidado pequeninho como todo judeu em aliança com Deus. Recebe um nome judeu: Yeshua, Jesus. Fala aramaico, ama os seus parentes e faz suas preces conforme o ensinamento da Torá. Desde os 12 anos, participa das peregrinações a Jerusalém, nas grandes festas da fé judaica: a saída do Egito (Festa da Páscoa), a entrega da Lei no deserto (Festa de Pentecostes) e a posse da terra prometida (Festa das Cabanas).

Na cultura do Oriente Médio, o elo com o passado, com a história precedente é a figura do pai. O pai é o elo com a história. Ele é o canal de comunicação da herança social e religiosa do povo eleito aos seus filhos, particularmente ao primogênito, o primeiro filho. E a mãe? Na nossa cultura, atualmente, ela conta tanto quanto ou mais que o pai. Mas isso é na nossa cultura e nos dias de hoje. No povo hebreu, e naquele tempo, não era assim. 

Nessa longa lista dos antepassados, cada geração passa o bastão à geração seguinte. É verdade que, neste evangelho de São Mateus, a lista contém nomes de cinco mulheres, entre as quais Maria. Bom, aí já é a nova mentalidade que começa a fermentar a partir de Jesus. Aí já é a novidade do evangelho. As mulheres contam também. E mesmo as desprezadas e marginalizadas contam, porque Deus não faz acepção de pessoas e valoriza a contribuição de todos, especialmente dos pequeninos. 

Guardando a mensagem

Hoje, lemos, no início do evangelho de São Mateus, uma genealogia, a relação dos antepassados da família de Jesus, pelo lado paterno. É uma lista muita extensa, ligando Jesus a pessoas como o rei Davi e o Patriarca Abraão. É uma forma de dizer que Jesus, o Messias, o Cristo, o filho de Deus, por sua encarnação, integra agora a família humana; que Jesus inseriu-se na história do povo eleito, povo que teve a liderança de patriarcas, profetas e reis. Ele chega nesse encadeamento da história em que uma geração passa à outra as suas conquistas e o seu aprendizado, especialmente a sua história com Deus. Jesus não é somente filho de Deus, é agora também filho da humanidade, integrante de nossa história. Ele é também fruto da história do seu povo eleito, o bendito fruto do ventre de Maria. E essa lição é importante para nós também. Jesus mergulha na história do seu povo, para ser um deles e é assim que ele vai lidera-lo, conduzi-lo, ser o seu pastor. 

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
Contigo e com esse texto de tua genealogia, aprendemos a dar valar à história dos nossos antepassados, os famosos e os anônimos. O sangue deles corre em nossas veias. A nossa vida resume toda a história dos nossos pais, dos nossos avós e bisavós. Até nos parecemos fisicamente com eles. Para melhorar a história, precisamos mesmo começar por assumi-la, conhecê-la, aceita-la. Obrigado, Senhor, por esta bela lição. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Hoje e nos próximos dias, dê uma olhada em algum álbum de fotografia dos seus parentes, relembrando suas origens, seus avós, pais, tios, etc. Uma grande lição do natal é darmos valor à nossa história, aos nossos antepassados. Como Jesus, estamos enraizados numa longe história de lutas, sofrimentos e conquistas.

Hoje, vamos rezar o terceiro dia da Novena de Natal. São nove dias, como os nove meses da gestação de uma criança. Estamos rezando a novena toda tarde, às 14:30, pelo Youtube e pelo Facebook. Não podendo nos acompanhar nesse horário, encontre um tempinho para ver o vídeo que fica gravado depois da novena. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

MÚSICA

ME LEVA

(Pe. João Carlos)

Viajo no tempo que corre e não para
Eu sigo contente, é bela a estrada
Eu vejo o futuro, a felicidade
Eu sei aonde a fé me leva

Viajo no tempo que corre e não para
A minha agenda me cobra, me amarra
Eu cruzo fronteiras, vou em disparada
Eu sei aonde a fé me leva

Me leva pro Reino que Deus preparou
Me leva pra festa que já começou.
Me leva à terra dos filhos de Deus
Me leva.

Viajo no tempo que corre e não para
No fim se recolhe o que aqui se planta
A vida da gente é dom que não passa
Eu sei aonde a fé me leva. 

Viajo no tempo que corre e não para
Eu sei que em breve termino a jornada
E desacelero pra minha chegada
Eu sei aonde a fé me leva. 








12 comentários:

  1. A importância da família no contexto Espíritual é algo misterioso,pois as gerações que atencederam Jesus é numerosa descendência essa que perpétuará durante tada existência humana proclamada aqui na Terra,mas qual é o papel de nossas famílias hoje no campo social?O que faço por eles?Ajudo ou atrapalha?O que Jesus Cristo nos apresentou como família? Estou sendo família?São necessários alguns aspectos importantes,porquê o Cristianismo está bem,porém a pedágogia de Cristo ainda não é diferente,o que nos falta é elo e muita integração plena,nas práticas de Jesus é percebido características que não aprendemos,isso faz uma parte do processo de desenvolvimento humano,e não pode demorar muito, porquê se não o as conflitos continuarão destruindo o que Jesus implantou,famíliar é aqueles que fazem o bem sem barreiras sócias.Onde têm ideias de Vida.

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria Bom Dia.. Á sua Bênção Padre João Carlos...Que Deus continue abençoando a minha família 🙏 Peço Orações por mim.... Só GRATIDÃO pelo Senhor🙏

    ResponderExcluir
  3. Hoje peço orações por todos que fizeram parte da minha história, por todos que eu trago no meu sangue, meus bisavós, meus avós e meus país , tão amados, que hoje estão junto de Maria e seu filho Jesus. Obrigada por vcs terem participado da minha vida...meus pais, muito obrigada por seus exemplos, pela vida cristã...🙏🙏🙏🌹🌹🌹🌹

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo abençoe a minha família.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor de Jesus por nós e que consigamos passar para outras gerações. Jesus, Maria e José, exemplo de Amor em Família para nós.🙏

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos. Bênçãos, paz e luz do Senhor Jesus em sua vida evangelizadora, hoje e sempre...
    Uma grande lição do Natal e darmos valor à nossa história, aos nossos antepassados, como Jesus, estarmos enraizados numa longa história de lutas , sofrimentos e conquistas. Obrigado Senhor, por esta bela lição...
    Que todos tenham uma quinta-feira abençoada.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde padre João Carlos, agora sim está com o áudio, pela manhã só consegui ler, no celular tinha o áudio, mas acompanho sempre pelo computador. GRATIDÃO sempre, DEUS o abençoe com saúde e muita paz na vida do sr. e em sua missão.

    ResponderExcluir
  9. LOUVADO seja o senhor, agora e sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  10. Senhor Jesus, pelo seu nascimento esta data tão simbolica que e representada neste mês de dezembro peçamos ao Senhor que nos dê Paz,Amor ,Respeito ao próximo e muita compreensao entre os governantes , que tanto tem desmerecido o povo brasileiro, através das ganancias Muita Luz para todos nós.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos agradeço muito por estes Ensinamentos maravilhoso agradeço a jesus pela minha família eles foram pra junto dê deus cedo mas a madrinha que criou Deus abençoa amém amor suas músicas que Deus lhe ajude no seu trabalho amém 🙏 paz e bem

    ResponderExcluir
  12. Ó Altíssimo Senhor, Deus e Criador da vida, eu LHE agradeço por todas as famílias. No entanto, me ajude ouvi-Lo e obedecê-Lo. Me ajude louvá-Lo da melhor forma possível. Me ajude ser uma boa pertença da SANTÍSSIMA TRINDADE. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Os pequeninos do evangelho.

   17 de julho de 2024    Memória do Bem-aventurado Inácio de Azevedo,  presbítero, e companheiros, mártires    Evangelho.      25Naquele te...

POSTAGENS MAIS VISTAS