PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: BONS PASTORES PARA O REBANHO

BONS PASTORES PARA O REBANHO


Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios (Mt 10, 8)

14 de junho de 2020.

Jesus percebe a situação de sofrimento e abandono do seu povo. E procura organizar o seu grande grupo de discípulos, nomeando doze líderes. Chamou doze, porque estava simbolicamente reorganizando todo o rebanho de Deus, o povo das doze tribos, que fora liderado por doze patriarcas. E Jesus enviou os doze em missão. É urgente que o rebanho conte com bons pastores, com boas lideranças. Pastores que cuidem das ovelhas estropiadas, que recuperem as desfalecidas, que lavem as sujas, que as defenda dos lobos.


A missão é anunciar a proximidade do Reino, que é o que Jesus já estava fazendo. “Em seu caminho, anunciem: o Reino dos céus está próximo”. Na realização desta missão, Jesus deu aos doze quatro tarefas: Curar os doentes; Ressuscitar os mortos; Purificar os leprosos; e Expulsar os demônios. Você sabe, quatro é um número de totalidade. Quatro é tudo, pois quatro são os pontos cardeais. A missão de anunciar a chegada do Reino de Deus mostra-se nestas quatro ações.

Vamos dar uma olhada nessas tarefas. A primeira foi curar os doentes. Jesus tinha um carinho especial pelos doentes. Basta lembrar a cena da sogra de Pedro ou do paralítico descido em sua maca diante dele. Cuidar dos doentes é uma forma de anunciar o Reino de Deus. Deus está perto de quem está sofrendo. Deus é a força de quem está debilitado. Estamos diante do tema da SAÚDE. Assistir os doentes e sofredores, rezar por eles, rezar com eles, acompanhá-los em seu tratamento são formas de mostrar o amor de Deus, a proximidade do Reino. Curar os enfermos.

A segunda tarefa foi ressuscitar os mortos. Jesus ressuscitou a filha de Jairo, o filho da viúva de Naim, o seu amigo Lázaro. Em todos esses episódios, vemos como Jesus deu atenção às famílias enlutadas, como ele ajudou as pessoas a crerem em Deus e na ressurreição que ele nos promete. Estamos diante do tema da VIDA. Na parábola do bom samaritano, o homem estava caído, semimorto, na beira da estrada. Acudir quem está caído, quem está em situação de morte é ressuscitar os mortos. Hoje, temos muita gente que está em situação de morte: pela droga, pela exploração do trabalho, pela fome, pelo coronavírus... Trabalhar pela recuperação dos dependentes químicos, salvar do suicídio quem perdeu o sentido da vida, garantir um leito de UTI para quem está precisando de um respirador são também formas de anunciar a proximidade do Reino. Ressuscitar os mortos.

A terceira tarefa foi purificar os leprosos. Os leprosos, no evangelho, têm a ver com a impureza em relação à Lei. Pela impureza, a pessoa estava apartada de Deus e de sua comunidade. A lepra é uma imagem do pecado. Estamos diante do tema da RECONCILIAÇÃO. Purificar os leprosos é ajudar a pessoa a se aproximar de Deus e alcançar o perdão dos seus pecados. Fomos reconciliados com Deus, por Jesus Cristo que morreu por nós. Trabalhar pela conversão, aproximar as pessoas do Sacramento da Confissão são formas de anunciar que o Reino está vizinho, próximo. Purificar os leprosos.

A quarta tarefa foi expulsar os demônios. Jesus venceu as tentações. E libertou muitas pessoas possuídas pelo mal. Estamos diante do problema da LIBERDADE. Muita gente está possuída, escravizada pelo preconceito, pelo sentimento de inferioridade, pela ignorância, por ideologias totalitárias, pela inveja, pela dependência cultural... são numerosas as formas de dominação do mal sobre as pessoas! Contribuir para a superação desses males, ajudar as pessoas a se libertarem dessas forças de opressão são formas de realizar o anúncio do Reino de Deus. Expulsar os demônios.

Guardando a mensagem

Jesus, diante do seu povo sofrido e humilhado, enche-se de compaixão. Vê que aquele é um rebanho sem pastor. Realizando sua missão de reorganizar o povo de Deus disperso, nomeia doze lideranças para o seu movimento. Ele envia os doze em missão. Eles devem, como Jesus, anunciar a proximidade do Reino de Deus. Para servir o seu povo cansado e abatido, Jesus providencia pastores que cuidem das ovelhas estropiadas (os enfermos), que recuperem as desfalecidas (os mortos), que lavem as sujas (os leprosos), que as defenda dos lobos (os demônios). A missão dos doze é a missão de todo o povo de Deus. A minha, a sua também.

Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios (Mt 10, 8)

Rezando a palavra


Senhor Jesus,
Aos teus missionários de ontem e de hoje, estás instruindo que todos estamos em missão. E que a missão não depende de contarmos com muitos recursos (ouro, prata, dinheiro). O que temos para oferecer não tem preço, nem são coisas que estamos distribuindo. Somos testemunhas do Reino que chegou com tua presença redentora. Estás insistindo, Senhor, que precisamos manter a postura de missionários, de viajantes, evitando a busca de benefícios pessoais (não levar sacola) e a busca de segurança ou bem-estar (duas túnicas, sandálias, bastão). Ajuda-nos, Senhor, a realizar, ao teu lado, a grande tarefa da evangelização, que toca a promoção da saúde, a defesa da vida, a libertação da dominação e a reconciliação com Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém


Vivendo a palavra



Estamos vivendo um momento de muito sofrimento em nosso país e em todo o mundo. A crise do coronavírus revela também uma grande crise de liderança. Neste domingo, peça ao Senhor que esta mesma crise nos leve a assumir o modelo de liderança do bom pastor em nossas comunidades e em toda a sociedade. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

28 comentários:

  1. José Lúcio14/6/20 05:34

    Que possamos cada vez mais se encher de compaixão e conduzir nossa atividade pastoral próxima ao PRÓXIMO, fundamentada nos 4 pilares tão bem explorados por Pe. João Carlos: SAÚDE, VIDA, RECONCILIAÇÃO e LIBERDADE.

    ResponderExcluir
  2. Que a nossa missão de aproximarmos o nosso povo do Reino de Deus, seja uma missão diária.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia pa.peco oração por toda minha familia. E peço a conversão dos netos na igreja padre ore pelo meu neto. Que deus te der bom domingo ao senhor padre João carlos

    ResponderExcluir
  4. Senhor
    Jesus, faça nos instrumentos capaz de ajudar nosso próximo, com amor , oração e muita luz para nos guiar.Dai serenidade aos nossos corações e nunca percamos a fé..

    ResponderExcluir
  5. Bom dia peço oração pela cura dos doentes união pra minha família e todas famílias

    ResponderExcluir
  6. Peço oração padre a união da minha familia amém.bom dia

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!Um ótimo domingo, padre peço pela minha família e em especial pela libertação de todos os espíritos opressores que tentam de de tudo e conseguem tirar minha filha Priscila do sério e do caminho de Deus, esses pilares nos mostra que tudo tem jeito e solução se seguirmos o caminho do senhorJesus, sua bênção ore pôr minha filha Priscila paixão.

    ResponderExcluir
  8. Uma das melhores descobertas que fiz nesta pandemia, receber a meditação da palavra feita por Pé. João Carlos, é uma benção. Obrigado padre.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João. Peço orações para meu neto de apenas 1 ano. Esteve em tratamento por 6 dias. Tomou antibioticos para combater uma bactéria. Está bem agora.mas não descobriram de onde veio a bactéria

    ResponderExcluir
  10. Peço a Deus que com minha família continuemos sempre unidos como somos e peço tbm oração pra todos nós e proteção de Deus para meus filhos e netos e o fim dessa pandemia para poder vivermos em paz com a graça de Deus e nossa senhora vossa mãe! Amém assim seja!!

    ResponderExcluir
  11. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  12. Peço união de minha família, que tanto amo. O rebanho trabalha e produz mais com a união de todos.
    Peço a sua benção Padre.
    Obrigada ��

    ResponderExcluir
  13. Com este tempo de epidemia sinto paz em constante oração do Santo terço de noite e de dia quero está com Jesus e Maria todos os dias da minha vida amei suas palavras padre João Carlos obrigada peço sua bênção e digo pra Deus lhe abençoar lhe proteger com saúde paz e felicidade AMÉM

    ResponderExcluir
  14. Que ela é profunda reflexão!! Que sejamos Luz a iluminar é sermos iluminados ♡

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo domingo abençoado e iluminado meu bom pastor
    🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, que teu amor seja aperfeiçoado em mim,em sabedoria, orientação e bondade.
    Abre meu coração para conceder compaixão.
    Abre minhas mãos para ajudar os necessitados, nas suas necessidades.
    Enxugar lágrimas pelas suas tristeza e nas suas aflição.
    🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos. Agradeço do fundo do meu coração pela MEDITAÇÃO da palavra de DEUS e pela REFLEXÃO de hoje.
    Padre João Carlos, desejo que Deus te conceda um dia agradável, entrega tudo em suas mãos e viva em paz com Jesus Cristo, caminhando afim de anunciar para toda a humanidade que o Reino dos Céus está próximo...
    SENHOR JESUS, dá-me a graça, para que eu possa ajudar às pessoas a se aproximar do Reino de Deus por Jesus Cristo que mereceu na Cruz por nós...
    Que Deus derrame sobre Padre João Carlos e sobre toda a equipe da AMA :
    A luz que renova, a serenidade que acalma e o amor de DEUS que protege...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  17. Que os políticos parem de desrespeitar o povo
    Parem de só pensar em si
    Que DEUS nos proteja e guarde

    ResponderExcluir
  18. Peço saúde para minha família.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia,padre Peço orações pra minha família que Deus nos proteja de todo male força pra seguir enfrente apesar dessa pandemia. Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
  20. Que os nossos governantes sejam obedientes as instruções do Espírito Santo! E que nesse tempo tão difícil, reconheçamos que Jesus é o Senhor da nossa vida! Sua bênção, Padre e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  21. O maior lider não há,em tudo o mundo sabemos que Jesus Cristo foi modelo em tudo,hoje mais uma vez através do Evangelho percebemos um momento perfeito:A escolha dos seus sucessores e justamente o número 12 está presente nessa sintonia boa, que ele viveu pregando e deixou bem claro o que mundo precisa saber e práticar o reino de Deus está entre vós,o mundo têm jeito somos nós os coordenadores e líderes do lugar onde estamos, sendo Jesus o indicador desse modelo de sociedade libertador,livre,comprometido que sabe cuidar das vidas através do Espírito Santo agindo.

    ResponderExcluir
  22. Que o senhor dê sabedoria aos escolhidos da nossa paróquia para conduzir o seu rebanho nesse tempo difícil que estamos vivendo.

    ResponderExcluir
  23. Senhor Jesus eu peço quando acabar a corona vírus que as pessoas que me conhece que olha para mim com um olhar mais fraternos principalmente as pessoas que participa comigo dentro da igreja e

    ResponderExcluir
  24. É difícil para quem que ñao tem fé

    ResponderExcluir
  25. Boa noite padre pela palavra do Evangelho. Belíssima.e muito forte essa palavra compaixão que Deus tenha compaixão da nação

    ResponderExcluir
  26. Jesus eu peço que acaba com toda hipocrisia do mundo inteiro

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS