PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A ÁRVORE GENEALÓGICA DE JESUS

A ÁRVORE GENEALÓGICA DE JESUS

Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão (Mt 1,1).
17 de dezembro de 2019.
Com essas palavras – Livro da origem de Jesus Cristo – se inicia, em Mateus, a árvore genealógica dos antepassados de Jesus, do lado paterno, desde Abraão até o seu pai José.
Esta longa lista dos antepassados de Jesus, presente no evangelho de Mateus, como também no de Lucas, nos lembra que fazemos parte de uma longa história. Cada geração dá sua contribuição e passa adiante as suas causas e as suas conquistas. Uma geração não gera apenas outra geração. Não é apenas a vida biológica que se transfere. Transmite-se uma cultura, uma história. No caso do povo de Deus, passava-se em herança a longa experiência de um povo em aliança com Deus. Transmitia-se a fé no Deus vivo que caminha com o seu povo, sustentando suas lutas por terra, liberdade, cidadania.
Nesse mesmo tom, o evangelista João proclama que o Verbo se fez carne. O filho de Deus entrou em nossa história, se encarnou. Ele está unido, como numa corrente, aos seu antepassados. Como ser humano, é herdeiro da riqueza da história, da cultura e da fé do povo de Israel. Nasce judeu, em uma família de judeus. É circuncidado pequeninho com todo judeu em aliança com Deus, Recebe um nome judeu: Yeshua, Jesus. Fala aramaico, ama os seus parentes e faz suas preces conforme o ensinamento da Torá. Desde os 12 anos, participa das peregrinações a Jerusalém, nas grandes festas da fé judaica: a saída do Egito (Pascoa), a entrega da Lei no deserto (Pentecostes) e a posse da terra prometida (Cabanas).
Na cultura do Oriente Médio, o elo com o passado, com a história precedente é a figura do pai. O pai é o elo com a história. Ele é o canal de comunicação da herança social e religiosa do povo eleito aos seus filhos, particularmente ao primigênio, o primeiro filho. E a mãe? Na nossa cultura, atualmente, ela conta tanto quanto ou mais que o pai. Mas isso é na nossa cultura e nos dias de hoje. No povo hebreu, e naquele tempo, não era assim. 
Nesta longa lista dos antepassados, cada geração passa o bastão à geração seguinte.  É verdade que, neste evangelho de São Mateus, a lista contém nomes de cinco mulheres, entre as quais Maria. Bom, aí já é a nova mentalidade que começa a fermentar a partir de Jesus. Aí já é a novidade do evangelho.







4º Dia da Novena de Natal
 O TESTEMUNHO DE JOSÉ


Quando acordou, José fez como o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa (Mt 1, 24).

17 de dezembro de 2018.

 Apresentação do tema

Caminhando para o natal, nos debruçamos hoje sobre uma figura muito especial, o esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. José é o homem obediente a Deus. Ele faz a vontade de Deus, assim que a conhece, com toda dedicação e enfrentando qualquer dificuldade. A sua acolhida da vontade de Deus é um grande exemplo para nós. José é também uma testemunha de Jesus. Com sua vida de pai e de esposo, ele nos diz quem é esse Jesus, que vai aprender com ele a ser um homem justo, um judeu piedoso, um carpinteiro útil na comunidade. 

O que será que o anjo realmente mandou José fazer? Primeiro, receber Maria por esposa. Estar ao lado de Maria, em sua gravidez, na educação do seu filho e em tudo, como esposo, companheiro, apoiando-a, protegendo-a, partilhando com ela as responsabilidades de uma família. E José, que tanto amor tinha por Maria, abraçou essa missão de esposo. Segundo, o anjo mandou que ele desse o nome de Jesus ao menino. E a missão do menino já estava expressa no seu nome: salvar o seu povo dos seus pecados. Dar o nome ao menino significava reconhecê-lo publicamente como filho, garantir sua pertença à família de Davi. Por meio de José, o filho de Deus seria também filho de Davi, seu descendente.

Oração do dia

Senhor Jesus,
Contemplando esse bonito exemplo de São José, nós te pedimos que os pais cristãos se espelhem nesse homem justo, a quem Deus te confiou e a quem tanto amaste e respeitaste como pai, aqui na terra. Aos pais, o Senhor nosso Deus continua entregando seus filhos para que lhes sirva de modelo, de estímulo e de guia nesta vida. Aos esposos cristãos, ele continua inspirando a fidelidade e o amor para com sua esposa e sua família. Que todos nós, Senhor Jesus, pais e filhos, aprendamos de José a acolhida respeitosa da vontade de Deus nosso pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Bênção 

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém 

Vivência 

O que os homens de nossas famílias e de nossa comunidade podem aprender de São José? E nós, o que podemos aprender com ele? 

Amanhã, a gente se encontra para o 5º dia da novena de natal. 






Pe. João Carlos Ribeiro – 17 de dezembro de 2019

19 comentários:

  1. À sua bênção Padre João Carlos. Lindo evangelho. E muito bem explicado por ti. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos, Jesus te abençoe. Padre, o que tenho que aprender com José, e a obediência, o amor, acolhimento, que sejamos juntos igual a Sua benção.🙌🙌

    ResponderExcluir
  3. A bênção Padre João Carlos. Podemos aprender com Såo José a sermos humildes e obedientee a Deus.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Deus seja lpuvado smpre.Parabens Pe Joao

    ResponderExcluir
  5. Olá padre João Carlos gosto muito da meditação dá palavra oque quero aprender com José é ser sempre obediente e humilde e compreensivo José foi um pai exemplar 🙌

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos, que Deus te abençoe grandemente eu tou aprendendo muito com São José a ter sempre obediência com Jesus amém 👏

    ResponderExcluir
  7. Gloria a vós Senhor! ! Que posso seguir e a prender como José a ter obediência com Nosso Pai Senhor.amém.

    ResponderExcluir
  8. São José rogai por nós.

    ResponderExcluir
  9. Que todas os pais se preocupem colocar no mundo pessoas justas,tementes a Deus e preocupadas em servir o próximo.Jesus foi educado assim, por seu pai José.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos que Deus te abençoe e te ilumine sempre.obrigada por esse aprendizado na pessoa de São José, que eu seja sempre humilde, protetora,cheia de amor.

    ResponderExcluir
  11. São José rogai por nós!!!

    ResponderExcluir
  12. Que Deus abençoe todos os pais. Que eles sejam um exemplo para seus filhos. Que o Espírito Santo os ilumine com sabedoria, à exemplo de São José.

    ResponderExcluir
  13. BOM DIA! padre João Carlos,abençoada por iniciar esse dia com essa meditação tão rica,obrigada,fique com nossas orações.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos. Peço sempre a Deus que te abençoe e te faça muito feliz no caminho da Evangelização. Agradeço mais uma vez, pela linda MEDITAÇÃO, pela homilia abençoada falando de São José o Pai de Jesus, o ( Ciador do mundo ) Que todos nós, SENHOR JESUS, aprendamos de São José a acolhida respeitosa da vontade de Deus nosso pai e pastor de nossas vidas. Deus de bondade, peço-te as graças necessária para que padre João Carlos e todos da AMA sejam muito felizes... AMÉM.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia!!! Padre João Carlos louvando seja a Deus pela suas palavras Evangelho que essas palavras abençoada siva de exemplos para nós que todos os esposo siga o exemplo de São José para que nós aprendamos ser bons filhos e também boas esposas que Deus abençõe a cada momento de sua vida obrigado pelas as palavras Iluminadas 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde padre João Carlos a sua benção Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  17. Ó Deus de poder e misericórdia, eu LHE agradeço por mais um dia de vida. Todavia, me ajude obedecê-Lo, louvá-Lo e adorá-Lo da melhor forma possível. Me ajude valorizar e defender todas as famílias. Me ajude vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Ola boa noite, graça e paz quero passar a receber a meditação diaria

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS