PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CUIDA DAS MINHAS OVELHAS

CUIDA DAS MINHAS OVELHAS

Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21, 17).
29 de maio de 2020


Mesmo Pedro tendo sido purificado pela palavra de Jesus, caiu na tentação. Negou o Mestre, por três vezes. Acovardou-se diante do risco de ser sua testemunha. Negou conhecê-lo, ser seu discípulo, ter parte com ele. E o galo cantou duas vezes, denunciando a fraqueza do apóstolo, reprovando a covardia do profeta. E a palavra de Jesus ecoou forte no coração de Pedro: “Antes que o galo cante duas vezes, tu me negarás três vezes”. É, Pedro estava devendo uma conta a Jesus. Mas, coitado, quando Jesus preso passando o olhou, Pedro, envergonhado e decepcionado consigo mesmo, chorou amargamente. Um pecador arrependido de sua falta, precisando redimir-se.

Mas, Pedro, não fique triste! Você negou Jesus três vezes. É hora de professar que o ama, por três vezes. Pedro, é o amor que nos redime dos nossos pecados: o amor de Jesus que o levou a morrer por nós e o nosso amor por ele, que nos faz acolher a sua obra redentora, de coração aberto. Pedro, é o amor que passa a limpo a nossa vida de erros e pecados. E, mais, Pedro: Jesus é fiel no seu amor. Ele chamou você para ser pescador de gente, pois vai confirmá-lo à frente do seu rebanho. E você, Pedro, fique certo, só poderá realizar essa missão de pastor se você amar muito a Jesus, se o amar mais do que os outros.

Ressuscitado, o Mestre voltou a olhar Pedro de frente. E Pedro já não desviou o olhar. Seu coração arrependido tinha acompanhado o Mestre na descida à mansão dos mortos. Mas, subira com ele. Ressuscitara com ele. Como se fazia quando se descia às águas, na piscina batismal do início do cristianismo. Nascemos de novo. Já não tem mais vez o Adão que nos habitava. O Ressuscitado traz pela mão o Pedro renascido na sua morte redentora. Três vezes traiu. Três vezes vai declarar seu amor incondicional ao Mestre. Como um neófito, um catequizando, vai subindo degrau por degrau da piscina batismal. “Simão, tu me amas?”. “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo.” “Então, cuida dos meus carneiros”. Sim, é isso, nossa fraqueza não conta mais. Conta a força da ressurreição do Senhor que nos ergue. Conta o amor com que respondemos ao seu chamado. Mais um degrau. “Simão, tu me amas?”. “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. “Então, toma conta das minhas ovelhas”. 

Tantos quantos foram os degraus que descemos, tantos subimos, ressuscitando com ele. E assumindo a sua mesma missão. Identificando-nos com ele. “Já não sou eu que vivo. É Cristo que vive em mim”. “Simão, tu me amas?”. E Pedro um pouco entristecido: “Sim, Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”. “Então, toma conta do meu rebanho”. Apóstolo é que o foi escolhido. E enviado. Não porque é o melhor, o mais santo, o mais douto, mas porque amado pelo Mestre, porque escolhido por ele. Escolhido e enviado, porque ama o Senhor, porque confia apenas na fidelidade do seu Senhor, não na sua força, no seu poder, na sua sabedoria.

Guardando a mensagem

É para você a mensagem do evangelho de hoje, mesmo que você não se chame Pedro. O pecado leva você a se esconder de Deus, a se sentir indigno de estar em sua presença, como Pedro. O amor de Jesus por você, provado na sua morte na cruz, comunica-lhe vida nova, por sua ressurreição. É o amor que passa sua vida a limpo, cancelando as manchas do pecado, e fazendo de você uma testemunha do amor de Deus, um missionário de sua misericórdia, um cuidador, uma cuidadora do seu rebanho.

Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21, 17).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Na palavra de hoje, entendemos que é o amor por ti que nos sustenta na missão. Pai e mãe, como bons pastores de sua família, receberam de ti essa missão e, apesar de sua fraqueza, são confirmados na sua missão na medida em que te amam verdadeiramente. Ao assumirmos o cuidado com os outros, nas muitas funções que a vida nos reserva, todos nos espelhamos em ti. Tu és o bom pastor que, por amor, dá a vida por suas ovelhas. Concede-nos, como Pedro, amar-te verdadeiramente e, nesse amor, cuidar daqueles que nos confias. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Em suas orações, hoje, inclua uma prece em favor dos padres que você conhece, dos líderes de sua comunidade, do bispo de sua Diocese. Peça em favor deles, para que sejam bons pastores do rebanho de Deus.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. .




    ✌️ *Recebam & compartilhem diferentes versões para homilias do Santo Evangelho elaborado por diversos Padres, diariamente, no seu aparelho celular e por todas as madrugadas e manhãs; em texto, em vídeo e em áudio pela minha "Lista de Transmissão do WhatsApp"!!!*

    A divulgação numerosa de notícias oficiais da Igreja Católica Apostólica Romana, bem como orações & grupos de orações, missas on-line e artigos relacionados, também estarão inseridos na rotina diária.
    Muitas dezenas de compartilhamentos!

    Para ser um beneficiário/ compartilhador, bastará enviar "EVANGELHO DIÁRIO" para meu WhatsApp e não se esquecer de registrar antes o meu número na sua agenda de contatos:
    - 11 99715-5319 (Jonas)

    - "COMPARTILHEM OS ARTIGOS DA VOSSA IGREJA PELAS REDES SOCIAIS ATÉ QUE ELES SE TORNEM VIRAIS!"

    Por gentileza, não se esqueçam de fornecer vossos nomes e sobrenomes em razão dos homônimos para nomes mais comuns!

    Obs: Perfis de usuários sem alguma imagem no avatar não serão aceitos!

    *_TUDO COM JESUS CRISTO/ NADA SEM MARIA SANTÍSSIMA!_*






    .

    ResponderExcluir
  2. Amém glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  3. José Lúcio29/5/20 07:05

    Que a Palavra do Mestre a Pedro no evangelho de hoje, tão bem catequizado por Padre João Carlos, seja por nós incorporada no dia a dia e nos torne fonte de alimento para as ovelhas que estão sob nossa responsabilidade.

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. peço pelo nosso pároco padre Augusto e padre Sidney e pelo meu sobrinho Padre Samuel.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! O amor é vida!!!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos
    Papai do Céu te abençoe e te ilumine, que o Senhor tenha saúde ,paz e felicidade.
    Para continuar sendo esse bom pastor de seu repanho.
    Senhor Jesus, faça me uma testemunha do amor de Deus.
    Que eu não espere que os necessitados venha me procurar
    que eu vá visita Los.
    Leve uma palavra de conforto,um
    sorriso de compreensão, um pensamento de ternura.
    Que eu sempre busque ajudar e servir, derramado felicidades de ato de puro amor.
    Faça como o sol, que se dá a todos igualmente,em raios beneficos de luz e calor
    Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre amém 🙌💕🌹👏💕

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos.
    A MEDITAÇÃO de hoje é muito linda e também a homilia com Padre João Carlos.
    Cuida das minhas ovelhas.
    SENHOR JESUS, tu és o Bom pastor que,por amor, dá a vida por suas ovelhas. Concedei-nos, como Pedro,amarte verdadeiramente e nesse amor, cuidar daqueles que nos confias.
    SENHOR JESUS, peço-te que abençoe o Padre João Carlos para que ele seja um bom Pastor do rebanho de DEUS. Bom dia
    a todos da AMA. ESTER de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Amém, glória a vós senhor!

    ResponderExcluir
  9. Que o senhor te abencoe e abencoe a todos como o Senhor cuidam das suas ovelhas para que todas cheguem aos ceus! Amém

    ResponderExcluir
  10. Obrigado meu Deus por voltar a receber o comentário do evangelho que o padre João faz todos os dias porque eu não estava conseguindo abrir pra ler o evangelho

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos, lindas palavras Amém e que Deus esteja sempre conosco.

    ResponderExcluir
  12. Bom Dia Padre João Carlos, peço orações para Conceição de Maria e todos da família, por sua filha Aline,pela minha Mãe Maria, todas minhas irmãs e irmãos pelo meu Esposo, por minhaa duas filhas, minha neta, meu genro, meus subrinhos, minha casa, e a casa de todos meus amigos! Para todos sacerdotes,por todos do mundo inteiro e também pelo senhor e toda sua família, estarei sempre em oração por todos🙏♥️ Eu creio que essa pandemia Deus vai curar e ela vai passar🙏🙏🙏♥️

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Padre João Carlos, verdade Padre as vezes ficamos com vergonha de Jesus, eu fico. Jesus tú sabes que eu te amo, Jesus me conhece mesmo antes que eu fale, Jesus me entregou minha família, para que eu cuide com amor. Obrigado Padre João Carlos pelas meditações, eu envio pra minhas amigas, ELAS fala como é bom ouvir logo cedo essas palavras, Deus te abençoe Padre João Carlos, o Senhor é uma benção. Peço oração pela minha família Sousa Santos e Gusmão Costa, a família que Deus me deu. Sua benção.

    ResponderExcluir
  14. Deus Onisciente e Eterno, eu LHE agradeço por todos os papas da VOSSA igreja. No entanto, me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de testemunhar a ressurreição do meu REDENTOR. Me conceda a graça de amá-Lo, glorificá-Lo e segui-Lo. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos obrigado p ser esse bom pastor q todos os dias. Passa essas. Palavrss de fe conforto e esperança p o mundo intteiro q Deus lhe abençoes. Amém

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João carlos q palavra maravilhosa. E o evangelho de hoje.e obrigado por ser esse bom pastor sou graça Queiroz de fortaleza

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre joao carlos e muito maravolhpso ouvir a partilha da palavra sou graça Queirox de fortaleza

    ResponderExcluir
  18. Padre João Carlos boa noite Jesus e Maria Santisma lhe abençoe com muita saúde e paz. Padre João Carlos boa noite. A uns três dias que por está doente só dava pra ouvir o vidio e lê a meditação do santo evangelho, mais hoje estou melhor vou falar um pouquinho como intendo o santo evangelho todos nós somos parecidos com Pedro, dizemos que amamos muito Jesus mais todos os dias o negamos,peço perdão de coração à meu amado Jesus pelas vezes que não faço a sua santa vontade e na mesma hora corro aos seus pés implorando o socorro e Jesus miserícordioso me socorre. Obrigada meu Jesus me der força para não mais vos ofender fiz o que pude para conduzir o pequeno rebanho que me entregaste, mais se errei em alguma coisa lhe peço perdão e prometo o resto da minha vida fazer tudo para vos agradar sempre falar e dar testemunho com a minha vida do quanto confio em vós, que todos venham a vós que sempre perdoa seus filhos pecadores.SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Deus está cumprindo suas promessas.

   18 de maio de 2024    Sábado da 7ª Semana da Páscoa          Evangelho.     Jo 21,20-25 Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si...

POSTAGENS MAIS VISTAS