PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PRESTE BEM ATENÇÃO

PRESTE BEM ATENÇÃO

Todo aquele que ouve a Palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração (Mt 13, 19).
Jesus não contou por acaso a parábola do semeador. Ele descreveu o que estava acontecendo. Muita gente o escutava, mas a Palavra não mudava nada em sua vida.
A explicação de Jesus foi clara: a semente que caiu à beira do caminho é quem escutou a Palavra e não a entendeu. Seu terreno (seu coração) não pode acolher a Palavra, porque não a entendeu. E aí, contou Jesus na parábola, veio o Maligno e roubou o que foi semeado. É o que acontece com quem não compreende a Palavra que foi anunciada.
O que é a que a gente pode fazer para compreender a Palavra? Primeiro, claro, é preciso prestar atenção. Sem atenção, não se escuta bem, não se entende o teor da comunicação. Prestar atenção. Abrir bem os ouvidos para ouvir bem. Há muita coisa acontecendo ao nosso redor, e em nós. Há muitas Palavras sendo ditas. Mas, em tudo sobressai uma Palavra especial: a que sai da boca de Deus. O homem não vive só de pão, lembrou Jesus. Prestar atenção. Para se concentrar, convém livrar-se de tudo que possa dispersar, distrair. Abrir os olhos pra ver e os ouvidos pra ouvir, como se fala no evangelho. É preciso prestar atenção.
Para entender a Bíblia, a segunda coisa é meditar a Palavra. Não é necessário ter curso universitário para ler a Bíblia. O interesse pessoal é mais importante do que muitos estudos. Mesmo quem não sabe ler, pode aprender a Palavra, ouvindo-a. É preciso esforço para ler regularmente a Bíblia, ouvir as explicações dos pregadores, meditá-la... Estudar a Palavra é o esforço de ler e reler o texto, procurando o seu sentido, procurando entender a sua mensagem. É preciso meditar a Palavra.
A terceira coisa para entender a Bíblia é rezar a Palavra. As Palavras da Bíblia são uma luz na nossa vida. Elas só podem ser compreendidas dentro do diálogo entre Pai e filhos. Por isso, a oração é o melhor lugar para se compreender a Palavra. No diálogo, você fala, expõe sua vida, abre o livro de sua existência. E escuta Deus que lhe fala, nos Livros Sagrados, iluminando a sua vida, com o amor de Jesus. Rezar a Palavra. É o lugar certo onde a Palavra ganha sentido. Na oração, o que Deus fala tem um endereço certo: a sua vida, os seus compromissos com os outros e com o mundo. Na oração, o diálogo é possível pela presença do Espírito Santo. É ele que nos abre ao mistério de Deus. Por isso, antes de iniciar a leitura bíblica, invoque o Espírito Santo. Ele é o senhor da sabedoria, do entendimento. É preciso rezar a Palavra.
Para entender bem a Palavra de Deus, uma quarta coisa é necessária: praticá-la. Não se trata apenas de cumprir mandamentos. Mas, de viver à luz da Palavra. Viver a Palavra. É na prática da Palavra, que nós, de verdade, vamos entendê-la melhor. Viver à luz do amor de Deus que a Palavra testemunha. Seguir Jesus, como discípulo ou discípula. Reorganizar os próprios valores e a própria existência, segundo a dignidade e a vocação dos filhos de Deus. Viver na comunhão com Deus. Isto é praticar a Palavra.
Prestar atenção, meditar a Palavra, rezá-la, praticá-la. Quatro coisas para entender melhor a Palavra de Deus. Porque sem entendimento, é como o caminho que recebe a semente, o maligno a carrega. Não fica nada.
Vamos guardar a mensagem de hoje
Jesus explicou a parábola do Semeador. A semente caiu em quatro terrenos diferentes. Uma parte caiu à beira do caminho. Ele explicou: é quem não compreende a Palavra. O maligno a carrega, não fica nada. E o que a gente pode fazer para compreender a Palavra? Quatro coisas podemos fazer: prestar bem atenção quando ela está sendo anunciada; meditá-la, procurando o que ela está nos dizendo; rezar a Palavra, invocando o Santo Espírito e fazendo da meditação uma conversa com Deus; e, finalmente, viver a Palavra. Na vivência, aprendemos ainda mais o que Deus está nos dizendo por meio dela.
Todo aquele que ouve a Palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração (Mt 13, 19).


Vamos acolher a Palavra com um momento de oração
Senhor Jesus,
A fé é a primeira condição para compreendermos a tua Palavra. Sem a fé, nossa mente e nosso coração permanecem fechados ao entendimento dos mistérios de Deus. Então, Senhor, aumenta a nossa fé. É à luz da fé que reconhecemos a tua presença de Verbo que se fez carne. É a fé que nos faz acolher, com gratidão, a salvação que nos alcançaste por tua morte e ressurreição e que a Santa Palavra revela e anuncia. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Pe. João Carlos Ribeiro, 27.07.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS