15 junho 2020

JESUS, MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO

Se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! (Mt 5, 39)

15 de junho de 2020.



Toda a história do antigo povo de Deus, suas leis, suas normas de comportamento, com a vinda de Jesus tudo ganhou mais luz, mais perfeição. No Sermão da Montanha, Jesus, como um novo Moisés, comunica a Lei ao seu povo. Ele não veio para acabar com a Lei antiga, mas para levá-la à perfeição, para aprimorá-la. A lei do Reino de Deus pauta-se pela misericórdia, pelo amor. 

No texto de hoje, ele corrige a Lei do Talião. A Lei do Talião, como está no Livro do Levítico, já era um grande avanço, porque disciplinava a reação às agressões. Não permitia o excesso. Era o mínimo de qualquer povo civilizado. Está escrito no Livro do Levítico: vida por vida, fratura por fratura, olho por olho, dente por dente. O dano que causar a alguém será a sua paga, na mesma moeda, na mesma medida. Bateu, levou. Matou, morreu. É o nível humano, disciplinando a vingança, para a vingança não sair maior do que a ofensa. Essa legislação foi já um grande avanço para o povo do Antigo Testamento. 

Com Jesus, o homem redimido pela graça pode fazer muito mais do que isso. Pode reagir com maior controle, com mais caridade, pode vencer, em si próprio, a raiva, o ódio, o desejo de vingança. O homem renascido pela graça pode ser mais generoso, como Deus foi para com ele; ser misericordioso, como Deus foi com ele. Pode, na graça de Deus que o regenerou, oferecer o perdão, em vez da vingança. 

Olha o que Jesus disse: “Não enfrentem quem é malvado”. Rebater à violência com a violência é alimentar a espiral suicida da violência. A lei de Moisés impunha um controle sobre a medida da vingança, para ninguém se exceder fora da conta. Com Moisés, quem foi ofendido tem o direito de responder com a mesma moeda. Não mais. Com Jesus, nem isso. Quem foi ofendido, não se vinga de jeito nenhum. Não responde com a mesma moeda. Não parte para a violência. Nada de "olho por olho, dente por dente". Não só não parte para a violência, mas procura ser humilde e generoso para restabelecer a fraternidade. Não somente não se vinga, mas também não fecha as portas para o agressor. Assim, até se arrisca a receber outra pancada, outra traição, outra ofensa. "Se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!". Fácil, não é. 

Guardando a mensagem 

Oferecer a face esquerda ao agressor. Foi Jesus mesmo que em primeiro lugar realizou isso. Sua cruz foi isso! Nós o esbofeteamos, mas ele pediu ao Pai que nos perdoasse. Nós o crucificamos e, no entanto, ele nos reconciliou com Deus. O mandamento dele é ‘vingança não’ (aquele negócio de olho por olho) e nem voltar as costas a quem nos ofende. Agora a nova lei nos manda ser fraternos a toda prova. Nada de vingança. Nada de reações violentas. Permanecer desarmado, enfrentando a ofensa dos irmãos com humildade e pronto para o perdão. 

Se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! (Mt 5, 39) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
Hoje estás nos ensinando a agir com mansidão, não com violência. Deste o exemplo: ferido e violentado pelos soldados de Pilatos, te comportaste como um cordeiro levado ao matadouro. Ó Jesus, manso e humilde de coração, faz o nosso coração semelhante ao teu. Dá-nos vencer a espiral da violência, quebrando a resposta violenta que só a alimenta. Abençoa, Senhor, os irmãos e as irmãos que estão passando por grandes dificuldades. Ensina-os, Senhor, pelo teu Santo Espírito, a confiarem no diálogo, no entendimento, na busca perseverante de reconciliação. Sustenta-os com os dons da fortaleza e da paciência. Tu és, Senhor, o nosso modelo de vida, o nosso Mestre. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Nesse assunto da paciência, da disposição para a reconciliação, da mansidão, há alguma a consertar na sua vida? Pense aí.

E eu tenho um convite pra você. Você, com certeza, já me ouviu falar da AMA, da Associação Missionária Amanhecer, o grupo que realiza um extenso trabalho de evangelização nos meios de comunicação. O trabalho da AMA está presente na Meditação que você recebe todos os dias, nos programas de Rádio que apresentamos em mais de uma centena de emissoras, nas redes sociais e em um grande número de eventos evangelizadores. O convite é para você também se associar à AMA. Eu estou lhe enviando um link... http://www.amanhecer.org.br/seja-socio.  Você pensa aí e decide com o coração. Estou lhe convidando para fazer parte da AMA. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Hoje o olhar do evangelho encontramos resposta atualizadas para combater a as lei da força o que prevalece: é mansidão, paciência oferecer tudo para que a paz reine entre nós, é um critério indicada por Cristo, quando alguém te oferecer o mal combate com o bem, assim então vocês estão em comum ideologia cristã, portanto a humildade é imprevisível há luz do evangelho quem experimentar não terá dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ofereço à Deus ,toda pobreza do meu coração , porque creio na sua fortaleza !!!

      Excluir
  2. Senhor eu nao sou digno de que entrei em minha casa mais direi uma só palavra, e serei salvo.
    Me ensina Senhor sempre o caminho do perdão. Nunca o da mentira e traição.
    Assim seja.
    Amém
    Belíssima explanação do Evangelho.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia joao carlos deus abençoe o senhor. Padre peço conversação por toda minha familia que nos aumente a nossa fé em deus

    ResponderExcluir
  4. José Lúcio15/6/20 07:19

    Como disse Pe. João Carlos "fácil, não é !". Generosidade, perdão, humildade, mansidão, reconciliação - atitudes humanas anunciadas e VIVIDAS em toda essência por Jesus. Não podemos garantir que as praticaremos integralmente, mas procuremos sempre refletir as palavras Divinas quando impulsionados a dar o troco com a mesma moeda.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua benção peço a conversão para toda minha família que o senhor Jesus aumente a nossa fé a cada dia e que meu marido venha se libertar da bebida amém.

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo te
    semana, que papai do céu te abençoe e te ilumine e proteja
    Não se iguale as pessoas que apareceu no seu caminho más.
    Procure ter apenas pensamentos bons, porque eles não serão maculados nem mesmo quando refletidos em ambientes menos puro.
    Não deixe escapar o ensejo de anular o mal em torno de você, enquanto estiver na terra, para que ao sair dela, tenha sua consciência tranquila.
    As lágrimas fertilizam nossos coração, tornando possível um progresso maior.
    🙌🌹🌟😇🌟🌟💕

    ResponderExcluir
  8. Penso que a melhor resposta para essa temática está no capítulo 12 aos Romanos.

    ResponderExcluir
  9. Sua meditação diária me fortalece...grata e que Deus o abemçoe

    ResponderExcluir
  10. Sou Arquilene da cidade de Maragogi! Hoje venho pedir por meio desta linda meditação saúde, sabedoria, e muita fé para o meu pároco padre Júnior que está comemorando aniversário de sacerdócio!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos que o nosso senhor Jesus Cristo envia o Espírito Santo para nos iluminar hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Padre João Carlos.
    Jesus, Manso e Humilde de coração ,
    Fazei o meu coração semelhante ao Vosso. Sustenta-nos,SENHOR, com os dons da fortaleza e da paciência. Tu és, SENHOR, o nosso modelo de vida...
    Uma linda e abençoada semana a todo.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  13. Olá . O evangelho de hoje fala tudo que minha família está passando,a violência nos assusta, eu e alguns parentes pensávamos assim ,vingar, pagar o mal c o mal, mas não sabemos o que fazer, peço ajuda até se possível socorro. Nos dê sabedoria espírito santo de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 98 982047292
      Preciso de forças, palavras de conforto, me ajudem.

      Excluir
  14. Meu Deus e meu tudo, meu supremo tesouro, eu LHE agradeço por mais um dia de vida. Entretanto, me ajude evitar a irritação, o pecado e qualquer tipo de confusão. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ser generoso e misericordioso. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.