PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A BOA NOTÍCIA DE JESUS

A BOA NOTÍCIA DE JESUS


Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos (Jo 21, 25)

30 de junho de 2020

Assim termina o evangelho de São João. O que foi escrito nos evangelhos é o suficiente para conhecermos Jesus, sua obra, suas palavras para nos tornarmos seus discípulos.

Na linguagem do evangelista João, Jesus veio nos comunicar a vida eterna, a vida de Deus, que enche de significado nossa existência e nos abre os horizontes da vida definitiva no seio do Pai.

Quantas coisas maravilhosas fez Jesus! Pelo evangelho, temos notícia de algumas. Já são suficientes para o reconhecermos como o enviado do Pai e nos colocarmos no seu seguimento.

Nos outros três evangelhos, chamados sinóticos, a mensagem é a mesma, com outra linguagem. Mateus, Marcos e Lucas falam do Reino de Deus. Jesus vem anunciar o Reino de Deus. O Reino de Deus é inaugurado com a sua presença entre nós.

A boa notícia, o evangelho, é o Reino de Deus acontecendo entre nós, pela presença de Jesus. Foi esse o anúncio de Jesus desde o início de sua atividade missionária: “O tempo se cumpriu, o Reino chegou, convertam-se, creiam no Evangelho, isto é, nesta boa notícia”.

A presença de Jesus salvando, libertando, restaurando é o Reino acontecendo. As ações e as palavras de Jesus instauram o reinado de Deus entre nós. Esse anúncio, essa boa nova (é o que quer dizer a palavra ‘evangelho’) é uma comunicação que muda nossa vida, que dá novo sentido à realidade. 

O Reino continua sendo anunciado e atuado pela pregação e pelo testemunho dos discípulos de Jesus. Por suas palavras e suas ações, Jesus continua construindo o Reinado do Pai no mundo.

Guardando a mensagem

O Evangelho é a revelação de algo maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, está batendo à nossa porta, está próximo de nós, está entre nós. Deus está cumprindo sua promessa: “Eis que faço novas todas as coisas”. É por essa razão que o Evangelho, em confirmação das palavras de Jesus, narra tantos milagres, curas, exorcismos. É o Reino se instalando como luz, como saúde, como paz, como perdão.

Mesmo com tanta crise, com tanta coisa ruim acontecendo, com tanto desmantelo no mundo, experimentamos cada dia que o Reino está entre nós. Deus, por meio do seu filho Jesus, está semeando um mundo novo de comunhão, de paz, de reconciliação. Ele está conosco até a consumação dos séculos, como prometeu. Não nos abandona. O seu Santo Espírito atualiza a sua presença e a sua ação redentora.

Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos (Jo 21, 25)

Rezando a palavra

Senhor,
Disseste que quando viesse o Espírito Santo, ele nos conduziria à plena verdade, nos ajudaria a entender tudo o que disseste. Já temos a presença do teu Espírito em nossa vida, mas precisamos de uma atuação ainda maior da parte dele. Só assim poderemos acolher, entender e viver o teu evangelho; e transformar nossa vivência de tua palavra em testemunho vivo do teu amor e da tua misericórdia. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Amanhã é o domingo de Pentecostes. Nele, celebramos a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos. Olha a dica de hoje: Planeje bem a sua participação na Missa dominical, mesmo que tenha que ser ainda pelas redes sociais.

Amanhã, celebro a Santa Missa às 17 horas, com transmissão pela Rádio Tempo de Paz. Baixe o aplicativo da rádio, procurando-o na loja de aplicativos do seu celular. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

10 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus ilumine seu caminho, seus sonhos e traga ao seu novo dia uma fonte grandiosa de tudo que existe de melhor...
    Deus, por meio do seu filho Jesus, está semeando um mundo novo de comunhão, de paz, de reconciliação. Ele não nos abandona.
    O seu Santo Espírito atualiza a sua presença e a sua ação redentora.
    Jesus, que possamos entender e viver as palavras do teu Santo Evangelho.
    Padre João Carlos, que em nossa vida
    seja feita a vontade de Deus.
    À padre João Carlos e toda equipe da AMA , desejo um final de semana com muita saúde e muita paz. Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. O reino está entre nós é excelente, pois a responsabilidade na construção do mundo melhor de paz sem violência depende de cada atitude dos Cristãos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe João Carlos obrigado pelas lindas palavras do evangelho de hoje e que Deus esteja sempre iluminando as nossas vidas hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um final de semana abençoada e iluminada que Jesus Cristo te proteja sempre 🙌😇😇👏🌹
    Senhor Jesus, bom pastor e irmão nosso, vieste habitar no meio de nós trazendo vida e esperança, neste mundo, entregaste a ti mesmo.
    Em troca,tu nos pedes que entreguemos tudo a ti sem reserva.
    Nossa obediência a ti e a essência do nosso amor a ti.
    Assim como nos amaste com amor imensurável, que possamos obedecer a ti sem medida.
    Feliz é aquele que confia no Senhor
    👏🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos a sua bênção hoje peco a Deus pela minha conversão de minha família e do mundo inteiro pelo fim desta pandemia Que Deus faca acontecer um novo Pentecostes na nossa vida Jesus eu confio em Vós Bom fim de semana a todos Francisco Taubate SP

    ResponderExcluir
  6. Padre deus abençoe o senhor tudo de bom na sua vida. Padre peço oracao por toda minha familia.

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo o evangelho de hj bom final de semana padre João Carlos. Paz e bem!

    ResponderExcluir
  8. Bençãos Divinas sobre os Nossos Padres,Grupos Religiosos, Católicos, Evangélicos, Afins, Também para o Nosso Presidente,
    Para o BRASIL e o Mundo... DEUS no Gerenciamento da Situação... Achei de grande importância a referida Mensagem. Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Senhor Deus Todo Poderoso, eu LHE agradeço por todos os santos da VOSSA igreja. No entanto, me ajude ter experiências místicas. Me ajude ser obediente. Me ajude rezar com fé e confiança. Me ajude vencer o opressor e o sofrimento. Isso eu LHE peço pela intercessão de Santa Joana d Arc. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde padre João carlos obrigado por ser esse pastor tão dedicado. Sou graça. Queiróz de fortaleza

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS