PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUANDO A RELIGIÃO SE ESQUECE DA FOME

QUANDO A RELIGIÃO SE ESQUECE DA FOME

Por que vocês fazem o que não é permitido em dia de sábado? (Lc 6, 2)
Em caminhada com Jesus, em dia de sábado, os discípulos com fome, passando no meio de uma plantação, apanharam espigas para comer. Pronto, isso foi o suficiente para escandalizar os fariseus. Acusaram os discípulos de estarem profanando o sábado.
Os judeus guardam o sábado, pensando no descanso de Deus no final da obra da criação.  Nós cristãos guardamos o domingo, por causa da ressurreição de Jesus. Os muçulmanos já guardam a sexta, festejando o dia em que Deus – Alá – criou o homem. No tempo de Jesus, a interpretação que os hebreus faziam do sábado era muito rigorosa, cheio de normas e detalhes. Não se podia trabalhar, de jeito nenhum. Até os passos deviam ser contados para não se ofender a santidade do sábado, o shabat.
Jesus chamou os seus opositores à razão: a necessidade humana está acima de uma norma religiosa. Se eles estavam com fome, é justo que procurassem conseguir o alimento. Note que a reclamação não foi porque arrancaram espigas da plantação. Isto era possível. O que não se podia era fazer isso em dia de sábado. Jesus relembrou que Davi e seus soldados, voltando de uma campanha, mortos de fome, comeram os pães das oferendas do Templo, o que não era permitido. E estava tudo certo.
Religião sem caridade vira uma coisa monstruosa. Jesus recordou um ensinamento escrito no Profeta Oséias, no Antigo Testamento “Quero a misericórdia e não o sacrifício”. Quando você ouvir essa palavra “sacrifício” na Bíblia, lembre que ela se refere aos sacrifícios de animais que se faziam no Templo de Jerusalém (bois, carneiros, aves). O sacrifício é uma forma de culto muito comum nas religiões tradicionais.  Então, Deus está dizendo nesta palavra do profeta que prefere a misericórdia ao sacrifício de animais. O verdadeiro culto é o da misericórdia, do amor, da caridade para com o próximo.
No livro do Profeta Isaías, também no Antigo Testamento, há uma reclamação de Deus. Deus reclama do culto que está recebendo: tantos sacrifícios de animais, ofertas, mas tanta injustiça, tanta violência no meio do povo, e nas mãos e no coração de quem está celebrando o culto! Isso sim é uma ofensa a Deus. 
Um grande risco é praticarmos uma religião alienada, que se esconde atrás de normas e ritos e se omite diante do sofrimento dos irmãos. Nós seguidores de Jesus não podemos repetir o que os fariseus fizeram. Estavam preocupados com o cumprimento do sábado, mas de coração fechado às necessidades reais das pessoas.
Guardando a mensagem
Os fariseus do tempo de Jesus faziam uma interpretação muito rígida da lei do sábado, uma norma religiosa que visava o louvor de Deus, mas também o descanso do trabalho nesse dia. Eles viram os discípulos colhendo espigas no sábado e ficaram revoltados. Para eles, com esse trabalho, o sábado estava sendo profanado. ‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios’, disse o Senhor pela boca dos profetas. Sacrifícios era o culto realizado, no Templo, com o oferecimento de animais. Animais eram sacrificados no Templo em louvor a Deus ou para invocar o seu perdão. Jesus lhes mostrou que Deus está mais interessado na caridade, na misericórdia do que no cumprimento de ritos e costumes religiosos.
Por que vocês fazem o que não é permitido em dia de sábado? (Lc 6, 2)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Às vezes, damos mais valor aos atos religiosos do que à caridade para com o próximo. Mas tu queres a misericórdia, mais do que o sacrifício, os ritos, o cumprimento de normas religiosas. Amar os irmãos, sobretudo defendendo, protegendo os doentes, os presos, os pobres, os mais frágeis, é mais importante do que apenas cumprir obrigações religiosas. Senhor, ajuda-nos a viver nossa vida cristã e nossas práticas religiosas em sintonia com o amor ao próximo. Que a nossa devoção e o culto que te dirigimos tenham sua versão concreta no serviço aos mais pobres, no respeito aos idosos, na defesa da vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.  
Vivendo a palavra
Sendo hoje o Dia da Pátria, rezemos pelo Brasil e pelos brasileiros: que nossa religiosidade não seja desculpa para a omissão diante das injustiças sociais, mas antes se expresse como compromisso com a justiça, a fraternidade e a paz.

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB  - 07 de setembro de 2019

30 comentários:

  1. Padre esculto um senhor todo dia.peso oração por mim e minha familia

    ResponderExcluir
  2. Muito. Ensinos hoje nesse evangelho

    ResponderExcluir
  3. Pe.João Carlos sua bença. Bom dia. Pe.gostaria de receber aquela oração que o Sr faz na abertura do programa de rádio.

    ResponderExcluir
  4. Padre sua bênção,ouvir ou ler vossas palavras diariamente está se tornando um hábito para mim.Muito obrigada por este bálsamo.

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos sua benção, obrigada por sempre trazer palavras que nos edificam e dão força, sou muito grata pela sua vida e que Deus o abençoe muito nesta linda missão de levar os ensinamentos do Evangelho com amor e carinho, muitas vidas estão sendo transformadas. Gratidão eterna.

    ResponderExcluir
  6. Gloria a vós Senhor! ! Obrigado Senhor por dar essa oportunidade de ler e ouvir seus ensinamentos através do padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado por suas mensagens

    ResponderExcluir
  8. A sua bênção padre João Carlos ,obrigado senhor Jesus por mais um dia na tua presença !
    Amém Deus seja louvado .

    ResponderExcluir
  9. Peço a vossa benção 🙏
    Peço oração pra minha filha conseguir um emprego em Carvalhos

    ResponderExcluir
  10. abençoado seja o seu fim de semana,padre João Carlos,minha gratidão sempre, pela sua amizade e carinho que tem conosco,obrigada por mais esta meditação.DEUS o ilumine.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe.João Calos.Tenho grande admiração pelo Senhor.Obrigada pelos ensinamentos Glória a Deus.Amém!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre, que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos, peço oração pela minha família, que Deus abençoe sempre em sua missão.

    ResponderExcluir
  14. Edna Cruz!Amém padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos, bom dia! Que Deus continue a iluminá-lo e o inspirar, para que possas compartilhar conosco esses ensinamentos, que são bálsamo em nossas vidas. Desejo saúde, paz e perseverança.

    ResponderExcluir
  16. Padre eu acompanho a sua pessoa, nos seus ensinamentos, todos os dias, Ore por mim e toda minha família amém.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre a sua benção obrigada pelas palavras os seus ensinamentos são lindos

    ResponderExcluir

  18. Sua bênção obg por souas sábias palavras,amei.

    ResponderExcluir
  19. Amo as leituras diárias me ajuda na caminhada a jesus Cristo.🕯️

    ResponderExcluir
  20. É procurando Jesus que encontramos a paz.

    ResponderExcluir
  21. Ouvindo os seus comentários ficam mais compreensíveis os Evangelhos . Sou coordenadora de Serviço o Terço das Mulheres e suas reflexões enriquecem as minhas no grupo. Deus lhe abençoe e lhe dê sempre sabedoria Divina.

    ResponderExcluir
  22. Olá padre João Carlos à sua bença pra mim pra minha família, é maravilhoso isso que você faz nús ajudá a saber partilha obrigado por tudo,rezo todos os dias pra que o Senhor Deus li abençoe e ilumine sempre amém.

    ResponderExcluir
  23. Socorro Alves de Juazeiro do Norte.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde PeJoao Carlos,sua benção.A meditação do evang é sempre um ensinamento profundo para todos nós.Obrigada .

    ResponderExcluir
  25. Sua bênção padre João Carlos, q Deus ti ajude nesse caminhada ,hoje e sempre amém.
    Obrigado senhor e nossa senhora D'juda por mais um dia de luta, amém. 🙏🙏🙏.

    ResponderExcluir
  26. Sua benção Pe João Carlos , hoje lendo o evangelho vi que Deus nos chama atenção para que nos que fazemos parte de uma comunidade temos que estar voltados para.3 grandes normas que são , misericórdia, justiça e fraternidade

    ResponderExcluir
  27. Que Deus nos ajude a amar o nosso próximo como Ele nos ama.

    ResponderExcluir
  28. Senhor, nosso Deus e Pai, eu LHE agradeço por mais uma semana que passou. No entanto, me conceda a graça de fazer boas obras. Me conceda a graça perdoando os meus pecados. Me conceda a graça de ser santo, imaculado e irrepreensível. Me conceda a graça de ter mais fé e esperança. Me conceda a graça de evangelizar com humildade. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de ser misericordioso. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde Padre João Carlos, agradeço pelas meditações, e estou lendo o evangelho de São Lucas, como me comprometi, vou lê todo se Deus quiser. Jesus te abençoe e sua benção 🙌🙌🙋

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS