PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: DEIXE TUDO E ME SIGA

DEIXE TUDO E ME SIGA

O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas.O que ainda me falta? (Mt 19, 20)
19 de agosto de 2019.
Ele já era um cara bacana. Já vivia os mandamentos de Deus. Mas, queria algo a mais. Olha a conversa dele com Jesus: “Mestre, o que é que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” Resposta de Jesus: Cumprir os mandamentos. Aí Jesus citou cinco mandamentos e juntou aquele resumo “amar o próximo como a si mesmo”. “Isso tudo, eu já faço”, disse o jovem. “O que ainda me falta?”.
Então, o jovem estava querendo algo a mais. Aparentemente, estava pronto para dar um novo passo. Jesus viu que o terreno era bom e lhe fez um convite. É verdade que essa proposta não é pra todo mundo, ao menos nessa medida, não. E ela só pode ser feita a quem está numa boa caminhada com Deus. Jesus não arrodeou muito. Foi direto e claro. “Deixe tudo e venha me seguir”. Para ficar mais claro: “Venha fazer parte do meu grupo, assumindo o meu estilo de vida”.
Deixar tudo para seguir Jesus. O jovem ficou pensando: que coisa legal andar com Jesus, fazer parte do seu ministério, ficar bem pertinho dele. Coisa maravilhosa!  Mas, ‘pera lá: ‘Eu tenho minha vida, minhas coisas... Deixar tudo? Não dá pra ser um visitante, um membro eventual, um seguidor à distância?’ Tudo isso se passando na cabeça daquele moço de boa pinta, de boa família, acostumado a ter toda facilidade na vida. A cabeça estava a mil: ‘Jesus vive sem nada, andando de um lado pro outro com esse grupo de discípulos, sem nenhuma segurança financeira, longe da família, voltado completamente para Deus e o seu povo. Seria uma mudança radical demais em minha vida... e os meus bens, minha herança, a vida que eu levo? Valerá a pena?’
Jesus deu um tempinho para o moço pensar, tinha posto as cartas na mesa. “Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem. Dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e me siga”. Pronto, foi água na fervura... Aquela alegria de quem estava procurando algo novo foi se transformando em tristeza... e ele foi se retirando, meneando a cabeça, meio envergonhado pela escolha que estava fazendo. Ficou todo mundo surpreso. Jesus esperava mais dele. E os discípulos ficaram pensando na escolha que eles mesmos tinham feito.
Puxa vida, Jesus não faz esse convite a todo mundo, não faz. Para segui-lo, sim, convida a todos. Mas, cada um levando sua vida normal, “normal” entre aspas, segundo o Evangelho. Mas, a alguns ele dirige esse convite tão radical. “Fiquem comigo, vivam como eu”. Aos poucos, na história do cristianismo, esse modo de seguimento de Jesus foi sendo organizado no que hoje se conhece como vida religiosa consagrada. Esse é o modo de viver de cristãos que aceitam o convite radical de Jesus de segui-lo mais de perto, imitando o seu modo de viver unicamente para Deus e para o seu povo, renunciando a acumular bens, a constituir família e sozinho tomar as decisões em sua vida. Nós, que acolhemos essa vocação, esse chamado tão especial, integramos as comunidades religiosas em nossas congregações, ordens e institutos de vida consagrada. Nem todo mundo entende a nossa vocação. Às vezes, nem nós mesmos. Mas, é o caminho dos que resolveram de coração acolher o convite de Jesus: “Deixe tudo e me siga”. É o caminho da perfeita caridade, como disse o Concílio Vaticano II.
Guardando a mensagem
Ao jovem, que já era um bom praticante dos mandamentos de Deus, desejoso de uma vida de perfeição, Jesus fez um convite muito especial: “deixar tudo para segui-lo”. Deixar tudo não é coisa fácil e esse moço era muito rico. Aí, apegado às suas coisas, ele optou por continuar na sua vidinha mesmo. Desde o começo do cristianismo, alguns homens e mulheres sentem-se chamados, por uma vocação especial, para seguir Jesus mais de perto, imitando o seu modo humano de viver para Deus e para o seu povo, pelo caminho dos conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência. É uma escolha amorosa do Senhor. E uma resposta generosa de vários de seus discípulos e discípulas.
O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas.O que ainda me falta? (Mt 19, 20)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
As três coisas que marcam a vocação dos teus discípulos e discípulas consagrados na vida religiosa são também uma indicação para todos os teus seguidores. Três tentações podem afastar as pessoas de tua graça: agarrar-se aos bens deste mundo, desviar o amor a Deus para o apego exclusivo às criaturas e decidir sua vida sem atenção à vontade de Deus. Neste sentido, a vida dos teus consagrados pode ser um permanente aviso a todos os teus seguidores. Abençoa, Senhor, os irmãos e irmãs que integram os institutos, congregações e ordens religiosas. Fortalece o caminho vocacional dos jovens que estão em formação na vida consagrada. E não desiste de chamar muitos jovens generosos para o teu seguimento. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Recomende ao Senhor, num momento de prece, todos os que estão seguindo uma vocação especial de consagração na Igreja: vocacionados, seminaristas, formandos, irmãs, irmãos, consagrados seculares, professos nas congregações, ordens e institutos de vida consagrada. Reze por nós. 
Pe. João Carlos Ribeiro – 19 de agosto de 2019.

26 comentários:

  1. Padre sou Cireneu Chaves
    Iturama MG
    Diocese de Ituiutaba MG
    Paroquia de Nossa Senhora de Fátima
    Sou cursilhista.
    Já ouço sua palavra.

    Posso patrocinar está mensagem em Radio 97.0 FM aqui de Iturama.
    Meu Whatsapp 34.9.9689.5920
    Sua bênção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre eu também posso transmitir essa mensagem por via radio FM 87,5
      Watzapp91991638496

      Excluir
  2. Deixar tudo para seguir Jesus... verdadeiro desafio para a vida cristã !
    Senhor que meu coração não se apegue às realidades passageiras.... que eu possa ser livre no teu seguimento.... Amém

    ResponderExcluir
  3. Só DeusJeus não me deixe

    ResponderExcluir
  4. Preciosa reflexão vocacional com base no convite de Jesus ao jovem rico.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia.
    Deus abençoe!!! A meditação diária da Palavra abre caminhos, nos auxilia para um dia de trabalho e evangelização. Recebo as mensagens todos os dias de um amigo e compartilho a outros tantos. Nas segundas feiras organizamos a Adoração do Santíssimo, com a pregação do Pe. João Carlos.
    Deus o abençoe, hoje e sempre.
    Forte abraço,
    Dalmir Pires
    Minas Novas-MG
    Vale do Jequitinhonha
    Brasil

    ResponderExcluir
  6. Obrigado meu Deus por mais um dia !
    A sua bênção padre Joao Carlos q Deus o abençoe !
    Bom diaaaaa .

    ResponderExcluir
  7. Obrigado meu Deus por mais um dia .
    A sua bênção padre João Carlos ,
    Obrigado por este momento q Deus o abençoe !
    Bom diaa !

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Senhor por mais um dia!A sua benção padre!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,que msg muito linda e quem recebe este chamado é uma grande responsabilidade mais a certeza de que nunca estará só o Senhor estará presente sempre ,que Deus os abençoe .

    ResponderExcluir
  10. Gloria a vós Senhor! Obrigado Senhor por mais um amanhecer .que Deus me abençoe em ter a graça de seguir-te.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia.!Aos religiosos, que Deus continue os cobrindo de sabedoria. Amém.!!

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado meu senhor pela graça de mais um dia e as orações desse padre tão maravilhoso e o que mim fortalece a todo momento

    ResponderExcluir
  13. Muito lindo essa palavra de hoje.amem bom dia padre

    ResponderExcluir
  14. Senhor Jesus guardame sobre o teu manto sagrada amém .

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito da meditação de cada dia ajuda a fortalecer a minha vida como pessoa e consagrada.passo para muitas pessoas que gostam muitô. É um indicador do caminho a seguir. Obrigada Deus lhe abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  16. Senhor abençoai todos aqueles que ouviram e seguiram o seu chamado.Pe João Carlos orai por nós.

    ResponderExcluir
  17. Amo receber esta mensagem todos os dias da minha vida que ela nunca me falte Deus te abençoe Padres João Carlos.Peco sua benção.

    ResponderExcluir
  18. bom dia Padre João Carlos,sua bênção,com certeza estou sempre em preces por vocês,uma semana iluminada com as graças de DEUS,e de SANTA FILOMENA.

    ResponderExcluir
  19. Em primeiro lugar peço a sua benção Pe João Carlos ,em seguida peço uma benção especial por todos os os ministros estraodinarios da diocese de Caratinga em especial para Desse Soares meu primo de segunda geração

    Desde já agradeço sua atenção

    ResponderExcluir
  20. Amém, Boa noite padre João Carlos que Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  21. Ó Deus, força daqueles que esperam, eu LHE agradeço por ter tirado os israelitas da escravidão do Egito. Entretanto, me ajude evitar o pecado da idolatria. Me ajude adorá-Lo e servi-Lo da melhor forma possível. Me ajude ficando sempre comigo. Me ajude seguir o caminho da salvação. Me ajude obedecer os VOSSOS mandamentos. Me ajude com a VOSSA comoção e a VOSSA misericórdia. Me ajude alcançar a vida eterna. Me ajude ser perfeito. Me ajude fazer caridade e segui-Lo fielmente. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS