PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: HAJA PACIÊNCIA!

HAJA PACIÊNCIA!

O que vocês estavam discutindo pelo caminho? (Mc 9, 33)
26 de fevereiro de 2019.
Jesus estava se dedicando à formação dos seus discípulos. Depois de um tempo de muita efervescência, ele foi se afastando daquelas multidões que viviam atrás dele. Era importante preparar os discípulos para os próximos acontecimentos. E para continuarem a missão, depois que ele se fosse. É muito importante perceber esse investimento de Jesus em tempo, atenção e formação das lideranças do seu movimento.
Mas, a perspectiva de Jesus não está sendo compreendida pelos discípulos, naquele momento. Jesus está pensando na sua entrega total, como servidor. Ele se explica dizendo que será entregue, será morto e ressuscitará ao terceiro dia. O auge do seu caminho será a morte e a ressurreição.
Os discípulos estão num pensamento muito diferente do de Jesus. Estão pensando em cargos, em privilégios. O auge do seu caminho não é a morte, a entrega total. O auge do seu caminho é a ascensão ao poder. No caminho, eles estão discutindo sobre quem será o maior, quem terá cargos mais prestigiados e maior participação no poder. Jesus quer ser o menor. Eles disputam sobre quem será o maior. Jesus está fazendo um caminho. Eles querem fazer carreira, não um caminho.
Essa incompreensão dos discípulos – alimentando um projeto bem diferente do de Jesus - fica clara nas palavras que aparecem no texto: eles não compreendiam, tinham medo de perguntar, ficaram calados quando Jesus perguntou sobre o que estavam conversando no caminho.
O evangelista informa que Jesus se sentou (sinal de que iria ensinar, sentado era a posição do Mestre). Sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos e aquele que serve a todos”. Foi quando Jesus pôs uma criança no meio deles e a abraçou. E disse que quem a recebesse em seu nome, o estaria acolhendo.
Além do sentido habitual que já damos a esse episódio, podemos pensar também que acolher Jesus como se acolhe uma criança é aproximar-se dele, desinteressadamente. Nós sempre nos aproximamos dele interessados em alguma coisa. Acolher Jesus é identificar-se com ele, partilhar o seu sonho e o seu compromisso de serviço até à entrega da própria vida.
Guardando a mensagem
Nós, discípulos de hoje, continuamos a pensar e agir como os primeiros discípulos de Jesus. É que estamos mais facilmente de acordo com o espírito do mundo do que com o espírito do evangelho. Nas famílias, nas comunidades, na Igreja, estamos sempre disputando cargos, procurando os privilégios do poder ou alimentando essas disputas em nosso meio. Jesus se colocou, entre nós, como servidor. O seu caminho foi o do serviço, até a entrega de sua vida. Como seus discípulos, nossa vocação é o serviço. Somos servos uns dos outros, não senhores. É assim que devemos acolher Jesus, como servo. É assim que precisamos imitá-lo, como servidores.
O que vocês estavam discutindo pelo caminho? (Mc 9, 33)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Nós entendemos bem o que se passava na cabeça daquele teu primeiro grupo de seguidores. Nós vivemos tentados da mesma forma. O poder nos encanta. Não somente queremos ser os tais, mas nos sentimos atraídos por quem é, humanamente, grande e poderoso. Valorizamos, em primeiro lugar, os cargos prestigiados na sociedade e na Igreja. E desprezamos as profissões aparentemente humildes, as funções aos nossos olhos mais simples. Tens que ter muita paciência conosco, Senhor. Nem sempre te acolhemos como servidor, preferimos te aplaudir como rei e dominador. E assim, nos dispensamos de seguir o teu caminho de serviço e entrega amorosa até o fim. Que a tua palavra hoje soe como um forte convite à nossa conversão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.  
Vamos viver a palavra
Você já tem o seu caderno espiritual? Seria tão bom tê-lo! Seria um apoio a mais no seu crescimento espiritual. Bom, no seu caderno, responda à pergunta de Jesus: “O que vocês têm discutido pelo caminho?”.

Pe. João Carlos Ribeiro – 26.02.2019

28 comentários:

  1. Respostas
    1. Como vencer a com fé em uma comunidade...que faz diferença entre .Pessoas

      Excluir
  2. Hoje pensava em desistir da minha missão na igreja, pois como leiga ajudo na coordenação Litúrgica e como secretária, ainda tenho casa e trabalho. Mas hoje muito cansada pensei em me afastar do serviço na igreja, então eis que me foi dada uma nova missão para continuar como serva a serviço do Rei. Continuo servindo a minha comunidade me doando para levar o nome de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus lhe dará a força necessária. Que ele esteja contigo.

      Excluir
    2. Que bom que o Senhor tocou em seu coração, para que não desistisse . Amém por isso

      Excluir
  3. Obrigada Senhor por esta maravilhosa e rica reflexão da tua palavra. Ensina-me a praticá-la com fé e amor. Te amo Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Hoje com os afaseres,a responsabilidades de Mãe e Pai sou um pouco alsete da igreja .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperimente fazer da sua casa um pedaços da igreja e verás as maravilhas de Deus em sua casa. Boa sorte

      Excluir
  5. Eu sou professora e tem momentos que penso,o que estou fazendo aqui?Então percebi que foi a missão que Deus me deu é necessito forças para cumpri -la.É uma profissão louvável,.as nos tempos atuais está sendo uma carga muito pesada.Que Jesus nos abençoe e nos dê paciência
    AMÉM

    ResponderExcluir
  6. Que a palavra de Jesus soe sempre em nossos ouvidos e permaneça em nossos corações para que nunca abandonemos um chamado do Senhor, pois este é sempre um convite Dele à nossa conversão. E Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre.🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Que a palavra de Jesus soe sempre em nossos ouvidos e permaneça em nossos corações para que nunca abandonemos um chamado do Senhor, pois este é sempre um convite Dele à nossa conversão. E Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre.🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!

    É papel do cristão acolher e cuidar das crianças.

    Há uma multidão de crianças que precisam de nós, tornemo-nos servos!

    ResponderExcluir
  9. Te amo Jesus,linda reflexão me ajuda a praticar e ter muita fé!! Amém!!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre obrigada pela essa bela reflexão da palavra de hoje gosto muito eu recebo de uma amiga abraços

    ResponderExcluir
  11. O exércio, da paciência com os adolescentes, depois dessa leitura.Estou convicta que a nossa missão é orientar incansavelmente. Uma geração quase perdida. Jesus é o caminho.

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus, obrigada por essa meditação...estou muito cansada....mas vou renovar minhas forças e continuar servindo. Amém!

    ResponderExcluir
  13. As vezes queremos desistir de tudo mas Jesus não desistiu de nós então vamos a luta alcançar a santidade .

    ResponderExcluir
  14. As vezes queremos desistir de tudo mas Jesus não desistiu de nós então vamos a luta alcançar a santidade .

    ResponderExcluir
  15. Assim como você já pensei em desistir, mas depois de ler essa mensagem sei que estou no caminho certo. Vamos segui-lo com fé e perseverança. Ele É o caminho a verdade e a vida.

    ResponderExcluir
  16. Eliane Soares26/2/19 11:09

    Eu penso Senhor o que queres que eu faça? Quero ouvir teu chamado para servir o teu Reino com amor e alegria e não como um fardo. Mostra-me Senhor onde poderei ser útil.

    ResponderExcluir
  17. Eu era professora aí eu desisti mais Deus me ajudou e eu voutei

    ResponderExcluir
  18. Só sabemos pedir a Deus.Temos medo de morrer por não saber para onde vamos. Ter humildade para nós não podemos saber se somos humilde ou não.

    ResponderExcluir
  19. Linda leitura de acabei de refletir qual é o caminho
    Que escolhemos para seguir
    Jesus ! Como fez os Discípulos
    De Emaus deixaram tudo e seguiram Jesus até a barca.

    ResponderExcluir
  20. Senhor Deus Todo Poderoso, eu LHE agradeço por todas as crianças que existem. Todavia, me ajude servi-Lo com amor. Me ajude permanecer na justiça e no temor. Me ajude vencer a provação e a contrariedade. Me ajude manter o meu coração firme. Me ajude acolher as palavras de inteligência. Me ajude suportar as VOSSAS demoras com paciência. Me ajude estar sempre com o meu SALVADOR. Me ajude ser sábio nos meus caminhos. Me ajude aceitar a dor, a humilhação e o sofrimento sem me zangar. Me ajude ser agradável a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude ter mais fé e confiança. Me ajude endireitar os meus caminhos. Me ajude amá-Lo com sinceridade. Me ajude com a VOSSA misericórdia, perdoando os meus pecados. Me ajude permanecer nos VOSSOS mandamentos. Me ajude invocá-Lo santamente. Me ajude com a VOSSA proteção. Me ajude procurá-Lo com perseverança. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ensinar com sabedoria e fé. Me ajude acolher em VOSSO nome todas as crianças. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  21. Sou eu padre o Francis o Anderson muito lindo amei que Deus ilumine e proteja sempre seus caminho colocando a palavra de Deus pra nois que precisamos amem peso oracao pelo meu casamento e que Deus possa toca no coracao dela que possa ser feliz junto a nossa familia e nosso casamento preciso muito de oracao padre que Deus abencoe todos nois e meu casamento e minha familia Deus da uma benca na minha familia meu Senhor

    ResponderExcluir
  22. Na posição de servos, além de imitarmos o Senhor Jesus, nos abaixamos a ponto de enxergarmos o bobres e necessitados de tudo. Deus dai-me essa Graça! Quero ser imitadora de Cristo.🙏💫

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS