PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VAMOS PELO CAMINHO DE JESUS

VAMOS PELO CAMINHO DE JESUS


Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga (Lc 9, 23)



27 de fevereiro de 2020.

Então, começamos, ontem, a caminhada de 40 dias em direção à Páscoa do Senhor. Começamos a Quaresma. É como se tirássemos esse tempo para caminhar com Jesus, aprendendo os seus ensinamentos, o seu modo de pensar e de agir. É um grande retiro, em companhia dos irmãos, no seguimento de Cristo. Seguimento de Cristo: precisamente, este é o foco de nossa meditação de hoje, segundo dia da Quaresma.

Jesus falou para todos: “Se alguém quiser me seguir...”. Eu quero! E você? Então, escutemos as condições que ele vai nos colocar: “Renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga”. Renunciar a si mesmo significa a gente se tirar a si mesmo do centro. É que no centro de nossa vida estamos nós mesmos. A gente pensa e age assim: ‘isso é bom pra mim, isso me faz bem, isso eu gosto, isso eu quero ou não quero pra minha vida’. No centro, estou eu mesmo, o que me agrada, o que me convém. Agora, Jesus está dizendo que quem quiser segui-lo, tem que ser diferente: é ele que deve estar no centro. Renunciar a si mesmo. Não dá pra você seguir Jesus, continuando no centro. Entendeu?!

Aí ele completou: “Tome a sua cruz cada dia e me siga”. Ser cristão não é deixar de ter problemas, você sabe muito bem. Tomar a própria cruz é condição para seguir Jesus. E o que é tomar a cruz de cada dia? É assumir, com toda responsabilidade, o peso que a vida lhe entrega: problemas de saúde, dificuldades financeiras, desencontros dentro de casa, crises sociais... Tomar a cruz cada dia é não correr dos compromissos ordinários da existência: trabalhar, fazer feira, acompanhar os filhos, conviver com a vizinhança, estudar... As obrigações, compromissos e problemas do dia-a-dia não nos impedem de seguir Jesus. É com essa cruz que o seguimos.

Jesus começou falando do seu caminho, de como ele sofreria muito, seria rejeitado pelos grandes do seu povo, seria morto e ressuscitaria. O caminho do Filho do Homem, como ele gostava de se referir a si mesmo, não seria um caminho cômodo, nem fácil. O caminho da verdade, da coerência, da honestidade é um caminho doloroso. Sofrimento, rejeição, morte... e ressurreição, ao final. A vitória se colhe em meio a lutas, renúncias e dificuldades.

Jesus não quis pegar o atalho da vitória sem luta, do conchavo com os poderosos ou da solução mágica para os problemas. Foram essas, aliás, as tentações do demônio, depois de um jejum de 40 dias.

Guardando a mensagem

Jesus nos chama para segui-lo. Mas, nos indica que é preciso renunciar a estar no centro, para no centro estar a santa vontade de Deus. E nos lembra que no seu caminho tem cruz. É claro que Jesus não nos está chamando simplesmente para o sofrimento. Seria masoquismo. Ele está nos convidando a tomar a estrada que ele tomou: o caminho da simplicidade, da fidelidade, da verdade..., do amor aos pequenos, os preferidos de Deus. Esse não é um caminho fácil. O mundo, pervertido pelo desejo de enriquecimento, de prestígio, de luxúria, não aplaude o discípulo de Jesus. Mas, o nosso caminho é o caminho de Jesus.

Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga (Lc 9, 23)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Tu, que és Deus, percorreste o caminho humano para nos deixar um modelo a seguir. Mas, não é fácil, Senhor, assumir o teu caminho. A tentação do mais fácil, do prazeroso, a cobrança da opinião dos outros... muita coisa nos empurra para um caminho sem renúncias. No fundo, preferimos um caminho sem sofrimento, a vitória sem luta, o amor sem doação. Ajuda-nos, Senhor, a responder positivamente ao teu chamado. Queremos te seguir, com fidelidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A Quaresma é uma caminhada rica de estímulos para o seu crescimento. Seria muito bom você ter o seu caderno espiritual (uma agenda, um caderno de anotações). Muita gente me perguntou se é uma coisa especial que eu tenha para vender. De jeito nenhum. Compre um caderno em qualquer livraria. Ele será especial se você o utilizar bem para o seu crescimento espiritual. Bom, anote nele, hoje, uma resposta para esta pergunta: Para colocar Jesus no centro de sua vida, o que você precisa renunciar?

27 de fevereiro de 2020.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




18 comentários:

  1. Amooo A Meditação Da Palavra Do Senhor, como tbm Amooo compartilhar, com familiares amigos e amigas. Todos agradecem. Muitooo obgda, Pe.joão Carlos. Q Deus o abençoe grandemente, com muita Saúde, e o livre de todo mal 🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. E muito bom ouvir todos os dias a meditação diária e uma benção 🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua bença por todo dia mim dá a palavra do senhor 🙌🙌

    ResponderExcluir
  4. Que tenha a sabedoria que vem de Deus para que eu possa colocar Jesus no centro da minha vida. Um dia abençoado a todos! 🙏

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de receber todos os dias o evangelho 98611-7113

    ResponderExcluir
  6. Gloria a vós Senhor! ! ! Deus me dê discernimento para que eu possa colocar Jesus no centro do meu coração carregando com amor a minha Cruz

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre Glória vós senhor

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos bom dia. sua bênção. Obrigada por essa reflexão.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Grato pela MEDITAÇÃO e reflexão do Santo Evangelho. Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga ( Lc 9,23 ) Senhor Jesus, ajuda-nos a responder positivamente ao teu chamado. Queremos te seguir, com fidelidade. Vamos pelo caminho de JESUS. Só Ele é o caminho que nos leva ao PAI...

    ResponderExcluir
  10. Amo suas explicações do evangelho .Tenho um grande amigo que me envia suas mensagens de meditações todos os dias que ele recebe e passa para mim
    Tenhamos todos nós um dia abençoado.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos um dia abençoado e iluminado para o senhor.Senhor Jesus que nada faça eu desistir da minha caminhada junto a ti, será sempre meu refúgio.🙌🙌💙

    ResponderExcluir
  12. Bom dia e a paz a todos e todas, que fazem esse programa de fé e adoração a Deus. Ontem fui a missa de Cinzas, início da quaresma e, digo é muito importante para nós cristão está presente e reaprendendo a viver a vida de Jesus, ness s tempos difíceis. No entanto é renovador e necessário. Todos os dias recebo e escuto a palavra e, está tem me ajudado muito, na minha vida e no meu trabalho. Sou empregada pública e sindicalista e peço sempre a orientação espiritual para começar e terminar meus trabalhos. Acredito que não podemos falar por nós mesmos, mas pedi intuição para que tudo concorra para o bem. Sua benção Pé. João Carlos.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos a sua benção padre. Muito obrigado pela reflexão.

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos, o ESPÍRITO SANTO te acompanhe e guie em sua missão, DEUS te abençoe e obrigada pela meditação enviada,BOM DIA!!!!

    ResponderExcluir
  15. Maria Emília, eu e minha casa serviremos ao senhor

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, paz bem a todos! Peço todos os dias a luz do Espírito Santo para da me força pra carregar minha cruz com amor e Paciência e juntos venceremos!!!

    ResponderExcluir
  17. Pai rico em misericórdia, eu LHE agradeço por essa campanha da fraternidade. No entanto, me ajude seguir o caminho da vida, da felicidade e da bênção. Me ajude amá-Lo e obedecê-Lo. Me ajude cumprir os VOSSOS mandamentos, preceitos, leis e decretos. Me ajude ter um coração fiel, manso e humilde. Me ajude evitar o erro e o pecado da idolatria. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude renunciar a mim mesmo, pegar a minha cruz de cada dia e segui-Lo com sinceridade e fé. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS