21 maio 2019

A PAZ QUE O MUNDO NÃO CONHECE

Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou. Mas não a dou como o mundo (Jo 14, 27)
21 de maio de 2019.
Jesus nos dá a sua paz. O mundo também oferece a paz. Mas, Jesus nos dá a paz de maneira diferente, não como o mundo o faz. Que paz Jesus nos traz? Que paz o mundo nos dá?
As pessoas do antigo povo de Deus se saudavam ou se despediam com um Shalom. Shalom!  É o desejo de saúde, harmonia, paz interior, calma, tranquilidade, bênção de Deus. Foi certamente essa saudação que fez Maria ao chegar à casa de Izabel. Essa saudação – Shalom – encheu o coração de Izabel de alegria e sua criança vibrou de satisfação no seu seio. Um shalom que manifesta a presença e o amor de Deus!
No tempo de Jesus, os romanos tinham dominado meio mundo e governavam os povos vencidos com uma dura legislação e com suas legiões de soldados. Também o Mar Mediterrâneo estava sob o controle dos romanos. Assim, se podia viajar por todo o mundo conhecido, sem fronteiras. Em todo o Império, reinava a paz, a pax romana. A pax romana era o resultado da total submissão dos povos e a cruel repressão a qualquer manifestação contra a ordem estabelecida. A paz do mundo é então a paz dos vencidos, dos dominados pelo mais forte. Como os romanos alcançaram a paz? Pelas guerras, pela invasão, pela repressão.
A paz de Jesus é de outra natureza. A sua obra foi a reconciliação. Estamos em paz com Deus e em paz entre nós. Ele fez as pazes entre nós e Deus, nos alcançando o perdão divino. Ele estabeleceu a paz entre o céu e a terra. No seu nascimento, cantaram os anjos: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados”. E como Jesus nos deu a paz? Dando a sua vida por nós, morrendo em nosso lugar, oferecendo-se a si mesmo em sacrifício de expiação por nossos pecados.
Quando Jesus realizou a sua obra, apresentou-se à comunidade dos discípulos com a saudação “A paz esteja com vocês”, um shalom especial. Realmente, ele nos deu a paz, nos reconciliando com o Pai, em sua cruz.
Na Missa, antes da comunhão, somos convidados a nos comunicar mutuamente a paz. E dizemos: “A paz de Cristo”. É uma forma de realçar que estamos em comunhão uns com os outros, estamos na paz que Cristo nos alcançou. E é assim, reconciliados com o Pai e entre nós, que nos aproximamos da mesa santa da comunhão.
Guardando a mensagem
A pax romana foi alcançada com guerras e o esmagamento do inimigo. A paz de Jesus foi alcançada com a doação de sua vida em favor dos pecadores. Por sua cruz, fomos reconciliados com Deus. Agora, estamos em paz com Deus e com os irmãos. Na Missa, nos preparamos para a comunhão eucarística com Cristo, nossa paz, nos comunicando mutuamente a sua paz: é o nosso compromisso de viver reconciliados e de cultivar a paz em nossos relacionamentos.
Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou. Mas não a dou como o mundo (Jo 14, 27)
Rezando a palavra
Rezemos com as palavras da oração pela paz da Santa Missa:
Senhor Jesus Cristo,
dissestes aos vossos apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”, Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que, sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém.
Vivendo a palavra
Acolher a paz de Jesus é vencer a agressividade presente em nossa cultura. A paz é o dom pelo qual nos reconhecemos reconciliados com Deus e com os irmãos. Hoje, cultive atitudes cordiais, mesmo que você não receba o mesmo tratamento. Diga: bom dia, boa tarde, boa noite, com licença, por favor, me desculpe. Difunda a paz de Jesus ao seu redor.

Se você tiver um tempinho, às 10 da noite, a gente se encontra no facebook para comentar essa palavra de hoje, na ORAÇÃO DA NOITE. É só procurar minha página no facebook: @padrejoaocarlos.

Pe. João Carlos Ribeiro – 21.05.2019

36 comentários:

  1. A paz do senhor Jesus!
    Amem 🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
  2. A paz do senhor Jesus esteja consco

    ResponderExcluir
  3. Que a graça e a paz reine.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado meu Deus, obrigado meu Deus abençoe, obrigado meu Deus...

    ResponderExcluir
  5. A paz de Jesus esteja conosco.

    ResponderExcluir
  6. Que a paz do Senhor Jesus Cristo venha nos irradiar hoje e sempre
    Amém!!

    ResponderExcluir
  7. Que a Paz de Cristo esteja no meio de nós.... Amém....

    ResponderExcluir
  8. Dai-me a Vossa Paz! 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Na falta de paz temos como exemplo a Venezuela que vive um momento de infortúnio. Lá
    não existe a paz do mundo nem a de Deus.Alguns países acham que através de atitudes de guerra resolvem o problema.O que poderá resolver, é acabar com o embargo econômico e financeiro. Rezemos pela paz do mundo em especial pelos povos da África que vivem numa cronica batalha pela paz do mundo e de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Fiquem com A Paz de Deus!

    ResponderExcluir
  11. Amém 🙏🙏🙏 a paz esteja convosco.bom dia!!

    ResponderExcluir
  12. Que mensagem linda neste dia de hoje que tanto tô pedindo e precisando da paz de Deus.

    ResponderExcluir
  13. A paz de de Jesus esteja conosco!

    ResponderExcluir
  14. Shalon para o mundo todo.

    ResponderExcluir
  15. Shalom,
    Que a paz do Senhor nos alcance de forma singular...
    Reconhecemos nossos pecados e usemos o sacramento da confiçao ele nos torna quem verdadeiramente somos.

    ResponderExcluir
  16. A paz de Cristo Jesus essa palavra é muito forte

    ResponderExcluir
  17. Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, eu LHE agradeço por todos os santos da VOSSA igreja. Todavia, me ajude vencer o sofrimento. Me ajude viver o meu apostolado. Me ajude pregar o evangelho, encorajando os VOSSOS discípulos missionários. Me ajude permanecer firme na fé. Me ajude entrar no VOSSO REINO. Me ajude fazer boas orações e bons jejuns. Me ajude ter mais fé e confiança no SENHOR. Me ajude viver sempre entregue à VOSSA graça. Me ajude abrir a porta da fé para outras pessoas. Me ajude com a VOSSA paz. Me ajude afastando da minha vida, a perturbação e o chefe deste mundo. Me ajude amá-Lo da melhor forma possível. Me ajude obedecê-Lo com sinceridade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Senhor Jesus Cristo dai-nos a vossa paz .A paz que esse mundo não pode nos dar. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Recebe pai a Maria Aldenora em teus braços perdoa os seus pecados.

    ResponderExcluir
  20. Shalom a todos os irmãos.

    ResponderExcluir

E você, o que pensa sobre isso?