20 maio 2019

UMA QUESTÃO DE AMOR

Se alguém me ama, guardará minha palavra (Jo 14, 23)
20 de maio de 2019
Jesus está falando com os seus discípulos, gente que o ama, que o segue. Imaginemos você participando dessa reunião e Jesus dizendo isso: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra”.
Você, com a liberdade de um discípulo, um amigo, uma amiga de Jesus, poderia perguntar-lhe diretamente que “palavra” é essa pra gente guardar. Vai, pergunta... Coragem, vai... “Oh Jesus, desculpe, que palavra é essa pra gente guardar?” Escute bem a resposta. “A minha palavra pra você guardar é o que eu disse a vocês e ao povo, o que eu fiz entre vocês, a minha vida. A palavra é a minha vida, vivida entre vocês”.  Puxa, que resposta! Pensa bem: como é que a vida dele é a palavra? Pergunte mais não. Eu mesmo lhe explico: Toda a vida de Jesus é uma grande palavra que Deus falou na história da humanidade. Ficou complicado? Vou dizer de outra forma: a vida de Jesus na terra, sua vida humana, é uma grande comunicação, uma boa notícia, um evangelho. Ih, parece que você não entendeu... Então, é melhor você perguntar a Jesus.
Vai, pergunta... Pergunta... “Jesus, aqui, você diz assim “Se alguém me ama, guardará a minha palavra”. Amá-lo, eu amo, mas eu queria saber qual é mesmo a palavra que você quer que a gente guarde. Escute bem a resposta dele. “O Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele ensinará tudo a vocês e lhes recordará tudo o que eu tenho dito a vocês”. Puxa vida, respira fundo, que resposta ... Olha só, o Espírito Santo ajuda a gente a entender o significado e o alcance do que Jesus disse e fez, de sua vida humana e muito mais. A vida de Jesus é o seu evangelho. Aliás, o evangelho de Marcos começa assim: “Início do Evangelho de Jesus Cristo, filho de Deus”. Então, o evangelho é a vida de Jesus, com tudo o que ele fez e disse.
Tudo claro? “Se alguém me ama, guardará a minha palavra”. E “guardar”, o que é? Responda você. Não vale dizer que ‘guardar’ aqui é conservar. Claro,...’guardar’ é praticar. Praticar. E praticar a Palavra de Deus é, segundo o mesmo Jesus, o mais importante. Não é apenas dizer “Senhor, Senhor”, mas fazer a vontade do Senhor. A palavra é, afinal, a vontade de Deus, que está manifesta na história da vida de Jesus, na história do povo eleito, na história da salvação que a Bíblia conta. Guardar é tomar a vida de Jesus como referência para a própria vida, é acolher a boa notícia do amor de Deus que se manifesta nela.
Guardando a mensagem
Nos evangelhos, está a história de Jesus, o testemunho de como sua vida impactou a primeira geração de cristãos, guiada pelo Espírito Santo. Neste testemunho, revela-se o rosto misericordioso do Pai, revelado por Jesus. Foi o que ele disse “E a palavra que vocês escutam não é minha, mas do Pai que me enviou”. A história de Jesus, sua vida, o que ele disse e o que fez, esse é o evangelho que precisamos conhecer e tomar como inspiração para a nossa vida. É a palavra que precisamos guardar. Você que ama Jesus, tome hoje um propósito: meditar diariamente os Evangelhos. Aliás, já é o que fazemos juntos aqui na Meditação. Então, estamos no bom caminho.
Se alguém me ama, guardará minha palavra (Jo 14, 23)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tu nos tranquilizas, quando nos dizes que o Espírito Santo enviado, pelo Pai em teu nome, ele nos ensinará tudo que precisamos para entender e realizar a tua palavra. Todos os dias, procuramos meditar a tua palavra, palavra que é toda a tua vida, tuas atitudes e teus ensinamentos. Aos poucos, vamos assimilando tua maneira de ver o mundo, com o olhar do Pai. São Paulo mesmo nos recomendou que tivéssemos os mesmos sentimentos teus. Nós te amamos e queremos guardar a tua palavra. Guardar a tua palavra é uma questão de amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Renove hoje o seu compromisso de ler diariamente a palavra de Deus e meditá-la. Uma dica: todos os dias, como você sabe, comentamos aqui o evangelho do dia. Seria muito importante você ler esse evangelho, em sua Bíblia. Quem recebe a meditação pelo whatsapp, veja que eu sempre indico a citação bíblica do dia.

Se você tiver um tempinho, às 10 da noite, a gente se encontra no facebook para comentar essa palavra de hoje, na ORAÇÃO DA NOITE. É só procurar minha página no facebook: @padrejoaocarlos.

Pe. João Carlos Ribeiro – 20.05.2019

35 comentários:

  1. Uma confirmacao que preciso ler diariamente a palavra...

    ResponderExcluir
  2. Como receber a meditação pelo WhatsApp?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos como é bom ja cedo poder refletir a palavra de Deus ,vou colocar em prática todos os dias ler e depois ler a reflexão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita linda a palavra de Jesus eu sou a valfenir
      Valdenira.

      Excluir
  4. Ler, guardar e viver a palavra de Deus, é nosso alimento diário para a alma e o coração.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Que a paz do senhor Jesus Cristo esteja com todos nós. Amém

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre sua bença senhor

    ResponderExcluir
  7. È o alimento,onde busco força diaria. pra conviver.

    ResponderExcluir
  8. A palavra de Deus é o alimento para o nosso dia.
    Amém!

    ResponderExcluir
  9. Com a Palavra de Deus lida e meditada no início do dia, nos enchemos de força para enfrentar as adversidades que o dia poderá nos trazer.

    ResponderExcluir
  10. Amém 🙏🙏🙏 assim seja

    ResponderExcluir
  11. Espirito Santo, me ensina a entender a palavra de Deus!!! Amém!!!
    Realmente preciso ler mais a palavra de Deus e meditar...

    ResponderExcluir
  12. Agradeço suas palavras.
    Como proceder para receber suas mensagens diariamente?
    Confesso que não achei um "LINK" para fazer minha inscrição...
    Aguardo seu retorno.
    Obrigado...

    ResponderExcluir
  13. amo escutar a sua palavra

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de receber a meditação pelo WhatsApp

    ResponderExcluir
  15. Obrigada, Padre, pelos seus ensinamentos que nos ajudam a sermos cristãos de verdade, buscando a prática do amor de Jesus ao próximo; além de nos despertar p a defesa dos mais pobres e marginalizados do nosso país tão sofrido pela falta de políticas públicas e indiferença da sociedade.

    ResponderExcluir
  16. Ó Deus Todo Poderoso e Cheio de Misericórdia, eu LHE agradeço por orar diariamente. No entanto, me conceda a graça para vencer o sofrimento. Me conceda a graça para anunciar o Evangelho. Me conceda a graça para ter mais fé e confiança. Me conceda a graça com a cura dos enfermos. Me conceda a graça para viver melhor o meu apostolado cristão. Me conceda a graça da conversão. Me conceda a graça dos benefícios necessários, para viver dignamente. Me conceda a graça para observar os VOSSOS mandamentos. Me conceda a graça para guardar a VOSSA palavra. Me conceda a graça para aprender com o Espírito Santo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Senhor que a tua palavra esteja sempre presente em minha vida mudou. Pe João Carlos orai por tds nós

    ResponderExcluir
  18. Louvo ao Pai por sua vida, padre. Preciso beber mais da palavra. O alimento diário junto da Eucaristia.Obg. Jesus por esta oportunidade. Agora é comigo. Buscar p encontrã-lo. Faz me fiel, perseverante e humilde.

    ResponderExcluir
  19. Amém! Padre gosto muito de ouvir a palavra e acompanhar a leitura.Tem me ajudado muito.Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Amém! Obrigada por suas meditações 📿❤

    ResponderExcluir
  21. Ana Maria20/5/19 12:14

    Estou com problemas, para publicar comentários.

    ResponderExcluir
  22. A Palavra de Deus alimento e vida para nossa alma! Obrigada Senhor Deus por suas benditas Palavras. Obrigada Pe.João por sua colaboração no anúncio da Palavra do SENHOR.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Pe João Carlos , no evangelho de ontem jesJe nos chama atenção como podemos ser reconhecido ela diz se amardes uns aos outros entao devemos amar a todos
    Hoje ele nós se amamos a ele devemos guardar a sua palavra ,ou seja praticar lendo e meditando para fazer a vontade do Pai..

    ResponderExcluir
  24. Deus abençoe ricamente o Sr. Padre,obrigada pela orientação espiritual tão relevante que JESUS CRISTO seja nossa luz.

    ResponderExcluir
  25. Obrigada padre,que Deus abençoe sempre iluminado seus caminhos e que Jesus Cristo seja nossa luz.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite. Como faço para receber a mensagem diariamente no WhatsApp?

    ResponderExcluir
  27. BOA NOITE,PADRE JOÃO CARLOS. GRATIDÃO POR AMAR AO NOSSO DEUS E JESUS CRISTO E AO SEU PRÓXIMO LHES DANDO A OPORTUNIDADE DE CONHECER O INFINITO AMOR DA BÍBLIA SAGRADA QUE É A VERDADEIRA CARTA DE AMOR INFINITO DE DEUS E JESUS CRISTO NOSSO SENHOR AMÉM!
    GRATIDÃO,PELO CONHECIMENTO DE SABER MAIS SOBRE JESUS CRISTO.

    QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO O SENHOR PADRE E TODA A SUA FAMÍLIA, FAMILIARES, AMIGOS E TODOS OS FILHOS E FILHAS DO NOSSO DEUS E JESUS CRISTO DO NOSSO BRASIL BONITO E DO MUNDO INTEIRO.AMÉM!
    GRATIDÃO SENHOR DEUS EM NOME DE JESUS CRISTO NOSSO SENHOR AMÉM!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.