PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A VONTADE DE DEUS E A TENTAÇÃO

A VONTADE DE DEUS E A TENTAÇÃO



Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. (Mt 16, 24).

30 de agosto de 2020 – 22º. Domingo do Tempo Comum

Em princípio, todos nós queremos fazer a vontade de Deus. E a vontade de Deus é que nós sejamos bons, justos, honestos, trabalhadores, fieis, piedosos, santos. Acontece que há muita coisa que pode nos desviar da vontade de Deus. São as tentações.

Jesus veio para fazer a vontade de Deus. Aos poucos, ele foi entendendo o alcance da vontade do Pai em sua vida. Em mais de uma ocasião, conversou com os discípulos, comunicando-lhes que “deveria ir a Jerusalém, sofrer muito e que deveria ser morto e ressuscitar ao terceiro dia”. A perseguição era o desfecho da rejeição que a sua presença, sua pregação e seus milagres provocaram nas lideranças do seu povo, representadas pelos anciãos, sumos sacerdotes e mestres da Lei. A vontade de Deus era que Jesus seguisse fiel até o fim, até às últimas consequências.

Quadro parecido de dificuldades e perseguição, viveu também o profeta Jeremias. A vontade de Deus era que ele anunciasse a sua Palavra, reprovando as ações do seu povo e de suas lideranças e lembrando-lhes qual seria o resultado de suas más ações. Pela reação, no dizer do profeta, a palavra do Senhor tornou-se para ele fonte de vergonha e de chacota.

Nós, seguidores de Jesus, também queremos conhecer e realizar a vontade de Deus. São Paulo, na carta aos Romanos, nos exortou a nos transformar, renovando a nossa maneira de pensar e de julgar, para podermos distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que é justo, o que lhe agrada, o que é perfeito.

Diante da realização da vontade de Deus, que pode nos trazer algum incômodo e sofrimento, vem a tentação de nos esquivarmos do que é difícil, do que exige sacrifício, do que pode nos trazer problemas. Jesus sentiu a posição de Pedro como uma tentação. Pedro repreendeu o Mestre com essas palavras: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça”. Pedro só queria o melhor para Jesus. Mas, estava agindo como o tentador, afastando Jesus da vontade de Deus, da fidelidade à sua missão. A reação de Jesus foi surpreendente, comparou essa tentação com a que tinha sofrido no deserto, no início de sua missão. “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens”.

Jeremias também teve sua tentação. Não queria mais falar em nome de Deus. Mas, um fogo ardente o devorava, impelindo-o a continuar a missão. Nós também, nos lembra São Paulo na carta aos Romanos, temos a nossa tentação: conformarmo-nos ao mundo, não à vontade de Deus.

O caminho do seguimento de Jesus nos pede uma cota de renúncia, de sacrifício para sermos fieis à vontade de Deus. Jesus foi claro: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”.

Guardando a mensagem

Jesus comunicou aos discípulos o que Deus queria dele: que fosse fiel até o fim, mesmo que tivesse que enfrentar a perseguição. Por isso, tomou a decisão de ir a Jerusalém e não fugir dos sofrimentos da morte que lhe seria imposta. Mas, não ficaria na morte, ressuscitaria. Pedro agiu como o tentador, repreendendo Jesus por essa decisão e assegurando que Deus não permitiria uma coisa daquela.  Jesus está nos dizendo bem claro: para segui-lo, precisamos renunciar a nós mesmos e carregar a cruz de nossas dificuldades e sofrimentos, também.

Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga (Mt 16, 24).

Rezando a palavra


Senhor Jesus, 

na oração do Pai Nosso, tu nos ensinaste a rezar, nos comprometendo com a vontade do Pai e pedindo-lhe que não nos deixe cair em tentação. São Paulo nos lembrou que não podemos ceder à tentação, nos conformando ao mundo, mas transformando-nos, oferecendo-nos em sacrifício espiritual a Deus. No monte das Oliveiras, em grande angústia, tu pediste ao Pai para afastar o cálice da paixão, mas, ao mesmo tempo, reafirmaste: “faça-se antes a tua vontade do que a minha”. Dá-nos, Senhor, a graça de vencermos a tentação que nos afasta da realização da vontade de Deus. Sendo, hoje, o Dia dos Catequistas, nós pedimos, Senhor, uma bênção para esses irmãos e irmãs que acompanham crianças, jovens e adultos no conhecimento e na experiência da fé. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Leia o evangelho de hoje, na sua Bíblia (Mateus 16, 21-27).

Gostaria que você conhecesse duas de minhas canções religiosas que têm a ver com esse evangelho: Seduziste-me (palavras do profeta Jeremias) e Sem Deus (sobre as palavras de Jesus). Estou lhe enviando o link para você, depois de ler a Meditação, ouvir essas canções. Coloquei lá também a letra dessas duas músicas. Se não identificar o link, acesse www.padrejoaocarlos.com.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb





SEDUZISTE-ME  (Jr 20)
Pe João Carlos

Seduziste-me, Senhor,
E eu me deixei seduzir (bis).
Por tua causa e por teu nome,
Estão todos contra mim (bis).

Por que sempre que abro a boca
Devo gritar forte contra a opressão?
Por que denunciar me mandas
Tanta violência e exploração?

Quando eu comigo pensava:
"Dele nunca mais quero me lembrar",
A força de sua palavra
Era uma fogueira a me devorar.

Calúnias eu ouvi de muitos
Tramando o fracasso da minha missão.
Javé é quem está comigo,
E esses inimigos se envergonharão

Javé, justo e poderoso,
A ti confiada minha causa foi.
E todos ao Senhor celebrem,
Pois da mão perversa já me libertou



SEM DEUS (Mt 16)
Pe. João Carlos

Nada vale nessa vida
Se a vida for vivida
Sem Deus
Do que adianta boa vida
Seguranças e conquistas
Sem Deus

O sentido de uma vida
Na chegada ou na partida
É Deus
Apenas vale o caminho
Que nos leve sem desvio
A Deus

Do que adianta
Ter o mundo aos pés
Se aos pés de Deus
Eu não me encontro mais
Do que adianta se eu me perder
Somente Deus é que me satisfaz

Do que adianta
ter o mundo aos pés
Se aos pés de Deus
eu não me encontro mais
Do que adianta se eu me perder
Somente em Deus é que eu encontro a paz.

Só posso ser feliz
Só posso ter a paz
Se Deus for o meu abrigo
Se Deus estiver comigo
Se ele em minha vida

for Deus



Só podes ser feliz
Só podes ter a paz
Se Deus for o teu abrigo
Se Deus estiver contigo
Se ele em tua vida

for Deus



27 comentários:

  1. Lindas ...sao como meditações do Evangelho

    ResponderExcluir
  2. Bom e abençoado Domingo Padre João Carlos e obrigado pelas palavras de hoje e sempre e que consigamos com orações e caridades seguir os passos de Jesus e Viver uma Vida na Verdade e na Fé em Deus.

    ResponderExcluir
  3. A palavra e as canções da meditação de hoje são profundas.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!padre suas orações pelo meu pai que teve um infarto estava bem na medida do possível mais teve um AVC sexta para sábado!!

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  6. José Lúcio30/8/20 07:06

    Que nossa Fé nos encha de coragem e força para vencer as tentações mundanas. Domingo de Paz e saúde pra todos, em especial para minha família.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Padre, por ser este grande instrumento nas mãos de Deus!
    Com o Espirito Santo lhe inspira para falar e para cantar.
    Que lhe abençoe sempre!🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Padre suas reflexões valem para um retiro.MARAVILHA Realmente renunciar a nòs mesmos no dia a dia não è facil.Mas com a ajuda de Deus venceremos.Sò hoje recebi esse link.obrigada.Tenha um bom dia.Sua benção.

    ResponderExcluir
  9. A fidelidade aqui é vista como sacrifício,ao fazer um comprisso com o Pai Jesus Cristo mantenho-se fiel a sua palavra encontrada no evangelho.Seus amigos mostra-se que a amas,querem empedir a honra de um comprisso.Pedro por favor faz silêncio você está me atrapalhando.Mestre estou querendo te defender!Obrigado,deixa Meu Pai agir.Vexe, é difícil te ajudar.-O silêncio é uma forma diferente de encontro do Espírito Santo;- precisa aprender a pensar.Mas Como que pode meu amigo você aceitar o sofrimento, mude isso, homem! Intendamos uma coisa ser responsável pelas escolhas para quem não compreede é sacrifício,mas Jesus fez com muita amor,nos momentos felizes de tentação, requer bastante conhecimento do compromisso, para chegar ao triofo que aqui será a Cruz símbolo de fidelidade.Qual meu principal amor hoje?Penso em mim ou em todos?Compro ou sou infiel? Faço para ser visto ou sou discreto?Crio minhas leis ou observo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito gratidão a sua reflexão muito linda!
      Adoro e suas músicas são orações viva da palavra do Senhor.Amem!

      Excluir
  10. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas meditações, Deus te abençoe com muita Saúde Paz e muito amor. Sem Deus eu não consigo viver, não existe outro caminho prá seguir a não ser o caminho dá Cruz, ajuda-me Senhor só fazer o que agrada o Senhor Jesus Cristo me me deu a vida. Obrigado Padre pôr nos ensinar com tanto amor e paciência, o Sr é um grande EVANGELIZADOR.🤝😇🙇‍♀️

    ResponderExcluir
  11. Que Deus continue dando ao Senhor a Luz para guiar o seu Rebanho...

    ResponderExcluir
  12. Bim dia! Muito boas suas canções. Ajudam a meditar. Obrigada por partilhar. Paz e luz!

    ResponderExcluir
  13. Lindas canções que ensinam a palavra e acalentam a alma! Obrigada, Padre! Rezo pelo senhor, por todos os sacerdotes, religiosos e religiosas! Amém!

    ResponderExcluir
  14. Ótima medicação. Obrigada. As músicas são lindas. Deus continue lhe abençoando nessa missão evangelizadora.

    ResponderExcluir
  15. Sou sua seguidora gosto muito de suas homelias

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus te abençoe todos os dias de tua vida... Obrigado pelas suas palavras tão lindas da Reflexão de hoje....
    Senhor Jesus, queremos ser teus seguidores. O caminho do seguimento de Jesus nos pede renúncia, sacrifício para sermos fiéis à vontade de Deus. Que Jesus nos fortaleça na FÉ e que ELE habite em nossos corações nos fazendo caminhar com confiança na palavra de DEUS.
    Padre, suas canções são lindas com conteúdos profundos: somente em DEUS é que eu encontro a paz.um domingo muito feliz e abençoado à todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  17. Ouvir a meditação diária é uma benção na minha vida. Sinto que meu dia fica muito melhor.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo domingo abençoado e iluminado que papai do céu te proteja 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor precioso,tu prometeste que aqueles que crêem ti e seguir os teus mandamentos e carregar sua Cruz tenha a vida eterna.
    Que eu me disponha a espalhar as boas novas do teu amor.
    Perdoa me quando tenho dificuldades de fazer aquilo que desejas que eu faça,seio que não posso consertar a mim mesma sozinha.
    Olho para Jesus,e creio e confio para mim ajudar.
    Acolhe me Jesus meu melhor amigo te amo 🐑🙋🌹😘💕

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde padre João Carlos gostei muita das suas meditações e de sua músicas que Deus lhe abençoe sempre com muito amor e paz

    ResponderExcluir
  20. Pe. João Carlos. Obrigada pelas lindas músicas. Deus o abençoe e lhe dê muita inspiração. Amém

    ResponderExcluir
  21. Boa noite!amém padre joão carlos.

    ResponderExcluir
  22. Pai Eterno e Todo Poderoso, eu LHE agradeço por todos os catequistas. No entanto, me conceda a graça de ser seduzido por VOSSA palavra. Me conceda a graça de vencer o sofrimento, a dificuldade e a provação. Me conceda a graça de evangelizar com sabedoria e fé. Me conceda a graça de ser oferecido em sacrifício vivo, santo e agradável a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça de ser transformado e renovado na minha maneira de pensar e de julgar. Me conceda a graça de fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de ter bons e santos pensamentos. Me conceda a graça de renunciar a mim mesmo, tomar a minha cruz e segui-Lo. Me conceda a graça de alcançar a salvação. Me conceda a graça de ter uma boa conduta. Me conceda a graça de ser amigo do meu anjo da guarda. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Virgínia30/8/20 23:08

    Padre Joao Carlos que Deus lhe abençoe.Suas músicas alegram os meus dias.

    ResponderExcluir
  24. BOA NOITE PADRE JOÃO CARLOS .A PAZ CRISTO OBRIGADO POR MANDAR A LETRAS DESTAS MÚSICAS TÃO LINDAS .CANTO ELAS O DIA TODO!O SENHOR É UMA BÊNÇÃO DIVINA NA NOSSAS VIDAS ,COMO PADRE ECOMO CANTOR ":DEUSO ABENÇOE SEMPRE. !!+++MARIA DA GLORIA FERREIRA SANTOS DUMONT MG .FÃ número um.

    ResponderExcluir
  25. Lindas canções padre, parabéns pelo do da evangelização pela música, parabéns pelo seu ministério..

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Jesus é a presença salvadora de Deus.

23 de abril de 2024   Terça-feira da 4ª Semana da Páscoa.    Evangelho.   Jo 10,22-30 22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do ...

POSTAGENS MAIS VISTAS