PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: GENEROSA RESPOSTA

GENEROSA RESPOSTA

Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)
07 de outubro de 2019.
Primeiro, Maria  ficou assustada. De repente, o anjo com uma saudação estranha. “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”. O que está acontecendo? O que isso significa? ‘Não tenha medo, Maria. Deus está muito feliz com você. Você vai conceber e gerar o filho dele, o filho que vai herdar o trono de Davi’. Maria ainda estava assustada, mas já tinha uma resposta. Deus estava feliz com ela e comunicando-lhe uma grande missão.
Depois do susto, veio a dúvida. ‘Não é possível uma coisa dessas... eu nem casada sou. Como é que uma virgem pode ser mãe?’ E o anjo: ‘Para Deus não tem isso não, Maria, tudo é possível para ele. Quer um exemplo? Izabel. Estéril, idosa, agora está grávida de seis meses’. ‘Como Deus é grande, como ele é bom’, pensou Maria. Desvaneceu-se a dúvida. Ele é o todo-poderoso. Ele faz maravilhas.
Passado o susto, ela dialogou responsavelmente para ver o alcance do que lhe estava sendo comunicado. A dúvida foi esclarecida. Vem agora a entrega. “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Entrega-se ao cumprimento da vontade do Senhor manifestada na palavra do anjo. Realizará a vontade do Senhor, como serva. Entrega humilde, generosa, total.
É, Deus sempre nos surpreende. Manda-nos seus recados. Ele nos pega de surpresa. Suas propostas alteram profundamente a normalidade do nosso caminho, de nossa vida. Ele tem planos  diferentes dos nossos. Mas, não é uma ordem do dia, uma distribuição aleatória de tarefas que se dá a qualquer um. É, antes de tudo, uma escolha amorosa. É um voto de confiança de quem ama a quem ele cumula de toda graça, de toda bênção. A escolha é antes de tudo um sinal distintivo do seu amor. “Não foram vocês que me escolheram, fui eu que escolhi vocês”, afirmou Jesus.
Guardando a mensagem
O sim de Maria foi muito especial. Depois do susto, ela procurou saber o alcance daquele convite tão especial da parte de Deus. Convenceu-se de que ele pode tudo e que, com ele, ela poderia vencer qualquer obstáculo, começando por fazer fecunda a sua virgindade. Teve fé. Izabel fez-lhe um elogio por sua fé: “Bem-aventurada a que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor se cumprirá”. A primeira reação à entrada surpreendente de Deus em nossa vida, integrando-nos ao seu projeto de salvação, é o susto, a surpresa. Depois vem a dúvida. E por fim, a resposta. Às vezes, ela não é como a de Maria, a de entrega generosa e humilde. Às vezes, é presunçosa e egoísta. É, muitas vezes, Deus tem recebido um “não”. ‘Não vou, porque já tenho o meu projeto, vou cuidar da minha vida ao meu modo’... Mas hoje, dia de Nossa Senhora do Rosário, não é dia de “não”, hoje é dia de “sim”, do “sim” de Maria e do “sim” generoso e fiel de muitos e muitas como ela.
Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tu nos chamas ao teu seguimento. “Vem e segue-me!”. Esta é a vocação para a qual tu nos convocas: ser cristãos. Nossa vocação é viver como teus discípulos e missionários do teu evangelho. Na resposta ao teu chamado, queremos nos espelhar em Maria, tua santa mãe. Concede, Senhor, que a nossa resposta ao teu chamado seja generosa, humilde e fiel como o de nossa mãe, Maria Santíssima. Na Senhora do Rosário, celebramos a obra de Deus em nossa história, atribuindo à sua intercessão o livramento de tua Igreja em momentos de grave perseguição. A ela, queremos recomendar hoje o Sínodo da Amazônia, em seu primeiro dia de trabalho e o encerramento da Semana Nacional da Vida, celebrando hoje o Dia do Nascituro. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Neste dia de Nossa Senhora do Rosário, faça todo esforço para rezar o Terço, hoje meditando os mistérios gozosos.
Hoje, você vai conhecer a segunda faixa do meu EP CONFIAR EM DEUS. É quase uma meditação sobre o evangelho de hoje. Chama-se ESSAS PALAVRAS. No seu whatsapp, veja como ficou bonito o clipe desta canção mariana.
Pe. João Carlos Ribeiro – 07 de outubro de 2019.

25 comentários:

  1. e Maria disse minha alma glorifica ao senho María emia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça-nos senhor que sejamos fiéis,humildes e perseverantes como Maria foi para lhe servir.Rogai por nós e pelo nosso SÍNODO e por padre João Carlos.Amém

      Excluir
  2. Sua bênção pé.que Deus e N.sra.te proteja e te unha sempre com seu santo espírito,para que o sr. possa sempre nos falar das maravilhas que Deus realiza na vida de quem confia e entrega tudo nas mãos dele.

    ResponderExcluir
  3. Amém!
    Nossa Senhora Rosário, rogai por nós!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Padre Carlos sua benção. Que sejamos como nossa Mãe Maria foi e é. Nos entregarmos de corpo, alma, mente e coração todos os dias de nossas vidas. Amém,

    ResponderExcluir
  5. Nossa Senhora do Rosario ajuda - os a rezar todos os dias o rosário

    ResponderExcluir
  6. minha nossa senhora mãe de Deus toda poderosa te amamos muito por estas sempre nos abencoando

    ResponderExcluir
  7. Me resgata,q eu saiba rezar como antes . amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia sábias suas palavras , amém 🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre eu sou Edilma muitos lindo as palavras de Deus para nossa mãe Maria ela ficou muito asutada mais mesmo tempo ficou muito alegre e feliz poque foi escolhida para ser amae de Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  10. Ser fiel, ser sábio nas decisões, buscar em servir e não ser servido, orientar e não exigir, acolher e acima de tudo amar, sem esperar que nos ame.isso Maria escolheu, quantos hoje não a ama, quantos hj não reconhece como mãe, com senhora, como a bem aventurada, foi o desafio que acolheu e rezava em silêncio, pois sentia no coração que a humanidade iria abandona-la, como ocorreu no passado os discipulo fugindo, a humanidade sem conhecimento, mais mesmo assim ela diz, Filhor perdoa eles nao sabem o faz, carrega no coração transpassado pelas espadas de dores, as marcar de uma ferida profunda. Mãe rogai por nós que recorremos a vos, e aqueles tb que não reconhece.

    ResponderExcluir
  11. Temos que confiar em Deus como Maria. Ouvir a Deus Sempre.

    ResponderExcluir
  12. Maria confiou e obedeceu a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  13. Mãe e Senhora ajuda-nos em nossas fraquezas. Mãe teu filho Jesus veio para o mundo para nós proteger, amar e nos capacitar deste mistério que é a vida. Sou grata a Deus por todo cuidado por cada um de nós.
    Eu tenho orgulho de fazer parte desse grupo de pessoas que por uma razão ou outra geralmente é por pura necessidade deixa a sua cidade que mora e vai tentar a vida em outro lugar e Jesus, Maria e José acolhe neste invisível amor diário. Deus aumente a nossa fé.
    Faze hoje um milagre por mais um dia lindo. Muito obrigada!!! Pela paz e a Saúde minha de.kinha família e.do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  14. Amém padre João Carlos, obrigada pelas suas palavras.nossa senhora do Rosário, rogai por nós.

    ResponderExcluir
  15. Louvado seja pelo sim de Nossa Senhora. Virgem do silêncio. É preciso silenciar ouvir o irmão, ouvir Jesus para que eu possa dizer sim.E acreditar essa é a palavra 🔑 chave. Acreditar e seja feita a tua vontade.

    ResponderExcluir
  16. Nós temos um grande Deus, o deus do impossível.
    Temos uma grande mãe, rica em sabedoria, humildade e simplescidade.
    E mais rico ainda é o amor que ela traz por nós, no seu coração...
    Demos graças e louvores ao nosso grande Deus!!!
    É nosso dever e salvação!

    ResponderExcluir
  17. Obrigado senhor portudo que tens me proporcionado...Minha.mlMae querida Nossa Senhora do Rosário pelo vosso Sto dia interceda ao vosso filho Jesus Cristo pela restauraçãoem minha vida e de minha família.Eu Creio AMEM...

    ResponderExcluir
  18. Obrigado senhorpor esse momento muito especial maravilhoso! palavras que tocam em nossos corações 🙌

    ResponderExcluir
  19. Obrigado meu Deus por dar a umanidade oportunidade para ser uma pessoas melhores e saber dar sem querer nada em troca ,foi assim que o senhor nós ensinou que assim seja amém.

    ResponderExcluir
  20. Amém!Nossa Senhora do Rosário rogai por nós

    ResponderExcluir
  21. AMÉM!NOSSA SENHORA ME ABENÇÕE E ABENÇÕE TODOS DA MINHA FAMÍLIA . AMÉM

    ResponderExcluir
  22. Eterno Pai, eu LHE agradeço pela solenidade de Nossa Senhora do Rosário. Todavia, me conceda a graça de viver a minha vocação. Me conceda a graça de perseverar na oração. Me conceda a graça de ser protegido pelo santo anjo. Me conceda a graça de viver com alegria. Me conceda a graça de ficar cheio da VOSSA graça. Me conceda a graça de não ter medo. Me conceda a graça de ficar cheio do Espírito Santo. Me conceda a graça de servi-Lo com amor e humildade. Me conceda a graça de viver a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Que nossa senhora a minha mãe me ajude a dizer sempre SIM aos planos de Deus. Nossa senhora do Rosário ...rogai por nós!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS