E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa (Mt 6, 4)
26 de fevereiro de 2020
Estamos começando a Quaresma. A Quaresma se inspira no povo antigo que caminhou 40 anos no deserto, purificando-se, para entrar na posse da terra prometida. Jesus jejuou durante quarenta dias, no início do seu ministério. Recebendo as cinzas, entramos no clima desse tempo litúrgico: o reconhecimento de nossa fraqueza e a confiança no amor restaurador de Deus.
No sermão da montanha, comunicando a novidade do Reino, Jesus apresenta ao seu povo um novo modo de ver e realizar as antigas práticas religiosas. Fala da esmola, da oração e do jejum. Que tudo isso – nos pede ele – seja vivido sem demonstrações públicas, sem busca de reconhecimento dos outros. Essas três práticas de toda religião tradicional continuam valendo para nós, mas vividas com um novo espírito.
A ORAÇÃO, sem ostentação, é um diálogo de filho, de filha, com o Pai, na intimidade do seu ser (o seu quarto). Quaresma é tempo de rezar mais e melhor. É na quaresma que se faz, a cada sexta-feira, a via-sacra. O conselho pra todo mundo é: não perder as celebrações dominicais em sua comunidade, nesse período. Nesse tempo de Quaresma, cabe um esforço especial para cada um ter seu momento de oração pessoal, todos os dias. A leitura frequente da Palavra de Deus é também parte de nossa vida de oração.
O JEJUM, sem exibicionismo, nos priva do alimento ou de alguma outra coisa. Todas as religiões que se prezam recomendam esta prática. O jejum, durante a Quaresma, está marcado para os católicos para hoje, quarta-feira de cinzas e a sexta-feira da Paixão. E abstinência de carne todas as sextas-feiras da quaresma. O jejum educa a gente, vocês sabem disto. Ajuda a quebrar o nosso egoísmo, a nossa presunção, o nosso orgulho. Sobretudo, nos ensina a solidariedade. Porque jejum que se preze é partilha: a gente passa para quem está com fome aquilo que deixamos de consumir.
Com a graça de Deus temos, no Brasil, a Campanha da Fraternidade, que justamente tem o seu momento forte na Quaresma. Assim, ninguém pode confundir gesto de fraternidade com apenas uma feirinha que se dá, ou uma ajuda financeira a uma família pobre. A Campanha da Fraternidade, a cada ano, aponta onde Jesus está esperando nosso compromisso de fraternidade. A Igreja está nos apontando, neste ano, a VIDA, como dom e compromisso. A Campanha nos ajuda a qualificar a nossa Quaresma, coma conversão na caridade.
Guardando a mensagem
A Quaresma, que estamos começando com esta quarta-feira de cinzas, vale como um grande retiro para os cristãos católicos. Quarentas dias de caminhada, de crescimento, de práticas religiosas, de gestos de fraternidade. Assim, vamos nos preparando para entrar, com Jesus, em Jerusalém para celebrar, com ele, a Páscoa. E a Quaresma começa já nos apontando três práticas religiosas especiais neste período: oração, jejum e caridade. Mergulhe de cabeça nesta Quaresma.
E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa (Mt 6, 4)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Como disse Paulo, em sua segunda Carta aos Coríntios: “É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação”. E nós não queremos e não podemos deixar passar essa oportunidade. A Quaresma há de ser para nós um tempo de crescimento espiritual, de fortalecimento de nossa fé e de realização de nosso compromisso de fraternidade. Abençoa, Senhor, este tempo de Quaresma que estamos começando. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Bom, para viver a palavra de hoje, eu tenho uma boa sugestão que vale para toda a Quaresma. Você realizar, a cada dia, um momento pessoal de oração. Isso será muito vantajoso para o seu crescimento cristão. Que tal começar hoje?!
26 de fevereiro de 2020
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Amooo A Meditação Da Palavra Do Senhor, como tbm Amooo compartilhar, para familiares, amigos e amigas. Todos agradecem. Muitooo obgda, Pe.joão Carlos que Deus o abençoe grandemente, com muitaaa Saúde, e o livre de todo mal 🙏🙏
ResponderExcluirObrigado padre João Carlos pela meditação da palavra do Senhor todos os dias que que eu possa cada vez mais crescer na Deus o abençoe e cada um dos irmãos que recebem a mensagem todos os dias
ResponderExcluirBom dia padre a sua benção Glória a vós senhor
ResponderExcluirBom e abençoado dia, padre Carlos por enriquecer o nosso coração,e nos dá a graça de ouvir o Santo Evangelho todos os dias . Que essa Páscoa seja de grandes alegrias para todos nós que o seguimos. Deus o abençoe.
ExcluirAmém glória a Deus
ResponderExcluirSenhor Jesus
ResponderExcluirAbençoa Senhor a minha vida....
Amém padre Eu louvo e agradeço pelo seu ministério e pela ministração da palavra todos os dias Glorificado seja o nome de Jesus Cristo
ResponderExcluirBom dia. Obrigada.
ResponderExcluirSenhor ajuda na minha transformação
ResponderExcluirdiária.
Bom dia e obrigada.
ResponderExcluirRecebi o link de uma amiga que está distante como é maravilhoso compartilhar o que é bom.
Passarei adiante...
Padre João Carlos, tenha um santo e abençoado dia, para o sr. e todos ai, nossa gratidão por nos brindar com a meditação diária, sinta-se sempre cuidado com nosso carinho e nossas preces, SANTA FILOMENA interceda sempre junto a JESUS por sua vida e sua missão. PAZ e BEM.
ResponderExcluirSenhor, ajude- me a ser um cristão melhor!
ResponderExcluirBoa tarde Padre João Carlos. Que as bênçãos do DEUS Altíssimo estejam contigo neste momento. E o teu pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa(Mt6,4) SENHOR JESUS,da-me força e coragem que eu possa nesta Quaresma , crescer antes minha vida espiritual, no fortalecimento da minha Fé e no meu compromisso fraterno. Abençoa Senhor, este tempo de quaresma que estamos começando. Mostra-nos o teu caminho e ajuda-nos a conhecer o mistério da reconciliação. Paz e sabedoria para padre João Carlos e todos da AMA. Campinas São Paulo
ResponderExcluirAdoro pública as meditações da palavra do senhor, para mim é uma satisfação tão grande que parece que Deus me ajudando digitar essa mensagem, que Deus seja louvado em todos momento de nossas vidas amém.
ResponderExcluirObrigada padre João Carlos, pela a palavra de meditação todos os dias, como tem ajudado em minha vida espiritual.ajudandando a fortalecer na fé principalmente neste tempo quaresmal que inicia. Padre João que Deus abençoe grandemente o senhor dando lhe saúde e livrando de todo mal.
ResponderExcluirDivino Pai Eterno, eu LHE agradeço pela solenidade da quarta feira de cinzas. Todavia, me ensine viver o meu profetismo batismal. Me ensine seguir o caminho da conversão. Me ensine ser benigno, compassivo, paciente e cheio de misericórdia. Me ensine perdoar com sinceridade. Me ensine aproveitar melhor a VOSSA bênção e a VOSSA graça. Me ensine fazer bons jejuns e boas orações. Me ensine ser um bom cristão. Me ensine ser um bom colaborador do meu SALVADOR. Me ensine fazer caridade, rezar e jejuar somente para agradar a Deus e servir o necessitado. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.
ResponderExcluirBoa noite padre João Carlos senhor Jesus mim orgulho de ser católica uma religião que ampara os necessitados 🙌🙌💙
ResponderExcluirBoa noite padre João Carlos,agradeço-lhe de coração todos os seus ensinamentos,meditação e reflexão da palavra de Deus o snr foi um anjo que Deus mandou para me orientar e ter um melhor relacionamento com Deus durante toda a quaresma quero com a graça de Deus fazer tudo para ajudar ao meus irmãos e me esforçar mais para fazer melhor as minhas orações,procurarei fazer tudo para agradar a meu Jesus salvador sei que quaresma é um tempo de conversão quero fazer tudo o que for possível para ser melhor com á ajuda de Deus. Lembrando sempre que quando chegarmos a presença de Deus ele nos pedirar conta do que deixamos de fazer para ajudar e perdoar nossos irmãos. Socorro Martins. 🙏🙏🙏
ResponderExcluir