PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O BOM EXEMPLO

O BOM EXEMPLO


Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber? (Mt 19, 27)
20 de agosto de 2019.
Ontem, nos foi apresentada aquela história do jovem que não aceitou o convite do Mestre. O jovem rico foi um mau exemplo de seguidor de Jesus. Ele não renunciou a nada. Um sujeito que amava mais o seu dinheiro do que o Reino de Deus. Tinha mais confiança nos seus bens do que na palavra do Senhor. Preferiu a segurança do seu status à aventura do seguimento de Jesus. Um mau exemplo.  
Pedro e seus companheiros representam um bom exemplo de seguidores de Jesus. Eles deixaram tudo. Eles colocaram o Reino de Deus em primeiro lugar. Largaram sua organização de pesca, seus barcos, sua profissão, suas famílias, a segurança de suas casas e puseram-se a caminho com Jesus. Colocaram sua confiança em Deus e aceitaram o desafio do seguimento. Um bom exemplo.
É, o amor exige renúncia. E pelo tamanho da renúncia se diz o quanto se ama. A jovem esposa acompanha o marido que foi transferido para um estado muito distante. Fica longe de tudo o que ela conhece e ama: seus pais, seus amigos, sua terra. Renuncia muito, porque ama muito. O pai, por causa dos filhos, de bom grado não frequenta mais as rodas de amigos no bar da esquina. Renuncia a boa conversa, regada a uma cervejinha gelada, para estar com os filhos, para brincar com eles, para sair com eles. Renuncia muito, porque ama muito. Aquela outra já não está podendo mais ir a uma festa, fazer as viagens que fazia. Fica tomando conta da mãezinha idosa. Renuncia muito, porque ama muito.
O jovem rico amava pouco. Não deixou nada. Não abriu mão do seu dinheiro. Foi-se embora, entristecido. Fracassou o aprendiz de seguidor de Jesus. O jovem Francisco de Assis também era rico, de família importante, estudado, culto. Sentiu no coração um amor imenso por Jesus crucificado e pelos pobres que encarnavam o seu sofrimento. Renunciou seu prestígio, suas riquezas, seu título de nobreza. Fez-se um seguidor do Mestre pelos caminhos da pobreza e da oração. Pelo tamanho da renúncia se sabe o tamanho do amor.
Pedro e seus companheiros que deixaram tudo fizeram uma pergunta a Jesus: “O que nós vamos ganhar com isso?” A resposta de Jesus foi maravilhosa: ‘Nessa vida, cem vezes mais do que deixaram. E na outra, a vida eterna’. Deus não se deixa vencer em generosidade. Você oferece 10, ele devolve 100. 
E você, tem sido generoso(a) com Deus? Tem confiado mais nele do que nos seus trocados? Tem renunciado alguma coisa para não faltar à missa, para fazer seu momento diário de oração, para observar os seus mandamentos? Pelo tamanho de sua renúncia se sabe o tamanho do seu amor por ele.
Guardando a mensagem
Aquele jovem se apresentou a Jesus, disposto a fazer alguma coisa para ganhar a vida eterna. Jesus viu sua boa vontade e o convidou a deixar tudo para o seguir em completo despojamento.  No apego aos seus bens e à segurança de suas posses, ele não foi capaz de renunciar tudo e seguir Jesus. Pedro e seus companheiros também receberam o mesmo convite. Em resposta, eles deixaram tudo e seguiram Jesus. Vão ficar sem nada? Jesus garantiu: ‘vão receber cem vezes mais e a herança da vida eterna’. Amor sempre pede renúncia. Uma boa dica pra você avaliar seu amor a Jesus.
Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber? (Mt 19, 27)

Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Sempre nos vem à lembrança a pergunta que fizeste a Pedro: ‘Simão, tu me amas?’ Pedro, mesmo tendo fraquejado nos dias de tua paixão, te amava muito.  E sofreu muito por não ter sido fiel cem por cento, como deveria. Certamente, isso lhe deu mais condições de compreender os seus irmãos e irmãs, em suas fragilidades e deslizes. E porque te amava tanto – deixou tudo para te seguir- , deste a ele a responsabilidade de cuidar do teu rebanho. Senhor, que o nosso amor por ti se comprove nas provações, nas dificuldades e nas horas em que seguir-te signifique renunciar alguma coisa ou muitas coisas. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Você conhece alguém que deixou muita coisa para seguir Jesus. Reze por ele ou por ela. Você conhece alguém que não conseguiu renunciar a muita coisa para seguir Jesus. Reze por ele ou por ela também.
A gente se encontra, no face, às dez da noite. 
Pe. João Carlos Ribeiro - 20 de agosto de 2019

26 comentários:

  1. Obrigado senhor Jesus !!
    A sua bênção padre João Carlos .
    Bom diaaá !

    ResponderExcluir
  2. Amém padre bom dia João Carlos essa leitura e forte e decisão. Mais quem ama de verdade larga tudo e segue.eu amo muito os meus filhos e digo assim para eles amo a Deus primeiro e depois vocês e digo para ele fazerem o mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Gloria a vós Senhor! ! Senhor que posso segiur

    ResponderExcluir
  4. Amar é renúncia! E por amor as vezes a gente tem que amar a distância. Obrigada meu Deus por tudo.

    ResponderExcluir
  5. Quero ama mais e mais, preciso ama 🙏🏻🙏🏼🙏🏻

    ResponderExcluir
  6. Amém bom dia padre a tua benção!

    ResponderExcluir
  7. Sua Bênção Paddre amo muito mais quero amar mais muito mais o amor deJesus é infinito temos que considerar e amar mais.

    ResponderExcluir
  8. Que Deus me dê a graça de não me apegar às coisas do mundo é ser seguidor de Cristo Jesus

    ResponderExcluir
  9. Que Deus abençoe e lhe proteja sempre

    ResponderExcluir
  10. Amém! Sua benção pra mim é meus irmãos.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde padre Amém como é maravilhoso amar os nossos irmãos reflexão belíssima

    ResponderExcluir
  12. Amem! Que Deus nosso Pai, nós fortalece e nos encaminhe de acordo com a sua vontade.

    ResponderExcluir
  13. Amém gosto muito de houvir a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  14. Boa quase noite. Belíssima palavra que vem do Senhor psra todos nós católicos que amamos a Deus e seu Filho Jesus. Amém Deus o abençoe sempre e te conceda suas maravilhosas graças amigo Padre João bCarlos. o

    ResponderExcluir
  15. Ó Deus, nosso Pai, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. No entanto, me conceda a graça de ser humilde. Me conceda a graça de rezar santamente. Me conceda a graça de viver na santa paz. Me conceda a graça de não ter medo de fazer o bem. Me conceda a graça de entrar no VOSSO REINO. Me conceda a graça de deixar o que for preciso para segui-Lo com amor. Me conceda a graça de alcançar a vida eterna. Me conceda a graça de ser ajudado pelo santo anjo. Me conceda a graça de ficar sempre comigo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Ó Deus nosso Pai todo poderoso eu louvo te agradeço glorifico teu Santo nome.pelo seu amore gracas alcançadas Cuida de mim Senhor e de minha familia...Restaura minha vida ó Pai.Atende minhas preces Amem.

    ResponderExcluir
  17. Meu Amado Mestre JESUS, sou eternamente grata pelas graças que me concedess da minha saúde e dos meus familiares. Cuida de nós Senhor! Obrigada! Amém!

    ResponderExcluir
  18. Que Deus o abençoe sempre Padre J.Carlos...procuro sempre acompanhar as homilias através de vídeos no celular...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS