PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A RESPOSTA DO SILÊNCIO

A RESPOSTA DO SILÊNCIO

Eu também não lhes direi com que autoridade faço estas coisas (Mt 21, 27). 


16 de dezembro de 2019. 

Por que Jesus não respondeu à pergunta? Não seria mais fácil Jesus dar logo uma reposta? Eles perguntaram com que autoridade Jesus estava fazendo aquilo no Templo. E o que é que Jesus estava fazendo? Estava denunciando que tinham convertido a casa de oração num antro de ladrões, expulsando os vendedores e compradores, afinal, tomando uma atitude pública contra o desvirtuamento do Templo. Quem estava perguntando? Os responsáveis pelo Templo e pela religião em Israel: os sumos-sacerdotes, os mestres da lei e os anciãos; o grupo que depois julgaria Jesus no Sinédrio, condenando-o como um malfeitor. Então, não era uma pergunta inocente... era uma acusação, um enfrentamento perigoso, uma vez que eles tinham um corpo de guardas sob seu comando: Com que autoridade fazes isto?

Jesus não respondeu. Mas, se propôs a responder, desde que eles lhe respondessem também a uma pergunta. A pergunta foi sobre o batismo de João. João andou levando o povo para o deserto, para batizar-se no Rio Jordão, pregando a mudança de vida, em preparação da vinda do Messias. Para João, o Templo não era mais o lugar da purificação. A volta ao tempo do deserto era um recomeço, quando não havia Templo, mas só uma Tenda móvel. Eles, a elite que controlava o Templo, acharam foi bom Herodes prender e decapitar João Batista. Livraram-se de um pregador incômodo, uma denúncia permanente da situação de pecado dos que deviam guardar a aliança com fidelidade. Jesus perguntou: O batismo de João era de Deus ou dos homens? Como eles não se converteram com a pregação de João Batista, a resposta já estava dada. Mas, não podia ser dita. “Então, eu também não digo com que autoridade faço essas coisas”, concluiu Jesus. Claro, a resposta estava dada: com a mesma autoridade com que João Batista pregava a conversão e batizava. Mas, não adiantava dizer com a boca. As suas atitudes já estavam mostrando. 

O mundo hoje cobra explicações dos cristãos ... por que vocês querem pensar e agir diferente dos outros? Por que vocês não aceitam que se combata a violência armando a população, porque não apoiam a pena de morte? Por que vocês não deixam a mulher decidir sobre sua gravidez e ter a liberdade de abortar? Por que vocês insistem tanto no casamento religioso? Por que vocês são tão obedientes ao Papa? Por que vocês adoram a Eucaristia? Quem pergunta nem sempre está interessado na resposta. É só uma forma de intimidação, de oposição. Às vezes, é melhor fazer como Jesus: não responder, ou melhor, responder com as atitudes e com o modo de viver.


Eu também não lhes direi com que autoridade faço estas coisas (Mt 21, 27). 






3º dia da Novena de Nata

O TESTEMUNHO DA HISTÓRIA 

Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo (Mt 1, 16) 

Apresentação do tema 

Hoje, lemos, no início do evangelho de São Mateus, uma genealogia, a relação dos antepassados da família de Jesus, pelo lado paterno. É uma lista muita extensa, ligando Jesus a pessoas como o rei Davi e o Patriarca Abraão. É uma forma de dizer que Jesus, o Messias, o Cristo, o filho de Deus, por sua encarnação, integra agora a família humana; que Jesus inseriu-se na história do povo eleito, povo que teve a liderança de patriarcas, profetas e reis. Ele chega nesse encadeamento da história em que uma geração passa à outra as suas conquistas e o seu aprendizado, especialmente a sua história com Deus. 

Jesus não é somente filho de Deus, é agora também filho da humanidade, integrante de nossa história. Ele é também fruto da história do seu povo eleito, o bendito fruto do ventre de Maria. E essa lição é importante para nós também. Jesus mergulha na história do seu povo, para ser um deles e é assim que ele vai lidera-lo, conduzi-lo, ser o seu pastor. 

Oração do dia 

Senhor Jesus, 

Contigo e com esse texto de tua genealogia, aprendemos a dar valar à história dos nossos antepassados, os famosos e os anônimos. O sangue deles corre em nossas veias. A nossa vida resume toda a história dos nossos pais, dos nossos avós e bisavós. Até nos parecemos fisicamente com eles. Para melhorar a história, precisamos mesmo começar por assumi-la, conhecê-la, aceita-la. Obrigado, Senhor, por esta bela lição. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Bênção 

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém 

Para viver Palavra neste 3º dia da novena de natal: 

Em sua experiência, nossa geração está conseguindo transmitir a fé cristã às novas gerações? 

Amanhã, a gente se encontra para o 4º dia da novena de natal. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb - 16 de dezembro de 2019.




17 comentários:

  1. Bom dia padre Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  2. Padre João Carlos tenha uma segunda feira repletas das alegrias de DEUS, muito obrigada por ter enviado a meditação,nosso carinho e nossas orações lhe acompanhem sempre. BOM DIA!

    ResponderExcluir
  3. Senhor tende misericórdia de mim.

    ResponderExcluir
  4. Livra nos de todos os males Senhor.
    Amėm

    ResponderExcluir
  5. Amém amanhã estaremos juntos novamente em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos.Obrigado por mais uma MEDITAÇÃO acompanhada da Novena de Natal. Ó Deus de bondade,Pai e criador de todas as coisas, nós te pedimos força e proteção neste dia que se inicia... SENHOR, nós conceda sempre o teu perdão pois tu és o Deus da salvação. Dendizei ao SENHOR, porque Ele é misericordioso e eterno é seu amor!!! Padre João Carlos,tenha uma semana muito feliz repleta de muita saúde e muita paz...Uma ótima semana também para todos da AMA. Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  7. Eu Maria Emilia estou no caminho guiada. Pela estrela de Belém.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, obrigado pelas meditações, tenha uma semana feliz. Jesus e a virgem Maria, continuem abençoando sua Missão.🙌🙌🤗

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre! Que Deus o abençoe hoje e continue te abençoando sempre! Bendita sejam suas palavras que nos encorajam e tornam mais lindo o nosso dia e nossa missão! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Pe. João Carlos, tenha uma abençoada segunda feira com as bençãos da Santíssima Trindade, abr😇😇😇

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!!! Padre João Carlos louvando seja essa semana seja Iluminada de muitas bênçãos que meditação maravilhosa muito Importante pra nós escutamos o Evangelho a palavra de Deus é muito Importante pra nós precisamos muito escutar e pôr em pratica obrigado pelas as palavras e meditação de hoje Deus te abençõe sempre 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Pe João Carlos bom dia estou meditando dentro do evangelho que o senhor nos explica todos os dias estou pedindo ao bom Jesus que me dê o discernimento para saber o que Deus espera de mim para estar preparado para receBelo.

    ResponderExcluir
  13. Amém 👏 obrigado por esses dias estar meditando

    ResponderExcluir
  14. Quero usar este meio para testemunhar como voltei ao meu ex-marido após o divórcio, eu e meu marido estamos casados há 8 anos com 2 filhos, fomos uma família feliz. No ano passado, o comportamento dele em relação a mim e aos filhos mudou, eu suspeitava que ele estivesse conhecendo outra mulher fora do casamento, sempre que eu o confrontava, ele ameaçava se divorciar de mim, eu fazia tudo o que podia para acertar as coisas, mas tudo não adiantou até que eu vi uma postagem em um "fórum de amor e relacionamento" sobre um lançador de feitiços que ajuda as pessoas a lançar feitiços sobre questões de casamento e relacionamento, quando entrei em contato com esse lançador de feitiços por e-mail, ele me ajudou a lançar um feitiço de re-união e meu marido mudou e veio se desculpar comigo e com as crianças. Entre em contato com este excelente lançador de feitiços para seus problemas de relacionamento ou casamento por este e-mail: wealthylovespell@gmail.com ou pelo WhatsApp no +2348105150446 Boa sorte

    ResponderExcluir
  15. Boa noite pe jJoã Carlos que Deus nos abençoe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS