PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PORQUE ELES DEVIAM LEVAR UM CAJADO

PORQUE ELES DEVIAM LEVAR UM CAJADO

Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado (Mc 6, 8).

06 de fevereiro de 2020



Jesus está enviando os doze em missão. Só isso, já vale uma meditação. Toda a Igreja é missionária. Bom, Jesus está enviando os doze e lhes faz algumas recomendações, sobretudo que eles partam em missão, em grande despojamento. Não levem pão, nem sacola, nem dinheiro. Só com a túnica do corpo, sandálias nos pés e um cajado. Um cajado. Por que deviam levar um cajado?

Cada evangelista, mesmo narrando a mesma cena, deixa seu toque especial. Cada pessoa, mesmo contando a mesma história, marca sua diferença num detalhe, não é assim? O evangelista Marcos diz que Jesus mandou levar um cajado. Mateus e Lucas dão outros pormenores, e incluem o cajado na lista do que Jesus disse que não levasse. E agora? Agora, é ver qual é o sentido desse cajado na história.

Bom, vamos deixar o evangelho de Marcos de molho e vamos para o livro dos Salmos. O Salmo 23, que você conhece bem, diz assim: “O Senhor é o meu pastor, nada me falta. Em verdes pastagens, me faz repousar... Ainda que eu caminhe por vale tenebroso nenhum mal temerei, pois estás junto a mim. Teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo”. Viu que entrou o cajado nessa oração? O Senhor é o meu pastor. Deus é o nosso pastor. Nós somos as ovelhas do seu rebanho. Ele nos conduz para boas pastagens e para águas correntes. E mesmo que você esteja numa situação muito difícil, como é ele que o(a) conduz, você não tem o que temer. O bastão e o cajado dele são a sua segurança, a nossa segurança. Bom, bastão e cajado são a mesma coisa. É a vara com uma haste arredondada que o pastor tem sempre na mão. E por que o cajado de Deus, nosso pastor, é a sua segurança?

Bom, aí eu preciso lhe dizer para que servia o cajado ou bastão, na mão do pastor. Você não tem ideia como a profissão de pastor era trabalhosa, no tempo da Bíblia! O pastor tinha que levar as ovelhas, todo dia, para pastar, num lugar que tivesse também água, coisa difícil naquela terra seca (grande parte da Palestina) e complicada, se encontrasse pela frente um roçado, uma plantação. E você pode imaginar, ovelha é bicho obediente, mas em grande número, é um quebra-cabeça pra manter o rebanho junto ou no caminho certo. Aí o cajado é importante para tanger ou conter ovelhas afoitas. Já tem uma haste arredondada própria para segurar as ovelhas que estiverem se afastando, por exemplo. E mais, no campo havia muitas feras doidas pra comer uma ovelha gordinha: lobos, ienas, leões... Aí o cajado era a arma para enfrentar as feras e defender as ovelhas. E, de noite, tinha-se que ficar vigilante... não faltava ladrão querendo carregar as ovelhas. Aí o cajado era a arma do pastor. Ele partia com tudo pra cima do ladrão e o bandido saía todo machucado. Os pastores eram quase sempre jovens, fortes e briguentos. Ninguém se metesse com eles, não. Percebeu? Eram três os usos do cajado: organizar a marcha das ovelhas, afugentar as feras do campo e lutar contra os assaltantes. 

Voltemos ao Salmo 23: “O Senhor é o meu pastor, nada me falta. Em verdes pastagens, me faz repousar.... Ainda que eu caminhe por vale tenebroso nenhum mal temerei, pois estás junto a mim. Teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo”. Deus defende você. Ele enfrenta o lobo ou o ladrão e não permite que lhe façam mal. O seu cajado é a sua segurança. Deus toma a sua defesa. Ele cuida de você. Jesus disse, no evangelho de João: “Eu sou o bom pastor. O mercenário, quando o lobo ataca, corre e larga as ovelhas. Eu dou a vida pelas minhas ovelhas”.

Guardando a mensagem

Jesus enviou os doze em missão. A recomendação foi que não levassem nada, a não ser um cajado. Cajado é coisa de pastor. O pastor é Jesus. Os doze participam da missão de Jesus, de cuidar do rebanho. O cajado representa a responsabilidade do pastor de cuidar das ovelhas (com o cajado, ele tange as mais lentas e segura as mais apressadas). Mas representa também o zelo que eles devem ter na defesa do rebanho (com o cajado, o pastor afugenta as feras do mato e enfrenta os larápios). Os doze são, então, os pastores do rebanho de Deus, nossos líderes religiosos. É por isso que os nossos bispos têm um báculo, imitando o cajado dos pastores. O báculo representa a responsabilidade que eles receberam de cuidar do povo de Deus como bons pastores e de defendê-lo de todas as ameaças (heresias, ideologias totalitárias, divisões, etc.).

Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado (Mc 6, 8).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Está dito no evangelho de hoje, que os doze partiram e fizeram três coisas: pregaram que todos se convertessem, expulsaram muitos demônios e curaram numerosos doentes. Realmente, tinham mesmo que levar o cajado, assim começaram a entender que são pastores do teu povo: organizam o rebanho, expulsam o mal e derrotam as doenças. Senhor, nós te bendizemos porque somos ovelhas do teu rebanho. E te pedimos que, com o teu Santo Espírito, sustentes os teus ministros em sua missão de ensino, de pastoreio e de santificação do rebanho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze, hoje, pelo padre de sua comunidade. Faça uma prece pelo seu bispo, também.

06 de fevereiro de 2020
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



13 comentários:

  1. Anônimo6/2/20 07:34

    Senhor tende misericórdia de mim amém

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos, bom dia

    ResponderExcluir
  3. Recebo e reenvio aos grupos do whatszap, todos os dias suas reflexões sobre o Evangelho. Suas palavras fazem entendermos melhor o Evangelho. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Que o Senhor dê sabedoria a todos os padres, bispos e ao Papa para conduzir seu rebanho.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Obrigado mais uma vez por me enviar a MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR . "O Senhor é meu pastor, nada me falta.Em verdes pastagens, me faz repousar... Ainda que eu caminhe por vale tenebroso nenhum mal temerei, pois estás junto a mim. Teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo." Deus é nosso pastor. Ele nos defende... Senhor nós te bendizemos porque somos ovelhas do teu rebanho. É te pedimos que com o teu Santo Espírito, sustentes os teus ministros em sua missão de ensino, de pastoreio e de santificação do rebanho. Senhor, todos os te peço que abençoe o nosso intrépido pastor, padre João Carlos , para que ele continue firme na sua caminhada missionária...Desejo que abençoe também a todos da AMA.

    ResponderExcluir
  6. Como faço pra receber pelo Whatsapp?

    ResponderExcluir
  7. Senhor, abençoe com muito carinho nossos sacerdotes, nossos vocacionadas do mundo inteiro, principalmente nosso Papa Francisco! Abençoe também aquele vocacionais que está em crise na sua vocação! Envia Senhor, muitos e santos operários para sua Messe! Os pastores ainda sao muito pouco, e o mundo precisa Te conhecer melhor! Amém!

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus e meu pai venho neste momento pedir que ilumine todos os nossos padres e bispos do nosso pai para que sejam verdadeiros pastores cuidando das ovelhas que Deus os confiou a graça e a paz de nosso senhor Jesus Cristo esteja sempre em seus corações

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde padre João Carlos o Evangelho de hoje é belíssimo. Que eu siga em frente na missão que Jesus mim concedeu

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João carlos quer Deus continui iluminando srus caminhos para q o senhor possa entrar em nossas cs tds os dias para trazer a palavra de Deus em nossas casas.🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Derrama o teu espírito santo senhor por td clero ,papa nossos padres que irão vir servir na nossa paróquia e tds os padres que já passaram por nossa paróquia🙌🙏

    ResponderExcluir
  12. Obrigada SENHOR, PELA OPORTUNIDADE DE LER E REFLETIR ESTA MENSAGEM DO EVANGELHO. OBRIGADA AO PADRE CARLOS E A TODOS QUE BUSCAM A HUMILDADE E A SANTIDADE PARA ENCAMINHAR O SEU REBANHO. QUE DEUS E NOSSA SENHORA OS ABENÇOE E PROTEJA.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS