PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUEM ME TOCOU?

QUEM ME TOCOU?

Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou?’” (Mc 5, 31)


04 de fevereiro de 2020.

Você recorda o evangelho de ontem? Naquela cena, Jesus estava em terras pagãs. Naquela região, ele encontrou um homem possuído por uma legião de espíritos maus que o mantinham morando no cemitério. O homem possuído pode muito bem ser uma representação do povo pagão. A cena ficou marcada pela presença dos porcos. O porco era sinal de impureza. Para os hebreus, os pagãos eram uma gente sem a bênção de Deus.

Hoje, Jesus volta à terra de Israel. Uma mulher e uma menina estão dolorosamente enfermas. A menina e a mulher podem estar representando o povo de Deus. E sabe por quê? As duas estão ligadas ao número 12. Doze é o número do povo de Deus, o povo das doze tribos. A comunidade de Jesus, a sua Igreja, está em torno dos doze apóstolos. 

Uma menina de doze anos estava morrendo. Ela era filha do chefe da sinagoga, Jairo. Uma mulher estava sofrendo de uma hemorragia há doze anos. O sangue era um problema grave na vida e na religião do povo da Bíblia. Qualquer contato com sangue gerava impureza nas pessoas. O impuro estava excluído do contato com os outros e das bênçãos de Deus. As mulheres eram as maiores prejudicadas por este sistema religioso da pureza legal, que vigorava no tempo de Jesus. E vou lhe dizer o porquê. Por causa da menstruação e do parto. Mensalmente, a mulher enfrenta a perda de sangue, na menstruação. Ficava impura. No parto, a mulher tinha que se purificar, com uma quarentena e sacrifícios no Templo. Sangue, que era sinal da vida, não podia ser desperdiçado, nem tocado. Gerava impureza. A impureza afastava a pessoa da bênção de Deus.

Então, no fundo, no fundo, o problema no texto de hoje é com o sangue, isto é com a impureza. Podemos imaginar, pensando um pouco ou seguindo os comentadores do evangelho, que a menina aos doze anos poderia estar na sua primeira menstruação. Poderia ser esse o seu problema, associado a alguma doença. E a mulher também sofria com uma hemorragia (de sangue) há muito tempo e já tinha gasto o que possuía com médicos e tratamentos. Pode-se pensar numa menstruação desordenada dessa senhora, um drama sem tamanho para sua vida religiosa.

Veja que imagem vai surgindo.... O povo de Deus está representado pela menina de 12 anos e pela mulher que sofria há 12 anos. O povo de Deus, em sua vivência religiosa, estava marcado pela lei da pureza legal, que acabava marginalizando muita gente, sobretudo as mulheres. A menina e a mulher estão em grande sofrimento por causa do sangue, por causa das leis de pureza. É em Jesus, que este povo encontrará vida, saúde, purificação. Jesus nos salvou assumindo nossos pecados, tomando nosso lugar. De certo modo, ao ser tocado pela mulher impura, ele assume a sua impureza. O mesmo se diga, tocando na menina como o fez, tomando-a pela mão.

Guardando a mensagem

Na terra dos pagãos, Jesus libertou o homem que vivia no cemitério, limpando simbolicamente toda aquela terra da impureza dos porcos. Na história do homem do cemitério, Jesus está libertando o povo pagão daquela região. Jesus purificou aquela terra vencendo e expulsando o maligno. Na terra do povo de Deus, Jesus liberta as duas mulheres, devolvendo-lhe a saúde e incluindo-as na família e na comunidade, libertando-as da impureza da sua perda de sangue. Nesta história das duas mulheres, Jesus está libertando todo o povo de Deus. Claro que o evangelho tem muitas mensagens maravilhosas para nossa vida, mas elas precisam partir de uma compreensão dos elementos do texto.

Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou?’” (Mc 5, 31)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Tu és o redentor da humanidade. Redentor dos de longe, os pagãos, e dos de perto, os membros do povo eleito. Lá, na região dos pagãos, encontraste a opressão do mal sobre o ser humano. E o venceste, atraindo para ti a ira daquela gente que te expulsou de suas terras. Na terra do povo santo, também encontraste a opressão da lei religiosa da pureza, que causava exclusão e sofrimento, sobretudo das mulheres e dos doentes. E, pela fé, comunicaste vida e saúde, tomando o lugar dos pecadores, carregando-te de suas dores. Tu és o nosso redentor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Aparecendo uma oportunidade hoje, ajude alguma pessoa doente a viver o seu momento de enfermidade como verdadeiro encontro com o Senhor.

Sendo hoje o Dia Mundial de Combate ao Câncer, em nosso programa de rádio, nesta semana, estamos rezando por quem está lutando contra o câncer. Neste sentido, tendo algum pedido de oração, mande pra gente. 

04 de fevereiro de 2020

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

52 comentários:

  1. Minha amiga waleria vai operar quinta feira de um câncer na língua, por favor orações!!

    ResponderExcluir
  2. Quero colocar em oração o irmão da minha cunhada que si chama Ronaldo que si encontra hospitalizado com um tumor no fígado não só ele como todos que estão passando pelos os mesmoas enfermidades juntos com ele nos hospitais que Maria passe a frente e Pisa na cabeça da serpente e cure todas esssaa impedermia que está matando os teus filhos daqui da terra senhor cuida e cura cada um dos teus filhos e filhas aqui da terras amém que assim seja louvado.

    ResponderExcluir
  3. Pela minha mãe que está com um tumor no fígado Maria de Moura Albuquerque

    ResponderExcluir
  4. Peço que Deus cure a enfermidade da de minha mãe, e de todos que sofre com doenças inflamáveis, senhor ouvi nossa súplica, amém

    ResponderExcluir
  5. Peço pela saúde do meu irmão!
    Que ele melhore e ele encontre forças para enfrentar essa batalha.

    ResponderExcluir
  6. Peço oração para uma amiga muito querida que está sofrendo com câncer.

    ResponderExcluir
  7. Graças e louvores pelas homilias do padre João Carlos que só acrescentam, na nossa vida espíriitual! Senhor com o teu poder de cura, toca nas minhas enfermidades espirtuais e físicas, purificando-me no teu espírito! Em tuas mãos entrego hoje todos os que sofrem com câncer e peço tua misericórdia para cura, e também proteção e defesa de todos nós! Convido a todos a dizer hoje: Senhor, curai-nos e defendei-nos do câncer! Amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Quero pedir oração pelos doentes de câncer que trago nas minhas intenções e os do mundo inteiro. Peço também por minha saúde, por toda minha família e amigos.

    ResponderExcluir
  9. Toca senhor em tantos irmãos cancerosos purifica senhor tantos corações angustiados. Toca senhor arranca o maligno da humanidade.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Senhor por esta palavra que vem todos os dias nos alimentar nosso espírito Toca Senhor no coração de meu filho Fique bebendo das Trevas. E de todos os maus. Que perturba sua cabeça. Amém

    ResponderExcluir
  11. Muito tocante a reflexão do Evangelho. Quero pedir oração por todos os que lutam com o câncer e pela minha saúde. Que Jesus possa curar as dores das minhas pernas e pés. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  12. Amém padre João Carlos, bom dia. hoje quero rezar por todas as pessoas que estão doentes de câncer.

    ResponderExcluir
  13. Vem Senhor ao encontro de tantos jovens que hohe lutam contra o câncer, em especial ao Brayan, que ele consiga entender e aceitar o tempi de Deus em sua vida, o cuidado d'Ele neste momento qye sua mãe tenha força nessa fase pós transplante para ser firme nas decisões q precisa tomar.
    Peço também por minha familia que comi tantas vivem o desemprego que Deus nos ajude a trilhar o caminho reto e que o desespero nao nos tormente, que Deus nos encaminhe um trabalho. Amém

    ResponderExcluir
  14. Hoje pelo poder das palavras escritas no evangelho de hoje, suplico Senhor, vem curar minha esposa Edileusa, que está sofrendo com um câncer de mama, cura, liberta Senhor, como também todos os teus filhos que sofrem alguma enfermidade, no Corpo ou na Alma, assim seja, Amém.

    ResponderExcluir
  15. Hoje pelo poder das palavras escritas no evangelho de hoje, suplico Senhor, vem curar minha esposa Edileusa, que está sofrendo com um câncer de mama, cura, liberta Senhor, como também todos os teus filhos que sofrem alguma enfermidade, no Corpo ou na Alma, assim seja, Amém.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia pesso oração para seu Sebastião esposo de uma irmã do grupo de oração aqui do meu bairro que está com câncer no esôfago que Deus possa lhe tocar e curar ...Amém

    ResponderExcluir
  17. Peço oração para o meu pai(Manoel) que está doente.

    ResponderExcluir
  18. Agradecer a Deus,pela cura do câncer das amigas irmãs em Cristo Ismênia Soares e Dora Santos. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia padre aqu jacinta Melo eu tambem quero pedir oração fiz uma cirurgia no meu olho peço por mim e tantas outras pessoas que se encontra pelo o milagre 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  20. Pesso por uma amiga Suíça Mota que luta contra esse mal.

    ResponderExcluir
  21. Bençãos e cura para meu paizinho! Peço orações para ele! 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  22. Meus irmãos querem me tirar da casa onde moro. Estou muito triste.

    ResponderExcluir
  23. Senhor entrego minha Esposa Cida nós Colo Divino de Jesus Cristo para que venha a cura de todo mal AMÉM. MEU muito obrigado a Ti O DIVINO DEUS.

    ResponderExcluir
  24. Senhor tende piedade de mim. Amem

    ResponderExcluir
  25. Que Deus amenize a dor de todos os doentes ,que estão sofrendo.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo4/2/20 08:29

    Cura, salva e liberta o seu povo, Senhor!

    ResponderExcluir
  27. Que Deus em sua bondade olhe por minha amiga Carmem N. M. que tem rins comprometido pela doença.

    ResponderExcluir
  28. Peço orações por minha filha, e desde já agradeço o agir de Deus misericordioso em sua vida!!!

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Padre João Carlos. SENHOR,Tu és o Redentor da humanidade.Tu és o nosso Redentor. SENHOR, daí vida e saúde à todas as pessoas que sofrem com dores nos leitos dos hospitais... Senhor Jesus, dai-me a graça para que eu possa de coração aberto, ajudar pessoas doentes de câncer a viver os seus momentos de sofrimentos como verdadeiro encontro com Deus. Eu confio em ti, SENHOR. DEUS, derrama uma chuva de bênçãos sobre Padre João Carlos, e sobre toda equipe da AMA. À todos, um dia de saúde e paz.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Padre João Carlos , peço oração para meu irmão Jackson , dando forças e misericórdia p enfrentar sua infermidade ,gratidão sempre ao nosso Deus por todas as bençãos recebidas.

    ResponderExcluir
  31. Cleide Soares
    04/02/2020
    Bom dia padre Joao Carlos.
    Peço oraçao por mim e toda minha familia. Oração por minha vizinha, Maria de Fatima que esta lutando contra um Cancer e nesta proxima segunda feira vai se submeter a uma cirurgia.
    Amém.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Padre João Carlos muito obrigada por todos os dias nos ensinar mais sobre o Evangelho. Peço oração por todas as pessoas que sofrem muito com câncer e também pelos seus familiares, porque deve ser muito sofrido lidar com essa doença.

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de pedir a cura da minha prima Hilda Helena Wanderley e por todos os doentes e necessitados. Amém!

    ResponderExcluir
  34. Entrego a minha mamãe, Maria das Dores Pinheiro, que luta contra um câncer de pulmão e outras complicações.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia. Oremos pela minha irmã Iraci Pérego, que vem fazendo tratamento de câncer, porém o câncer vem se alastrando por vários outros órgãos. Que o senhor, com sua força, tocada por nossos pedidos, elimine as células cancerígenas. Amém.

    ResponderExcluir
  36. Meu pedido de oração é para todos os doentes que estão sofrendo de um mal incurável...pois para Deus nada é impossível

    ResponderExcluir
  37. Peço oração pela irmã Neide com câncer no seios, é para todos os doentes.

    ResponderExcluir
  38. Quero pedir orações para uma amiga e comadre Nilsa que enfrenta um câncer. Que Nosso Senhor derrame suas bênçãos sobre ela e sua família pra que ela seja curada. Amém! ��

    ResponderExcluir
  39. Fernanda Dantas4/2/20 12:19

    Gostaria de pedir pelo Mateus e Rafael que estão tratando o cancer. Em nome de Jesus, que alcancem a cura.

    ResponderExcluir
  40. Padre João Carlos, nosso carinho e agradecimento pela meditação enviada, DEUS te abençoe, tenha um BOM DIA!!! conte sempre com nossas orações. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  41. PEÇO ORAÇÃO PARA MINHA CURA DO CANCE. FICO AGRADECIDA POR ABRIR ESSE ESPAÇO PARA TODOS NECESSITADOS DESTE MILAGRE. AMÉM

    ResponderExcluir
  42. Agradeço por minha cura e peço orações por todos aqueles que lutam contra este mal.
    Ajude a todas as crianças que sofre desta enfermidade.

    ResponderExcluir
  43. Zélia 04/02/20 14:24 Agradeço pelo tratamento satisfatório da minha cunhada, Maria e peço por todos que estejam passando por esse probema.

    ResponderExcluir
  44. Senhor, nosso Pai, eu LHE agradeço por tudo de bom, que foi feito para o VOSSO povo. Entretanto, me conceda a graça de ter a VOSSA proteção. Me conceda a graça de ter os meus pecados perdoados. Me conceda a graça de adorá-Lo e bendizê-Lo da melhor forma possível. Me conceda a graça de rezar com fé, confiança, humildade e perseverança. Me conceda a graça de ter bons e santos pensamentos. Me conceda a graça de ter a saúde física e espiritual. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de ter a verdadeira paz. Me conceda a graça de não ter medo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  45. Eu Ana pesso orações pelas minhas duas irmãs que estão grávidas para que elas consiga ter uma gravidez saudável até a hora do parto o nome delas Micaele Silva de Santana
    E Ariane silva de Santana
    E eu que desejo ser mãe também pois nunca consegui engravidar

    ResponderExcluir
  46. Obrigado querido padre pela bela reflexão de todos os dias

    ResponderExcluir
  47. Pela minha saúde, meus filhos e todas as pessoas em tratamento contra o câncer. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  48. Senhor Jesus neste momento venho lhe pedir que pela sua misericórdia mi nhã esposa volta a seguir a igreja católica a meu lado
    Obrigado senhor por tudo que tem feito por mim.

    ResponderExcluir
  49. Boa noite Padre João Carlos, desculpa a demora pra responder, sempre estou compartilhando. Obrigado pelas orações e meditações. Jesus te abençoe sempre.🙌🙌🤗

    ResponderExcluir
  50. Meu Deus tenha misericórdia dos nossos irmãos que estão com câncer

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS