PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AMOR À PALAVRA DE DEUS

AMOR À PALAVRA DE DEUS



Hoje, cumpriu-se essa passagem da Escritura que vocês acabaram de ouvir (Lc 4, 21)

31 de agosto de 2020.

E neste último dia do mês de agosto, abrimos o Santo Livro para acompanhar Jesus na sinagoga de Nazaré. Ele vai ler as Escrituras. Assim, vamos nos preprando para o mês da Bíblia que começa amanhã. 

Jesus, estava, naquele sábado, na localidade onde se criara, Nazaré. Na Sinagoga, ele levantou-se para ler o livro da Palavra de Deus. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Ele achou ali uma passagem muito especial. Ele leu: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a boa nova aos pobres”. Quando terminou a leitura, ele sentou-se, como faziam os mestres. Todo mundo ficou na maior atenção. E ele começou a explicar como aquela passagem falava precisamente de sua missão. “Hoje, se cumpriu essa passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. A Palavra de Deus é atual, se cumpre hoje.

As Escrituras Sagradas do antigo povo de Deus ocupavam um lugar muito especial, nas sinagogas, no tempo de Jesus. Eram guardadas num lugar central à frente da assembleia, numa espécie de oratório que lembra os nossos sacrários de hoje. Nessa passagem do evangelho de São Lucas, o servidor lhe entregou o rolo do livro do profeta Isaías. Jesus o leu e depois o devolveu ao servidor, para que o guardasse. Aí, começou a explicar a leitura feita.

As Escrituras Sagradas dos cristãos compreendem os livros do antigo povo de Deus (o Antigo Testamento) e os escritos das comunidades cristãs do final do primeiro século (o Novo Testamento). Também para nós, as Escrituras Sagradas ocupam um lugar muito especial em nossas celebrações. A Missa, por exemplo, tem claramente duas partes distintas: a liturgia da palavra e a liturgia eucarística. Assim, somos alimentados pelo pão da vida, Jesus Cristo, na mesa da palavra e na mesa da eucaristia. Olha o que diz a Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Revelação Divina (Dei Verbum): “A Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como venera o próprio Corpo do Senhor, não deixando jamais, sobretudo na sagrada Liturgia, de tomar e distribuir aos fiéis o pão da vida, quer da mesa da palavra de Deus quer da mesa do Corpo de Cristo” (DV 21). Deu para entender? “A Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como venera o próprio Corpo do Senhor”. As leituras bíblicas, organizadas com muito cuidado pela Igreja para cada domingo e para cada dia da semana, são um alimento sagrado para a nossa edificação. Somos alimentados pelo mesmo Cristo, palavra e pão.

É surpreendente o que lemos neste documento do Concílio, a Dei Verbum: “Nos livros sagrados, o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de seus filhos, a conversar com eles; e é tão grande a força e a virtude da palavra de Deus que se torna o apoio vigoroso da Igreja, solidez da fé para os filhos da Igreja, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual” (DV 21)

Guardando a mensagem

Em Nazaré, vemos Jesus, na sinagoga, fazendo a leitura na celebração e nos mostrando a atualidade da palavra. É hoje que Deus nos fala, é hoje que suas promessas se cumprem. Nesta véspera do início do mês da Bíblia, essa passagem desperta a nossa atenção para o valor que devemos dar à Sagrada Escritura. Na celebração dominical, a Palavra é proclamada, explicada, rezada. É o pão da vida, alimento sagrado para nos sustentar na caminhada. Na Igreja, esteja sempre atento(a) à palavra que está sendo proclamada. A celebração é, por excelência, o lugar onde Deus está instruindo o seu povo. Em casa, não esqueça sua Bíblia em qualquer gaveta. Conserve-a em lugar visível, digno. Leia-a todos os dias. Todo dia, um trechinho. Sendo o evangelho do dia, melhor ainda. Ao iniciar sua leitura, peça as luzes do Espírito Santo. É ele quem faz da palavra escrita um verdadeiro encontro com o Senhor da palavra.

Hoje, cumpriu-se essa passagem da Escritura que vocês acabaram de ouvir (Lc 4, 21)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu és a própria palavra de Deus, o verbo feito carne. Em ti, todas as palavras da Escritura ganham sentido e força. Todo o Antigo Testamento vive da promessa de tua vinda. Todo o Novo Testamento nos comunica tua presença redentora. Senhor, que o livro santo de tua palavra seja objeto de leitura e estudo de nossa parte, para o compreendermos sempre mais e nele te acolhermos como caminho, verdade e vida. Concede que cresçamos no conhecimento e na prática de tua palavra. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Amanhã, começa o Mês da Bíblia. Comece destacando a sua Bíblia na sua casa ou no seu local de trabalho (onde isto for possível). Coloque-a num local de destaque, para ser vista e lida.

Em setembro, vamos continuar caminhando juntos, aqui na Meditação, crescendo no conhecimento e no amor ao Livro de nossa fé. 

Podendo, me acompanhe no comentário sobre a Meditação de hoje, na Live da Oração da Noite no youtube e no facebook. Começo sempre às 21:30h. É só procurar @padrejoãocarlos. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



29 comentários:

  1. Amém Padre João! Que eu possa levar ler a minha Bíblia nas mãos ao menos algumas vezes ao dia, tanto quanto uso o meu celular! "A Palavra de Deus é luz que alimenta uma alma"!Obrigada por me ajudar a valorizar as Sagradas Escrituras! 🌹

    ResponderExcluir
  2. O Divino está no invisível,podendo ser sentido por meio do silêncio só os fiéis usufruirá dessa dádiva,tudo que existe é sagrado.Nas escrituras está bem claro:os pecadores,as prostituta,o povo marginalizado,plantas,animais,as vizinha fofoqueira...As palavras que são sagradas,que escutamos é fonte inesgotável para vida.A lei que se cumpre é a própria divinidade existente:Hoje será cumprinda o combinado do Antigo Testamento:"O verba se fez carne e habitou entre nós".Seguindo todas as revelações feitas aos humildes percebe-se quê ainda não intedemos a pedágogia do verdadeiro sentido Cristão, porque se tudo é criação de Deus não existe espaço pra o mal.E Jesus Cristo foi a prova que o mal e o bem podem se encontrar,a exemplo dos amigos dele Pedro ele foi o mal, más Cristo transformou e pediu por favor não aja assim; eu ficarei muito triste,mim deixa Pedro,seu pessamentos está fora da ordem,se alinha homem.Todo é Divinamente bem, basta abrirmos nossos olhos.

    ResponderExcluir
  3. Paz e Bem padre como é bom acordar com a vossa bençao

    ResponderExcluir
  4. Obrigado PE por ajudar a fortalecer minha fé a cada dia logo iniciando pela manhã, ouvindo a palavra através do Sr e equipe empenhada. Deus é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. Sua benção padre, bom dia, ler o que o senhor escreve todos os dias é um bálsamo para mim. Obrigada e Deus nos proteja.

    ResponderExcluir
  6. Pe. como é bom escutar a sua meditação, graças a Deus pela sua vida! Obrigada e Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Pe. João Carlos obrigada pelas palavras lindas .

    ResponderExcluir
  9. Amém! Reze por minha família Padre.🙏🏻

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! A Palavra de Deus me conforta! É alimento para minha alma! As suas explicações padre está me ajudando a querer viver em Cristo Jesus! Amém!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos sua bença uma semana cheia de paz e saúde amém 🙌 mande oração prá mim e minha família

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Padre João Carlos pelas lindas palavras e que Deus esteja iluminando as nossas vidas hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Padre João Carlos pelas lindas palavras que Deus nos ilumine hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  14. Senhor tenha misericórdia ajude-nos a nós mesmos se dedicar aos Santos evangelhos, de DEUS, E vosso JESUS. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus lhe abençoe poderosamente e lhe conceda uma chuva de bênçãos sem medida para sua vida...
    Senhor Jesus, tu és a palavra de DEUS, o verbo feito Carne. Em Ti, todas as palavras da Escritura ganham sentido e força. Concede, Senhor, que cresçamos no conhecimento e na prática de tua palavra.
    Que, padre João Carlos e toda equipe da AMA tenham uma semana muito feliz repleta do verdadeiro amor de DEUS...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  16. Obg. Por esta mensagem cheia de paz 🙏 r luz! Jesus Cristo e verdadeiro!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre João Carlos obrigada por nos presentear todos os dias com um trecho do Santo Evangelho e nos explicar sobre ele. É gratificante aprender mais sobre a Bíblia Sagrada, nos fortalece e dá novo sentido a vida.

    ResponderExcluir
  18. Louvado seja nosso Bom Deus por tudo o que Ele nos dá e esse imenso amor

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Pe João Carlos, grata pela mensagem é um incentivo para continuar minha caminhada espiritual, conhecendo a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima tarde abençoada e iluminada que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    A Bíblia, sua palavras têm vida, só a Bíblia transformar.
    Portanto, fazer boas obras é o verdadeiro caminho para santificar o nome de Deus.
    👏🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  21. Meu amado Jesus Cristo de Nazaré, rogai por nós que recorremos a vós. Abençoai a minha família, é fazei que procure mais z sua palavra. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  22. Boa noite padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima noite e que nosso senhor Jesus Cristo li abensoi sempre e sua bensa Amen

    ResponderExcluir
  23. Ó Deus Todo Poderoso e Cheio de Misericórdia, eu LHE agradeço por esse mês vocacional. Entretanto, me ajude anunciar o evangelho com humildade e fidelidade. Me ajude ter os dons e os frutos do divino Espírito Santo. Me ajude ler com atenção e amor a VOSSA santa palavra. Me ajude dar testemunho do meu SALVADOR. Me ajude viver o meu profetismo batismal. Me ajude seguir o caminho da salvação. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  24. Boa Noite Padre João Carlos e obrigado pelas palavras Sempre Bem Proclamadas e acredito de coração que existe o Infinito Amor nelas, como diz no Evangelho: “O Espírito do Senhor está sobre o consagrado para anunciar a boa nova”, fico agradecido de estar Sempre recebendo suas palavras e a Força que Vem com elas.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite padre João Carlos obrigado pela mensagem maravilhosa o senhor é mesmo uma pessoa de Deus que nós ajudem a muito pressisamentsr nesse tempo de pandemia porque estou muito tensa e peço a Deus para não morrer ninguém sua bênção que Deus lhe ajude na sua evangelhos amém

    ResponderExcluir
  26. Boa noite !amém🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  27. Bom dia padre João Carlos que Deus o abençoe sempre ,e de muita saúde e sabedoria para passar tantas coisas boas para nós ,sou muito grata por fazer par deste grupo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS