PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OS IRMÃOS DE JESUS

OS IRMÃOS DE JESUS

-->
Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares (Mc 6, 4)
05 de fevereiro de 2020
Diga-me uma coisa: a sua família é numerosa ou é bem pequena? ... O pessoal de outra geração tinha família muito grande, não é verdade? No tempo de Jesus, na Palestina, as famílias eram numerosas. Todos os aparentados com o chefe da casa ou que morassem juntos pertenciam à mesma família. Os parentes moravam na mesma casa ou eram vizinhos. E os filhos, claro, se criavam juntos, convivendo com os parentes da mesma idade. No hebraico, não há palavras específicas para parentes próximos. Todos são chamados de irmãos. Irmãos podem ser primos, tios, sobrinhos, etc.  Irmãos são todos os que pertencem à grande família.
No evangelho de hoje, aparece uma lista de irmãos de Jesus. Seriam irmãos mesmo ou é uma forma de designar os parentes próximos? Vamos à sinagoga de Nazaré pra ver o que está acontecendo. Jesus está pregando. É um dia de sábado. As pessoas dali mais ou menos devem ser conhecidas dele. É verdade que ele ficou um tempo fora, mas foi ali que se criou. As pessoas estão admiradas com sua pregação. Mas, já começa um burburinho, gente que está estranhando ou querendo desqualificar a presença de Jesus. Vamos ouvir...  “Oi, este homem não é o carpinteiro? É ele mesmo. Oi, e ele não é o filho de dona Maria? Não é irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E as irmãs dele não vivem todas por aqui? Onde é que arrumou tanta sabedoria? E esses milagres que dizem que ele anda fazendo por aí? Como é isso?”.
Vamos sair um pouquinho da sinagoga, para eu lhe dar uma explicação. Venha aqui fora... Escute só:  “Irmãos” é uma forma de nomear os parentes próximos, possivelmente seus primos, aqueles com quem ele tinham se criado. Esses supostos irmãos Tiago, José, Simão e Judas aparecem em outras partes do evangelho, como filhos de outros pais e outras mães. A Igreja sempre entendeu, lendo a Bíblia Sagrada e escutando a Tradição desde o tempo dos apóstolos, que Maria teve apenas Jesus. Ele é o seu primeiro e único filho. Ser primogênito no povo de Deus era uma coisa muito especial, porque tinha uma relação especial com Deus, era consagrado ao Senhor. Jesus era um primogênito. Mas, isso não quer dizer que depois dele, vieram outros filhos. Tira qualquer dúvida o fato de Jesus, antes de sua morte na cruz, ter entregue sua mãe aos cuidados do seu discípulo João, este era filho de Zebedeu. Se Maria não ficou com nenhum filho é porque não os tinha, como não tinha mais o seu esposo José, àquela altura.
Bom, o importante é notar que ter conhecido Jesus, tê-lo visto crescer entre os seus muitos parentes, foi uma razão para muita gente em Nazaré não acolher a sua pregação. Tinham um conhecimento superficial da pessoa de Jesus. Julgavam conhecê-lo. E isso foi para eles um motivo para fechar o coração para a mensagem de Deus da qual ele era portador, para a pessoa divina que ele era e para sua mensagem sobre o Reino de Deus.
Guardando a mensagem
O povo de Nazaré, por ter acompanhado superficialmente a infância e a juventude de Jesus, por conhecer seus pais e seus parentes, negaram-se a crer na sua pregação. Fecharam o coração às maravilhas de Deus que ele testemunhava com suas palavras, suas atitudes e seus milagres. Que grande oportunidade eles perderam para reconhecer e acolher a manifestação de Deus na pessoa do seu filho humanado! Eles fecharam-se no sentimento mesquinho da inveja e do preconceito. Isso pode acontecer com você, com todos nós. Podemos permanecer com uma vaga ideia sobre a pessoa de Jesus, perdendo a chance de nos deixar evangelizar com maior profundidade. Ou nos deixar iludir por discussões inúteis que nos tiram do foco a pessoa do filho de Deus e seu anúncio sobre o Reino. Não faça como o povo de Nazaré, pelo amor de Deus.
Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares (Mc 6, 4)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Ficaste triste em Nazaré, decepcionado. Não te acolheram. Então, não acolheram o Pai que te enviou. Deram as costas ao anúncio do Reino de Deus. Foi quando disseste, com certo amargor: “É, um profeta só não é estimado em sua própria pátria, entre seus parentes e familiares”. Senhor, longe de nós, hoje, te decepcionar. Não queremos que nenhum preconceito ou opiniões duvidosas nos impeçam de acolher o evangelho do Reino que tu nos trazes. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Sabe quem conhece bem Jesus, em sua humanidade? A mãe dele. Ela pode lhe dizer muita coisa sobre ele. Faça hoje uma prece a essa nossa boa mãe: “Mãe, me diz quem é Jesus, me fala sobre ele”.
Vou deixar, no meu blog, depois do texto da Meditação uma página com mais explicações sobre essa história dos irmãos de Jesus. É só clicar no link da Meditação ou digitar o endereço www.padrejoaocarlos.com.
05 de fevereiro de 2020
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
OS IRMÃOS DE JESUS - UMA EXPLICAÇÃO
Evangelho (Mc 6,1-6)

Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.

Neste texto, são mencionados os irmãos de Jesus: Tiago, José, Judas e Simão. E ainda se fala genericamente de suas irmãs. Muita gente fica confusa com essa informação. No Novo Testamento, há sete lugares onde há referências assim aos irmãos de Jesus.

A língua falada pelo povo de Jesus era o aramaico. Nesta língua bastante pobre, a palavra “irmão” servia tanto para irmãos de sangue como para os parentes mais próximos. Especialmente a palavra ‘irmãos’ referia-se a primos. No livro das Crônicas, há uma passagem em que se diz que fulano não teve filhos, só filhas. E as filhas se casaram com os filhos do irmão do seu pai, portanto com os primos. Lá está escrito: “Elas se casaram com os seus irmãos” (1 Cr 23,22). É só um exemplo. Temos muitos deles na Bíblia: Tio e sobrinho, como Abraão e Lot são irmãos (Gn 13,8).  Parentes próximos são irmãos, como se lê abundantemente no livro de Tobias. Então, concluímos Tiago, José, Judas e Simão podem ser primos de Jesus.

Observando as listas de mulheres que estavam aos pés da cruz de Jesus, na sua morte, nos quatro evangelhos, encontramos também algumas pistas (Mt 27, Lc 23, Mc 15, Jo 19).  Na lista do apóstolo João, tem Maria, sua mãe, a irmã de sua mãe e Maria Madalena. Notou? Aos pés da cruz, tem uma tia de Jesus. Na lista de Mateus, além de Maria Madalena e a mãe dos filhos de Zebedeu, tem uma Maria, mãe de Tiago e José. Notou? Tiago e José estão na lista dos irmãos de Jesus. Se essa Maria for irmã da mãe de Jesus, então, eles são seus primos.

Na dúvida, temos uma observação prática muito convincente. Do alto da cruz, em suas dores de morte, Jesus entregou sua mãe aos cuidados do apóstolo João, que não era seu irmão.  “Mulher, eis aí o teu filho”. E está escrito que daquela hora em diante Maria foi morar na casa de João. Tivesse filhos ou filhas, eles não permitiriam isso, nunca. A mãe ir morar com um estranho, imagine!  

Cremos com a Igreja que Maria não teve outros filhos, só Jesus. E ela o concebeu por obra do Espírito Santo. Ele é o filho único de Deus, o unigênito do Pai.

05 de fevereiro de 2020
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu não concordo com sua palavra de hj, Maria teve filho Sim,José respeitou até nascer Jesus.

      Excluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua Bença meu no e ornilda soares de areia do Recife padre minha família e numerosa sim e éramos vizinhos. Se criarão juntos sim

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre sua benção,minha família é enorme graças a Deus.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre a sua benção a minha família é pequena .sou de limoeiro PE dos nós somos irmãos Glória avos senhor

    ResponderExcluir
  5. Pai hoje tu sabes da minha nessecidade eu creio que vai da serto

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos, obrigada pelas suas palavras tão lindas, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos, sou de carpina, e acompanho seu programa pela Recife FM. Gosto muito de seu modo de catequizar. Que Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  8. bom dia Padre João Carlos sua bênção minha família é pequena mesmo assim mim cinto só meus aamparo é com as primas e amigos sou tereza Christina Deus abençoe o senhor é sua equipe bom dia

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. "Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares" ( Mc 6,4 ) SENHOR, aumenta a minha Fé. Não quero te decepcionar.Que nada nos impeça de acolher o evangelho do Reino que tu nos trazes. "Mãe de Jsus,me fala sobre ele"...quero saber... a família de Jesus era muito numerosa, e a língua que eles falavam era o aramaico. SENHOR, daí a padre João Carlos e toda equipe da AMA,saúde e muita paz.

    ResponderExcluir
  10. Amém..
    Bom dia padre João

    ResponderExcluir
  11. Bom dia querido Pa João Carlos, sei que é pedir de mais hoje sua reflexão com esses esclarecimentos sobre a família de Jesus foi maravilhoso, tirou toda as duvidas e por que chamavam assim, que bom que sempre colocasse abaixo da reflexão esses esclarecimentos. Um grande beijo no coração.

    ResponderExcluir
  12. BOM DIA PADRE OUVIR A PALAVRA DO PAI ATRAVES DO SENHOR,ME ENCHE.DE PAZ E AMOR.SINTO PREENCHENDO TODO O MEU SER O ESPÍRITO SANTO DE DEUS RENOVANDO TODOS OS DONS QUE RECEBI NO.MEU BATISMO.OBRIGADA.QUERO CONTINUAR A RECEBER .

    ResponderExcluir
  13. Pe João Carlos boa tarde li o santo evangelho e meditação da palavra de Deus. Tenho a maior certeza de que Jesus é o filho unigenito da virgem Maria,gerado pela a graça do DIVINO ESPÍRITO SANTO, GLORIOSO SÃO JOSÉ FOI O PAI ADOTIVO DE JESUS. ELE NÃO TEVE IRMÃOS. MARIA FOI ESCOLHIDA ENTRE TODAS AS MULHERES PARA SER MÃE DO FILHO DO ALTÍSSIMO. ELA TÃO HUMILDEMENTE ACEITOU SER A MÃE DE JESUS QUE VEIO PARA RESGATAR TODA UMA NADADEIRA. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  14. Eu só desejo que Deus tenha misericórdia de todos nós , pelas vezes que não o amamos na pessoa de nossos irmãos, que Deus continue abençoando porque Ele nos ama muito.Bendito seja o nosso Deus .As vezes pergunto algo ...

    ResponderExcluir
  15. O Mãe Santíssima peço a vossa poderosa intercessão para que possamos dar sempre o testemunho de vosso filho , rogai por nós Santa mãe de Deus para sejamos dignnos das promessas de Deus

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Padre João Carlos!!

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Padre João Carlos, que linda homilia, tudo tão bem explicadinho, que Jesus e a virgem Maria, continuem abençoando sua MISSÃO. E muito obrigado pelas meditações e orações.🙌🙌🤗

    ResponderExcluir
  18. Maria Emília acontece muito em família a mesma coisa. que aconteceu com Jesus.

    ResponderExcluir
  19. Pe. João Carlos,obrigado por todos esses ensinamentos.Tem sido uma catequece para mim.

    ResponderExcluir
  20. Maria Emília eu sou feliz felicidades agente não encontra em pessoas.nem valores do mundo. Mais ser feliz é está dentro do coração de nosso senhor Jesus Cristo 🙏 Amém 🙏🙏🙏 eu sou feliz 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS