PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NÃO SE ESQUEÇA DO POBRES

NÃO SE ESQUEÇA DO POBRES



Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos (Lcs 14, 13)
04 de novembro de 2019 .
Quando o argentino Cardeal Jorge Bergoglio foi eleito Papa, o seu amigo brasileiro Cardeal Claudio Hummes, ao cumprimentá-lo com um abraço, lhe disse ao ouvido: “Não se esqueça dos pobres”. Este é precisamente o recado do evangelho de hoje. Não nos esqueçamos dos pobres.
Jesus foi a uma refeição festiva, na casa de alguém importante. Ele viu os convidados escolhendo os primeiros lugares. Nós também vemos isso todos os dias. O espírito do mundo é exatamente esse: a busca dos primeiros lugares. É o mundo da concorrência, um querendo derrubar o outro; o mundo da competição, um querendo deixar o outro pra trás. O espírito do mundo nos ensina a querer ser mais importantes que os outros, a cobiçar os cargos mais altos, a querer estar sempre em evidência. E essa mentalidade acaba por incentivar a violência, a vaidade, a presunção, o orgulho.
Jesus está ensinando uma coisa muito diferente: Não queira ser mais do que ninguém. O espírito do evangelho é a fraternidade, o acolhimento e valorização de cada um, a cooperação. Foi isso que Jesus ensinou: somos irmãos, dependemos uns dos outros.
Naquela refeição festiva, Jesus viu que os convidados eram gente importante, gente do alto nível social, amigos do dono da casa. Então ele disse a quem o convidou: Quando for fazer uma festa, não convide só seus parentes, seus vizinhos ricos, seus amigos, seus irmãos. Convide os pobres, os coxos, os aleijados, os cegos. 
O espírito do mundo pratica a exclusão social (deixar de fora quem não tem recursos) e a segregação social (separar de um lado os privilegiados e de outros, os desamparados; isso nos locais de moradia, nos elevadores, nos shoppings, nas casas de festa, nas escolas, nos hospitais, em todo canto). O espírito do evangelho é outro: é a inclusão, a fraternidade, a comunhão, o oferecimento de oportunidades a quem é mais frágil e necessitado.
O cardeal Jorge Bergoglio, agora Papa Francisco, não esqueceu o conselho do seu amigo brasileiro cardeal Cláudio Hummes. Agora é ele quem nos diz, com suas palavras, suas atitudes, suas viagens, seus escritos: “Não se esqueçam dos pobres”. Para ninguém esquecer mesmo, ele até criou o dia do pobre, que ocorre nesse mês de novembro. O 3º dia mundial do pobre vai acontecer no próximo dia 17 de novembro, com o tema «A esperança dos pobres jamais se frustrará» (Sl 9, 19).
Guardando a mensagem
Jesus notou, naquela refeição na casa do fariseu, que os convidados eram os irmãos e parentes do dono da casa, seus amigos e vizinhos ricos. Isso mostra uma mentalidade: a comemoração do seu próprio status, a bajulação dos privilegiados, a exclusão social. É o espírito do mundo. O espírito do Reino é outro: a busca de inclusão dos pobres, dos mais sofridos, a valorização dos pequenos.
Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos (Lc 14, 13)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
A refeição, que é um ato sagrado para o teu povo, foi palco de belos ensinamentos de tua parte. Obrigado, Senhor. Concede-nos que nossas mesas sejam lugares de fraternidade, de diálogo, de inclusão, onde se manifeste o espírito do Reino, não o espírito do mundo. Concede que nossas refeições em família preparem a sagrada refeição da Eucaristia, mesa da comunhão e da unidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No seu caderno espiritual, comente essa palavra de Jesus que meditamos (Lc 14, 13).
Se, perto de você, não houver uma rádio que transmita o nosso programa diário TEMPO DE PAZ, baixe a nossa rádio no seu celular. Na lojinha de aplicativos do androide, procure e baixe Rádio Tempo de Paz. 
A gente se encontra às dez da noite, no Facebook. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb – 04 de novembro de 2019

22 comentários:

  1. Gloria a vós Senhor! ! Amém!

    ResponderExcluir
  2. Amém 🙏🙏🙏 assim seja

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Senhor pela recuperação d

    ResponderExcluir
  4. Senhor obrigada pela recuperação de Fernando. Obrigada por mais um dia de vida. Amém 🐟🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. abençoado seja o seu dia hoje padre João Carlos,DEUS te ilumine,tenha uma semana repleta das graças do SENHOR. sua bênção. abraços.

    ResponderExcluir
  6. Belas mensagens que fortalece a minha fé. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Festa linda. Senhor me ajude um dia conquistar.fazer uma festa e convidar os coxos e cegos .incluindo eu . Mariemila

    ResponderExcluir
  8. Senhor Jesus obrigado por me conceder mais um dia de vida amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Em primeiro lugar,Padre, a gratidão a DEUS por mais um dia de vida. Gratidão também por receber a MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR . É comovente!!! Como Padre João Carlos comenta as passagens do Evangelho ; Quando deres uma festa convites os pobres, os aleijados os coxos e os cegos Lc 14 , 13. O Evangelho de recomenda que não esqueçamos dos pobres. DEUS DE bondade! Dai-me coragem para viver o espírito do Evangelho, para que eu possa ajudar os pobres mais sofridos que eu veja mais perto de mim... AMÉM!!! Que o Amor e a luz Divina e façam presentes em sua vida, Padre João Carlos! Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. A sua benção Pe João Carlos ,este é o meu pedido para este dia, Senhor Jesus dai-me um coração humilde e generoso como o de Santa Lurdes para que a tua vontade seja feliz

    ResponderExcluir
  11. Pe. João Carlos tenha uma abençoada semana com as graças da Santíssima Trindade, abraços 😇😇😇

    ResponderExcluir
  12. Bom dia!!! Padre João Carlos a meditação é muito Importante pra nós precisamos prestar muita atenção na palavra de Deus como é maravilhoso nossa que nossa fé seja maio do que nosso medo é maravilhoso ouvir a palavra de Deus as meditações que o senhor é uma Benção de Deus em nossas vidas eu Lovo e agradeço a Deus todos os dias pôr essas palavras de bênção Deus abençoe 👏👏👏🌻

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, padre João Carlos!sua bênção!agradeço a Deus pela meditações q o senhor manda todos os dias...muito obrigado

    ResponderExcluir
  14. Pai de Bondade, eu LHE agradeço por aqueles que servem gratuitamente. No entanto, me ensine colocar a serviço da comunidade os meus dons e a minha vocação. Me ensine ser obediente e misericordioso. Me ensine ter bons e santos pensamentos. Me ensine glorificá-Lo com amor. Me ensine ser caridoso com os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Padre João Carlos, tenha uma semana abençoada, e obrigado pelas meditações. Belíssimo música Padre, suas músicas são maravilhosas.🙌🙌🤗😍👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  16. Que senhor tenho misericórdia de todos nós e abençoe principalmente os mais necessitados amém .muito obrigado por essa reflexão bom dia a todos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS