PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UMA QUESTÃO DE AMOR

UMA QUESTÃO DE AMOR

Se alguém me ama, guardará minha palavra (Jo 14, 23)
20 de maio de 2019
Jesus está falando com os seus discípulos, gente que o ama, que o segue. Imaginemos você participando dessa reunião e Jesus dizendo isso: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra”.
Você, com a liberdade de um discípulo, um amigo, uma amiga de Jesus, poderia perguntar-lhe diretamente que “palavra” é essa pra gente guardar. Vai, pergunta... Coragem, vai... “Oh Jesus, desculpe, que palavra é essa pra gente guardar?” Escute bem a resposta. “A minha palavra pra você guardar é o que eu disse a vocês e ao povo, o que eu fiz entre vocês, a minha vida. A palavra é a minha vida, vivida entre vocês”.  Puxa, que resposta! Pensa bem: como é que a vida dele é a palavra? Pergunte mais não. Eu mesmo lhe explico: Toda a vida de Jesus é uma grande palavra que Deus falou na história da humanidade. Ficou complicado? Vou dizer de outra forma: a vida de Jesus na terra, sua vida humana, é uma grande comunicação, uma boa notícia, um evangelho. Ih, parece que você não entendeu... Então, é melhor você perguntar a Jesus.
Vai, pergunta... Pergunta... “Jesus, aqui, você diz assim “Se alguém me ama, guardará a minha palavra”. Amá-lo, eu amo, mas eu queria saber qual é mesmo a palavra que você quer que a gente guarde. Escute bem a resposta dele. “O Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele ensinará tudo a vocês e lhes recordará tudo o que eu tenho dito a vocês”. Puxa vida, respira fundo, que resposta ... Olha só, o Espírito Santo ajuda a gente a entender o significado e o alcance do que Jesus disse e fez, de sua vida humana e muito mais. A vida de Jesus é o seu evangelho. Aliás, o evangelho de Marcos começa assim: “Início do Evangelho de Jesus Cristo, filho de Deus”. Então, o evangelho é a vida de Jesus, com tudo o que ele fez e disse.
Tudo claro? “Se alguém me ama, guardará a minha palavra”. E “guardar”, o que é? Responda você. Não vale dizer que ‘guardar’ aqui é conservar. Claro,...’guardar’ é praticar. Praticar. E praticar a Palavra de Deus é, segundo o mesmo Jesus, o mais importante. Não é apenas dizer “Senhor, Senhor”, mas fazer a vontade do Senhor. A palavra é, afinal, a vontade de Deus, que está manifesta na história da vida de Jesus, na história do povo eleito, na história da salvação que a Bíblia conta. Guardar é tomar a vida de Jesus como referência para a própria vida, é acolher a boa notícia do amor de Deus que se manifesta nela.
Guardando a mensagem
Nos evangelhos, está a história de Jesus, o testemunho de como sua vida impactou a primeira geração de cristãos, guiada pelo Espírito Santo. Neste testemunho, revela-se o rosto misericordioso do Pai, revelado por Jesus. Foi o que ele disse “E a palavra que vocês escutam não é minha, mas do Pai que me enviou”. A história de Jesus, sua vida, o que ele disse e o que fez, esse é o evangelho que precisamos conhecer e tomar como inspiração para a nossa vida. É a palavra que precisamos guardar. Você que ama Jesus, tome hoje um propósito: meditar diariamente os Evangelhos. Aliás, já é o que fazemos juntos aqui na Meditação. Então, estamos no bom caminho.
Se alguém me ama, guardará minha palavra (Jo 14, 23)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tu nos tranquilizas, quando nos dizes que o Espírito Santo enviado, pelo Pai em teu nome, ele nos ensinará tudo que precisamos para entender e realizar a tua palavra. Todos os dias, procuramos meditar a tua palavra, palavra que é toda a tua vida, tuas atitudes e teus ensinamentos. Aos poucos, vamos assimilando tua maneira de ver o mundo, com o olhar do Pai. São Paulo mesmo nos recomendou que tivéssemos os mesmos sentimentos teus. Nós te amamos e queremos guardar a tua palavra. Guardar a tua palavra é uma questão de amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Renove hoje o seu compromisso de ler diariamente a palavra de Deus e meditá-la. Uma dica: todos os dias, como você sabe, comentamos aqui o evangelho do dia. Seria muito importante você ler esse evangelho, em sua Bíblia. Quem recebe a meditação pelo whatsapp, veja que eu sempre indico a citação bíblica do dia.

Se você tiver um tempinho, às 10 da noite, a gente se encontra no facebook para comentar essa palavra de hoje, na ORAÇÃO DA NOITE. É só procurar minha página no facebook: @padrejoaocarlos.

Pe. João Carlos Ribeiro – 20.05.2019

33 comentários:

  1. Uma confirmacao que preciso ler diariamente a palavra...

    ResponderExcluir
  2. Como receber a meditação pelo WhatsApp?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos como é bom ja cedo poder refletir a palavra de Deus ,vou colocar em prática todos os dias ler e depois ler a reflexão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita linda a palavra de Jesus eu sou a valfenir
      Valdenira.

      Excluir
  4. Ler, guardar e viver a palavra de Deus, é nosso alimento diário para a alma e o coração.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Que a paz do senhor Jesus Cristo esteja com todos nós. Amém

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre sua bença senhor

    ResponderExcluir
  7. È o alimento,onde busco força diaria. pra conviver.

    ResponderExcluir
  8. A palavra de Deus é o alimento para o nosso dia.
    Amém!

    ResponderExcluir
  9. Com a Palavra de Deus lida e meditada no início do dia, nos enchemos de força para enfrentar as adversidades que o dia poderá nos trazer.

    ResponderExcluir
  10. Amém 🙏🙏🙏 assim seja

    ResponderExcluir
  11. Espirito Santo, me ensina a entender a palavra de Deus!!! Amém!!!
    Realmente preciso ler mais a palavra de Deus e meditar...

    ResponderExcluir
  12. Agradeço suas palavras.
    Como proceder para receber suas mensagens diariamente?
    Confesso que não achei um "LINK" para fazer minha inscrição...
    Aguardo seu retorno.
    Obrigado...

    ResponderExcluir
  13. amo escutar a sua palavra

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de receber a meditação pelo WhatsApp

    ResponderExcluir
  15. Obrigada, Padre, pelos seus ensinamentos que nos ajudam a sermos cristãos de verdade, buscando a prática do amor de Jesus ao próximo; além de nos despertar p a defesa dos mais pobres e marginalizados do nosso país tão sofrido pela falta de políticas públicas e indiferença da sociedade.

    ResponderExcluir
  16. Ó Deus Todo Poderoso e Cheio de Misericórdia, eu LHE agradeço por orar diariamente. No entanto, me conceda a graça para vencer o sofrimento. Me conceda a graça para anunciar o Evangelho. Me conceda a graça para ter mais fé e confiança. Me conceda a graça com a cura dos enfermos. Me conceda a graça para viver melhor o meu apostolado cristão. Me conceda a graça da conversão. Me conceda a graça dos benefícios necessários, para viver dignamente. Me conceda a graça para observar os VOSSOS mandamentos. Me conceda a graça para guardar a VOSSA palavra. Me conceda a graça para aprender com o Espírito Santo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Senhor que a tua palavra esteja sempre presente em minha vida mudou. Pe João Carlos orai por tds nós

    ResponderExcluir
  18. Louvo ao Pai por sua vida, padre. Preciso beber mais da palavra. O alimento diário junto da Eucaristia.Obg. Jesus por esta oportunidade. Agora é comigo. Buscar p encontrã-lo. Faz me fiel, perseverante e humilde.

    ResponderExcluir
  19. Amém! Padre gosto muito de ouvir a palavra e acompanhar a leitura.Tem me ajudado muito.Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Amém! Obrigada por suas meditações 📿❤

    ResponderExcluir
  21. Ana Maria20/5/19 12:14

    Estou com problemas, para publicar comentários.

    ResponderExcluir
  22. A Palavra de Deus alimento e vida para nossa alma! Obrigada Senhor Deus por suas benditas Palavras. Obrigada Pe.João por sua colaboração no anúncio da Palavra do SENHOR.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Pe João Carlos , no evangelho de ontem jesJe nos chama atenção como podemos ser reconhecido ela diz se amardes uns aos outros entao devemos amar a todos
    Hoje ele nós se amamos a ele devemos guardar a sua palavra ,ou seja praticar lendo e meditando para fazer a vontade do Pai..

    ResponderExcluir
  24. Deus abençoe ricamente o Sr. Padre,obrigada pela orientação espiritual tão relevante que JESUS CRISTO seja nossa luz.

    ResponderExcluir
  25. Obrigada padre,que Deus abençoe sempre iluminado seus caminhos e que Jesus Cristo seja nossa luz.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite. Como faço para receber a mensagem diariamente no WhatsApp?

    ResponderExcluir
  27. BOA NOITE,PADRE JOÃO CARLOS. GRATIDÃO POR AMAR AO NOSSO DEUS E JESUS CRISTO E AO SEU PRÓXIMO LHES DANDO A OPORTUNIDADE DE CONHECER O INFINITO AMOR DA BÍBLIA SAGRADA QUE É A VERDADEIRA CARTA DE AMOR INFINITO DE DEUS E JESUS CRISTO NOSSO SENHOR AMÉM!
    GRATIDÃO,PELO CONHECIMENTO DE SABER MAIS SOBRE JESUS CRISTO.

    QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO O SENHOR PADRE E TODA A SUA FAMÍLIA, FAMILIARES, AMIGOS E TODOS OS FILHOS E FILHAS DO NOSSO DEUS E JESUS CRISTO DO NOSSO BRASIL BONITO E DO MUNDO INTEIRO.AMÉM!
    GRATIDÃO SENHOR DEUS EM NOME DE JESUS CRISTO NOSSO SENHOR AMÉM!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS