04 novembro 2019

NÃO SE ESQUEÇA DO POBRES



Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos (Lcs 14, 13)
04 de novembro de 2019 .
Quando o argentino Cardeal Jorge Bergoglio foi eleito Papa, o seu amigo brasileiro Cardeal Claudio Hummes, ao cumprimentá-lo com um abraço, lhe disse ao ouvido: “Não se esqueça dos pobres”. Este é precisamente o recado do evangelho de hoje. Não nos esqueçamos dos pobres.
Jesus foi a uma refeição festiva, na casa de alguém importante. Ele viu os convidados escolhendo os primeiros lugares. Nós também vemos isso todos os dias. O espírito do mundo é exatamente esse: a busca dos primeiros lugares. É o mundo da concorrência, um querendo derrubar o outro; o mundo da competição, um querendo deixar o outro pra trás. O espírito do mundo nos ensina a querer ser mais importantes que os outros, a cobiçar os cargos mais altos, a querer estar sempre em evidência. E essa mentalidade acaba por incentivar a violência, a vaidade, a presunção, o orgulho.
Jesus está ensinando uma coisa muito diferente: Não queira ser mais do que ninguém. O espírito do evangelho é a fraternidade, o acolhimento e valorização de cada um, a cooperação. Foi isso que Jesus ensinou: somos irmãos, dependemos uns dos outros.
Naquela refeição festiva, Jesus viu que os convidados eram gente importante, gente do alto nível social, amigos do dono da casa. Então ele disse a quem o convidou: Quando for fazer uma festa, não convide só seus parentes, seus vizinhos ricos, seus amigos, seus irmãos. Convide os pobres, os coxos, os aleijados, os cegos. 
O espírito do mundo pratica a exclusão social (deixar de fora quem não tem recursos) e a segregação social (separar de um lado os privilegiados e de outros, os desamparados; isso nos locais de moradia, nos elevadores, nos shoppings, nas casas de festa, nas escolas, nos hospitais, em todo canto). O espírito do evangelho é outro: é a inclusão, a fraternidade, a comunhão, o oferecimento de oportunidades a quem é mais frágil e necessitado.
O cardeal Jorge Bergoglio, agora Papa Francisco, não esqueceu o conselho do seu amigo brasileiro cardeal Cláudio Hummes. Agora é ele quem nos diz, com suas palavras, suas atitudes, suas viagens, seus escritos: “Não se esqueçam dos pobres”. Para ninguém esquecer mesmo, ele até criou o dia do pobre, que ocorre nesse mês de novembro. O 3º dia mundial do pobre vai acontecer no próximo dia 17 de novembro, com o tema «A esperança dos pobres jamais se frustrará» (Sl 9, 19).
Guardando a mensagem
Jesus notou, naquela refeição na casa do fariseu, que os convidados eram os irmãos e parentes do dono da casa, seus amigos e vizinhos ricos. Isso mostra uma mentalidade: a comemoração do seu próprio status, a bajulação dos privilegiados, a exclusão social. É o espírito do mundo. O espírito do Reino é outro: a busca de inclusão dos pobres, dos mais sofridos, a valorização dos pequenos.
Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos (Lc 14, 13)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
A refeição, que é um ato sagrado para o teu povo, foi palco de belos ensinamentos de tua parte. Obrigado, Senhor. Concede-nos que nossas mesas sejam lugares de fraternidade, de diálogo, de inclusão, onde se manifeste o espírito do Reino, não o espírito do mundo. Concede que nossas refeições em família preparem a sagrada refeição da Eucaristia, mesa da comunhão e da unidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No seu caderno espiritual, comente essa palavra de Jesus que meditamos (Lc 14, 13).
Se, perto de você, não houver uma rádio que transmita o nosso programa diário TEMPO DE PAZ, baixe a nossa rádio no seu celular. Na lojinha de aplicativos do androide, procure e baixe Rádio Tempo de Paz. 
A gente se encontra às dez da noite, no Facebook. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb – 04 de novembro de 2019

23 comentários:

  1. Gloria a vós Senhor! ! Amém!

    ResponderExcluir
  2. Amém 🙏🙏🙏 assim seja

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Senhor pela recuperação d

    ResponderExcluir
  4. Senhor obrigada pela recuperação de Fernando. Obrigada por mais um dia de vida. Amém 🐟🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. abençoado seja o seu dia hoje padre João Carlos,DEUS te ilumine,tenha uma semana repleta das graças do SENHOR. sua bênção. abraços.

    ResponderExcluir
  6. Belas mensagens que fortalece a minha fé. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Festa linda. Senhor me ajude um dia conquistar.fazer uma festa e convidar os coxos e cegos .incluindo eu . Mariemila

    ResponderExcluir
  8. Senhor Jesus obrigado por me conceder mais um dia de vida amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Em primeiro lugar,Padre, a gratidão a DEUS por mais um dia de vida. Gratidão também por receber a MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR . É comovente!!! Como Padre João Carlos comenta as passagens do Evangelho ; Quando deres uma festa convites os pobres, os aleijados os coxos e os cegos Lc 14 , 13. O Evangelho de recomenda que não esqueçamos dos pobres. DEUS DE bondade! Dai-me coragem para viver o espírito do Evangelho, para que eu possa ajudar os pobres mais sofridos que eu veja mais perto de mim... AMÉM!!! Que o Amor e a luz Divina e façam presentes em sua vida, Padre João Carlos! Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. A sua benção Pe João Carlos ,este é o meu pedido para este dia, Senhor Jesus dai-me um coração humilde e generoso como o de Santa Lurdes para que a tua vontade seja feliz

    ResponderExcluir
  11. Pe. João Carlos tenha uma abençoada semana com as graças da Santíssima Trindade, abraços 😇😇😇

    ResponderExcluir
  12. Bom dia!!! Padre João Carlos a meditação é muito Importante pra nós precisamos prestar muita atenção na palavra de Deus como é maravilhoso nossa que nossa fé seja maio do que nosso medo é maravilhoso ouvir a palavra de Deus as meditações que o senhor é uma Benção de Deus em nossas vidas eu Lovo e agradeço a Deus todos os dias pôr essas palavras de bênção Deus abençoe 👏👏👏🌻

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, padre João Carlos!sua bênção!agradeço a Deus pela meditações q o senhor manda todos os dias...muito obrigado

    ResponderExcluir
  14. Pai de Bondade, eu LHE agradeço por aqueles que servem gratuitamente. No entanto, me ensine colocar a serviço da comunidade os meus dons e a minha vocação. Me ensine ser obediente e misericordioso. Me ensine ter bons e santos pensamentos. Me ensine glorificá-Lo com amor. Me ensine ser caridoso com os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Padre João Carlos, tenha uma semana abençoada, e obrigado pelas meditações. Belíssimo música Padre, suas músicas são maravilhosas.🙌🙌🤗😍👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  16. Que senhor tenho misericórdia de todos nós e abençoe principalmente os mais necessitados amém .muito obrigado por essa reflexão bom dia a todos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9780-8230